Acesso ao Ensino Superior

Boas, tenho aqui uma dúvida.

Este respetivo curso: Guia da Candidatura 2020 - Detalhe de Curso (relações internacionais no ISCSP) exige nota mínima de candidatura de 155 pontos.
No entanto, ao clicar na página PDF no "Informação Adicional Sobre Candidatos e Colocados" de 2017 e 2018, houveram colocados com o Contigente Açores com nota inferior a esta.

Alguém sabe se essa medida mínima começou a decorrer no ano letivo 2019-2020, ou se, caso já ocorresse anteriormente, o porquê da nota dos Contingentes ser inferior?

Obrigado!
A instituição pode ter atualizado os requisitos.

• Like
Reactions: davis
Boas, quero candidatar-me a Ciencias da Comunicação através do exame de 11 ano de geografia da 2a fase. Pelo que percebi, só poderei usá-lo como prova de ingresso numa 2a fase. No entanto, com a possibilidade de poder não ter média para entrar ou não ver vagas abertas gostava de saber se será possível candidatar-me com outra prova de ingresso a outro curso na 1a fase e caso entre, candidatar-me à tal 2a fase de CC e caso consiga, trocar o curso para CC. Se é possível fazê-lo, é necessário fazer algum outro pagamento? Obrigado
Ao seres colocado na 2ª fase, perdes automaticamente a vaga na 1ª fase e os valores já pagos passam para a vaga da 2ª fase.

No presente ano candidatei-me a 1° fase de candidaturas ao ensino superior; escolhi os 6 cursos e finalizei tudo no site da dges, no entanto caso eu mude de ideas após finalizada a candidatura e sendo impossível alterar os cursos no site da dges, posso candidatar-me a diferentes cursos na 2° fase mesmo sendo aceite nos cursos os quais me inscrevi na 1° fase?

No presente ano candidatei-me a 1° fase de candidaturas ao ensino superior; escolhi os 6 cursos e finalizei tudo no site da dges, no entanto caso eu mude de ideas após finalizada a candidatura e sendo impossível alterar os cursos no site da dges, posso candidatar-me a diferentes cursos na 2° fase mesmo sendo aceite nos cursos os quais me inscrevi na 1° fase?
Podes (só és aceite em um curso).

Podes (só és aceite em um curso).

Muito obrigado,

Então supomos que eu entre para Engenharia Informática na 1° fase em Lisboa, e dou início as aulas penso que seja a 06/09/2020, se eu quiser candidatar-me a Licenciatura em Matemática no Porto poderei fazê-lo na 2° fase? E se for aceite, posso cancelar a matrícula em Lisboa?

Muito obrigado,

Então supomos que eu entre para Engenharia Informática na 1° fase em Lisboa, e dou início as aulas penso que seja a 06/09/2020, se eu quiser candidatar-me a Licenciatura em Matemática no Porto poderei fazê-lo na 2° fase? E se for aceite, posso cancelar a matrícula em Lisboa?

Podes fazer e se fores colocada em matemática a tua matrícula em engenharia informática fica automaticamente anulada.

Isso quer dizer que a 2° fase do concurso não tem nada haver com a 1°? Isto é na 1° fase concorro a 6 cursos e na 2° fase posso concorrer a 6 cursos completamente diferentes?

É que eu escolhi 6 cursos de engenharia e tive a fazer umas análises e sempre fui bom aluno a matemática e não me dou bem com Física-químic, porém só reparei nisso agora, infelizmente.

Isso quer dizer que a 2° fase do concurso não tem nada haver com a 1°? Isto é na 1° fase concorro a 6 cursos e na 2° fase posso concorrer a 6 cursos completamente diferentes?

É que eu escolhi 6 cursos de engenharia e tive a fazer umas análises e sempre fui bom aluno a matemática e não me dou bem com Física-químic, porém só reparei nisso agora, infelizmente.

Sim, são fases diferentes.
Podes concorrer aos mesmos cursos ou a cursos totalmente diferentes, as escolhas são tuas.

Olá. Sim a tua escolha dá segunda fase é independente da primeira fase. Se pretenderes conhecer um pouco mais sobre matemática na fcup para te ajudar na tua dúvida podes vir falar comigo :) boa sorte

Podes sempre alterar a candidatura, se não estás confortável com ela.

