Acesso ao ES por CNA e Maiores de 23

RuiPB

Membro Caloiro
Matrícula
16 Julho 2025
Boa noite, eu acho que tenho um problema, eu realizei os exames nacionais e também fiz as provas dos maiores de 23, sem saber que não podia ter provas de ingresso validas para entrar nos m23. O que faço agora? Rezar que tenha negativa nos exames, de modo a que fique como não aprovado e possa entrar nos maiores de 23?

Boa noite, eu acho que tenho um problema, eu realizei os exames nacionais e também fiz as provas dos maiores de 23, sem saber que não podia ter provas de ingresso validas para entrar nos m23. O que faço agora? Rezar que tenha negativa nos exames, de modo a que fique como não aprovado e possa entrar nos maiores de 23?
Olá @RuiPB
Podes tentar jogar com as datas. As provas para maiores de 23 anos já foram realizadas? Já fizeste a candidatura? Qual o estado do concurso?

Já fiz as provas dos maiores de 23, já fui aprovado.
Já estava na fase de me inscrever mesmo para a licenciatura, quando agora aparece uma declaração que tenho de assinar a dizer que juro não possuir habilitação de acesso aos cursos através do registo geral.

Já fiz as provas dos maiores de 23, já fui aprovado.
Já estava na fase de me inscrever mesmo para a licenciatura, quando agora aparece uma declaração que tenho de assinar a dizer que juro não possuir habilitação de acesso aos cursos através do registo geral.
O curso tem pré-requisitos? Já tens as notas dos exames nacionais?

O curso não tem pré-requisitos e as notas da 1. fase sairam ontem.
Ok, nesse caso tens de decidir como proceder. 😬

A faculdade não tem acesso às notas dos exames nacionais (nem nunca vai ter), daí pedirem para preencheres essa declaração...

quer dizer que posso “mentir” nessa declaração e eles nunca vão conseguir saber? As universidades não têm acesso as bases de dados da DGES ou algo assim?

Última edição:
quer dizer que posso “mentir” nessa declaração e eles nunca vão conseguir saber? As universidades não têm acesso as bases de dados da DGES ou algo assim?
Não há cruzamento de dados. Só se algum dia houvesse alguma investigação ao teu caso é que eventualmente poderiam pedir o acesso. Em +15 anos a acompanhar candidaturas nunca vi isso acontecer...