Adaptação ao Secundário - Curso de Ciências e Tecnologia

   

Mr. Pancakes

Membro Dux
Matrícula
6 Julho 2018
Mensagens
995
Curso
Ciências e Tecnologia
Boa noite!
Entrei este ano para o ensino secundário e escolhi o curso de Ciências e Tecnologias.
Eu sabia que era difícil, mas, no entanto, estava a contar ter melhores resultados, porque terminei o 9º ano com notas muito boas!
Agora, já passou a primeira ronda de testes e apercebi me que algo não estava a correr bem. Como neste fórum, muitos de vocês já passaram pelo que eu estou a passar, estou com esperanças que vocês me possam dar algumas dicas de como lidar melhor com isto tudo e com a adaptação a este novo ciclo...

Português
Eu, na parte da gramática, até me costumo safar. As composições, normalmente, até me correm bem. O meu verdadeiro problema a português é a interpretação. Tenho sempre todas as respostas incompletas. Quando vou ver a correção, para tentar perceber o que me falhou, não consigo perceber como era suposto eu saber que tinha que dizer aquilo tudo.... Perco-me sempre nas perguntas de interpretação, porque não sei bem o que tenho de referir, e, à pala disso, perco bastantes valores. A apresentação oral, que vou ter que fazer este ano, sinto que não vai correr muito bem, porque, tal como em anos anteriores, eu limito-me a decorar e a despejar e fico muito nervoso e aquilo não sai fluentemente. Mas também não consigo simplesmente ter tópicos em mente desenvolvê-los... Por isso preciso de ajuda nestas coisas... :(

Matemática
A Matemática A não tem nada a haver com a Matemática do básico... Tirava muito boas notas a Matemática, mas, este ano, calhou me a professora mais exigente da escola e é muito difícil tirar boas notas com ela... Eu pratico uma carrada de exercícios, procuro os mais difíceis, mas isso parece que não basta, pois ela põe uns ainda mais difíceis. Não sei mesmo como é que hei de dar a volta este obstáculo...

Inglês
Esta é a única disciplina que, para já, não me está a desiludir. A minha stora é bué simpática e faz testes super acessíveis... No entanto, receio que não seja sempre assim... A dificuldade de Inglês ao longo do secundário vai mudar bruscamente ou não?

Biologia e Geologia
Arrisco-me a dizer que esta está a ser a pior disciplina do secundário... Foi nesta disciplina que tirei a minha nota mais baixa de sempre... Em primeiro lugar, o método de estudo que usava para ciências com esta disciplina não dá em nada... Por mais que estude, chego ao teste tenho de interpretar e analisar textos, gráficos e imagens e não sei nem um bocadinho bom nisso! Os textos com o seu vocabulário científico e termos estranhos baralham me todo e chego às escolhas múltiplas e fico dividido entre duas, acabando sempre por optar pela errada. Por fim, há as questões de desenvolvimento, na qual fico completamente à toa sobre o que referir. Não sei os tópicos que tenho de desenvolver e não consigo perceber bem o que a pergunta me pede. No primeiro teste, que fiz tive perguntas nas quais tive 0. Eu estudei as fichas que a stora deu, li o livro, fiz os seus exercícios, procurei exercícios na net e até fiz alguns do IAVE. Contudo, o teste correu mal na mesma... Não sei como é que vou subir esta nota...

Físico - Química

Adoro a matéria que damos nesta disciplina e conseguir perceber como as coisas funcionam. Todavia, o teste foi mais difícil do que eu estava preparado. Eu fiz imensoooos exercícios, li o livro, fiz o caderno de atividades e tudo e mais alguma coisa. Conclusão: foi o primeiro (e espero que seja o último) teste do qual saí a chorar, o teste era enorme, não tinha tempo para pensar bem nos exercícios e não conseguia chegar rapidamente à resposta. Então, vi-me obrigado a pôr as últimas escolhas múltiplas ao calhas e deixar uns quantos exercícios por acabar. Nunca saí dum teste tão destroçado, pensei que ia ter negativa, mas felizmente não tive. Sei que me faltou a rapidez, mas também sei que faltou algo mais. Só não sei bem o quê. Não sei como é que hei de melhorar o meu raciocínio e a minha rapidez. E preciso de sugestões para também esta disciplina correr melhor...

Filosofia
Esta é a disciplina nova e, como tal, era a disciplina na qual eu estava mais curioso para saber como me iria correr. Saí do teste confiante, porque consegui mostrar a minha opinião nas várias perguntas e acho que a justifiquei corretamente. A stora ainda não disse bem as notas, mas disse-me que a minha foi acima de 16. Fiquei um bocado triste, pois senti que tinha trabalhado para mais. Não sei o que é que me falta desenvolver....

Educação Física
A nova disciplina a contar para a média, que também duvido que me ajude em alguma coisa. Aliás, penso que só me vai descer mais a média. Em geral, não sou bom a desporto: não sou bom em Ginástica, sou um péssimo futebolista e é raro encontrar um desporto em que sou bom (e nos que sou, como a natação, não sou avaliado). Espero que a minha stora dê uma grande relevância ao empenho, porque, sinceramente, deve ser a única coisa que me safa. O pior no desporto são mesmo os testes de Fitnessgram (o Vai e Vem então é o pior de todos eles) e não sei como hei também de melhorar a minha condição física...



Ainda não sei o que quero seguir, só sei que pretendia ter uma média acima de 18, para conseguir ter um amplo leque de opções para escolher quando fosse para a universidade. Fiquei também um bocado inseguro entre ir para Biologia ou para Geometria. Mas decidi ir para Biologia, porque há uma maior variedade de opções e ,daqui a uns anos, até me posso fascinar mais por Medicina ou por outra coisa qualquer que envolva BG. Preciso de dicas para sobreviver ao secundário. E obrigado por terem paciência para ter lido este testamento.
 
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Boa noite!
Entrei este ano para o ensino secundário e escolhi o curso de Ciências e Tecnologias.
Eu sabia que era difícil, mas, no entanto, estava a contar ter melhores resultados, porque terminei o 9º ano com notas muito boas!
Agora, já passou a primeira ronda de testes e apercebi me que algo não estava a correr bem. Como neste fórum, muitos de vocês já passaram pelo que eu estou a passar, estou com esperanças que vocês me possam dar algumas dicas de como lidar melhor com isto tudo e com a adaptação a este novo ciclo...

Português
Eu, na parte da gramática, até me costumo safar. As composições, normalmente, até me correm bem. O meu verdadeiro problema a português é a interpretação. Tenho sempre todas as respostas incompletas. Quando vou ver a correção, para tentar perceber o que me falhou, não consigo perceber como era suposto eu saber que tinha que dizer aquilo tudo.... Perco-me sempre nas perguntas de interpretação, porque não sei bem o que tenho de referir, e, à pala disso, perco bastantes valores. A apresentação oral, que vou ter que fazer este ano, sinto que não vai correr muito bem, porque, tal como em anos anteriores, eu limito-me a decorar e a despejar e fico muito nervoso e aquilo não sai fluentemente. Mas também não consigo simplesmente ter tópicos em mente desenvolvê-los... Por isso preciso de ajuda nestas coisas... :(

Matemática
A Matemática A não tem nada a haver com a Matemática do básico... Tirava muito boas notas a Matemática, mas, este ano, calhou me a professora mais exigente da escola e é muito difícil tirar boas notas com ela... Eu pratico uma carrada de exercícios, procuro os mais difíceis, mas isso parece que não basta, pois ela põe uns ainda mais difíceis. Não sei mesmo como é que hei de dar a volta este obstáculo...

Inglês
Esta é a única disciplina que, para já, não me está a desiludir. A minha stora é bué simpática e faz testes super acessíveis... No entanto, receio que não seja sempre assim... A dificuldade de Inglês ao longo do secundário vai mudar bruscamente ou não?

Biologia e Geologia
Arrisco-me a dizer que esta está a ser a pior disciplina do secundário... Foi nesta disciplina que tirei a minha nota mais baixa de sempre... Em primeiro lugar, o método de estudo que usava para ciências com esta disciplina não dá em nada... Por mais que estude, chego ao teste tenho de interpretar e analisar textos, gráficos e imagens e não sei nem um bocadinho bom nisso! Os textos com o seu vocabulário científico e termos estranhos baralham me todo e chego às escolhas múltiplas e fico dividido entre duas, acabando sempre por optar pela errada. Por fim, há as questões de desenvolvimento, na qual fico completamente à toa sobre o que referir. Não sei os tópicos que tenho de desenvolver e não consigo perceber bem o que a pergunta me pede. No primeiro teste, que fiz tive perguntas nas quais tive 0. Eu estudei as fichas que a stora deu, li o livro, fiz os seus exercícios, procurei exercícios na net e até fiz alguns do IAVE. Contudo, o teste correu mal na mesma... Não sei como é que vou subir esta nota...

