Acesso ao Ensino Superior

Olá! Estou no meu primeiro ano de universidade, no entanto o curso não é o que eu quero e o que eu gosto realmente, bastou um semestre para perceber isso, e estou a pensar seriamente em candidatar-me a outro curso, no próximo ano letivo. Para isso vou ter de repetir dois exames: Fisica e química e matemática. E as minhas dúvidas são: Para realizar os exames preciso de não estar matriculado na universidade? Preciso de voltar a pedir a palavra passe para realizar a candidatura online?

Espero que alguém me possa ajudar! Obrigado

Olá! Estou no meu primeiro ano de universidade, no entanto o curso não é o que eu quero e o que eu gosto realmente, bastou um semestre para perceber isso, e estou a pensar seriamente em candidatar-me a outro curso, no próximo ano letivo. Para isso vou ter de repetir dois exames: Fisica e química e matemática. E as minhas dúvidas são: Para realizar os exames preciso de não estar matriculado na universidade? Preciso de voltar a pedir a palavra passe para realizar a candidatura online?

Espero que alguém me possa ajudar! Obrigado
não há problema em estares matriculado na universidade, tecnicamente até poderias tirar os dois cursos ao mesmo tempo! :P
tens que pedir nova palavra-passe.
se queres repetir exames nacionais, não te esqueças de inscrever nos exames! os prazos não foram ainda divulgados, mas não deve faltar muito. fica atento ao Uniarea :)

• Like
Reactions: davis and SAN
Olá @Francesca

Tenho ideia que ainda recentemente estava a funcionar, porque isso está no domínio antigo e não no novo site. Experimenta novamente daqui a uns dias.
Obrigada Inês, o problema é que eu não estava interessada na nota do último colocado, mas sim nas notas dos "colocados do meio", por assim dizer.
Contactei a DGES e eles disseram-me que "não é mais possível a consulta das colocações do concurso nacional de acesso e ingresso ao ensino superior público". Não concordo, acho que esta informação devia ser pública, afinal é um concurso público...

• Like
Reactions: davis
Eu sei que fiquei sem a vaga, mas não fiquei a dever qualquer pagamento por não ter ido lá anular a inscrição, certo?

Se não te inscreveste, nunca chegaste a ser aluna da instituição por isso não pode haver qualquer dívida

Boa tarde a todos!!

Estive à procura de informações relacionadas com o acesso ao ensino superior de 2017 (prazos de inscrição nos exames, regulamentos, etc.) e, pelo o que me pareceu, ainda não foi divulgado nada, certo?

Durante essa minha pesquisa, encontrei esta notícia do ano passado publicada tanto aqui como no Público: Acesso ao ensino superior terá novas regras no próximo ano
Sabem se isto sempre se confirma? Nunca mais vi/ouvi falar de nada em seguimento desta publicação, por isso fiquei na dúvida.
Mesmo que isto se confirme, acham que procedem a estas alterações ainda este ano? É que já não falta muito tempo para este processo dos exames e do acesso se iniciar novamente e convinha anunciarem novas regras, sejam elas quais forem, com algum tempo de antecedência, digo eu.

Obrigada e bons estudos! :blush:

Boa tarde a todos!!

Estive à procura de informações relacionadas com o acesso ao ensino superior de 2017 (prazos de inscrição nos exames, regulamentos, etc.) e, pelo o que me pareceu, ainda não foi divulgado nada, certo?

Durante essa minha pesquisa, encontrei esta notícia do ano passado publicada tanto aqui como no Público: Acesso ao ensino superior terá novas regras no próximo ano
Sabem se isto sempre se confirma? Nunca mais vi/ouvi falar de nada em seguimento desta publicação, por isso fiquei na dúvida.
Mesmo que isto se confirme, acham que procedem a estas alterações ainda este ano? É que já não falta muito tempo para este processo dos exames e do acesso se iniciar novamente e convinha anunciarem novas regras, sejam elas quais forem, com algum tempo de antecedência, digo eu.

Obrigada e bons estudos! :blush:
Olá @SofiaCatarino,

Até agora não há mais informações. A título pessoal, diria que mesmo que haja, já não se aplicarão a este ano letivo (ou até mesmo ao próximo), mas não passa de especulação minha :)

• Like
Reactions: davis and doctorwhy
Olá @SofiaCatarino,

Até agora não há mais informações. A título pessoal, diria que mesmo que haja, já não se aplicarão a este ano letivo (ou até mesmo ao próximo), mas não passa de especulação minha :)

Muito obrigada pela resposta, @Fraser !!

Já agora, dado que foi anunciado o calendário dos exames nacionais e do concurso nacional de acesso mesmo há pouco e, pelo o que li, já se iniciaram hoje as inscrições para os exames, não deveria de haver já um portal disponível da candidatura online 2017 para se poder imprimir o pedido de senha e entregar junto com a inscrição? Desculpem a minha ânsia toda em querer saber logo tudo! :grin:

Boas pessoal,
eu queria mudar de curso e tenho uma duvida:
quando é que se faz o pedido de senha no DGES? É preciso pedir ou entregar alguma coisa na escola secundaria?
E posso usar os exames que fiz no 11 e no 12 certo? Este é o meu primeiro ano na faculdade portanto tecnicamente ainda estao em vigor.. certo?

