Adaptação ao Secundário - Curso de Ciências e Tecnologia

Mesmo :/ E Física é bastante mais "puxado"!
Ya, tem imensas fórmulas
Post automatically merged:

Olá

Se quiserem a minha opinião, já com algum conhecimento de causa (estou no 11º), a única disciplina que achei mais difícil foi Física e Química, nomeadamente, a parte de Química. É consideravelmente mais difícil que a Química de 10º, que é muito básica. De resto, penso que Física, se tiverem boas notas nestes últimos testes do ano, não vos deve levantar grandes problemas no 11º. Mas isto varia de pessoa para pessoa.
Espero que não seja assim tão mau, então. Ainda assim, deve ser o ano mais exigente...

Olá

Se quiserem a minha opinião, já com algum conhecimento de causa (estou no 11º), a única disciplina que achei mais difícil foi Física e Química, nomeadamente, a parte de Química. É consideravelmente mais difícil que a Química de 10º, que é muito básica. De resto, penso que Física, se tiverem boas notas nestes últimos testes do ano, não vos deve levantar grandes problemas no 11º. Mas isto varia de pessoa para pessoa.

Já eu por causa de Física não consegui subir a nota de FQA para 16 no 11° ano. Acho a Química de 11° ano super interessante mas sou um bocado suspeito porque adoro Química kkkkk

• Like
Reactions: Mr. Pancakes
Ya, tem imensas fórmulas

Espero que não seja assim tão mau, então. Ainda assim, deve ser o ano mais exigente...
E em relação a Biologia? Como te tens safado? Os meus últimos testes tem sido superiores a 18, mas vou ter teste amanhã e não estou nada confiante! 😒

• Like
Reactions: Bremer Pereira
Já eu por causa de Física não consegui subir a nota de FQA para 16 no 11° ano. Acho a Química de 11° ano super interessante mas sou um bocado suspeito porque adoro Química kkkkk
Fiz hoje teste de Física e não tive tempo para fazer uma questão que valia 1.6 valores... Em Química pelo menos isto não me acontecia...

E em relação a Biologia? Como te tens safado? Os meus últimos testes tem sido superiores a 18, mas vou ter teste amanhã e não estou nada confiante! 😒
Vou fazer teste prático esta segunda e na segunda a seguir é mesmo teste normal e sinceramente não sei o que hei de esperar. A matéria é imensa e tenho pouco tempo para a estudar, mas surpreendentemente tive uma boa nota no último teste do 2º Período. Desde o 1º Período que as minhas notas a Biologia têm vindo sempre a aumentar (15.2/16.8/17.3/18). Se continuar assim, fico muito satisfeito...
E como é que te correu o teste?

Fiz hoje teste de Física e não tive tempo para fazer uma questão que valia 1.6 valores... Em Química pelo menos isto não me acontecia...

Vou fazer teste prático esta segunda e na segunda a seguir é mesmo teste normal e sinceramente não sei o que hei de esperar. A matéria é imensa e tenho pouco tempo para a estudar, mas surpreendentemente tive uma boa nota no último teste do 2º Período. Desde o 1º Período que as minhas notas a Biologia têm vindo sempre a aumentar (15.2/16.8/17.3/18). Se continuar assim, fico muito satisfeito...
E como é que te correu o teste?
Felizmente correu bastante bem! :)

Bem olá! 😃
Antes de mais tenho de salientar que não sou o melhor aluno a Português, contudo, quero partilhar o que faço para ter uma nota razoável.
No 10 ano acabei com 16 e a interpretação também era o meu problema. Devo confessar que não me dedicava nada a Português, sendo que apostava tudo na atenção á aula. No 11 ano acabei com 17, a diferença é que o que fiz foi ler as sínteses da matéria do manual, compreender a matéria no geral, tomar atenção á aula(no 11 n te meu tenta 😅) e o mais importante ir á net resolver exercícios de interpretação sobre o autor/obra e ver as solucoes, compreendendo a estrutura das respostas e os pontos principais a responder. Relativamente ás apresentações orais são nelas que aproveito para aumentar a nota, basicamente o que fazia era escrever tudo o que ia dizer na apresentação decorar aquilo tudo e treinar várias vezes em frente ao espelho tentando parecer o mais natural possível e olhando para vários pontos, na apresentação em si nunca olhes para alguém em específico, muito menos para o professor/a, antes vai olhando para as testas das pessoas á medida que vais falando. Este ano estou a fazer um pouco diferente, recolhi a informação necessário divido por tópicos e escrevi os pontos principais a desenvolver em cada tópico pelo que a construção frasica farei eu durante a apresentação, mas já treinei inúmeras vezes no espelho.