Físico - Química
Adoro a matéria que damos nesta disciplina e conseguir perceber como as coisas funcionam. Todavia, o teste foi mais difícil do que eu estava preparado. Eu fiz imensoooos exercícios, li o livro, fiz o caderno de atividades e tudo e mais alguma coisa. Conclusão: foi o primeiro (e espero que seja o último) teste do qual saí a chorar, o teste era enorme, não tinha tempo para pensar bem nos exercícios e não conseguia chegar rapidamente à resposta. Então, vi-me obrigado a pôr as últimas escolhas múltiplas ao calhas e deixar uns quantos exercícios por acabar. Nunca saí dum teste tão destroçado, pensei que ia ter negativa, mas felizmente não tive. Sei que me faltou a rapidez, mas também sei que faltou algo mais. Só não sei bem o quê. Não sei como é que hei de melhorar o meu raciocínio e a minha rapidez. E preciso de sugestões para também esta disciplina correr melhor...

Filosofia
Esta é a disciplina nova e, como tal, era a disciplina na qual eu estava mais curioso para saber como me iria correr. Saí do teste confiante, porque consegui mostrar a minha opinião nas várias perguntas e acho que a justifiquei corretamente. A stora ainda não disse bem as notas, mas disse-me que a minha foi acima de 16. Fiquei um bocado triste, pois senti que tinha trabalhado para mais. Não sei o que é que me falta desenvolver....

Educação Física
A nova disciplina a contar para a média, que também duvido que me ajude em alguma coisa. Aliás, penso que só me vai descer mais a média. Em geral, não sou bom a desporto: não sou bom em Ginástica, sou um péssimo futebolista e é raro encontrar um desporto em que sou bom (e nos que sou, como a natação, não sou avaliado). Espero que a minha stora dê uma grande relevância ao empenho, porque, sinceramente, deve ser a única coisa que me safa. O pior no desporto são mesmo os testes de Fitnessgram (o Vai e Vem então é o pior de todos eles) e não sei como hei também de melhorar a minha condição física...



Ainda não sei o que quero seguir, só sei que pretendia ter uma média acima de 18, para conseguir ter um amplo leque de opções para escolher quando fosse para a universidade. Fiquei também um bocado inseguro entre ir para Biologia ou para Geometria. Mas decidi ir para Biologia, porque há uma maior variedade de opções e ,daqui a uns anos, até me posso fascinar mais por Medicina ou por outra coisa qualquer que envolva BG. Preciso de dicas para sobreviver ao secundário. E obrigado por terem paciência para ter lido este testamento.
Como venho de uma área diferente, só te vou poder ajudar em algumas disciplinas :p Quanto a educação física, empenha-te tanto quanto possas porque conta para a tua média. Nunca fui excecionalmente boa a educação física e o meu prof era algo exigente mas com esforço consegui fazer a disciplina com 15. Se não consegues passar de um certo nível, é normal que isso te vá mexer umas décimas na média final, mas penso que não tens com que te preocupar porque julgo que o impacto desta disciplina voltar a contar pra média vai ser a descida de umas décimas.
Começares Filosofia com uma nota acima de 16 já é algo muito bom, com o tempo vais entendendo melhor o que é pedido e provavelmente subir (consegui fazer a disciplina sempre com 19, embora descendo num teste ou outro dei um esforço no teste seguinte e foi sempre mantendo). A minha técnica de resposta sempre foi muito elogiada nas disciplinas, por isso a maior dica que tenho é estruturares bem a tua resposta - tem um princípio introdutório, o desenvolvimento e um final, de forma a estar muito claro a ideia que estás a expressar.
Inglês não mudou genuinamente nada, aumentou um pouco a exigência porque a minha prof exigia um domínio oral maiorzinho que o que tive no básico, mas a nível de temas é bastante linear. Uma coisa excelente que ela fazia era calcular a tua média dos vários parâmetros - oralidade, compreensão auditiva, escrita, interpretação e gramática, e assim dava sempre noção do que se tinha a melhorar para a nota. Provavelmente a tua prof não o faz, mas tenta ver nos teus testes, para teres uma ideia de onde te deves focar. Fiz isso e acabei a disciplina com 20.
Português foi a disciplina onde tive uma maior irregularidade, fiquei com um prof muito bom porque me obrigou a crescer mas muito exigente. Comecei com testes a rondar o 15 e aconteceu-me exatamente o que te aconteceu a ti - ficava confusa porque é que tinha que chegar àquilo tudo a partir do texto. O que fiz pra melhorar foi ver correções, procurar análises e treinar em aula. Julgo que é mesmo algo que melhora com o tempo, no final do ano já rondava o 18 facilmente e do 11º para a frente não tirei menos que 19's. Envolve leres e estares enquadrado historicamente na obra, torna-se muito mais fácil de entender.
Quanto a apresentações orais, a minha dica é, no caso de te sentires mais nervoso e tímido, prepares muito bem a tua apresentação. Faz um powerpoint simples, com ideias chave, imagens, nada de slides muito palavrosos nem citações de livros demasiado longas. Usa algumas citações para demonstrares certas partes pertinentes do livro/tema que estás a apresentar e pede a algum colega para ler (geralmente, os profs gostam deste tipo de interação). A esse powerpoint associas um guião, escreves numa folha tudo o que precisas dizer a comceçar pelo início "Hoje vou apresentar tema x" até ao fim da apresentação. Pegas nesse texto e treina em frente a um espelho. Quando estiveres mais à vontade, caminha um pouco e vai falando. No dia da apresentação, leva essa folha sublinhando só os tópicos importantes para o caso de te perderes e evitas ao máximo olhar para a folha. Regra geral, os profs n levam a mal teres um corpus do trabalho perto e ti, desde que não estejas constantemente a ler.
 
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Entrei este ano para o ensino secundário e escolhi o curso de Ciências e Tecnologias.
Eu sabia que era difícil, mas, no entanto, estava a contar ter melhores resultados, porque terminei o 9º ano com notas muito boas!
Agora, já passou a primeira ronda de testes e apercebi me que algo não estava a correr bem. Como neste fórum, muitos de vocês já passaram pelo que eu estou a passar, estou com esperanças que vocês me possam dar algumas dicas de como lidar melhor com isto tudo e com a adaptação a este novo ciclo...

Português
Eu, na parte da gramática, até me costumo safar. As composições, normalmente, até me correm bem. O meu verdadeiro problema a português é a interpretação. Tenho sempre todas as respostas incompletas. Quando vou ver a correção, para tentar perceber o que me falhou, não consigo perceber como era suposto eu saber que tinha que dizer aquilo tudo.... Perco-me sempre nas perguntas de interpretação, porque não sei bem o que tenho de referir, e, à pala disso, perco bastantes valores. A apresentação oral, que vou ter que fazer este ano, sinto que não vai correr muito bem, porque, tal como em anos anteriores, eu limito-me a decorar e a despejar e fico muito nervoso e aquilo não sai fluentemente. Mas também não consigo simplesmente ter tópicos em mente desenvolvê-los... Por isso preciso de ajuda nestas coisas... :(

Matemática
A Matemática A não tem nada a haver com a Matemática do básico... Tirava muito boas notas a Matemática, mas, este ano, calhou me a professora mais exigente da escola e é muito difícil tirar boas notas com ela... Eu pratico uma carrada de exercícios, procuro os mais difíceis, mas isso parece que não basta, pois ela põe uns ainda mais difíceis. Não sei mesmo como é que hei de dar a volta este obstáculo...

Inglês
Esta é a única disciplina que, para já, não me está a desiludir. A minha stora é bué simpática e faz testes super acessíveis... No entanto, receio que não seja sempre assim... A dificuldade de Inglês ao longo do secundário vai mudar bruscamente ou não?

Biologia e Geologia
Arrisco-me a dizer que esta está a ser a pior disciplina do secundário... Foi nesta disciplina que tirei a minha nota mais baixa de sempre... Em primeiro lugar, o método de estudo que usava para ciências com esta disciplina não dá em nada... Por mais que estude, chego ao teste tenho de interpretar e analisar textos, gráficos e imagens e não sei nem um bocadinho bom nisso! Os textos com o seu vocabulário científico e termos estranhos baralham me todo e chego às escolhas múltiplas e fico dividido entre duas, acabando sempre por optar pela errada. Por fim, há as questões de desenvolvimento, na qual fico completamente à toa sobre o que referir. Não sei os tópicos que tenho de desenvolver e não consigo perceber bem o que a pergunta me pede. No primeiro teste, que fiz tive perguntas nas quais tive 0. Eu estudei as fichas que a stora deu, li o livro, fiz os seus exercícios, procurei exercícios na net e até fiz alguns do IAVE. Contudo, o teste correu mal na mesma... Não sei como é que vou subir esta nota...

