Acesso Ensino Superior, recorrente ou cursos EFA

N4rut0o

Membro Caloiro
Matrícula
17 Setembro 2021
Boa noite, não sei se é o local indicado para pedir ajuda, mas se me pudessem esclarecer umas dúvidas e guiar para o melhor caminho ficaria agradecido.
Basicamente eu acabei o secundário há 3 anos atrás, através de um Curso Profissional e no 12º estudei para o exame de Matemática A, que infelizmente não correu da melhor forma. Entretanto entrei para um CTesp após o "falhanço", meio que equivocado para o que iria. Estive no mesmo durante 6 meses até cancelar a matricula. Problemas pessoais levaram a isso e a ter ficado parado durante este tempo todo.
Agora numa fase melhor, gostaria de voltar a estudar, de preferência perto, e tenho tentado descobrir qual a melhor opção a tomar. Pensei em simplesmente voltar a estudar para o exame de Matemática A e depois ver no que dava. Entretanto tive a ver os cursos,as provas de ingresso necessárias para os mesmos e as médias para perceber quais poderiam ser as minhas opções, sendo que o mais provável é sempre seguir para uma área diferente da qual estava familiarizado. Reparei também que as médias estavam um pouco altas e que poderia ser um problema mais tarde, colegas meus falaram me de tirar o secundário em 1 ano (não sei se isto é possível, e se sim, se é através do ensino recorrente ou de curso EFA) e gostaria de saber se isto seria uma possibilidade, e se sim, como funcionaria, desde inscrições a compatibilidade por já ter o secundário feito, e se algo do género substituiria a minha média atual e serviria para concorrer ao ensino superior.
Com isto tudo dito, gostaria de saber se me poderiam ajudar a esclarecer algumas destas questões e o que recomendariam a fazer, de forma a poder ingressar no ensino superior no próximo ano, de preferência.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Boa noite, não sei se é o local indicado para pedir ajuda, mas se me pudessem esclarecer umas dúvidas e guiar para o melhor caminho ficaria agradecido.
Basicamente eu acabei o secundário há 3 anos atrás, através de um Curso Profissional e no 12º estudei para o exame de Matemática A, que infelizmente não correu da melhor forma. Entretanto entrei para um CTesp após o "falhanço", meio que equivocado para o que iria. Estive no mesmo durante 6 meses até cancelar a matricula. Problemas pessoais levaram a isso e a ter ficado parado durante este tempo todo.
Agora numa fase melhor, gostaria de voltar a estudar, de preferência perto, e tenho tentado descobrir qual a melhor opção a tomar. Pensei em simplesmente voltar a estudar para o exame de Matemática A e depois ver no que dava. Entretanto tive a ver os cursos,as provas de ingresso necessárias para os mesmos e as médias para perceber quais poderiam ser as minhas opções, sendo que o mais provável é sempre seguir para uma área diferente da qual estava familiarizado. Reparei também que as médias estavam um pouco altas e que poderia ser um problema mais tarde, colegas meus falaram me de tirar o secundário em 1 ano (não sei se isto é possível, e se sim, se é através do ensino recorrente ou de curso EFA) e gostaria de saber se isto seria uma possibilidade, e se sim, como funcionaria, desde inscrições a compatibilidade por já ter o secundário feito, e se algo do género substituiria a minha média atual e serviria para concorrer ao ensino superior.
Com isto tudo dito, gostaria de saber se me poderiam ajudar a esclarecer algumas destas questões e o que recomendariam a fazer, de forma a poder ingressar no ensino superior no próximo ano, de preferência.
Olá @N4rut0o
Já exploraste o concurso especial para alunos de vias profissionalizantes? Provavelmente era mais adequado ao teu caso:

N4rut0o

Membro Caloiro
Matrícula
17 Setembro 2021
Olá @N4rut0o
Já exploraste o concurso especial para alunos de vias profissionalizantes? Provavelmente era mais adequado ao teu caso:
Boas, já explorei e infelizmente não é uma opção devido ao fator "preferência por estudar perto", neste caso na Universidade do Minho e no polo de Gualtar. Quanto a alguma das questões que deixei ontem, consegue me ajudar com as mesmas? Gostava de perceber melhor sobre o ensino recorrente e se é uma opção válida, sobre os cursos EFA e se também são opções válidas ou se me resta apenas fazer o exame de Matemática A. Obrigada desde já.

Última edição:

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Reparei também que as médias estavam um pouco altas e que poderia ser um problema mais tarde, colegas meus falaram me de tirar o secundário em 1 ano (não sei se isto é possível, e se sim, se é através do ensino recorrente ou de curso EFA) e gostaria de saber se isto seria uma possibilidade, e se sim, como funcionaria, desde inscrições a compatibilidade por já ter o secundário feito, e se algo do género substituiria a minha média atual e serviria para concorrer ao ensino superior.
Podes fazer outro curso do secundário, sim, nomeadamente um curso do recorrente ou curso EFA. No teu caso será mais adequado o curso EFA porque será mais rápido. O curso EFA é um curso sem nota, logo quando concorresses ao ensino superior a tua nota de candidatura será composta a 100% pelas notas dos exames nacionais pedidos como prova de ingresso.

N4rut0o

Membro Caloiro
Matrícula
17 Setembro 2021
Podes fazer outro curso do secundário, sim, nomeadamente um curso do recorrente ou curso EFA. No teu caso será mais adequado o curso EFA porque será mais rápido. O curso EFA é um curso sem nota, logo quando concorresses ao ensino superior a tua nota de candidatura será composta a 100% pelas notas dos exames nacionais pedidos como prova de ingresso.
Onde me posso informar melhor sobre o curso EFA, para saber datas de inscrição, requisitos e os existentes na minha área de residência? Optando por esta via e sendo este um curso sem nota, é necessário especificar ou fazer algo na altura da inscrição para os exames? Ou até mesmo antes ou depois disso? Obrigada mais uma vez pela informação e recomendação!

• Like
Reactions: Henrique__

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Onde me posso informar melhor sobre o curso EFA, para saber datas de inscrição, requisitos e os existentes na minha área de residência?
Contacta as escolas secundárias da tua área de residência para perceber quais é que na zona têm esta oferta.
Optando por esta via e sendo este um curso sem nota, é necessário especificar ou fazer algo na altura da inscrição para os exames? Ou até mesmo antes ou depois disso? Obrigada mais uma vez pela informação e recomendação!
Não, nada, fazes a inscrição como qualquer outro aluno, potencialmente noutra escola se a do curso EFA não realizar exames nacionais.

N4rut0o

Membro Caloiro
Matrícula
17 Setembro 2021
Contacta as escolas secundárias da tua área de residência para perceber quais é que na zona têm esta oferta.

Não, nada, fazes a inscrição como qualquer outro aluno, potencialmente noutra escola se a do curso EFA não realizar exames nacionais.
Muito obrigado por toda a informação e esclarecimentos!

• Like
Reactions: davis

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
A conclusão de 12 ano no curso EFA dá acesso ao ensino superior? Ou é preciso fazer o ano zero?
Olá @Afonso Maia
Sim, dá. O curso não tem nota final, pelo que a tua nota de candidatura é calculada a 100% com a nota dos exames nacionais pedidos como prova de ingresso.