Acesso Ensino Superior - Duvida

Juan1998

Membro Caloiro
Matrícula
13 Junho 2020
Boas,

Depois de ter terminado o ensino secundário em 2017 e nunca ter concorrido ao acesso do ensino superior por ter estado fora do pais, agora estou a pensar fazer a licenciatura de ciências da comunicação na NOVA FSCH ou jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social
Acontece que por ter estado fora tanto tempo, e nunca ter passado pelo processo da candidatura, ainda me restam dúvidas sobre como realizar o processo de acesso.

Segundo o meu certificado do ensino secundário, a minha classificação final em 2017 foi de 13 valores.
Estou a pensar fazer os exames nacionais de Português e Historia A para melhorar a minha média e poder alcançar os valores requeridos de um dos respectivos cursos (15,6 em Jornalismo da ESCS e 17 em Ciências da Comunicação na NOVA)

- Devo pedir documentação adicional sobre a minha qualificação na escola secundária onde terminei os estudos?
- Tenho que apresentar alguma posição especial na minha inscrição aos exames nacionais deste ano, já que procuro melhorar a minha média?

Obrigado.

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá.
Devo pedir documentação adicional sobre a minha qualificação na escola secundária onde terminei os estudos?
Se já tens o certificado de conclusão do secundário, não precisas de mais nada. Inclusive, se te inscreveres na escola onde terminaste o secundário, só precisas de apresentar o Cartão de Cidadão e o Boletim de Inscrição.
Tenho que apresentar alguma posição especial na minha inscrição aos exames nacionais deste ano, já que procuro melhorar a minha média?
Como Português mudou o programa, não irás conseguir melhorar a classificação da disciplina. Poderás continuar a melhorar História A, se as melhorias voltarem a ser possíveis.
Não precisas de nenhum preenchimento especial do Boletim, basta fazeres os exames nacionais como provas de ingresso.

Juan1998

Membro Caloiro
Matrícula
13 Junho 2020
Olá.

Se já tens o certificado de conclusão do secundário, não precisas de mais nada. Inclusive, se te inscreveres na escola onde terminaste o secundário, só precisas de apresentar o Cartão de Cidadão e o Boletim de Inscrição.

Como Português mudou o programa, não irás conseguir melhorar a classificação da disciplina. Poderás continuar a melhorar História A, se as melhorias voltarem a ser possíveis.
Não precisas de nenhum preenchimento especial do Boletim, basta fazeres os exames nacionais como provas de ingresso.
Então não vale a pena fazer o exame de português?
O meu receio e não atingir a media requerida dos cursos mencionados só com o exame de Historia.

Obrigado pela ajuda.

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Então não vale a pena fazer o exame de português?
O meu receio e não atingir a media requerida dos cursos mencionados só com o exame de Historia.

Obrigado pela ajuda.
Só valerá a pena se Português for prova de ingresso dos cursos que te interessam. Nesse caso, não seria mau apostares nesses dois exames, uma vez que há a possibilidade de conseguires até uma melhor PI a Português, por exemplo e isso tem valor, mesmo que não altere a tua nota interna da disciplina!

Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
N Cálculo da média para efeitos de acesso ao ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 4
Mara Rita Candidatura à 2fase do acesso ao ensino superior Ensino Superior - Geral 1
Rafaela113356688000 Dúvida acesso ao ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 1
M Exames 1ª Fase e 2ª Fase. Qual a nota que prevalece para acesso ao ensino superior? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
luisscarvalho Acesso ao Ensino Superior Media Ensino Superior - Geral 1
R Acesso ao ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 2
L Acesso ao ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 1
S Acesso ao ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 4
Yolibel Acesso ao Ensino Superior através de Curso EFA Concurso Nacional e Locais - Público 9
X Acesso ao ensino superior via curso profissional Concurso Nacional e Locais - Público 1
silviapd18 Acesso ao Ensino Superior Concurso Nacional e Locais - Público 2
B Média de curso profissional (tecnológico de planos próprios) para acesso ao Ensino Superior Concurso Nacional e Locais - Público 3
MBSM Dúvida na média de notas/exames para concurso acesso ensino superior Exames Nacionais e Provas de Ingresso 6
Jesualdo Cabral Acesso ao ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 6
Joaoluisvalerio Acesso ao ensino superior pelo concurso especial CET Concurso Nacional e Locais - Público 2
P Acesso ao ensino superior atraves de ensino profissional Concurso Nacional e Locais - Público 7
PedroJesus17 Médias de acesso ao ensino superior - Matemática A Concurso Nacional e Locais - Público 4
A Acesso Ensino Superior Concurso Nacional e Locais - Público 3
Carla Balão Santos Curso profissional e exame acesso ensino superior Ensino Secundário 2
P Média secundário 2017 conta para acesso ao ensino superior? Concurso Nacional e Locais - Público 9
D Média para acesso ao ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 1
Filipejr7 Acesso ao ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 3
M acesso ao ensino superior para diplomados de vias profissionalizantes Concursos e Regimes Especiais 2
Filipejr7 Acesso ao ensino superior vindo de um curso EFA Concursos e Regimes Especiais 3
B Acesso ao ensino superior - exames a realizar Concurso Nacional e Locais - Público 5
C Dúvidas- Acesso ao ensino superior privado e mestrados Ensino Superior - Geral 4
M Dúvida- Acesso ao Ensino Superior Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
S Inscrição nos Exames Nacionais e Acesso ao Ensino Superior Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
J Acesso ao Ensino Superior Concurso Nacional e Locais - Público 2
A Acesso ao Ensino Superior para Diplomados de Vias Profissionalizantes - 2021 Concurso Nacional e Locais - Público 2
D Fórmula de acesso ao ensino superior para alunos que terminaram o secundário antes da pandemia Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
NinaBunnies Melhoria de nota para acesso ao Ensino Superior Ensino Secundário 8
B Acesso ao ensino superior Exames Nacionais e Provas de Ingresso 17
J Mudança de Curso Superior pelo concurso nacional de acesso ao ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 12
H Exames Opcionais, acesso ao ensino superior Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
N Acesso ao Ensino Superior Concurso Nacional e Locais - Público 4
M Acesso ao ensino superior 2021-22 tendo acabado o 12º em 2015 Concurso Nacional e Locais - Público 2
Iuliia Acesso ao Ensino Superior aluna do Ensino Recorrente Concurso Nacional e Locais - Público 9
V Curso profissional-acesso ao ensino superior 2021 Concursos e Regimes Especiais 3
K Acesso ao ensino superior depois de 2 anos sem estudar Concurso Nacional e Locais - Público 3
R Exame de História B e acesso ao ensino superior Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
JoãoCastro Acesso ao ensino superior Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
B Curso Profissional - Acesso ao Ensino Superior 2021 Concurso Nacional e Locais - Público 7
Piwesss Acesso ao Ensino Superior apenas com Provas de Ingresso Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
Ângela0104 Qual a diferença entre a média do secundario e a media de acesso ao ensino superior? Ensino Secundário 2
GuilhermeReb Datas Acesso Ensino Superior 2021 Concurso Nacional e Locais - Público 2
1 A nota a Educação Física conta para nota de acesso ao Ensino Superior? Ensino Secundário 18
M Cáculo média acesso ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 4
J.Cruz Duvida acerca do acesso ao Ensino Superior Concurso Nacional e Locais - Público 1
Filipe Grabulho Acesso ao ensino superior (eletrónica) Concurso Nacional e Locais - Público 3