Físico - Química
Adoro a matéria que damos nesta disciplina e conseguir perceber como as coisas funcionam. Todavia, o teste foi mais difícil do que eu estava preparado. Eu fiz imensoooos exercícios, li o livro, fiz o caderno de atividades e tudo e mais alguma coisa. Conclusão: foi o primeiro (e espero que seja o último) teste do qual saí a chorar, o teste era enorme, não tinha tempo para pensar bem nos exercícios e não conseguia chegar rapidamente à resposta. Então, vi-me obrigado a pôr as últimas escolhas múltiplas ao calhas e deixar uns quantos exercícios por acabar. Nunca saí dum teste tão destroçado, pensei que ia ter negativa, mas felizmente não tive. Sei que me faltou a rapidez, mas também sei que faltou algo mais. Só não sei bem o quê. Não sei como é que hei de melhorar o meu raciocínio e a minha rapidez. E preciso de sugestões para também esta disciplina correr melhor...

Filosofia
Esta é a disciplina nova e, como tal, era a disciplina na qual eu estava mais curioso para saber como me iria correr. Saí do teste confiante, porque consegui mostrar a minha opinião nas várias perguntas e acho que a justifiquei corretamente. A stora ainda não disse bem as notas, mas disse-me que a minha foi acima de 16. Fiquei um bocado triste, pois senti que tinha trabalhado para mais. Não sei o que é que me falta desenvolver....

Educação Física
A nova disciplina a contar para a média, que também duvido que me ajude em alguma coisa. Aliás, penso que só me vai descer mais a média. Em geral, não sou bom a desporto: não sou bom em Ginástica, sou um péssimo futebolista e é raro encontrar um desporto em que sou bom (e nos que sou, como a natação, não sou avaliado). Espero que a minha stora dê uma grande relevância ao empenho, porque, sinceramente, deve ser a única coisa que me safa. O pior no desporto são mesmo os testes de Fitnessgram (o Vai e Vem então é o pior de todos eles) e não sei como hei também de melhorar a minha condição física...



Ainda não sei o que quero seguir, só sei que pretendia ter uma média acima de 18, para conseguir ter um amplo leque de opções para escolher quando fosse para a universidade. Fiquei também um bocado inseguro entre ir para Biologia ou para Geometria. Mas decidi ir para Biologia, porque há uma maior variedade de opções e ,daqui a uns anos, até me posso fascinar mais por Medicina ou por outra coisa qualquer que envolva BG. Preciso de dicas para sobreviver ao secundário. E obrigado por terem paciência para ter lido este testamento.


Olá!!
Queria-te dizer que eu também entrei este ano no 10º em ciências e tecnologia e tive exatamente os mesmos problemas que tu sendo especifica em cada disciplina
Português: Tive 11,4 no primeiro teste e atenção que eu era aluna de oitentas a todas as disciplinas no básico. Para começar eu não gosto de poesia mas ainda assim sempre fora a matéria que mais me desenrascava, neste teste eu tive a gramática toda certa, tive 37 valores de 40 na composição, já podes imaginar o que me falhou... a interpretação valia 8 valores e eu perdi 5. Fiz agora o 2 teste e aconteceu-me a mesma coisa, o que eu te posso dizer é que se calhar q deixas-te de dar a poesia e começas-te a dar fernão lopes, o que saíra no teste tu já sabes será um dos episódios que deste nas aulas, então poe-te atento ao que o professor diz e para saberes quais são os episódios mais importante.

Inglês: Para te ser sincera sempre, inglÊs foi a minha maior surpresa pensava que era a disciplina a q ia ter mais dificuldade no secundário porque no básico tirava cinquentas, só no 9º é que começei a subir... e no primeiro teste tive 16.2.... Não acho que irá piorar daqui para a frente

Biologia: Calhou-me a professora mais exigente da escola, que também é a minha DT, no 1º teste tiver 13,8 e posso-te dizer que não estava à espera quando eu fiz o teste correu-me super bem, mas depois quando vi os critérios estava as escolhas múltiplas tudo ao contrário e o meu teste só dava para 9, o que me salvou foi as perguntas de desenvolvimento q consegui quase a pontuação máxima. Fiz agora o 2 teste e tive o mesmo problema com as escolhas múltiplas, mas não vou desesperar. O que te aconselho é que compres o livro do iave e falas os exercicos e treines as pergntas de desenvolvimento, a minha stora desde o inicio do 10º ano que nos obriga a dividir as perguntas de desenvolvimento por tópicos, e a contares a história da carochinha, ou seja, divides por topicos, depois defines o 1 tópico e depois o 2, depois relacionas os 2. Aconselho-te também a fazer uma capa para as disciplinas mais importantes, fq, mat, bio.


Filosifa: Eu a filosofia tive 16,2 fiquei desiludida pois eu sabia a matéria toda, mas quando fiz o teste percebi que a minha maneira de fazer as respostas não é a mais correta e ás vezes confunde o que me acabou prejudicar, tou a contar subir neste teste onde sairá toda a lógica e argumentes, tenho teste terça, e como é mais à base de calculos faço contas de tirar um 17 para depois com comportamento conseguir ter 17 no final do período. Aconselho-te é a fazeres os exercicos do manual para treinares a tua escrita e a fazeres esquemas.

Fisico-Quimica: De longe a minha maior desilusão, não vale a pena falar porque é exatamente o que te aconteceu a ti, não tive tempo para acabar o teste (pela primeira vez tenho notado que tenho tido dificuldade em controlar o tempo nos testes_) eu sabia super bem a matéria, fiz os exercicos do manual, c.a. as fichas q a stora mandava e espetei-me no teste. Parecia tudo chinês e só la para o fim e que acordei, fiz as de desenvolvimento e calculos e não tive a cotação toda por coisas estupidas como equações do 1 grau e isso. Mas o que me lixou foi as escolhas multiplas, foi onde perdi mais tempo a pensar e excluia sempre para duas opçes e punha sempre a errada. Tive 8.6 eu nunca tinha tido abaixo de 70 a fq, a stora preocupou-se muito comigo e fisse que tambem ja teve alunos q nem chegaram ao 8 no primeiro teste e acabaram o 12º com 18. Por isso não stresses, compra o iave proque ajuda muito, se puderes vai acompanhando a matéria diariamente e se precisares de explicaçoes elas tambem ajudam.


Matematica: Tive 13,5 no primeiro teste foi o teste q quando o fiz melhor me correu e foi uma desilusão, a minha professora corta em tudo. e ela faz testes com poucos exercicos mas muitas alineas, então se falhas um calculo noma alinea condiciona-te as outras todas e foi isso qu me aconteceu por pdoai ter tido um 16,6. Eu no 2 periodo irei para uma explicadora, mas percebi que no 10 ano não é só fazer calculos mas sim estudar a teoria para saberes interpretar os exercicos.
Eu entrei na psicologa que para elm de me dar motivação que é que me anda a faltar, faz-me um horario de estudo semanal consoante as minhas atividades. é algo que te aconselho
qualquer coisa, conselhos, tirares duvidas, meu e-mail é acab2809@outlook.pt
 
Como venho de uma área diferente, só te vou poder ajudar em algumas disciplinas :p Quanto a educação física, empenha-te tanto quanto possas porque conta para a tua média. Nunca fui excecionalmente boa a educação física e o meu prof era algo exigente mas com esforço consegui fazer a disciplina com 15. Se não consegues passar de um certo nível, é normal que isso te vá mexer umas décimas na média final, mas penso que não tens com que te preocupar porque julgo que o impacto desta disciplina voltar a contar pra média vai ser a descida de umas décimas.
Começares Filosofia com uma nota acima de 16 já é algo muito bom, com o tempo vais entendendo melhor o que é pedido e provavelmente subir (consegui fazer a disciplina sempre com 19, embora descendo num teste ou outro dei um esforço no teste seguinte e foi sempre mantendo). A minha técnica de resposta sempre foi muito elogiada nas disciplinas, por isso a maior dica que tenho é estruturares bem a tua resposta - tem um princípio introdutório, o desenvolvimento e um final, de forma a estar muito claro a ideia que estás a expressar.
Inglês não mudou genuinamente nada, aumentou um pouco a exigência porque a minha prof exigia um domínio oral maiorzinho que o que tive no básico, mas a nível de temas é bastante linear. Uma coisa excelente que ela fazia era calcular a tua média dos vários parâmetros - oralidade, compreensão auditiva, escrita, interpretação e gramática, e assim dava sempre noção do que se tinha a melhorar para a nota. Provavelmente a tua prof não o faz, mas tenta ver nos teus testes, para teres uma ideia de onde te deves focar. Fiz isso e acabei a disciplina com 20.
Português foi a disciplina onde tive uma maior irregularidade, fiquei com um prof muito bom porque me obrigou a crescer mas muito exigente. Comecei com testes a rondar o 15 e aconteceu-me exatamente o que te aconteceu a ti - ficava confusa porque é que tinha que chegar àquilo tudo a partir do texto. O que fiz pra melhorar foi ver correções, procurar análises e treinar em aula. Julgo que é mesmo algo que melhora com o tempo, no final do ano já rondava o 18 facilmente e do 11º para a frente não tirei menos que 19's. Envolve leres e estares enquadrado historicamente na obra, torna-se muito mais fácil de entender.
Quanto a apresentações orais, a minha dica é, no caso de te sentires mais nervoso e tímido, prepares muito bem a tua apresentação. Faz um powerpoint simples, com ideias chave, imagens, nada de slides muito palavrosos nem citações de livros demasiado longas. Usa algumas citações para demonstrares certas partes pertinentes do livro/tema que estás a apresentar e pede a algum colega para ler (geralmente, os profs gostam deste tipo de interação). A esse powerpoint associas um guião, escreves numa folha tudo o que precisas dizer a comceçar pelo início "Hoje vou apresentar tema x" até ao fim da apresentação. Pegas nesse texto e treina em frente a um espelho. Quando estiveres mais à vontade, caminha um pouco e vai falando. No dia da apresentação, leva essa folha sublinhando só os tópicos importantes para o caso de te perderes e evitas ao máximo olhar para a folha. Regra geral, os profs n levam a mal teres um corpus do trabalho perto e ti, desde que não estejas constantemente a ler.


