Acesso ao Ensino Superior

nana073

Membro Caloiro
Matrícula
4 Março 2021
Olá! Alguém consegue explicar-me o seguinte:

Se eu meter como primeira opção um curso que tem uma média um valor acima da que vou concorrer e a minha segunda opção for um curso onde estou muito mais à vontade para conseguir entrar, a probabilidade de entrar na segunda opção, caso não seja aceite na primeira, é menor por ser segunda opção?

Como é que este processo funciona?
Obrigada desde já pela atenção.

DiogoC23

Membro
Matrícula
17 Agosto 2020
Curso
Economia
Instituição
Universidade De Coimbra

Se eu meter como primeira opção um curso que tem uma média um valor acima da que vou concorrer e a minha segunda opção for um curso onde estou muito mais à vontade para conseguir entrar, a probabilidade de entrar na segunda opção, caso não seja aceite na primeira, é menor por ser segunda opção?

Não é menor só por ser segunda opção! Isso é indiferente

• Like
Reactions: nana073

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL

Olá!

Só para explicar o que te foi dito acima. A seriação é feita do seguinte modo: imagina que o curso X tem 50 vagas. Entram nessas 50 vagas as pessoas que tiverem a 50 melhores notas para entrar nesse curso. Imagina que o candidato que pela ordem da colocação foi o 10º a entrar (portanto, estava muito confortável) tinha colocado outros cursos na 1ª e 2ª opção, mas não conseguiu entrar, devido a este critério de vagas e notas - ele entraria nesta sua 3ª opção, mesmo sendo o 10º colocado no curso. A ordem das opções só é relevante no sentido em que essa é a ordem com que gostarias que ficasse a tua colocação - não entrando em X, preferirias entrar em Y, em vez de Z, que relegas para as últimas opções.

psj.03 💫

Membro
Matrícula
21 Agosto 2020
Curso
Ciências e Tecnologias
Olá boa noite, vim colocar uma dúvida acerca das opções de candidatura. Vamos supor que eu preencho todas 6 opções e que tenho média suficiente para entrar em todos os cursos que escolhi. Eu vou ser aceite apenas na 1 opção porque supostamente é aquela que gostaria de ficar ou sou aceite em todas e depois escolho uma?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Olá boa noite, vim colocar uma dúvida acerca das opções de candidatura. Vamos supor que eu preencho todas 6 opções e que tenho média suficiente para entrar em todos os cursos que escolhi. Eu vou ser aceite apenas na 1 opção porque supostamente é aquela que gostaria de ficar ou sou aceite em todas e depois escolho uma?
Vais entrar na primeira opção, nesse caso. Entras sempre num e só num curso, mesmo que tenhas média para todos.

• Like
Reactions: psj.03 💫