Adiamento exames nacionais secundário 2020

FDias25

Membro
Matrícula
8 Setembro 2019
Bom dia,

Perante o cenário que se adivinha, quão provável acham os exames nacionais do secundário serem adiados?

Mstudent17

Membro Dux
Matrícula
16 Novembro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FCM|NMS
Bom dia,

Perante o cenário que se adivinha, quão provável acham os exames nacionais do secundário serem adiados?
Bom dia! Antes de mais espero que te encontres bem!
Bem isto é um assunto ao qual ninguém tem resposta ainda, nem mesmo o próprio governo 😕
Na minha opinião os exames vão se manter, mas ou numa data muito diferente da prevista (por exemplo em Setembro) ou são adiados para a 2°epoca e os da 2°fase vão para as datas da fase especial (podem aproveitar essa data porque não haverá competições desportivas até lá, por isso não haverão alunos com estatuto especial a usufruir disso)
Outro método que podem adotar é apenas colocar em exame a matéria dada até à data do encerramento das escolas, permitindo assim que todos vão a exame no mesmo patamar
Outra opção poderá ser cancelar os exames do 9°ano e anos acima, apenas ficarão os do secundário, que são realmente importantes para o ingresso no ensino superior, e realizam se mais espaçadamente no tempo, permitindo que seja por exemplo um dia para apenas um exame nacional, e espalham os alunos por muito mais salas
Estes são apenas alguns dos exemplos que eles podem adotar, que me parecem viáveis! Logo à probabilidade de haver exames é muito grande, por isso aproveitem este tempo para estudar e aproveitar plataformas de ensino online, explorem o estudo autónomo porque vão depender apenas dele no ensino superior!
Boa sorte 🤗

FDias25

Membro
Matrícula
8 Setembro 2019
Bom dia! Antes de mais espero que te encontres bem!
Bem isto é um assunto ao qual ninguém tem resposta ainda, nem mesmo o próprio governo 😕
Na minha opinião os exames vão se manter, mas ou numa data muito diferente da prevista (por exemplo em Setembro) ou são adiados para a 2°epoca e os da 2°fase vão para as datas da fase especial (podem aproveitar essa data porque não haverá competições desportivas até lá, por isso não haverão alunos com estatuto especial a usufruir disso)
Outro método que podem adotar é apenas colocar em exame a matéria dada até à data do encerramento das escolas, permitindo assim que todos vão a exame no mesmo patamar
Outra opção poderá ser cancelar os exames do 9°ano e anos acima, apenas ficarão os do secundário, que são realmente importantes para o ingresso no ensino superior, e realizam se mais espaçadamente no tempo, permitindo que seja por exemplo um dia para apenas um exame nacional, e espalham os alunos por muito mais salas
Estes são apenas alguns dos exemplos que eles podem adotar, que me parecem viáveis! Logo à probabilidade de haver exames é muito grande, por isso aproveitem este tempo para estudar e aproveitar plataformas de ensino online, explorem o estudo autónomo porque vão depender apenas dele no ensino superior!
Boa sorte 🤗
Comigo está tudo bem, obrigado!
E das hipoteses que referiste, qual achas a mais provável acontecer?
Tem-se falado em realizar em Setembro. Nao me acredito que optem por colocar apenas a materia dada até ao encerramento das escolas. Talvez os alunos tenham aulas extras em Julho e Agosto e os exames sejam em Setembro, mas sou apenas eu a especular

• Like
Reactions: Mstudent17

Mstudent17

Membro Dux
Matrícula
16 Novembro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FCM|NMS
Comigo está tudo bem, obrigado!
E das hipoteses que referiste, qual achas a mais provável acontecer?
Tem-se falado em realizar em Setembro. Nao me acredito que optem por colocar apenas a materia dada até ao encerramento das escolas. Talvez os alunos tenham aulas extras em Julho e Agosto e os exames sejam em Setembro, mas sou apenas eu a especular
Sinceramente qualquer uma delas me parece uma hipótese viável
Em Setembro não sei bem Porque aí tinhas de resolver a questão das férias dos professores, se bem que no verão não seo se alguem terá vontade/dinheiro para ir de férias, mas há sempre essa questão legal
Eu vi uma noticia que essa questão dos exames ia ser estudada pelo ministério da educação em Abril, veremos o que se conclui
De qualquer das formas vão estudando em casa, há inúmeros recursos muito bons para preparação dos exames, aqui no uniarea temos imensos, mas plataformas como a escola virtual já disponibilizaram recursos gratuitos por exemplo! Aproveitar as possíveis aulas online que os professores façam, etc.
Eu sei que é difícil manter o o foco em casa, eu própria tenho feito um esforço enorme para ser produtiva, ainda por cima os professores parece que agora adoram correr tudo a trabalhos, mas as coisas vão se fazendo e até tenho conseguido captar bem a matéria 😌

SnowedUnder

Membro Caloiro
Matrícula
25 Janeiro 2020
(por exemplo em Setembro)
Uma pergunta: se mudassem os exames para Setembro, como é que os alunos se candidatavam à universidade para este próximo ano letivo? Ainda tinhamos de esperar pela correção, lançamento das notas, candidaturas, etc. O ano letivo não teria de começar muito mais tarde? Tenho receio desta hipótese.