Antes demais, quero agradecer teres tido a disponibilidade que tiveste para leres aquilo tudo.
A Educação Física vou realmente empenhar-me ao máximo e ver se tiro boas notas nos testes escritos.
Inglês também me está a correr muito bem, embora seja a disciplina que estude menos... Amanhã tenho teste e já dei uma revisão na matéria e vi os meus erros no último teste e pode ser que tenha ainda melhor que 19.7 :)
Português para mim é um bicho de 7 cabeças. Apesar de a minha stora ser bué simpática, ela não explica muito bem e, por isso, não sei muito bem como melhor... Quem me dera ter essas notas a português... Recebi um 16.5 e não fiquei nada satisfeito... Não sei se alguma vez vou conseguir melhorar as minhas respostas, mas vou dar o meu melhor para as fazer o mais completas possível e vou limitar-me também a decorar as características das cantigas de amor e de escárnio e mal dizer....(não sei se é um bom método, mas não sei como mais estudar)
Quanto à apresentação vou realmente tentar preparar me o melhor possível e treinar o meu "à vontade" e pode ser que, com sorte, dia 10 tenha uma excelente apresentação.
E, mais uma vez, obrigado pela tua ajuda!
 
Olá!
Inglês e Filosofia são sempre tranquilos. Para a primeira vê filmes e ouve boa música e a para a segunda faz bons resumos. Para as outras:

Português:
A tua nota vai sempre depende muito do estilo do professor. Procura adaptar-te, achar o vocabulário que ele/ela mais gosta, e claro saber bem analisar as obras. Detesto dizer isto, mas há professores que gostam muito de palha... Se achares que tens tido as respostas incompletas por falta de objetividade, experimenta desenvolver mais as ideias, mesmo que pareça redundante.

Matemática:
Não deixar nenhuma dúvida por tirar, chegar a casa e fazer o máximo de exercícios.

Físico-Química:
A melhor disciplina do secundário, um misto de teoria e prática, belo e refinado. Procura saber bem as fórmulas e o porquê de elas existirem. Claro, fazer exercícios também, mas não em dose tão elevada como matemática.

Biologia/Geologia:
O bicho de sete cabeças (pelo menos para mim). Sempre muito relativa e com inovações de tirar um gajo do sério... Recomendo que compres um livro de preparação de exame com resumos para te ajudar a sistematizar as matérias. Depois, para aplicar em situações práticas, faz exercícios de exame referentes à matéria que estás a estudar.

Educação Fisica:
Muito tranquilo, exceto Ginástica (e afins). Nem tudo pode ser bom xD

Acima de tudo, não stresses e diverte-te. Boa sorte.
 
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Antes demais, quero agradecer teres tido a disponibilidade que tiveste para leres aquilo tudo.
A Educação Física vou realmente empenhar-me ao máximo e ver se tiro boas notas nos testes escritos.
Inglês também me está a correr muito bem, embora seja a disciplina que estude menos... Amanhã tenho teste e já dei uma revisão na matéria e vi os meus erros no último teste e pode ser que tenha ainda melhor que 19.7 :)
Português para mim é um bicho de 7 cabeças. Apesar de a minha stora ser bué simpática, ela não explica muito bem e, por isso, não sei muito bem como melhor... Quem me dera ter essas notas a português... Recebi um 16.5 e não fiquei nada satisfeito... Não sei se alguma vez vou conseguir melhorar as minhas respostas, mas vou dar o meu melhor para as fazer o mais completas possível e vou limitar-me também a decorar as características das cantigas de amor e de escárnio e mal dizer....(não sei se é um bom método, mas não sei como mais estudar)
Quanto à apresentação vou realmente tentar preparar me o melhor possível e treinar o meu "à vontade" e pode ser que, com sorte, dia 10 tenha uma excelente apresentação.
E, mais uma vez, obrigado pela tua ajuda!
Oh teres testes escritos joga a teu favor! o meu prof n fez absolutamente nada de escrito, ao contrário do básico onde tirava facilmente 90's. Em inglês parece-me que estás super confortável, provavelmente vai ser das disciplinas mais ligeiras a fazer. Um 16,5 para primeiro teste é muito bom! confesso, detestei a análise de cantigas, para mim era secante na altura, não me interessou muito (hoje já posso dizer que tolero minimamente). Decorares as características é uma boa forma de ajudar-te a compreendê-las, mas experimenta reler umas quantas e ler algumas novas (especialmente as de escárnio e maldizer, que costumam ser as mais entroncadas, porque por vezes exigem background e contexto em que foram escritas).
O à vontade é sem dúvida muito importante nas apresentações, quanto melhor mostrares que estás confortável, mais treinas o teu carisma e isso é bastante útil. Torna-se um salva-vidas quando estás a fazer apresentações de grupo e um dos teus colegas se atrapalha, poderes chegar lá "a tapar buracos" - rendeu-me imenso durante o secundário. Outro ponto muito importante é seres claro no que dizes, não divagares, quanto mais straightforward, melhor. A oralidade é uma coisa que tive oportunidade de ir treinando bem no secundário, hoje rende-me elogios na faculdade e acho mesmo importante o pessoal treinar e esforçar-se para se sentir confiante do outro lado. Outra coisa que fazia, era apostar por conceitos ligeiramente diferente do mais comum - por exemplo, se eu sabia que os meus colegas iam todos fazer um pp para trabalho x, eu fazia uma apresentação criando uma espécie de vídeo iterativo, escrevia o meu guião e dominava tudo o que ia dizer. (caso te sintas interessado em melhorar a oralidade, uma forma que a minha escola tinha era o clube de teatro, vários alunos tímidos estavam lá e eram dos mais elogiados nas apresentações). Resta-me desejar-te boa sorte :)
 
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Olá!!
Queria-te dizer que eu também entrei este ano no 10º em ciências e tecnologia e tive exatamente os mesmos problemas que tu sendo especifica em cada disciplina
Português: Tive 11,4 no primeiro teste e atenção que eu era aluna de oitentas a todas as disciplinas no básico. Para começar eu não gosto de poesia mas ainda assim sempre fora a matéria que mais me desenrascava, neste teste eu tive a gramática toda certa, tive 37 valores de 40 na composição, já podes imaginar o que me falhou... a interpretação valia 8 valores e eu perdi 5. Fiz agora o 2 teste e aconteceu-me a mesma coisa, o que eu te posso dizer é que se calhar q deixas-te de dar a poesia e começas-te a dar fernão lopes, o que saíra no teste tu já sabes será um dos episódios que deste nas aulas, então poe-te atento ao que o professor diz e para saberes quais são os episódios mais importante.

Inglês: Para te ser sincera sempre, inglÊs foi a minha maior surpresa pensava que era a disciplina a q ia ter mais dificuldade no secundário porque no básico tirava cinquentas, só no 9º é que começei a subir... e no primeiro teste tive 16.2.... Não acho que irá piorar daqui para a frente

Biologia: Calhou-me a professora mais exigente da escola, que também é a minha DT, no 1º teste tiver 13,8 e posso-te dizer que não estava à espera quando eu fiz o teste correu-me super bem, mas depois quando vi os critérios estava as escolhas múltiplas tudo ao contrário e o meu teste só dava para 9, o que me salvou foi as perguntas de desenvolvimento q consegui quase a pontuação máxima. Fiz agora o 2 teste e tive o mesmo problema com as escolhas múltiplas, mas não vou desesperar. O que te aconselho é que compres o livro do iave e falas os exercicos e treines as pergntas de desenvolvimento, a minha stora desde o inicio do 10º ano que nos obriga a dividir as perguntas de desenvolvimento por tópicos, e a contares a história da carochinha, ou seja, divides por topicos, depois defines o 1 tópico e depois o 2, depois relacionas os 2. Aconselho-te também a fazer uma capa para as disciplinas mais importantes, fq, mat, bio.

Filosifa: Eu a filosofia tive 16,2 fiquei desiludida pois eu sabia a matéria toda, mas quando fiz o teste percebi que a minha maneira de fazer as respostas não é a mais correta e ás vezes confunde o que me acabou prejudicar, tou a contar subir neste teste onde sairá toda a lógica e argumentes, tenho teste terça, e como é mais à base de calculos faço contas de tirar um 17 para depois com comportamento conseguir ter 17 no final do período. Aconselho-te é a fazeres os exercicos do manual para treinares a tua escrita e a fazeres esquemas.

