Acho que estou no curso errado...

joao_canudo

Membro Caloiro
Matrícula
2 Novembro 2018
Olá a todos.
Para ser sincero nunca pensei que estaria a escrever isto mas realmente estou numa situação em que acho que preciso de ouvir (ou ler neste caso) o máximo de testemunhos que consiga.

Então basicamente este ano entrei no ensino superior nomeadamente na UAlg em Engenharia Informática e a verdade é que até fiquei bastante contente porque sempre me vi na área de Informática ou então na área de Gestão/Economia apesar de no secundário estar em CT e ter acabado com uma boa média, a verdade é que estou a gostar bastante do ambiente de Faro e penso que até me consegui integrar bastante bem dentro das possibilidades deste 2020.

No entanto, no que diz respeito ao curso em si sinto que estou com muitas dúvidas sobre a decisão que tomei porque a verdade é que acho que desde que comecei a dar matéria e conteúdos penso que tudo aquilo que os professores falam não é para mim e não me consigo identificar com nada daquilo que está a ser apresentado sobretudo na área da programação e isso tem feito com que ande cada vez mais desmotivado e sem vontade de continuar no curso e ao mesmo tempo penso que fui sobretudo para aquele curso porque toda a gente me dizia que sairia com emprego garantido e um bom salário mas agora acho que já nem isso me motiva para continuar e por essa razão estou com bastante vontade de mudar de curso e ingressar no próximo ano letivo em Matemática Aplicada à Economia e Gestão também na UAlg.

Ao mesmo tempo, não quero desapontar os meus pais pois sei que eles estão a fazer um esforço enorme para que eu possa estar a estudar e eles próprios me avisaram para eu pensar muito bem se eu era capaz de ingressar num curso considerado "tão difícil" como Engenharia Informática e agora sinto bastante receio de lhes contar.

Existe por aí alguém que tenha passado por uma situação semelhante e que me possa dar algum conselho?

P.S. - Desculpem o testamento.

• Like
Reactions: brunoviana

Wraak

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Olá a todos.
Para ser sincero nunca pensei que estaria a escrever isto mas realmente estou numa situação em que acho que preciso de ouvir (ou ler neste caso) o máximo de testemunhos que consiga.

Então basicamente este ano entrei no ensino superior nomeadamente na UAlg em Engenharia Informática e a verdade é que até fiquei bastante contente porque sempre me vi na área de Informática ou então na área de Gestão/Economia apesar de no secundário estar em CT e ter acabado com uma boa média, a verdade é que estou a gostar bastante do ambiente de Faro e penso que até me consegui integrar bastante bem dentro das possibilidades deste 2020.

No entanto, no que diz respeito ao curso em si sinto que estou com muitas dúvidas sobre a decisão que tomei porque a verdade é que acho que desde que comecei a dar matéria e conteúdos penso que tudo aquilo que os professores falam não é para mim e não me consigo identificar com nada daquilo que está a ser apresentado sobretudo na área da programação e isso tem feito com que ande cada vez mais desmotivado e sem vontade de continuar no curso e ao mesmo tempo penso que fui sobretudo para aquele curso porque toda a gente me dizia que sairia com emprego garantido e um bom salário mas agora acho que já nem isso me motiva para continuar e por essa razão estou com bastante vontade de mudar de curso e ingressar no próximo ano letivo em Matemática Aplicada à Economia e Gestão também na UAlg.

Ao mesmo tempo, não quero desapontar os meus pais pois sei que eles estão a fazer um esforço enorme para que eu possa estar a estudar e eles próprios me avisaram para eu pensar muito bem se eu era capaz de ingressar num curso considerado "tão difícil" como Engenharia Informática e agora sinto bastante receio de lhes contar.

Existe por aí alguém que tenha passado por uma situação semelhante e que me possa dar algum conselho?

Olá João, bem-vindo ao fórum!

Eu estive em 3 cursos mas, ao contrário de ti, o meu curso de "sonho" acabou por ser Eng. Informática e não outro. Acho que se te sentes desconfortável e que o curso não é para ti, não há problema nenhum em mudares. Tem atenção que mudares de curso não é necessariamente sinónimo de ficar para trás, se quiseres podes sempre recuperar as cadeiras de primeiro ano de Matemática Aplicada à Economia e Gestão. Podes também tentar avaliar junto do coordenador desse curso quais são as cadeiras de Eng. Informática que te vão dar equivalência (se alguma) para poderes preparar-te melhor e esforçares-te mais nessas cadeiras. Para além disso podes ainda inscrever-te em UCs isoladas de MAEG este ano para quando mudares no próximo ano já teres mais algumas cadeiras feitas.

