Acesso ao Ensino Superior

Boa noite,
Eu já conclui uma licenciatura e pretendo fazer outra. A minha pergunta, como estive num profissional no secundário, se pretender candidatar-me outra vez terei de fazer novamente o exame de português?
Obrigada pela atenção.

Olá! Eu só tinha os exames da segunda fase para poder concorrer à universidade e não consegui entrar. A universidade em questão tinha 57 vagas para o curso na primeira fase de candidaturas e apenas 3 na segunda fase. A minha questão e se isto é normal acontecer? E se é bem provável que para o próximo ano letivo volte a acontecer?

Olá! Eu só tinha os exames da segunda fase para poder concorrer à universidade e não consegui entrar. A universidade em questão tinha 57 vagas para o curso na primeira fase de candidaturas e apenas 3 na segunda fase. A minha questão e se isto é normal acontecer? E se é bem provável que para o próximo ano letivo volte a acontecer?
Sim, é normal acontecer uma vez que, normalmente, as vagas de 2ª e 3ª fase são vagas sobrantes (alunos que não se matricularam). Estando as vagas da 1ª fase preenchidas, é normal que o curso abra mesmo poucas vagas.

Bom dia,

Sou aluno do 1 ano de licenciatura em Geografia na FLUP, mas sempre quis entrar em direito.

Queria ajuda quanto a possíveis maneiras de o fazer e qual a melhor opção que poderia tomar. Já pensei no regime de mudança de curso no final deste primeiro ano. Já pensei em acabar o curso e depois candidatar me no Porto e Minho pelo regime de titulares de outros cursos superiores ou por maiores de 23.

Desde já agradeço todas as opiniões e honestidade. Obrigado!

Olá @Eduardo Teixeira
Queria ajuda quanto a possíveis maneiras de o fazer e qual a melhor opção que poderia tomar. Já pensei no regime de mudança de curso no final deste primeiro ano. Já pensei em acabar o curso e depois candidatar me no Porto e Minho pelo regime de titulares de outros cursos superiores ou por maiores de 23.
De forma mais imediata a solução é concorreres novamente pelo concurso nacional de acesso, podendo repetir os exames nacionais, e/ou através do concurso de mudança de curso. Cada faculdade define os seus critérios para este último concurso, pelo que só analisando as regras das instituições do teu interesse.

Olá! Eu queria saber se concorrer à 3 fase do concurso nacional este ano, e entrar posso congelar matricula e para o próximo ano concorrer novamente ao ensino superior para outra universidade com os mesmos exames? Outra questão se congelar a matricula este ano na 3ºfase posso descongelar no inicio do ano letivo do proximo ano, ou seja, entrar na 1ºfase? Só mais uma questão as mudanças de curso/instituição tem alguma data para decorrerem e como funcionam? Espero que me possam ajudar. Obrigado

Olá @DuarteBento
Olá! Eu queria saber se concorrer à 3 fase do concurso nacional este ano, e entrar posso congelar matricula e para o próximo ano concorrer novamente ao ensino superior para outra universidade com os mesmos exames? Outra questão se congelar a matricula este ano na 3ºfase posso descongelar no inicio do ano letivo do proximo ano, ou seja, entrar na 1ºfase? Só mais uma questão as mudanças de curso/instituição tem alguma data para decorrerem e como funcionam? Espero que me possam ajudar. Obrigado
Poderias a anular a matrícula e depois voltar por reingresso. E sim, poderias concorrer novamente no próximo ano. Cada faculdade define o seu calendário de candidatura e funcionamento do seu concurso de mudança de curso. Terias de ver junto das instituições em que tens interesse.

Boa tarde,

À 1 ano frequentava um instituto politécnico sendo que este verão matriculei-me em uma universidade privada. No entanto no meu politécnico anterior ainda me permite efetuar a matrícula para este ano letivo. É possivel estar matriculado nas 2 instituições em simultâneo?

Boa tarde,

À 1 ano frequentava um instituto politécnico sendo que este verão matriculei-me em uma universidade privada. No entanto no meu politécnico anterior ainda me permite efetuar a matrícula para este ano letivo. É possivel estar matriculado nas 2 instituições em simultâneo?
É, sim. Uma coisa não interfere com a outra, são dois processos separados.

Boa tarde,
Enviei-vos um e-mail a falar do meu caso e continuo com dúvidas e como me aconselharam vim ao vosso fórum. Aqui está o meu e-mail:

Boa tarde,
Gostaria de saber se me podem ajudar, li um artigo do Sr. David Gouveia publicado em Março deste ano, sobre os cursos profissionais e a transição para a faculdade.
Eu concluí o 12°ano no Colégio de Gaia num curso profissional e fiz 3 exames: Português, Matemática e Físico Química, passei no de Português e queria me candidatar a cursos que só pedissem Português como prova de ingresso (ex: Direito), para me poder candidatar, mas o Colégio de Gaia disse que tinha de ter 28 ou 29 Valores na soma de todos os exames para me poder candidatar para o que quêr que fosse... e só assim me davam a ficha ENES que necessito para me candidatar para qualquer faculdade...
Depois de ler o artigo que mencionei anteriormente fiquei com dúvidas de a escola (neste caso Colégio) "me ter enganado".
O Sr. David Gouveia ou outra pessoa que entenda do assunto que me ajude por favor, pois até tive uma boa média no final do 12° ano (17 valores), ou seja, acho que teria boas hipóteses de ingressar no Ensino Superior e prosperar na vida.
Aguardo resposta, por favor ajudem-me, é o meu futuro que está em causa...

Cumprimentos,
Fábio Magalhães.