Fisico-Quimica: De longe a minha maior desilusão, não vale a pena falar porque é exatamente o que te aconteceu a ti, não tive tempo para acabar o teste (pela primeira vez tenho notado que tenho tido dificuldade em controlar o tempo nos testes_) eu sabia super bem a matéria, fiz os exercicos do manual, c.a. as fichas q a stora mandava e espetei-me no teste. Parecia tudo chinês e só la para o fim e que acordei, fiz as de desenvolvimento e calculos e não tive a cotação toda por coisas estupidas como equações do 1 grau e isso. Mas o que me lixou foi as escolhas multiplas, foi onde perdi mais tempo a pensar e excluia sempre para duas opçes e punha sempre a errada. Tive 8.6 eu nunca tinha tido abaixo de 70 a fq, a stora preocupou-se muito comigo e fisse que tambem ja teve alunos q nem chegaram ao 8 no primeiro teste e acabaram o 12º com 18. Por isso não stresses, compra o iave proque ajuda muito, se puderes vai acompanhando a matéria diariamente e se precisares de explicaçoes elas tambem ajudam.


Matematica: Tive 13,5 no primeiro teste foi o teste q quando o fiz melhor me correu e foi uma desilusão, a minha professora corta em tudo. e ela faz testes com poucos exercicos mas muitas alineas, então se falhas um calculo noma alinea condiciona-te as outras todas e foi isso qu me aconteceu por pdoai ter tido um 16,6. Eu no 2 periodo irei para uma explicadora, mas percebi que no 10 ano não é só fazer calculos mas sim estudar a teoria para saberes interpretar os exercicos.
Eu entrei na psicologa que para elm de me dar motivação que é que me anda a faltar, faz-me um horario de estudo semanal consoante as minhas atividades. é algo que te aconselho
qualquer coisa, conselhos, tirares duvidas, meu e-mail é acab2809@outlook.pt


Para começar obrigado pela ajuda!
Já vi que esta adaptação tá a ser complicada para todos....
Olha a português é difícil tirar apontamentos nas aulas, pois a stora, embora seja simpática, está ali a encher chouriços... Espero que o fernão lopes seja melhor, ou então tamos mal...
Inglês também acho que vai continuar a ser bue chill.... A Filosofia, como ainda não recebi o teste, não sei bem o que falhou. Só sei que me sentia bué preparado... :(
Matemática eu acho que sei a teoria e aplico a em muitos exercícios, mas a minha stora mete sempre exercícios bue longos e difíceis... (uma coisa é certa: fico bem preparado para o exame)
Fq tal como dizes espero que dê para subir... Vou ter teste na sexta sobre os espetros e tou já a treinar a rapidez ou então lixo-me outra vez. Também ja comprei o livro do iave, espero que ajude
BG é a pior cena de sempre: como é que raio é suposto saber quais são os tópicos que tenho que dizer... Aqueles testes enervam me bué... Odeio relacionar cenas e parece que é a unica coisa que se faz lá.... E o pior foi que saí bué confiante do teste... Já treinei bué exercícios de tipologia de exame, espero que o segundo corra muitooooo melhor
Obrigado e espero que as coisas também te corram melhor a ti! :)
 
Boa noite!
Entrei este ano para o ensino secundário e escolhi o curso de Ciências e Tecnologias.
Eu sabia que era difícil, mas, no entanto, estava a contar ter melhores resultados, porque terminei o 9º ano com notas muito boas!
Agora, já passou a primeira ronda de testes e apercebi me que algo não estava a correr bem. Como neste fórum, muitos de vocês já passaram pelo que eu estou a passar, estou com esperanças que vocês me possam dar algumas dicas de como lidar melhor com isto tudo e com a adaptação a este novo ciclo...

Português
Eu, na parte da gramática, até me costumo safar. As composições, normalmente, até me correm bem. O meu verdadeiro problema a português é a interpretação. Tenho sempre todas as respostas incompletas. Quando vou ver a correção, para tentar perceber o que me falhou, não consigo perceber como era suposto eu saber que tinha que dizer aquilo tudo.... Perco-me sempre nas perguntas de interpretação, porque não sei bem o que tenho de referir, e, à pala disso, perco bastantes valores. A apresentação oral, que vou ter que fazer este ano, sinto que não vai correr muito bem, porque, tal como em anos anteriores, eu limito-me a decorar e a despejar e fico muito nervoso e aquilo não sai fluentemente. Mas também não consigo simplesmente ter tópicos em mente desenvolvê-los... Por isso preciso de ajuda nestas coisas... :(

Matemática
A Matemática A não tem nada a haver com a Matemática do básico... Tirava muito boas notas a Matemática, mas, este ano, calhou me a professora mais exigente da escola e é muito difícil tirar boas notas com ela... Eu pratico uma carrada de exercícios, procuro os mais difíceis, mas isso parece que não basta, pois ela põe uns ainda mais difíceis. Não sei mesmo como é que hei de dar a volta este obstáculo...

Inglês
Esta é a única disciplina que, para já, não me está a desiludir. A minha stora é bué simpática e faz testes super acessíveis... No entanto, receio que não seja sempre assim... A dificuldade de Inglês ao longo do secundário vai mudar bruscamente ou não?

Biologia e Geologia
Arrisco-me a dizer que esta está a ser a pior disciplina do secundário... Foi nesta disciplina que tirei a minha nota mais baixa de sempre... Em primeiro lugar, o método de estudo que usava para ciências com esta disciplina não dá em nada... Por mais que estude, chego ao teste tenho de interpretar e analisar textos, gráficos e imagens e não sei nem um bocadinho bom nisso! Os textos com o seu vocabulário científico e termos estranhos baralham me todo e chego às escolhas múltiplas e fico dividido entre duas, acabando sempre por optar pela errada. Por fim, há as questões de desenvolvimento, na qual fico completamente à toa sobre o que referir. Não sei os tópicos que tenho de desenvolver e não consigo perceber bem o que a pergunta me pede. No primeiro teste, que fiz tive perguntas nas quais tive 0. Eu estudei as fichas que a stora deu, li o livro, fiz os seus exercícios, procurei exercícios na net e até fiz alguns do IAVE. Contudo, o teste correu mal na mesma... Não sei como é que vou subir esta nota...

Físico - Química
Adoro a matéria que damos nesta disciplina e conseguir perceber como as coisas funcionam. Todavia, o teste foi mais difícil do que eu estava preparado. Eu fiz imensoooos exercícios, li o livro, fiz o caderno de atividades e tudo e mais alguma coisa. Conclusão: foi o primeiro (e espero que seja o último) teste do qual saí a chorar, o teste era enorme, não tinha tempo para pensar bem nos exercícios e não conseguia chegar rapidamente à resposta. Então, vi-me obrigado a pôr as últimas escolhas múltiplas ao calhas e deixar uns quantos exercícios por acabar. Nunca saí dum teste tão destroçado, pensei que ia ter negativa, mas felizmente não tive. Sei que me faltou a rapidez, mas também sei que faltou algo mais. Só não sei bem o quê. Não sei como é que hei de melhorar o meu raciocínio e a minha rapidez. E preciso de sugestões para também esta disciplina correr melhor...

Filosofia
Esta é a disciplina nova e, como tal, era a disciplina na qual eu estava mais curioso para saber como me iria correr. Saí do teste confiante, porque consegui mostrar a minha opinião nas várias perguntas e acho que a justifiquei corretamente. A stora ainda não disse bem as notas, mas disse-me que a minha foi acima de 16. Fiquei um bocado triste, pois senti que tinha trabalhado para mais. Não sei o que é que me falta desenvolver....

Educação Física
A nova disciplina a contar para a média, que também duvido que me ajude em alguma coisa. Aliás, penso que só me vai descer mais a média. Em geral, não sou bom a desporto: não sou bom em Ginástica, sou um péssimo futebolista e é raro encontrar um desporto em que sou bom (e nos que sou, como a natação, não sou avaliado). Espero que a minha stora dê uma grande relevância ao empenho, porque, sinceramente, deve ser a única coisa que me safa. O pior no desporto são mesmo os testes de Fitnessgram (o Vai e Vem então é o pior de todos eles) e não sei como hei também de melhorar a minha condição física...



Ainda não sei o que quero seguir, só sei que pretendia ter uma média acima de 18, para conseguir ter um amplo leque de opções para escolher quando fosse para a universidade. Fiquei também um bocado inseguro entre ir para Biologia ou para Geometria. Mas decidi ir para Biologia, porque há uma maior variedade de opções e ,daqui a uns anos, até me posso fascinar mais por Medicina ou por outra coisa qualquer que envolva BG. Preciso de dicas para sobreviver ao secundário. E obrigado por terem paciência para ter lido este testamento.
Apesar de ter tido resultados relativamente bons na primeira rodada, sinto que as coisas começaram a descambar um bocadinho na segunda, que está a começar agora.