Em termos de saídas profissionais, acho que os cursos não são drasticamente diferentes. Obviamente em MAEG tens a parte de gestão que é completamente diferente mas relativamente à parte económica, é comum alunos de Matemática Aplicada terem trabalhos na área de Informática (nomeadamente consultoria, FinTech, banca, etc). Não sei se isto é algo que mude a tua perspetiva de alguma forma.

Pessoalmente (isto do meu ponto de vista e experiência do Técnico, não da UAlg), as cadeiras mais difíceis são sem dúvidas as cadeiras de matemática (álgebra e cálculos) porque o resto do curso acho que é relativamente fácil por isso tens de também perceber se consideras o curso difícil e porquê.

Dito isto tudo, se não te identificas com o curso, muda! Não vale a pena estares 3 anos a "sofrer" quando tens outras opções disponíveis.

Boa sorte e estás à vontade para me mandar MP se tiveres perguntas relativamente à mudança de curso ou a Eng. Informática!

brunoviana

Membro
Matrícula
25 Fevereiro 2019
Curso
Física
Instituição
FCUP
Olá a todos.

Olá.

Eu passei por algo um pouco semelhante e, por isso, vou contar-te para que tu não te sintas só.
No ano passado, eu fiquei colocado na 1° fase em Ciências da Computação, e fui para esse curso apenas, em parte, porque a minha mãe me dizia desde o 9° ano uma vez que passava muito tempo no PC e tal. No entanto, no momento em que fiquei colocado, eu senti que não queria aquele curso. Eu fui às aulas mas apenas me identificava com as UCs de Matemática e, inclusive, o professor se Programação Funcional fez-me sentir que não pertencia e isso teve muito peso em mim. Sendo assim, eu candidatei-me a Economia na 3° fase e fiquei colocado em Matemática. Após isso, eu senti-me perdido e deixei de ir às aulas. Como estudei CSE, eu pensava "se não for Matemática, então o que é que eu vou estudar?". Nesse momento, eu decidi explorar o mundo à minha volta e descobri o mundo fascinante da Física. Em agosto, candidatei-me a Física e entrei. Quando recebi o e-mail a dizer que fui colocado, eu fiquei tão contente que cheguei a saltar de alegria. Porém, não foi assim tão linear. Em agosto, também pedi transferência de curso para Economia porque tinha medo uma vez que dizem que Física é muito difícil. Nesse momento, eu senti-me muito deprimido porque eu estava apaixonado por física. Eu sofri de depressão e, muitas vezes, a única coisa que me fazia sair da cama era pensar que ia estudar física. Agora, no presente, eu estou muito contente com a decisão de estudar Física.

A verdade é que todos os cursos superiores são difíceis. Alguns menos difíceis e outros mais difíceis. Contudo, eu acho que o importante é ter paixão uma vez que é a paixão que nos inspira a trabalhar arduamente e a puxar-mos por nós. Ser muito difícil significa que tens que dedicar mais tempo. Essa ideia de que se tem que nascer com uma certa disposição para uma área é totalmente errada. Aconselho a leitura do livro "Peak" de Anders Ericsson.

Relativamente ao mercado de trabalho, facilmente se arranja um emprego com uma licenciatura uma vez que desenvolves várias capacidades durante a licenciatura que farão com que os empregadores tenham interesse em ti.

Eu aconselho-te a falares com os teus pais e dizeres-lhes como te sentes em relação ao curso. O que os meus pais querem é o melhor para mim e que seja a melhor versão de mim mesmo. E eu acredito que os teus pensam da mesma forma.

Desejo-te boa sorte!
Se precisares de alguma coisa, basta dizeres!

P.S.: se quiseres explorar o mundo da economia, eu recomendo a leitura do livro "Uma breve história da Economia" de Niall Kishtainy e, deste modo, ficas com uma ideia do que se estuda numa licenciatura em Economia.