Acesso por exames vs titulares de Ctesp para Licenciatura

Sofia_af

Membro
Matrícula
1 Novembro 2021
Olá a todos! A minha irmã está agora a acabar o curso profissional de multimédia. Entretanto ela decidiu que quer ir para a faculdade e eu estive a ver as opções que ela tem.

Os exames que ela pode fazer são limitados (português, inglês e história das artes), o que já descarta várias possibilidades. Eu deparei-me com uma licenciatura de Marketing que vai abrir este ano no ISLA e pelo que sei ele é privado, queria saber o quão importante é a média, já que há a ideia de que em instituições privadas é só pagar e eu queria saber se é assim mesmo, se ela só precisa preocupar-se em ter a nota mínima de ingresso de 9,5. Como é um curso novo não há como ter uma ideia em relação às médias, o que me preocupa.

Também há o concurso para alunos de cursos profissionais mas ela disse que não há como ela passar na prova de matemática que eles pedem.

A última opção seria uma Ctesp em marketing digital para depois conseguir ir para a licenciatura de Gestão de marketing ou Ctesp de Marketing Digital e Comércio Eletrónico para depois ir para a licenciatura inicial, marketing. Alguém tem experiência no concurso especial de titulares de Ctesp??

Agradeço qualquer feedback!

Olá.
há a ideia de que em instituições privadas é só pagar e eu queria saber se é assim mesmo (...) queria saber o quão importante é a média
Não é. Há na mesma um concurso em que os candidatos são colocados do candidato com maior nota até o candidato com menor nota ou até preencherem todas as vagas. O que costuma acontecer é haver menos candidatos do que haveria numa instituição pública equivalente, porque há menos candidatos que podem/querem pagar as propinas mais elevadas que as privadas cobram. Depende do número de vagas, da quantidade de candidatos, e das notas dos outros candidatos. No limite, se houver mais vagas que candidatos, a média não importa de todo, bastando cumprir as notas mínimas.
O peso da classificação final do curso costuma rondar os 50%. Se só abre este ano, não temos dados de anos anteriores para comparar, mas dei uma olhada em licenciaturas parecidas nas instituições públicas, e tanto há sítios em que o último colocado tem 13 ou 14 como sítios em que tem 17.
Os exames que ela pode fazer são limitados (português, inglês e história das artes), o que já descarta várias possibilidades.
Ela pode inscrever-se em qualquer exame. Teria pouco tempo para se preparar do zero se pretender realizar exames já este ano, sim, mas tem sempre a opção de estudar no ano que vem e realizar exames em 2027. Em termos de número de anos, se o CTESP der 1 ano de equivalências na licenciatura, acaba por ser equivalente à ideia de fazer um CTESP para depois aceder a uma licenciatura.

Última edição:
  • Like
Reactions: Sofia_af
Olá.

Não é. Há na mesma um concurso em que os candidatos são colocados do candidato com maior nota até o candidato com menor nota ou até preencherem todas as vagas. O que costuma acontecer é haver menos candidatos do que haveria numa instituição pública equivalente, porque há menos candidatos que podem/querem pagar as propinas mais elevadas que as privadas cobram. Depende do número de vagas, da quantidade de candidatos, e das notas dos outros candidatos. No limite, se houver mais vagas que candidatos, a média não importa de todo, bastando cumprir as notas mínimas.
O peso da classificação final do curso costuma rondar os 50%. Se só abre este ano, não temos dados de anos anteriores para comparar, mas dei uma olhada em licenciaturas parecidas nas instituições públicas, e tanto há sítios em que o último colocado tem 13 ou 14 como sítios em que tem 17.

Ela pode inscrever-se em qualquer exame. Teria pouco tempo para se preparar do zero se pretender realizar exames já este ano, sim, mas tem sempre a opção de estudar no ano que vem e realizar exames em 2027. Em termos de número de anos, se o CTESP der 1 ano de equivalências na licenciatura, acaba por ser equivalente à ideia de fazer um CTESP para depois aceder a uma

Olá.

Ela pode inscrever-se em qualquer exame. Teria pouco tempo para se preparar do zero se pretender realizar exames já este ano, sim, mas tem sempre a opção de estudar no ano que vem e realizar exames em 2027. Em termos de número de anos, se o CTESP der 1 ano de equivalências na licenciatura, acaba por ser equivalente à ideia de fazer um CTESP para depois aceder a uma licenciatura.
Obrigada! A minha irmã não é má aluna, mas sei que seria muito complicado para ela estudar do zero economia ou história para os exames, ela quer mesmo entrar com inglês e português. Eu disse-lhe que a Ctesp era uma alternativa boa para ela, cursos novos geram um pouco de insegurança e eu gosto de jogar pelo seguro. Mas ela não é assim e pelos vistos quer arriscar mesmo na Licenciatura de Marketing. Sendo uma licenciatura nova e numa instituição privada espero que dê para ela entrar, a sua média deve rondar os 13, e presumo apenas que hajam poucos candidatos este ano. Mas são só suposições, já que como ela está num curso profissional, pelo que percebi, a média calcula-se de uma maneira diferente e não faço ideia se as minhas contas batem certo de todo...

Eu disse-lhe que a Ctesp era uma alternativa boa para ela, cursos novos geram um pouco de insegurança e eu gosto de jogar pelo seguro. Mas ela não é assim e pelos vistos quer arriscar mesmo na Licenciatura de Marketing.
Os concursos aos CTESP não têm nada a ver com o CNAES. Porque não candidatar-se a ambos e entrar na licenciatura se conseguir, e no CTESP se a licenciatura não correr bem?
a sua média deve rondar os 13
Atenção que a nota do curso é apenas metade da nota de candidatura. Se tiver boas notas nos exames, pode candidatar-se com uma nota bastante superior.
já que como ela está num curso profissional, pelo que percebi, a média calcula-se de uma maneira diferente
Sim:
CFC =0,22*FSC + 0,22*FC + 0,22*FT + 0,11* FCT + 0,23*PAP
Em que:
CFC= classificação final de curso, arredondada às unidades; FSC= média aritmética simples das classificações finais de todas as disciplinas que integram o plano de estudos na componente de formação sociocultural, arredondada às décimas; FC= média aritmética simples das classificações finais de todas as disciplinas que integram o plano de estudos na componente de formação científica, arredondada às décimas; FT= média aritmética simples das classificações finais de todas as UFCD que integram o plano deestudos na componente de formação tecnológica, arredondada às unidades; FCT= classificação da formação em contexto de trabalho, arredondada às unidades; PAP= classificação da prova de aptidão profissional, arredondada às unidades.

• Like
Reactions: Sofia_af
Os concursos aos CTESP não têm nada a ver com o CNAES. Porque não candidatar-se a ambos e entrar na licenciatura se conseguir, e no CTESP se a licenciatura não correr bem?

Atenção que a nota do curso é apenas metade da nota de candidatura. Se tiver boas notas nos exames, pode candidatar-se com uma nota bastante superior.

Sim:
Obrigada pela fórmula! Eu estava mesmo a querer saber disso, mas a minha irmã é muito desorientada nessas coisas. Realmente a melhor opção é ela candidatar-se aos dois, no fim todas as estradas vão dar a Roma hehehe

• Like
Reactions: sigis