Boa tarde,
Enviei-vos um e-mail a falar do meu caso e continuo com dúvidas e como me aconselharam vim ao vosso fórum. Aqui está o meu e-mail:

Boa tarde,
Gostaria de saber se me podem ajudar, li um artigo do Sr. David Gouveia publicado em Março deste ano, sobre os cursos profissionais e a transição para a faculdade.
Eu concluí o 12°ano no Colégio de Gaia num curso profissional e fiz 3 exames: Português, Matemática e Físico Química, passei no de Português e queria me candidatar a cursos que só pedissem Português como prova de ingresso (ex: Direito), para me poder candidatar, mas o Colégio de Gaia disse que tinha de ter 28 ou 29 Valores na soma de todos os exames para me poder candidatar para o que quêr que fosse... e só assim me davam a ficha ENES que necessito para me candidatar para qualquer faculdade...
Depois de ler o artigo que mencionei anteriormente fiquei com dúvidas de a escola (neste caso Colégio) "me ter enganado".
O Sr. David Gouveia ou outra pessoa que entenda do assunto que me ajude por favor, pois até tive uma boa média no final do 12° ano (17 valores), ou seja, acho que teria boas hipóteses de ingressar no Ensino Superior e prosperar na vida.
Aguardo resposta, por favor ajudem-me, é o meu futuro que está em causa...

Cumprimentos,
Fábio Magalhães.
Olá, Fábio.
Isso da soma de todos os exames ter de dar 27 ou 28 valores, não tem base nenhuma. A ficha ENES, no teu caso, é emitida se tiveres o secundário concluído, pelo menos, uma prova de ingresso válida e se a tua CFCEPE for, pelo menos, 9,5.
A tua CFCEPE é composta pela média de 2 exames nacionais, sendo um, o de Português, 30%, e pela tua média do profissional, 70%. Se tiveres estas 3 condições, a ficha é emitida.

Eu fiz 3 exames Português, Matemática e Físico Química, tive 95 a Português, 40 e pouco, (45 acho), a Matemática e o de Físico Química penso que já expirou dado que fiz no 11° ano acho que obtive 70 ou acha que não expirou?
E apartir destes valores o que conseguiria me candidatar?

Eu fiz 3 exames Português, Matemática e Físico Química, tive 95 a Português, 40 e pouco a Matemática e o de Físico Química penso que já expirou dado que fiz no 11° ano acho que obtive 70 ou acha que não expirou?
E apartir destes valores o que conseguiria me candidatar?
Para a CFCEPE, não interessa há quanto tempo o fizeste. Como prova de ingresso, só tens o de Português, porque têm de ser, pelo menos, 9,5. Só te podes candidatar a cursos que te peçam só essa prova. Tens aqui o link para veres os cursos que abriram vagas no último concurso.

Mas então posso me candidatar para Direito indo só à minha escola (Colégio de Gaia) e pedir a ficha ENES (que têm de me dar certo?) e depois é só me candidatar nos sites das faculdades que tenham o curso de direito?
Ou claro outros cursos que tenham só português como prova de ingresso?

Mas então posso me candidatar para Direito indo só à minha escola (Colégio de Gaia) e pedir a ficha ENES (que têm de me dar certo?) e depois é só me candidatar nos sites das faculdades que tenham o curso de direito?
Ou claro outros cursos que tenham só português como prova de ingresso?
Tens de preencher um boletim de inscrição para os exame e, depois, é emitida a ficha ENES. Isto nas épocas próprias, meados de fevereiro e 16 de julho(quando saem os resultados dos exames nacionais da 1ª fase). É uma das valências que, também, é dado ao ensino privado, por isso, supostamente, devem emiti-la se tu tiveres as condições para tal.
Depois é fazeres a candidatura no site do Dges(tens de pedir previamente a senha e entregares na escola na altura do boletim), se for para uma pública, ou junto da instituição(online ou presencialmente, depende), se for numa privada.

Mas você disse que tinha de ter 95 na média de 2 exames sendo obrigatoriamente um o de Português certo? Sendo assim o meu 95 a Português com o 40 e poucos de Matemática ou 70 de Físico Química a média não dá os 95. Ou só é preciso o de Português?
Desculpe se o estiver a fazer perder muito tempo, mas como já disse isto é muito importante para mim, desculpe estar a fazer tantas perguntas mas quero mesmo ficar a saber se me posso candidatar a qualquer faculdade com o meu exame de Português e como fazê-lo.

Mas você disse que tinha de ter 95 na média de 2 exames sendo obrigatoriamente um o de Português certo? Sendo assim o meu 95 a Português com o 40 e poucos de Matemática ou 70 de Físico Química a média não dá os 95. Ou só é preciso o de Português?
Desculpe se o estiver a fazer perder muito tempo, mas como já disse isto é muito importante para mim, desculpe estar a fazer tantas perguntas mas quero mesmo ficar a saber se me posso candidatar a qualquer faculdade com o meu exame de Português e como fazê-lo.
A CFCEPE é que tem de ser, pelo menos, 9,5, não a média dos 2 exames. Precisa de ser 2 exames para calcular a CFCEPE. À média, 30%, junta a classificação final do profissional, que se calcula assim:

CF =[2MCD + (0,3FCT + 0,7PAP)] /3

em que:

CF = classificação final do curso, arredondada às unidades;
MCD = média aritmética simples das classificações finais de todas as disciplinas que integram o plano de estudos do curso, arredondada às décimas, com exceção da disciplina de Educação Física;
FCT = classificação da formação em contexto de trabalho, arredondada às unidades;
PAP = classificação da prova de aptidão profissional, arredondada às unidades.

Última edição: