Acesso ao Ensino Superior

Ola malta!Hoje fui ao dges fazer algumas perguntas sobre a candidatura ao ensino superior e fiquei ainda mais confusa!Vou explicar o que pretendo fazer e digam me se posso ou nao.Entao eu vou me candidatar à 1° fase do ensino superior com os exames da 1° fase, óbvio!No entanto, vou fazer os exames da segunda fase, só no caso de eu querer candidatar me à 2° fase do ensino superior. Ora se vou fazer os exames da 2° fase, nao fico impedida de candidatar me à 1° fase do ensino superior, certo?

candidato-me à 1a fase. Vou à 2a fase e tiro notas que me dao mais jeito e prefiro candidatar-me à 2a fase. O que tenho que fazer relativamente à candidatura da 1a fase ?
Se já tiveres submetido, podes anular a candidatura no site da dges. Mas anular significa que na 1a fase não podes ficar colocado em lado nenhum. Se ainda assim queres tentar ficar colocado, candidata-te e em setembro podes não te matricular, essa vaga fica disponível para 2a fase. Se te matriculares, podes até candidatar-te a 2a fase ao mesmo curso, com melhor média, tens é que repetir a matrícula outra vez.
Post automatically merged:

Ola malta!Hoje fui ao dges fazer algumas perguntas sobre a candidatura ao ensino superior e fiquei ainda mais confusa!Vou explicar o que pretendo fazer e digam me se posso ou nao.Entao eu vou me candidatar à 1° fase do ensino superior com os exames da 1° fase, óbvio!No entanto, vou fazer os exames da segunda fase, só no caso de eu querer candidatar me à 2° fase do ensino superior. Ora se vou fazer os exames da 2° fase, nao fico impedida de candidatar me à 1° fase do ensino superior, certo?
Não, não ficas impedida!

• Like
Reactions: Soualúcia
isso nao é das candidaturas ? queria saber era sobre os dias da matricula e inscrição na universidade onde irei ser colocado .. mas relativamente à 2a fase
Desculpa, li mal😅, de dia 26 a 30 de Setembro.

se conseguir tirar X nota nesta 2a fase tenho todos os cursos (5) que quero, mas se nao conseguir nao sei o que vou fazer... nao sei se me candidato à mesma à 1a fase mas apenas c 2 cursos que gosto ou se repito o ano e melhoro as notas e os exames para dps ter os 5 cursos que quero... o que acham que é o melhor que devo fazer ?

se conseguir tirar X nota nesta 2a fase tenho todos os cursos (5) que quero, mas se nao conseguir nao sei o que vou fazer... nao sei se me candidato à mesma à 1a fase mas apenas c 2 cursos que gosto ou se repito o ano e melhoro as notas e os exames para dps ter os 5 cursos que quero... o que acham que é o melhor que devo fazer ?
Tens de ver o que preferes ficar um ano "parado" ou entrares na universidade e depois repetires os exames. Ou se gostas mesmo desses dois cursos que estás a pensar candidatar-te este ano.

entao mas se eu ficasse colocado e entrasse na univerdade, porque haveria de repetir depois os exames ?
Se entrasses num curso que tu não gostasses tanto, só para não ficares um ano só a melhorar.

o facto de as medias dos exames este ano terem subido vai implicar obrigatoriamente na subida das medias de cada curso? e se sim quanto acham que possa aumentar?

o facto de as medias dos exames este ano terem subido vai implicar obrigatoriamente na subida das medias de cada curso? e se sim quanto acham que possa aumentar?
Não é obrigatório que subam, também depende dos interesses dos candidatos.

vou me candidatar a comunicacao empresarial pos-laboral porque nao tenho media suficiente para o laboral... apos 1 ano, posso pedir para mudar para o regime laboral (dentro da mesma instituiçao) ? se sim, o que preciso de fazer ou como o devo fazer ? gostava que me esclarecessem todos os aspetos disso

Olá @rubenfilipe10
vou me candidatar a comunicacao empresarial pos-laboral porque nao tenho media suficiente para o laboral... apos 1 ano, posso pedir para mudar para o regime laboral (dentro da mesma instituiçao) ? se sim, o que preciso de fazer ou como o devo fazer ? gostava que me esclarecessem todos os aspetos disso
Sim, podes. Os critérios e os processos dependem da instituição em causa.

Quando tento candidatar-me à bolsa aparece-me isto: "As suas credenciais de acesso não foram geradas. Ser-lhe-á remetido um SMS com as mesmas para aceder ao formulário das bolsas de estudo." O problema é que não estou a receber qualquer SMS... É normal?

Última edição:
Olá @luispeixoto922
Quando tento candidatar-me à bolsa aparece-me isto: "As suas credenciais de acesso não foram geradas. Ser-lhe-á remetido um SMS com as mesmas para aceder ao formulário das bolsas de estudo." O problema é que não estou a receber qualquer SMS... É normal?
É, normal. O sistema está entupido com pedidos, conta com atrasos de alguns dias a receber essa SMS. Fica descansado, tens tempo.