Identifico-me imenso contigo, nomeadamente na timidez e na parte da Educação Física. Para além disso, pareceu-me stressar bastante com as notas e testes, tal como eu. Mas enfim... 😂 É difícil lidar com estas emoções...

Apesar de não ser o melhor exemplo para te dar conselhos, já que também stresse muito, aqui vão alguns:

•Português - Tenho o mesmo problema... No básico tirava excelentes notas, mas a minha stora é super exigente. Tirei um 15.9 e, apesar de ter sido a melhor nota da turma, fiquei super triste comigo mesmo. Diria que esta disciplina passa mais pela adaptação ao professor e a perceber o que ele pretende de ti.

•Matemática A - De facto não tem nada a ver com o básico. No meu primeiro teste tirei 19.5, uma excelente nota. No entanto, fiz o 2° teste na sexta-feira e stressei tanto que acabei por cometer erros estúpidos e que me estão a fazer sentir muito mal por saber que vou descer para um 15... Com o meu professor não é difícil tirar boas notas porque ele é excelente, no entanto, o que se passou comigo foi mais os nervos. Aqui a chave é fazer o máximo de exercícios diferentes que conseguires.

•Inglês - é a disciplina com mais me sinto melhor por ter percebido que não exige muito esforço e acaba por dar um alívio no meio de todas as outras. Tirei 19.7 também tendo apenas errado numa coisa muito estúpida, por confusão minha. Basicamente se tinhas boas bases, safas-te bem.

•Biologia/Geologia - Como te entendo... Esta disciplina está-me a dar imensas dores de cabeça e ainda estou á procura de um método para conseguir não me baralhar nas escolhas múltiplas. Acredito que nesta disciplina precisas de saber muito bem a teoria (eu tenho-a bem sabida) e depois vais ter de saber como a aplicar a novas situações (a parte difícil). Às escolhas múltiplas são à base da interpretação dos textos que lá aparecem e exigem que penses com atenção e tenhas confiança em ti mesmo (falta-me esta parte e depois espeto-me...).

•Físico-Química - Pensava que ia ser um bicho de sete cabeças, mas no meu caso, até não foi. O meu professor é uma verdadeira porcaria, mas fiz imenso estudo autónomo. Fiz exercícios de todo o lado e tirei 20 no teste. No próximo acredito que descartei um pouco por não estar tão à vontade com esta matéria mas no geral, acho que vou tirar uma boa nota. Faz exercícios de todo o lado (vai sacando alguns aqui do uniarea. Têm ajudado imenso) e percebe a matéria e toda a teoria.

•Filosofia - esta disciplina felizmente está a correr muito bem. Basta estares atento na aula e organizar o raciocínio no momento do teste. Antes de responderes a uma pergunta, esquematiza bem as ideias e a forma como vais interligar os conhecimentos para que não fique tudo baralhado. Tens de te explicar bem, nem que isso te exija 20 linhas de escrita.

•Educação-Física - sou um nojo portanto não te posso dar muitos conselhos. Simplesmente dá o teu máximo e aproveita-te na autoavaliação. Dialoga com o professor e tenta dar-te bem com ele. Na autoavaliação tenta fazer com que o professor entenda que deve valorizar o teu esforço.

E pronto! Sou bastante preocupado com as notas também e stressei bastante, mas terei de arranjar uma forma de acabar de stressar.

Pensando bem, acredito que 50% do desempenho durante um teste se deve à autoconfiança e tranquilidade com que o fazemos portanto, ambos vamos ter de saber lidar com os nervos.

Se quiseres falar ou tirar dúvidas, contacta-me por aqui já que somos parecidos em vários aspetos e é sempre bom trocar pensamentos e dúvidas com pessoas que se encontram a passar pelo mesmo.

Continuação de um bom ano letivo :) !
 
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Olá!

Quanto à Biologia acho que o melhor mesmo é primeiro decorares a matéria e depois ires fazendo muitos, sublinho, MUITOS exercícios de exame pois assemelham-se (às vezes são os mesmos) aos testes!
Quanto a FQ aconselho também primeiro saberes a matéria e treinares muitos exercícios!
A Ed. Física não sei o que te dizer.
A Matemática também é fazer exercícios (Um site útil é o "Matemática? Absolutamente!")!
A Português não sei o que dizer...
A Filosofia é decorar a matéria.
 
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Educação Fisica:
Muito tranquilo, exceto Ginástica (e afins). Nem tudo pode ser bom xD
Para mim era ao contrário, ginástica (e também badminton, vá) era a única coisa tolerável... :tearsofjoy: Estou tão feliz por nunca mais ter EF na vida, era uma tortura. xD

Biologia e Geologia
Arrisco-me a dizer que esta está a ser a pior disciplina do secundário... Foi nesta disciplina que tirei a minha nota mais baixa de sempre... Em primeiro lugar, o método de estudo que usava para ciências com esta disciplina não dá em nada... Por mais que estude, chego ao teste tenho de interpretar e analisar textos, gráficos e imagens e não sei nem um bocadinho bom nisso! Os textos com o seu vocabulário científico e termos estranhos baralham me todo e chego às escolhas múltiplas e fico dividido entre duas, acabando sempre por optar pela errada. Por fim, há as questões de desenvolvimento, na qual fico completamente à toa sobre o que referir. Não sei os tópicos que tenho de desenvolver e não consigo perceber bem o que a pergunta me pede. No primeiro teste, que fiz tive perguntas nas quais tive 0. Eu estudei as fichas que a stora deu, li o livro, fiz os seus exercícios, procurei exercícios na net e até fiz alguns do IAVE. Contudo, o teste correu mal na mesma... Não sei como é que vou subir esta nota...
Nos testes de BG aconselho-te a ires fazendo esquemas enquanto lês os textos e analisas os gráficos e etc. Ajuda mesmo muito a sistematizar as ideias e a compreender o que lá está escrito. E depois para as perguntas de desenvolvimento e para algumas das escolhas múltiplas podes também fazer isso, auxilia o teu raciocínio, permitindo-te chegar à resposta correta. :)
 
Ah e uma das estratégias a Biologia é ler artigos científicos, credíveis e relacionados à matéria que estás a dar, regularmente! Pois como sabes saem muitas vezes nos testes artigos científicos nomeadamente descobertas e afins!
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Vou dar upload na área de apontamentos os livros do IAVE de 2017
 
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Olá!
Inglês e Filosofia são sempre tranquilos. Para a primeira vê filmes e ouve boa música e a para a segunda faz bons resumos. Para as outras:

Português:
A tua nota vai sempre depende muito do estilo do professor. Procura adaptar-te, achar o vocabulário que ele/ela mais gosta, e claro saber bem analisar as obras. Detesto dizer isto, mas há professores que gostam muito de palha... Se achares que tens tido as respostas incompletas por falta de objetividade, experimenta desenvolver mais as ideias, mesmo que pareça redundante.

Matemática:
Não deixar nenhuma dúvida por tirar, chegar a casa e fazer o máximo de exercícios.

Físico-Química:
A melhor disciplina do secundário, um misto de teoria e prática, belo e refinado. Procura saber bem as fórmulas e o porquê de elas existirem. Claro, fazer exercícios também, mas não em dose tão elevada como matemática.

Biologia/Geologia:
O bicho de sete cabeças (pelo menos para mim). Sempre muito relativa e com inovações de tirar um gajo do sério... Recomendo que compres um livro de preparação de exame com resumos para te ajudar a sistematizar as matérias. Depois, para aplicar em situações práticas, faz exercícios de exame referentes à matéria que estás a estudar.

Educação Fisica:
Muito tranquilo, exceto Ginástica (e afins). Nem tudo pode ser bom xD

Acima de tudo, não stresses e diverte-te. Boa sorte.


Obrigado por a tua ajuda!!
Espero que Inglês e Filosfia tal como tu dizes não ocupem muito tempo, pois vou precisar de todo o possível...
A Português vou começar mesmo a escrever coisas muito redundantes... Depende mesmo de stor para stor. O ano passado tinha uma stora que me punha incompletos porque eu era pouco direto, agora que já sou direto esta diz me para responder "com mais palha". Não percebo.
Matemática e Física Química são as disciplinas mais desafiantes e também as que eu mais gosto. E para estas tento não ter dúvidas, mas no momento do teste surgem-me umas quantas...
Ef espero ficar melhor nos desportos (mas duvido)
A BG já tenho o livro do iave, faço todos os exercícios que estão ao meu alcance e, ainda assim, não são suficientes...
Obrigado e vou tentar descontrair ainda assim :)
 
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BG é a pior cena de sempre: como é que raio é suposto saber quais são os tópicos que tenho que dizer... Aqueles testes enervam me bué... Odeio relacionar cenas e parece que é a unica coisa que se faz lá.... E o pior foi que saí bué confiante do teste... Já treinei bué exercícios de tipologia de exame, espero que o segundo corra muitooooo melhor
Há algumas perguntas de BG um pouco peculiares, sim, digamos assim. Mas relacionar as cenas é a parte mais gira e a que faz mais sentido... Bem melhor do que despejar matéria aleatória. xD
 
Já dei upload na área de Apontamentos os livros do IAVE de CT!

