Acredito que fiz a decisão errada, e agora?

Obrigada! E já falei com ele :)
Alguma coisa que precises, dispõe! Vindo eu de um curso onde as perspectivas de empregabilidade não são fáceis, tenho a dizer-te que as oportunidades também se criam, muito ao longo do curso também, pelo que, se estiveres empenhada em querer estudar um determinado assunto e desempenhar uma determinada função, não é má ideia tentares, independentemente dos comentários mais desinformados que te possam dar. Se achares que preferirias outra área, desejo-te a maior das sortes caso vás fazer outros exames e tudo mais ☺

Se decidisse ir por esse caminho talvez tivesse explicações também... tenho é receio de ser "julgada"

Ninguém julga, já ouvi pessoal na minha faculdade a dizer que veio de LH, por exemplo e ninguém julga.

Se decidisse ir por esse caminho talvez tivesse explicações também... tenho é receio de ser "julgada"
Aconselho a procurares os tópicos dos candidatos para medicina, vais ver casos de pessoas que querem seguir o sonho delas e que têm explicações, repetem exames, etc.
Se tiveres possibilidades, segue o que gostares mais e o que te faz mais feliz.

ahahah obrigada! por acaso conheces alguém de uma área de secundario que acabou por seguir um curso superior oposto?
Eu tinha uma colega no 12º ano (CT) que seguiu Direito.
Post automatically merged:

Se tiveres possibilidades, segue o que gostares mais e o que te faz mais feliz.
é isto, seja em que área for!

Última edição:
  • Like
Reactions: Edgar H
Eu sei que é um bocadinho tarde estar a falar aqui, mas por exemplo eu saí agora de CT e candidatei-me à faculdade de letras de Lisboa. E concordo com o que o @Edgar H disse, realmente muitas pessoas pensam que "ciências é que é o melhor". Acontece que, na minha opinião, o curso em si é muito difícil, não por ter disciplinas complicadas como matemática A ou FQ, mas por ter algumas disciplinas que, sinceramente, não nos vai servir para nada (tipo filosofia...) para quem quer seguir engenharias e coisas relacionadas a ciências e saúde. Ou seja, pessoas que chegam lá, à partida (e não pessoas como eu xD), já sabem que querem seguir medicina ou biologia ou engenharia, por exemplo, e depois têm de levar com disciplinas que não se interessam por não serem da área delas (não digo que não são disciplinas importantes, atenção). Por outo lado, se não fosse aquele Português igual ao de LH se calhar não conseguiria fazer o exame (que fiz lá em 2018). Portanto, no meio disto tudo, acho que o curso acabou por me ajudar, mas só porque eu não sabia o que queria fazer da vida e era má a matemática.
Com isto não estou a dizer que não conseguirias fazer disciplinas de CT estando em LH, só estou mesmo a expressar o meu ponto de vista de como foram os meus anos do secundário. Acredito que alguém que escolhesse o curso errado, como eu, seria capaz de fazer outra coisa qualquer. No fundo, não é bem o secundário que importa, com um pouco de esforço tudo se consegue! :)

Acontece que, na minha opinião, o curso em si é muito difícil, não por ter disciplinas complicadas como matemática A ou FQ, mas por ter algumas disciplinas que, sinceramente, não nos vai servir para nada (tipo filosofia...) para quem quer seguir engenharias e coisas relacionadas a ciências e saúde.

Vou só comentar que fico surpreendido por uma pessoa que vai seguir um curso de letras e que deveria saber apreciar a importância da interdisciplinaridade e da abrangência da formação secundária achar que Filosofia é uma disciplina que não vai servir para nada no que diz respeito às pessoas que vão seguir cursos de ciências. Basta pensar na Ética, que é extremamente importante em qualquer área (a saúde é um bom exemplo) e nas competências de pensamento crítico que também são fornecidas pela disciplina de Filosofia. 😉

Vou só comentar que fico surpreendido por uma pessoa que vai seguir um curso de letras e que deveria saber apreciar a importância da interdisciplinaridade e da abrangência da formação secundária achar que Filosofia é uma disciplina que não vai servir para nada no que diz respeito às pessoas que vão seguir cursos de ciências. Basta pensar na Ética, que é extremamente importante em qualquer área (a saúde é um bom exemplo) e nas competências de pensamento crítico que também são fornecidas pela disciplina de Filosofia. 😉

Ora nem mais, como a minha professora costumava dizer: "Em regime de ditadura, filosofia é a primeira disciplina a ser banida", por alguma razão é ☺

Não podia concordar mais . Muitos alunos de ciências e tecnologias tendem a descartar disciplinas como filosofia e português quando estas na verdade são importantíssimas. A filosofia dá nos aptidões para termos espírito crítico e pensarmos sobre os assuntos ( característica esta essencial para todas as pessoas que seguem cursos como engenharias e a área da investigação científica). Igualmente a ética é importantíssima na investigação ( vou ter uma cadeira da mesma e considero essencial)
Para além disso defendo que o português é a base de tudo . Quantas vezes não percebi alguma pergunta não por causa da sua complexidade científica mas sim pela forma como estava formulada a questão. O português dá nos bases em todos os sentidos. Não conheço aluno universitário que não precise de se expressar bem linguisticamente tanto para realizar os testes e exames como também para se expressar perante colegas e professores!

Quando eu disse que achava que Filosofia não era necessária nesse curso, não disse que não era importante. Não sei o que deram na vossa Filosofia, mas na minha não dávamos propriamente pensamento crítico (aqueles exemplos de quereres dar a tua opinião no teste e depois não te darem cotação toda porque "estás errado"). Damos uma carrada de autores e as suas teorias, mas na prática não podemos expôr bem a nossa opinião (foi o que aconteceu comigo, pelo menos). Nunca disse que filosofia não era importante, só disse que, pela minha experiência, as pessoas achavam que era uma disciplina para "encher chouriço", já que outros cursos são mais focados. Claro que Filosofia é importante, bem como tudo o que tiveram a dizer até agora. Aliás, eu disse mesmo em parentesis o contrário, mas enfim, se calhar expressei-me mal.

Ou seja, o que eu estou a querer dizer é que, posso-me ter expressado mal, mas eu nunca quis dizer que Filosofia não é importante.

Não sei o que deram na vossa Filosofia, mas na minha não dávamos propriamente pensamento crítico (aqueles exemplos de quereres dar a tua opinião no teste e depois não te darem cotação toda porque "estás errado"). Damos uma carrada de autores e as suas teorias, mas na prática não podemos expôr bem a nossa opinião (foi o que aconteceu comigo, pelo menos).

Tiveste azar. Isso é a antítese do que deve ser a Filosofia, que envolve sempre uma tomada de posição e sua justificação. É pena que isto aconteça.

Tiveste azar. Isso é a antítese do que deve ser a Filosofia, que envolve sempre uma tomada de posição e sua justificação. É pena que isto aconteça.
Exato, mas eu disse sempre que era a minha opinião e experiência, não disse que era universal