Acesso ao ensino superior-

Lara Cruz

Membro Caloiro
Matrícula
3 Novembro 2021
Boa noite. Venho por este meio tirar uma dúvida saliente no meu percurso.
Eu tenho um sonho, desde pequena, ser veterinária. O meu 10ºano nao foi mau, mas podia ter sido melhor. No 11ºano, tive um acidente grave, mas consegui acabar o ano com as disciplinas todas feitas, com notas de 10 para cima. A minha média do 10º e 11º ano é 10,6.
Realizei os exames de biologia-geologia e fisico quimica, apenas a 1ª fase, e tive valor inferiores a 10, 8,0 e 9,0, respetivamente.
Este ano, 12º, a minha média do 1ºP é 12, mas a nota minima de candidatura para entrada no curso é 13,5, e 13,5 na prova de ingresso. Sei que nos exames me consigo safar. O meu problema é a melhoria da média do secundário. Existe alguma maneira de melhorar essa média, para alem do meu esforço, como por ex, algum exame. Este ano, para mim, os exames nao sao obrigatorios e por isso, vou repetir apenas os do ano passado. Alguém me poderia ajudar???

Existe alguma maneira de melhorar essa média, para alem do meu esforço, como por ex, algum exame.
Podes melhorar a classificação de cada disciplina realizando o respectivo exame nacional.

Admitindo soluções mais radicais que demorariam vários anos, podias trocar de curso e repetir o secundário todo, ou matriculares-te no Ensino Recorrente.

Atenção que para entrar nesse curso precisas de uma nota muito acima dessa nota mínima de candidatura, de modo a superar os outros candidatos, assumindo que uses o contingente geral. Se tiveres acesso a outro contingente, em particular um em que tipicamente haja mais vagas que candidatos (e.g. contingente para militares, contingente para deficientes), aí sim, apenas tens de superar a classificação mínima.

Boa noite.
A minha média de 10°+11°+12° será 14.
Na inspiring future, alertaram me de que essa nota era baixa para medicina veterinária, sendo a a nota mínima de candidatura 13,5.
Se nos exames, repetição dos do ano passado, a nota for mais elevada(ex:17,18), há probabilidades de entrar, em medicina veterinária, no Público? Obrigada

Se nos exames, repetição dos do ano passado, a nota for mais elevada(ex:17,18), há probabilidades de entrar, em medicina veterinária, no Público?
Pelo contingente geral, não. Com uma média interna de 14, precisarias de ter 19 ou 20 nos exames de FQ e BG para teres uma chance de entrar na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa, e mesmo 20 para teres uma chance de entrar na do Porto. As outras duas faculdades atribuem um peso de 65% à média do secundário, o que te penaliza muito comparado ao 50/50 do Porto e de Lisboa.

A solução é ou melhorar a média interna, ou não utilizar o contingente geral. Por exemplo, se estiveres apta para o serviço militar, e te alistares por 1 ano, depois podes usar o contingente para militares, com vagas próprias, para ingressar nesse curso.