Acesso ao Ensino Superior

Tânia Narciso

Membro Caloiro
Matrícula
17 Dezembro 2022
Boa tarde ,

Conclui algumas disciplinas no 11ª ano (bienais) , mas no 12º desisti e não conclui o secundário , não fiz exames etc .
Neste momento , com 26 anos, pretende voltar a estudar .
Pergunto se será possivel candidatar-me já ao ensino superior pelos maiores de 23 ou tenho de completar o 12º primeiro , e depois inscrever-me no ensino superior?
Se der para me candidatar já ao ensino superior , sem a conclusão do 12º , quais os prejuizos académicos ?

sigis

Membro Veterano
Matrícula
26 Maio 2020
Pergunto se será possivel candidatar-me já ao ensino superior pelos maiores de 23
Sim. "Destina-se a quem tenha completado 23 anos até 31 de dezembro do ano que antecede a candidatura e não possua o ensino secundário completo ou, sendo titular de um diploma de curso secundário ou equivalente, não seja titular de habilitação de acesso e ingresso ao ensino superior, nos termos aplicáveis ao regime geral de acesso ou para outras vias especiais de ingresso."
Se der para me candidatar já ao ensino superior , sem a conclusão do 12º , quais os prejuizos académicos ?
Depende do curso. Pode não ser nenhum, ou pode resultar em dificuldades em compreender certos conceitos que dependem de bases do secundário. Matemática nas áreas de Economia e Engenharia, por exemplo, é muito importante.
Na minha opinião, não é nada que não se possa superar.

Tânia Narciso

Membro Caloiro
Matrícula
17 Dezembro 2022
Sim. "Destina-se a quem tenha completado 23 anos até 31 de dezembro do ano que antecede a candidatura e não possua o ensino secundário completo ou, sendo titular de um diploma de curso secundário ou equivalente, não seja titular de habilitação de acesso e ingresso ao ensino superior, nos termos aplicáveis ao regime geral de acesso ou para outras vias especiais de ingresso."

Depende do curso. Pode não ser nenhum, ou pode resultar em dificuldades em compreender certos conceitos que dependem de bases do secundário. Matemática nas áreas de Economia e Engenharia, por exemplo, é muito importante.
Na minha opinião, não é nada que não se possa superar.
Agradeço a resposta :) De facto procuraria História , com a experiencia profissional já adquirida e gosto pela área , procuro neste momento uma qualificação superior que me facilite a progressão de carreira .
Sendo assim , irei inscrever-me no ensino superior para maiores de 23 .

Obrigada

sigis

Membro Veterano
Matrícula
26 Maio 2020
Sendo assim , irei inscrever-me no ensino superior para maiores de 23 .
O ensino superior é o mesmo que o dos outros, não existe "ensino superior para maiores de 23" - o método de entrada (o concurso) é que é diferente.
De facto procuraria História
Vais ter de realizar provas a nível da universidade à qual te pretendes candidatar, o que provavelmente vai exigir que tenhas conhecimentos de História a nível do secundário.