Acesso ao Ensino Superior

• Like
Reactions: davis
Tudo bem @Elder Druid e muito obrigada pela resposta,esclareceu-me, obrigada!
Já agora eu acabei o curso profissional de turismo no entanto pretendo ingressar no curso de serviço social, tenho alguma vantagem ou apenas nos cursos dentro da mesma área é que isso acontece? obrigada
Não entendi a sua pergunta, lamento. Poderia especificar por favor?

Boa noite.
O ano passado fiz exame a português na qual tirei 10 mas não consegui entrar na faculdade por erro de média que pensava que tinha.
Tenho média de 15 no curso profissional de receção, com tudo seja pap, estágio e o exame a português é 10. A média é 12 certo? Nunca me souberam explicar.
Este ano vou repetir o exame mas fui obrigada a escolher outro exame. Escolhi biologia mas não o vou fazer, há problema? Eu só quero entrar com o exame de português isso não é possível?

Olá @Tamara Alves
Tenho média de 15 no curso profissional de receção, com tudo seja pap, estágio e o exame a português é 10. A média é 12 certo? Nunca me souberam explicar.
Tens a fórmula de cálculo da nota final do curso profissional no ponto 4 deste artigo:
As 10 coisas que deves prestar atenção na Candidatura ao Ensino Superior | Uniarea
Este ano vou repetir o exame mas fui obrigada a escolher outro exame. Escolhi biologia mas não o vou fazer, há problema? Eu só quero entrar com o exame de português isso não é possível?
Há. Sem outro exame não podes concorrer ao ensino superior. Sugiro que leias isto:
És do Profissional ou Artístico? Estas são as novas regras de Acesso | Uniarea
O ano passado fiz exame a português na qual tirei 10 mas não consegui entrar na faculdade por erro de média que pensava que tinha.
Esse erro provavelmente foi por não teres os 2 exames feitos, tal como está descrito neste último artigo.

Não referi que o ano passado fiz exame a francês na qual tirei negativa também pergunto há problema com a negativa?
Não, para concorrer precisas de ter pelo menos 9,5 valores no exame que quiseres usar como prova de ingresso e no cálculo da CFCEPE (ver artigo).

Então a minha média final é a tal fórmula CFCEPE? Ou está fórmula é só para concorrer com o mínimo de 9.5?
A CFCEPE é a tua média do secundário para efeitos de acesso ao superior, que entrará na nota de candidatura.

@davis , sabes por volta de que altura costuma ser disponibilizado o número de vagas para cada par instituição/curso? :)

• Like
Reactions: Deleted member 2018
Boa Noite
Gostaria de saber como funciona o acesso ao ensino superior através de um curso EFA.
Só tenho que fazer o exame da disciplina que o curso que quero pede ou tenho que fazer mais algum ?
Sendo a que a nota final do curso é qualitativa e não quantitativa como funciona ?
--- Post atualizado ---
Boa Noite
Gostaria de saber como funciona o acesso ao ensino superior através de um curso EFA.
Só tenho que fazer o exame da disciplina que o curso que quero pede ou tenho que fazer mais algum ?
Sendo a que a nota final do curso é qualitativa e não quantitativa como funciona ?
Boa Tarde, já sabes como funciona? tenho a mesma duvida que tiveste...

Alguém sabe em que consistem os critérios de seleção/acesso para além das médias?

Por exemplo: Num curso cuja média ronde os 15,5, porque é que pode ficar excluído um candidato com 14,5 e ser selecionado um com 13,5?

O exemplo é puramente ilustrativo, mas é algo que encontro bastante quando vou ver as notas de acesso. Não só com estes números, claro.

Alguém sabe em que consistem os critérios de seleção/acesso para além das médias?

Por exemplo: Num curso cuja média ronde os 15,5, porque é que pode ficar excluído um candidato com 14,5 e ser selecionado um com 13,5?

O exemplo é puramente ilustrativo, mas é algo que encontro bastante quando vou ver as notas de acesso. Não só com estes números, claro.

Os critérios são normalmente prova de ingresso e média de secundário e em cada curso podem ser atribuídos pesos diferentes a estes critérios (sendo que para além destes há faculdades e cursos que têm ainda requisitos estilo visão, testes físicos, etc). O que pode acontecer no caso que estás a especificar, creio eu, é por exemplo a prova de ingresso valer mais que a média interna e o candidato ter uma prova mais baixa... Não me ocorre outro tipo de justificação!

• Like
Reactions: RITO
Os critérios são normalmente prova de ingresso e média de secundário e em cada curso podem ser atribuídos pesos diferentes a estes critérios (sendo que para além destes há faculdades e cursos que têm ainda requisitos estilo visão, testes físicos, etc). O que pode acontecer no caso que estás a especificar, creio eu, é por exemplo a prova de ingresso valer mais que a média interna e o candidato ter uma prova mais baixa... Não me ocorre outro tipo de justificação!
Com a preferência regional/contingentes especiais pode também acontecer essa situação.:rolleyes:

Boas, no site da DGES normalmente tem lá o peso dos exames e da media interna, como 50/50 ou 35/65, mas não estão visíveis agora, penso que desde que afixaram as médias de 2016, alguém sabe quando voltam a meter essa informação?, eu encontrei um site desatualizado com o peso dos cursos, mas queria algo mais legítimo :)

Olá @Kryogenic
Boas, no site da DGES normalmente tem lá o peso dos exames e da media interna, como 50/50 ou 35/65, mas não estão visíveis agora, penso que desde que afixaram as médias de 2016, alguém sabe quando voltam a meter essa informação?, eu encontrei um site desatualizado com o peso dos cursos, mas queria algo mais legítimo :)
Quando sair o Guia da Candidatura 2017, que deve estar quase. Por agora podes ter como base a informação de 2016.

• Like
Reactions: Alexa
Boas, gostaria de saber qual a margem que deveria ter para que possa estar confiante de que entro em determinado curso. Por exemplo, se a nota do último colocado do último ano for 130,0 a partir de que valores é que posso, devido à minha nota de candidatura, estar relativamente confortável?

Boas, gostaria de saber qual a margem que deveria ter para que possa estar confiante de que entro em determinado curso. Por exemplo, se a nota do último colocado do último ano for 130,0 a partir de que valores é que posso, devido à minha nota de candidatura, estar relativamente confortável?

Sendo eu a responder, como dou sempre uma margem bem alargada, talvez 160,0 porque ainda não vi nada a subir 3 valores de um ano para o outro

• Like
Reactions: joãoferreira30
Isso é extremamente variável e imprevisível. Depende (mas não de forma direta!) das médias dos exames, do número de candidatos ao curso, da morfologia do gráfico da distribuição dos alunos por classificações nas provas de ingresso, etc.
Ou seja, só poderemos formar conjeturas já mais próximo das candidaturas.