Quanto à BG aconselho-te a veres vídeos no youtube sobre a matéria, ajuda imenso!
 
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Oh teres testes escritos joga a teu favor! o meu prof n fez absolutamente nada de escrito, ao contrário do básico onde tirava facilmente 90's. Em inglês parece-me que estás super confortável, provavelmente vai ser das disciplinas mais ligeiras a fazer. Um 16,5 para primeiro teste é muito bom! confesso, detestei a análise de cantigas, para mim era secante na altura, não me interessou muito (hoje já posso dizer que tolero minimamente). Decorares as características é uma boa forma de ajudar-te a compreendê-las, mas experimenta reler umas quantas e ler algumas novas (especialmente as de escárnio e maldizer, que costumam ser as mais entroncadas, porque por vezes exigem background e contexto em que foram escritas).
O à vontade é sem dúvida muito importante nas apresentações, quanto melhor mostrares que estás confortável, mais treinas o teu carisma e isso é bastante útil. Torna-se um salva-vidas quando estás a fazer apresentações de grupo e um dos teus colegas se atrapalha, poderes chegar lá "a tapar buracos" - rendeu-me imenso durante o secundário. Outro ponto muito importante é seres claro no que dizes, não divagares, quanto mais straightforward, melhor. A oralidade é uma coisa que tive oportunidade de ir treinando bem no secundário, hoje rende-me elogios na faculdade e acho mesmo importante o pessoal treinar e esforçar-se para se sentir confiante do outro lado. Outra coisa que fazia, era apostar por conceitos ligeiramente diferente do mais comum - por exemplo, se eu sabia que os meus colegas iam todos fazer um pp para trabalho x, eu fazia uma apresentação criando uma espécie de vídeo iterativo, escrevia o meu guião e dominava tudo o que ia dizer. (caso te sintas interessado em melhorar a oralidade, uma forma que a minha escola tinha era o clube de teatro, vários alunos tímidos estavam lá e eram dos mais elogiados nas apresentações). Resta-me desejar-te boa sorte :)

Pois, os testes escritos devem ser a minha salvação... Eu achei que no primeiro teste de português eu sabia bem as características das cantigas de amigo, o problema foi enquadrar na cantiga em questão. Também acho que ter à vontade para falar com as pessoas é muito importante e, em geral, eu até tenho. O problema é quando sou avaliado, pois estou sujeito a pressão e deixo os nervos dominarem-me. Além disso, também costumo fazer umas apresentações dinâmicas tipo quizzes quando são trabalhos de grupo, o que me costuma subir a nota. É pena a minha escola já não ter clube de teatro. E mais uma vez obrigado por me estares a ajudar!
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Apesar de ter tido resultados relativamente bons na primeira rodada, sinto que as coisas começaram a descambar um bocadinho na segunda, que está a começar agora.

Identifico-me imenso contigo, nomeadamente na timidez e na parte da Educação Física. Para além disso, pareceu-me stressar bastante com as notas e testes, tal como eu. Mas enfim... 😂 É difícil lidar com estas emoções...

Apesar de não ser o melhor exemplo para te dar conselhos, já que também stresse muito, aqui vão alguns:

•Português - Tenho o mesmo problema... No básico tirava excelentes notas, mas a minha stora é super exigente. Tirei um 15.9 e, apesar de ter sido a melhor nota da turma, fiquei super triste comigo mesmo. Diria que esta disciplina passa mais pela adaptação ao professor e a perceber o que ele pretende de ti.

•Matemática A - De facto não tem nada a ver com o básico. No meu primeiro teste tirei 19.5, uma excelente nota. No entanto, fiz o 2° teste na sexta-feira e stressei tanto que acabei por cometer erros estúpidos e que me estão a fazer sentir muito mal por saber que vou descer para um 15... Com o meu professor não é difícil tirar boas notas porque ele é excelente, no entanto, o que se passou comigo foi mais os nervos. Aqui a chave é fazer o máximo de exercícios diferentes que conseguires.

•Inglês - é a disciplina com mais me sinto melhor por ter percebido que não exige muito esforço e acaba por dar um alívio no meio de todas as outras. Tirei 19.7 também tendo apenas errado numa coisa muito estúpida, por confusão minha. Basicamente se tinhas boas bases, safas-te bem.

•Biologia/Geologia - Como te entendo... Esta disciplina está-me a dar imensas dores de cabeça e ainda estou á procura de um método para conseguir não me baralhar nas escolhas múltiplas. Acredito que nesta disciplina precisas de saber muito bem a teoria (eu tenho-a bem sabida) e depois vais ter de saber como a aplicar a novas situações (a parte difícil). Às escolhas múltiplas são à base da interpretação dos textos que lá aparecem e exigem que penses com atenção e tenhas confiança em ti mesmo (falta-me esta parte e depois espeto-me...).

•Físico-Química - Pensava que ia ser um bicho de sete cabeças, mas no meu caso, até não foi. O meu professor é uma verdadeira porcaria, mas fiz imenso estudo autónomo. Fiz exercícios de todo o lado e tirei 20 no teste. No próximo acredito que descartei um pouco por não estar tão à vontade com esta matéria mas no geral, acho que vou tirar uma boa nota. Faz exercícios de todo o lado (vai sacando alguns aqui do uniarea. Têm ajudado imenso) e percebe a matéria e toda a teoria.

•Filosofia - esta disciplina felizmente está a correr muito bem. Basta estares atento na aula e organizar o raciocínio no momento do teste. Antes de responderes a uma pergunta, esquematiza bem as ideias e a forma como vais interligar os conhecimentos para que não fique tudo baralhado. Tens de te explicar bem, nem que isso te exija 20 linhas de escrita.

•Educação-Física - sou um nojo portanto não te posso dar muitos conselhos. Simplesmente dá o teu máximo e aproveita-te na autoavaliação. Dialoga com o professor e tenta dar-te bem com ele. Na autoavaliação tenta fazer com que o professor entenda que deve valorizar o teu esforço.

E pronto! Sou bastante preocupado com as notas também e stressei bastante, mas terei de arranjar uma forma de acabar de stressar.

Pensando bem, acredito que 50% do desempenho durante um teste se deve à autoconfiança e tranquilidade com que o fazemos portanto, ambos vamos ter de saber lidar com os nervos.

Se quiseres falar ou tirar dúvidas, contacta-me por aqui já que somos parecidos em vários aspetos e é sempre bom trocar pensamentos e dúvidas com pessoas que se encontram a passar pelo mesmo.

Continuação de um bom ano letivo :) !


Ahahah, a dificuldade a adaptar ao 10º ano, aparentemente, não está a ser só minha...
Quem me dera estar a tirar essas notas...
Concordo totalmente com o que disseste sobre Português. É uma disciplina muito subjetiva e temos de conseguir saber lidar com as respostas da forma que os nossos professores pretendem (o que nem sempre é fácil). No exame de Português é que não nos vamos poder guiar pela maneira de avaliar do stor.
A Matemática, não há muito que possa fazer... No primeiro teste consegui tirar 18.3, porque a stora facilitou o teste, mas o segundo que fiz correu bué mal: a stora pois exercícios para determinarmos o p de x muito difíceis e as expressões algébricas para além de serem extensas, eram trabalhosas (enganas-te num número e já foste)... Eu senti que estava preparado, mas a stora mais uma vez surpreendeu-nos. Eu fiz os exercícios todos do manual (mais de 200), alguns várias vezes e exercícios de outros livros e, ainda assim, não correu bem...
A Inglês tirei a mesma nota que tu! Foi a única que até agora fiquei satisfeito. A Filosofia eu fiz um resumo com os meus apontamentos todas da aula e com algumas coisas do livro e dos powerpoints da stora, decorei-o e, quando cheguei ao teste, pediram-me para identificar problemas filosóficos num texto e eu pus-me a inventar perguntas...
Como é que raio tiraste essa nota a Física-Química? Eu fiquei muito satisfeito com a minha nota, tendo em conta que só houveram umas 4 positivas, mas este também tinha sido o testo para o qual tinha tido uma melhor preparação... Mas fogo 20 a FQ?! Se eu tivesse mais tempo podia tirar alta nota, mas ia haver sempre algo a escapar...
Em Educação Física o struggle é real... É bom saber que não sou o único rapaz que não é muito bom a educação física...
E BG eu não sei se alguma vez me vou safar, visto que escolhas múltiplas não são comigo, por mais sabida que eu tenha a teoria, simplesmente, não consigo fazer a escolha acertada

Obrigado e espero que também tenhas a continuação de um bom ano letivo :)
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Olá!

Quanto à Biologia acho que o melhor mesmo é primeiro decorares a matéria e depois ires fazendo muitos, sublinho, MUITOS exercícios de exame pois assemelham-se (às vezes são os mesmos) aos testes!
Quanto a FQ aconselho também primeiro saberes a matéria e treinares muitos exercícios!
A Ed. Física não sei o que te dizer.
A Matemática também é fazer exercícios (Um site útil é o "Matemática? Absolutamente!")!
A Português não sei o que dizer...
A Filosofia é decorar a matéria.