Olá @doliveira
quando é que se faz o pedido de senha no DGES?
Supostamente podes fazer desde a abertura da inscrição para os exames nacionais até ao fim das candidaturas, mas este ano ainda não dá para fazer.
É preciso pedir ou entregar alguma coisa na escola secundaria?
Sim.
E posso usar os exames que fiz no 11 e no 12 certo? Este é o meu primeiro ano na faculdade portanto tecnicamente ainda estao em vigor.. certo?
Certo e certo, podes usar exames nacionais realizados em 2017, 2016 e 2015.

Boas pessoal. Estou no 12º ano e pretendo candidatar-me no Concurso Superior pela primeira vez. Então tenho muitas dúvidas.
Primeiro: Soube ontem que foi divulgado o Guia Geral e já estão abertas as inscrições para o exame. Então, o que eu devo fazer agora? Compro o boletim de inscrição, preencho tudo e depois entrego na secretaria, é isso? E quanto à senha? Estive a ler alguns artigos e não percebi muito bem. Quando devo pedir essa senha? Agora? E depois entrego na secretaria da escola o recibo, junto com o boletim de inscrição, é isso? Corrijam-me se eu disse algo mal... Obrigado desde já

Soube ontem que foi divulgado o Guia Geral e já estão abertas as inscrições para o exame. Então, o que eu devo fazer agora? Compro o boletim de inscrição, preencho tudo e depois entrego na secretaria, é isso?

Certo

E quanto à senha? Estive a ler alguns artigos e não percebi muito bem. Quando devo pedir essa senha? Agora? E depois entrego na secretaria da escola o recibo, junto com o boletim de inscrição, é isso?

Preferencialmente agora e entregas com o boletim sim, para ficar já tudo tratado. Depois de fazeres o pedido deves receber um recibo que é o que tens de entregar na tua escola para o pedido ser validado e eventualmente (por volta de maio, normalmente) ser-te enviada a senha de acesso à plataforma de candidatura

Certo

Preferencialmente agora e entregas com o boletim sim, para ficar já tudo tratado. Depois de fazeres o pedido deves receber um recibo que é o que tens de entregar na tua escola para o pedido ser validado e eventualmente (por volta de maio, normalmente) ser-te enviada a senha de acesso à plataforma de candidatura
Ok, muito obrigado!

Boa noite. Eu sou mais um típico caso que não entrou para medicina por pouco, mas não entrei, e, portanto, resolvi ficar 1 ano em casa a estudar para os exames. As minhas dúvidas são as seguintes: O ano passado eu fui com 18 a matemática e acabei por tirar 16, ficando assim com 17 na minha média de secundário. Caso este ano tire, por exemplo, 18, essa nota entra para a nota da média do secundário substituindo o 17 do ano passado, para além de também contar como prova de ingresso? No caso de medicina o único pré-requisito é basicamente um exame médico. Esse exame tem de ser feito no prazo estipulado ou pode ser feito por exemplo 1 mês antes de me ir matricular? Agradecia uma resposta fidedigna. Obrigada!

Boa noite. Eu sou mais um típico caso que não entrou para medicina por pouco, mas não entrei, e, portanto, resolvi ficar 1 ano em casa a estudar para os exames. As minhas dúvidas são as seguintes: O ano passado eu fui com 18 a matemática e acabei por tirar 16, ficando assim com 17 na minha média de secundário. Caso este ano tire, por exemplo, 18, essa nota entra para a nota da média do secundário substituindo o 17 do ano passado, para além de também contar como prova de ingresso? No caso de medicina o único pré-requisito é basicamente um exame médico. Esse exame tem de ser feito no prazo estipulado ou pode ser feito por exemplo 1 mês antes de me ir matricular? Agradecia uma resposta fidedigna. Obrigada!
Olá, Ana! Bem-vinda ao fórum!
Como vais como externa, caso tires 18, substituis o 17 do ano passado (nota da disciplina) e o 16 da prova de ingresso.
Quanto ao pré-requisito, algumas faculdades exigem prazos apertados. A FMUL, por exemplo, não aceita pré-requisitos com mais de 1 mês.

• Like
Reactions: davis
Olá, Ana! Bem-vinda ao fórum!
Como vais como externa, caso tires 18, substituis o 17 do ano passado (nota da disciplina) e o 16 da prova de ingresso.
Quanto ao pré-requisito, algumas faculdades exigem prazos apertados. A FMUL, por exemplo, não aceita pré-requisitos com mais de 1 mês.

Pois eu também tinha essa ideia. Só que hoje, ao preencher a ficha para me inscrever nos exames nacionais a senhora da secretaria disse-me que, uma vez feita a disciplina, essa nota não podia, de forma alguma, alterar a média de secundário, podendo só ser mudada a média das provas de ingresso, daí a minha confusão e, consequente necessidade de esclarecimento. Quanto a isso dos prazos apertados não fazia a mínima ideia. Muito obrigada pela atenção e esclarecimento!

• Like
Reactions: Deleted member 4272
Pois eu também tinha essa ideia. Só que hoje, ao preencher a ficha para me inscrever nos exames nacionais a senhora da secretaria disse-me que, uma vez feita a disciplina, essa nota não podia, de forma alguma, alterar a média de secundário, podendo só ser mudada a média das provas de ingresso, daí a minha confusão e, consequente necessidade de esclarecimento. Quanto a isso dos prazos apertados não fazia a mínima ideia. Muito obrigada pela atenção e esclarecimento!
A confusão comum e eterna das secretarias está relacionada com o que é falado neste artigo:
http://uniarea.com/como-fazer-melhorias-com-os-exames-nacionais/