Acesso ao Ensino Superior

Tommy_

Membro Caloiro
Matrícula
10 Dezembro 2022
Boa noite.

Eu gostava de entrar num curso no ISCSP. Tenho 21, faço 22 anos este ano e não estou em nenhuma universidade..

Os meus exames já expiraram, pois foram feitos em 2019, contudo queria saber o que teria de fazer para conseguir entrar neste determinado curso já este ano. Tenho de repetir exames, simplesmente? Ou não há hipótese nenhuma?

Se por exemplo, repetir os exames de Português e de História, para usar um como prova de ingresso e o outro para melhoria de nota, o resto das notas contam? Das outras disciplinas?

Última edição:

sigis

Membro Veterano
Matrícula
26 Maio 2020
Tenho de repetir exames, simplesmente?
Correcto. Fazer os exames, pedir a ficha ENES, e realizar a candidatura, como normal.
Se por exemplo, repetir os exames de Português e de História, para usar um como prova de ingresso e o outro para melhoria de nota, o resto das notas contam? Das outras disciplinas?
A nota do secundário conta na mesma.
Se te referes às dos exames, não, só contam como provas de ingresso os exames pedidos pela faculdade a que te candidatas.

Última edição:

Tommy_

Membro Caloiro
Matrícula
10 Dezembro 2022
Correcto. Fazer os exames, pedir a ficha ENES, e realizar a candidatura, como normal.

A nota do secundário conta na mesma.
Se te referes às dos exames, não, só contam como provas de ingresso os exames pedidos pela faculdade a que te candidatas.
Obrigado. Para pedir a Ficha ENES tem um prazo depois dos resultados dos exames saírem, certo?

sigis

Membro Veterano
Matrícula
26 Maio 2020
Já se sabe quando é que abrem as inscrições para os exames?
Eu estava a falar da candidatura ao ensino superior, já que só se pede a ficha ENES após realizar os exames. Não sei se entendeste mal ou se a pergunta simplesmente não estava relacionada, mas, como citaste a minha mensagem, deixo esta clarificação.

No ano passado, só foi publicado oficialmente o decreto no dia antes de abrirem.
Conta com que seja no final de Março e/ou início de Abril.

• Like
Reactions: noé and Tommy_

noé

Membro
Matrícula
12 Março 2021
Bom dia .
Precisava de esclarecimento acerca do exame de português , por favor:
Para entrar no Instituto politécnico em Gestão de recursos humanos é pedido prova de ingresso Português 18 .... estarei correta em fazer a inscrição no Exame nacional de português 639 ? Ou não tem nada a ver.... Obrigada desde já pelo esclarecimento.

Alexandra S.

Potterhead Mod 🧙‍♀️
Equipa Uniarea
Moderador
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Bom dia .
Precisava de esclarecimento acerca do exame de português , por favor:
Para entrar no Instituto politécnico em Gestão de recursos humanos é pedido prova de ingresso Português 18 .... estarei correta em fazer a inscrição no Exame nacional de português 639 ? Ou não tem nada a ver.... Obrigada desde já pelo esclarecimento.
Sim, a prova de ingresso Português 18 corresponde ao Exame Nacional Português 639 ☺️

Eduardo Tavares

Membro Caloiro
Matrícula
5 Dezembro 2016
Olá,

Eu tenho um dúvida, eu vou fazer 23 anos este ano e refiz os exames nacionais de Português e Inglês no ano letivo 2020/21 logo os mesmos continuam dentro da validade correto?

Outra pergunta é a seguinte: Ainda posso usar esses exames como prova de ingresso na candidatura à faculdade? Ou teria de realizar obrigatoriamente os exames de maiores de 23?

Última edição:

sigis

Membro Veterano
Matrícula
26 Maio 2020
refiz os exames nacionais de Português e Inglês no ano letivo 2020/21 logo os mesmos continuam dentro da validade correto?
Sim.
Ainda posso usar esses exames como prova de ingresso na candidatura à faculdade?
Sim. O CNAES está aberto a toda a gente com 12º ano ou equivalente e provas de ingresso, independentemente da idade.
ou teria de realizar obrigatoriamente os exames de maiores de 23?
Antes pelo contrário. Por teres o 12º e exames nacionais válidos, não deve ser possível utilizares o concurso para maiores de 23, que se destina a quem tem em falta pelo menos um dos dois. Terias ainda de ter feito 23 anos até 31 de Dezembro do ano anterior.

MPereira20

Membro
Matrícula
1 Novembro 2020
Antes pelo contrário. Por teres o 12º e exames nacionais válidos, não deve ser possível utilizares o concurso para maiores de 23, que se destina a quem tem em falta pelo menos um dos dois. Terias ainda de ter feito 23 anos até 31 de Dezembro do ano anterior.
Ingressei no ensino superior através do +23 e não tenho qualquer exame em falta. Provavelmente terá que ver mais precisamente com a idade do que com tal critério.

PedroBarroco

Membro Caloiro
Matrícula
13 Março 2023
Alô! Pretendo entrar numa privada este ano, Acabei o secundário há 2 anos e tenho os exames pelo que não preciso de refazer nenhum. Quais documentos preciso e quando os posso fazer/pedir?

sigis

Membro Veterano
Matrícula
26 Maio 2020
Alô! Pretendo entrar numa privada este ano, Acabei o secundário há 2 anos e tenho os exames pelo que não preciso de refazer nenhum. Quais documentos preciso e quando os posso fazer/pedir?
Precisas da ficha ENES, que pedes durante o período de inscrição nos exames, e do cartão de cidadão.