Começares com 16 é super bom!
Eu no 10 ano acabei o 1 período com 13 ora aí aprendi os meus erros no teste e no 2 período tive um 200 é um 18.8 e acabei o ano com 17. No 11 ano correu tudo bem e acabei com 19. O importante é em primeiro lugar saberes muit bem a matéria decora, percebe o q quiseres, mas se souberes a matéria de trás para a frente no teste quando for pedido para expores a tua opinião/defender um ponto d vista e argumentares torna-se muito mais fácil. Se quiseres depois de receberes o teste vai falar com o teu/tua prof e vê com ele/ela os teus erros onde é o porquê de seres descontado em determinadas questões e isso, para além de mostrar interesse, ajudar-te-á a melhorares a nota.
Espero ter conseguido ajudar. Boa sorte e não desanimes os primeiros testes são sempre assim 😃

Olá, podias-me dizer s sites que usaste para treinar a interpretação? Obrigado.

• Like
Olá, podias-me dizer s sites que usaste para treinar a interpretação? Obrigado.
Olá, não usava nenhum em específico, antes pesquisava "testes sobre ...", sendo "..." o nome da obra/autor.
Este ano descobri o "Guia de Exploração Multimédia Entre Palavras" (Dossiêr Prático) que tem provas modelo estilo IAVE como se fossem exames, e de alguma forma também ajuda.
De resto, eu não o fiz, mas, pelo menos no meu manual( Encontros 12), no final de cada obra/autor há um teste formativo e , caso possuas as soluções do mesmo, pode dar jeito.

• Like
Reactions: Rui F.
Olá, não usava nenhum em específico, antes pesquisava "testes sobre ...", sendo "..." o nome da obra/autor.
Este ano descobri o "Guia de Exploração Multimédia Entre Palavras" (Dossiêr Prático) que tem provas modelo estilo IAVE como se fossem exames, e de alguma forma também ajuda.
De resto, eu não o fiz, mas, pelo menos no meu manual( Encontros 12), no final de cada obra/autor há um teste formativo e , caso possuas as soluções do mesmo, pode dar jeito.
O que é isso do "Guia de Exploração Multimédia Ente Palavras"???

• Like
Ahhhhh
Já encontrei, obrigado
Mas só há para 12º, não é???

• Like
Olá,
Sou o Tiago, sou do 9ºano e o ano já está quase a acabar, e estou indeciso entre ciências e tecnologias e ciências socioeconómicas. Penso que quero a seguir do secundário quero seguir algum curso de informática, e em ciências e tecnologias tem a disciplina de Aplicações Informáticas B no 12ºano e isso ajudaria-me a perceber de informática já no secundário. Por outro lado, não gosto muito das matérias de ciências e tecnologias e detesto fisico-química, fazendo preocupar-me com a minha média do secundário, enquanto que em ciências socioeconómicas gosto das disciplinas(ainda n sei como é economia mas gosto do resto) e acho que teria melhor média se fosse para socioeconómicas.

Queria que dessem as vossas opiniões tendo em conta que daqui a uma semana tenho de saber onde vou com 100% certeza.

Olá,
Sou o Tiago, sou do 9ºano e o ano já está quase a acabar, e estou indeciso entre ciências e tecnologias e ciências socioeconómicas. Penso que quero a seguir do secundário quero seguir algum curso de informática, e em ciências e tecnologias tem a disciplina de Aplicações Informáticas B no 12ºano e isso ajudaria-me a perceber de informática já no secundário. Por outro lado, não gosto muito das matérias de ciências e tecnologias e detesto fisico-química, fazendo preocupar-me com a minha média do secundário, enquanto que em ciências socioeconómicas gosto das disciplinas(ainda n sei como é economia mas gosto do resto) e acho que teria melhor média se fosse para socioeconómicas.

Queria que dessem as vossas opiniões tendo em conta que daqui a uma semana tenho de saber onde vou com 100% certeza.
Não precisas de base nenhuma em informática que o secundário te forneça para entrar em um curso de informática no ensino superior. Tudo o que for preciso, aprendes lá ou na internet com cursos para iniciantes. Tens de ver se o curso que estás a pensar em entrar não pede outro exame além do de matemática A.