• Like
Reactions: Cristiana Matos
Olá! :)
Vou fazer os exames da 2°fase, fiz o exame de português na 1°fase mas a nota não foi desejada e não sei se entro na universidade na 1°fase de acesso ao ensino superior com aquela nota, posso me candidatar a 1°fase de acesso ao ensino superior mesmo estando a fazer exames da 2°fase?

Olá! :)
Vou fazer os exames da 2°fase, fiz o exame de português na 1°fase mas a nota não foi desejada e não sei se entro na universidade na 1°fase de acesso ao ensino superior com aquela nota, posso me candidatar a 1°fase de acesso ao ensino superior mesmo estando a fazer exames da 2°fase?

Podes. 😊

• Like
Reactions: maribsana
Acham que as médias de Física em Coimbra e Aveiro irão aumentar muito? A média rondou o mesmo valor ao longo dos anos, mas como este ano foi diferente, não sei. No Porto houve um aumento muito grande nos últimos anos. Logo, estou com dúvidas.

Acham que as médias de Física em Coimbra e Aveiro irão aumentar muito? A média rondou o mesmo valor ao longo dos anos, mas como este ano foi diferente, não sei. No Porto houve um aumento muito grande nos últimos anos. Logo, estou com dúvidas.
Quanto a Coimbra não me posso pronunciar muito, mas na minha opinião duvido que a média em Aveiro suba muito, talvez meio valor. No entanto, também há a hipótese de, como os cursos de Física estarem a ganhar mais procura e com as médias deste ano muito altas, muitos alunos com médias jeitosas que queiram esse curso no Porto ou em Lisboa não entrem aí e virem-se para Aveiro e Coimbra. Mesmo assim, duvido que passe dos 13, mas claro que isto são apenas previsões. Qualquer dúvida sobre o curso de Física na UA podes falar comigo :)

Boas, quero candidatar-me a Ciencias da Comunicação através do exame de 11 ano de geografia da 2a fase. Pelo que percebi, só poderei usá-lo como prova de ingresso numa 2a fase. No entanto, com a possibilidade de poder não ter média para entrar ou não ver vagas abertas gostava de saber se será possível candidatar-me com outra prova de ingresso a outro curso na 1a fase e caso entre, candidatar-me à tal 2a fase de CC e caso consiga, trocar o curso para CC. Se é possível fazê-lo, é necessário fazer algum outro pagamento? Obrigado
Olá.
Desculpa o atraso.
Se entrares na 2ª fase, perdes automaticamente a vaga da 1ª fase e os valores que já pagaste passam para a vaga da 2ª fase.

Olá eu escolhi estas opções de curso de candidatura:
1° Ciências do Desporto - Évora.
2° Desporto - Beja.
3° Biotecnologia - Évora.
4° Agronomia - Évora.
5° Biologia Marinha - Faro.
Mais alguém com estas opções?

• Like
Reactions: Alice Caipira
Olá, bom dia
Eu inscrevi-me nos exames nacionais e fiz a primeira fase e com esses resultados candidatei-me à opção que queria. Agora que terminou a primeira fase de candidaturas eu estou receosa, será que posso concorrer à segunda fase do concurso com os resultados da primeira fase dos exames nacionais ou tenho de ir à segunda fase para conseguir concorrer?

Olá, bom dia
Eu inscrevi-me nos exames nacionais e fiz a primeira fase e com esses resultados candidatei-me à opção que queria. Agora que terminou a primeira fase de candidaturas eu estou receosa, será que posso concorrer à segunda fase do concurso com os resultados da primeira fase dos exames nacionais ou tenho de ir à segunda fase para conseguir concorrer?
Podes concorrer com os resultados da 1ª fase

• Like
Reactions: bruna_cabreira7
Olá! Tenho uma dúvida quanto à candidatura ao ensino superior.

Eu escolhi como 1° opção um curso que não vou gostar. Escolhi esse porque pensava que ia gostar, mas pelo que já ouvi de experiências de outras pessoas e mesmo por gosto pessoal não é muito bom.

O que eu gostaria de saber era se, na segunda fase de candidatura online, dá para reformular a candidatura, ou seja, alterar a ordem preferencial dos cursos.
Outra coisa. Se eu entrar no curso da 1° fase posso concorrer à segunda fase, se não me matricular e inscrever no curso que inicialmente queria?