Olá!
A Biologia, para o primeiro teste fiz isso, e, ainda assim, o teste foi fraco. Espero que a stora começe a facilitar um bocadinho mais...
Só consegui tirar acima de 15 a Fq porque tinha a matéria consolidada e com bué exercícios "em cima"... Mal seria se não tivésse... :(
Ahahah, esse é uma das partes do meu método de estudo de Filosofia, espero que dê bons resultados!
Muito obrigado pela ajuda!
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Ah e uma das estratégias a Biologia é ler artigos científicos, credíveis e relacionados à matéria que estás a dar, regularmente! Pois como sabes saem muitas vezes nos testes artigos científicos nomeadamente descobertas e afins!
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Vou dar upload na área de apontamentos os livros do IAVE de 2017
Por acaso nunca pensei nessa estratégia, tenho de ver se no Natal, vou ler uns artigos científicos para ver se me começo a familiarizar.
Obrigado!
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Para mim era ao contrário, ginástica (e também badminton, vá) era a única coisa tolerável... :tearsofjoy: Estou tão feliz por nunca mais ter EF na vida, era uma tortura. xD


Nos testes de BG aconselho-te a ires fazendo esquemas enquanto lês os textos e analisas os gráficos e etc. Ajuda mesmo muito a sistematizar as ideias e a compreender o que lá está escrito. E depois para as perguntas de desenvolvimento e para algumas das escolhas múltiplas podes também fazer isso, auxilia o teu raciocínio, permitindo-te chegar à resposta correta. :)

Educação Física é de facto uma tortura, quando não és "habilidoso" o suficiente...
Em relação a BG, fazer esquemas tipo desenhar o que o texto me está a tentar dizer ou fazer tipo um resumo global do que li para tentar perceber melhor?
Obrigado pelo teu auxílio, no próximo teste vou tentar fazer isto
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Há algumas perguntas de BG um pouco peculiares, sim, digamos assim. Mas relacionar as cenas é a parte mais gira e a que faz mais sentido... Bem melhor do que despejar matéria aleatória. xD


É a parte mais gira, quando percebes o que te estão a pedir e o que é suposto fazer... Eu sou uma pessoa que estou mais habituado a decorar e despejar, mas tenho noção de que assim não evoluo, por isso, tenho de tentar mudar este registo...
 
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Para começar obrigado pela ajuda!
Já vi que esta adaptação tá a ser complicada para todos....
Olha a português é difícil tirar apontamentos nas aulas, pois a stora, embora seja simpática, está ali a encher chouriços... Espero que o fernão lopes seja melhor, ou então tamos mal...
Inglês também acho que vai continuar a ser bue chill.... A Filosofia, como ainda não recebi o teste, não sei bem o que falhou. Só sei que me sentia bué preparado... :(
Matemática eu acho que sei a teoria e aplico a em muitos exercícios, mas a minha stora mete sempre exercícios bue longos e difíceis... (uma coisa é certa: fico bem preparado para o exame)
Fq tal como dizes espero que dê para subir... Vou ter teste na sexta sobre os espetros e tou já a treinar a rapidez ou então lixo-me outra vez. Também ja comprei o livro do iave, espero que ajude
BG é a pior cena de sempre: como é que raio é suposto saber quais são os tópicos que tenho que dizer... Aqueles testes enervam me bué... Odeio relacionar cenas e parece que é a unica coisa que se faz lá.... E o pior foi que saí bué confiante do teste... Já treinei bué exercícios de tipologia de exame, espero que o segundo corra muitooooo melhor
Obrigado e espero que as coisas também te corram melhor a ti! :)
se precisares de ajuda para sabere4s isso melhor dos topicos contacta-me boa sorte!
 
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Odeio relacionar cenas e parece que é a unica coisa que se faz lá....
Há algumas perguntas de BG um pouco peculiares, sim, digamos assim. Mas relacionar as cenas é a parte mais gira e a que faz mais sentido... Bem melhor do que despejar matéria aleatória. xD
"Tu só sabes bem um conceito se o conseguires relacionar com tudo e mais alguma coisa."
Esta frase foi a minha prof de fq que disse quando nos estava a preparar para o exame e acho que não podia concordar mais com ela (é óbvio que o "tudo e mais alguma coisa" é um bocado exagerado :tearsofjoy:).
Para mim pelo menos é fundamental olhar para a matéria como um todo e depois ir partindo para o mais particular, tentando arranjar sempre um fio de ligação e para isso o "relacionar as cenas" ajuda imenso, o que me empurra sempre para os esquemas. E então em bg era mesmo isso que me safava.
Além disso, concordo com a @Blasty sobre ser a parte mais gira :yum:
 
"Tu só sabes bem um conceito se o conseguires relacionar com tudo e mais alguma coisa."
Esta frase foi a minha prof de fq que disse quando nos estava a preparar para o exame e acho que não podia concordar mais com ela (é óbvio que o "tudo e mais alguma coisa" é um bocado exagerado :tearsofjoy:).
Para mim pelo menos é fundamental olhar para a matéria como um todo e depois ir partindo para o mais particular, tentando arranjar sempre um fio de ligação e para isso o "relacionar as cenas" ajuda imenso, o que me empurra sempre para os esquemas. E então em bg era mesmo isso que me safava.
Além disso, concordo com a @Blasty sobre ser a parte mais gira :yum:
Se eu tivesse mais facilidade, acredito que também iria gostar... Mas eu tento relacionar o melhor que consigo e acabo por ter 0... No final da aula, peço à stora para me explicar em que tenho de melhorar e ela diz que não me vai dizer porque já não lê as respostas novamente...
 
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Português
Eu, na parte da gramática, até me costumo safar. As composições, normalmente, até me correm bem. O meu verdadeiro problema a português é a interpretação. Tenho sempre todas as respostas incompletas. Quando vou ver a correção, para tentar perceber o que me falhou, não consigo perceber como era suposto eu saber que tinha que dizer aquilo tudo.... Perco-me sempre nas perguntas de interpretação, porque não sei bem o que tenho de referir, e, à pala disso, perco bastantes valores. A apresentação oral, que vou ter que fazer este ano, sinto que não vai correr muito bem, porque, tal como em anos anteriores, eu limito-me a decorar e a despejar e fico muito nervoso e aquilo não sai fluentemente. Mas também não consigo simplesmente ter tópicos em mente desenvolvê-los... Por isso preciso de ajuda nestas coisas..
Bem olá! 😃
Antes de mais tenho de salientar que não sou o melhor aluno a Português, contudo, quero partilhar o que faço para ter uma nota razoável.
No 10 ano acabei com 16 e a interpretação também era o meu problema. Devo confessar que não me dedicava nada a Português, sendo que apostava tudo na atenção á aula. No 11 ano acabei com 17, a diferença é que o que fiz foi ler as sínteses da matéria do manual, compreender a matéria no geral, tomar atenção á aula(no 11 n te meu tenta 😅) e o mais importante ir á net resolver exercícios de interpretação sobre o autor/obra e ver as solucoes, compreendendo a estrutura das respostas e os pontos principais a responder. Relativamente ás apresentações orais são nelas que aproveito para aumentar a nota, basicamente o que fazia era escrever tudo o que ia dizer na apresentação decorar aquilo tudo e treinar várias vezes em frente ao espelho tentando parecer o mais natural possível e olhando para vários pontos, na apresentação em si nunca olhes para alguém em específico, muito menos para o professor/a, antes vai olhando para as testas das pessoas á medida que vais falando. Este ano estou a fazer um pouco diferente, recolhi a informação necessário divido por tópicos e escrevi os pontos principais a desenvolver em cada tópico pelo que a construção frasica farei eu durante a apresentação, mas já treinei inúmeras vezes no espelho.
Filosofia
Esta é a disciplina nova e, como tal, era a disciplina na qual eu estava mais curioso para saber como me iria correr. Saí do teste confiante, porque consegui mostrar a minha opinião nas várias perguntas e acho que a justifiquei corretamente. A stora ainda não disse bem as notas, mas disse-me que a minha foi acima de 16. Fiquei um bocado triste, pois senti que tinha trabalhado para mais. Não sei o que é que me falta desenvolver....
Começares com 16 é super bom!
Eu no 10 ano acabei o 1 período com 13 ora aí aprendi os meus erros no teste e no 2 período tive um 200 é um 18.8 e acabei o ano com 17. No 11 ano correu tudo bem e acabei com 19. O importante é em primeiro lugar saberes muit bem a matéria decora, percebe o q quiseres, mas se souberes a matéria de trás para a frente no teste quando for pedido para expores a tua opinião/defender um ponto d vista e argumentares torna-se muito mais fácil. Se quiseres depois de receberes o teste vai falar com o teu/tua prof e vê com ele/ela os teus erros onde é o porquê de seres descontado em determinadas questões e isso, para além de mostrar interesse, ajudar-te-á a melhorares a nota.
Espero ter conseguido ajudar. Boa sorte e não desanimes os primeiros testes são sempre assim 😃
 
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