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Uma pergunta: se mudassem os exames para Setembro, como é que os alunos se candidatavam à universidade para este próximo ano letivo? Ainda tinhamos de esperar pela correção, lançamento das notas, candidaturas, etc. O ano letivo não teria de começar muito mais tarde? Tenho receio desta hipótese.
Setembro é uma data muito avançada. O ano letivo começaria muito tarde. Continuando a haver duas fases, os resultados deviam sair para meio de Novembro. E isso teria muitas implicações, tanto no ano letivo dos alunos dos 1ºs anos, como no secundário (os professores ficam em casa a corrigir os exames}.
Não é uma situação fácil de gerir.

• Like
Reactions: David1154

FDias25

Membro
Matrícula
8 Setembro 2019
Eu li que os diretores escolares e alunos em geral aprovam a realizacao dos exames em Setembro. Uma vez que o estado de emergência quase certo será renovado, isso implica escolas fechadas e, como consequência, adiamento inevitável dos exames.
Talvez em abril saibamos o que pretendem fazer.

Faz sentido pensar que, por causa do impacto desta pandemia, o grau de dificuldade dos exames seja menor, numa tentativa de ajudar os alunos nestes meses tao críticos para todos?

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Faz sentido pensar que, por causa do impacto desta pandemia, o grau de dificuldade dos exames seja menor, numa tentativa de ajudar os alunos nestes meses tao críticos para todos?
Diria que é subjectivo. Julgo que é possível que retirem a matéria de 3º período dos exames, uma vez que sabemos que nem todas as escolas conseguem disponibilizar aulas online em condições para todos os alunos. No entanto, coloca-se a questão - o que é a matéria de 3º período se há escolas que estão mais adiantadas/atrasadas umas em relação às outras? Então, creio que o IAVE possivelmente retirará alguns módulos específicos, para assegurar que todos estão em condições semelhantes. Porém, acho que o IAVE vai manter o seu habitual modelo; talvez os exames pareçam mais fáceis por ser "menos matéria", mas isto é um pouco relativo. Talvez nem retirem a matéria alvo de exame, neste momento não é fácil prever. O meu conselho é estudarem dentro dos possíveis, sobretudo a matéria que já foi dada.

SnowedUnder

Membro Caloiro
Matrícula
25 Janeiro 2020
Setembro é uma data muito avança, mas o ano letivo começaria muito tarde. Continuando a haver duas fases, os resultados deviam sair para meio de Novembro. E isso teria muitas implicações, tanto no ano letivo dos alunos dos 1ºs anos, como no secundário (os professores ficam em casa a corrigir os exames}.
Não é uma situação fácil de gerir.
Sim, é sem dúvida uma situação nada fácil de gerir. Para além das dificuldades dos professores, tenho receio que de facto adiem os exames para tão tarde porque já perdi este ano num curso que não gostei e queria repetir exames para entrar noutro, e parece-me que eu e outros no meu caso podemos perder ainda mais tempo com isto. Dá-me uma certa ansiedade.

• Like
Reactions: Edgar H

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Eu li que os diretores escolares e alunos em geral aprovam a realizacao dos exames em Setembro. Uma vez que o estado de emergência quase certo será renovado, isso implica escolas fechadas e, como consequência, adiamento inevitável dos exames.
Talvez em abril saibamos o que pretendem fazer.

Eu vi essa aprovação, mas é um pouco fácil aprovar qualquer coisa sem dar soluções para os problemas que daí advêm. E os exames tem muitos problemas logísticos e de prazos.
Eu vou evidenciar um deles. O tempo que vai desde a realização da primeira fase e o resultado das candidaturas. Por exemplo, ao contrário do que se pensa, aquele prazo de 2 meses e meio que vai entre os exames e o resultado, não é em vão. As candidaturas abrem para os alunos das reapreciações quando estas saem. No mínimo, as candidaturas abrem para alguns uma semana antes de se saber as colocações. Ou seja, todas a estrutura das candidaturas é completamente dependente dos exames.

Birdy

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Eu vi essa aprovação, mas é um pouco fácil aprovar qualquer coisa sem dar soluções para os problemas que daí advêm. E os exames tem muitos problemas logísticos e de prazos.
Eu vou evidenciar um deles. O tempo que vai desde a realização da primeira fase e o resultado das candidaturas. Por exemplo, ao contrário do que se pensa, aquele prazo de 2 meses e meio que vai entre os exames e o resultado, não é em vão. As candidaturas abrem para os alunos das reapreciações quando estas saem. No mínimo, as candidaturas abrem para alguns uma semana antes de se saber as colocações. Ou seja, todas a estrutura das candidaturas é completamente dependente dos exames.
A entrada no ensino superior alguma vez ocorreu em janeiro, nos tempos antigos?? Ouvi um comentador na televisão a falar disto, mas já não me lembro do que é que ele disse concretamente.

Eu acredito que daqui a um mês já teremos mais certezas do que vai acontecer ou não no futuro. Ainda não passaram sequer duas semanas que começaram a aconselhar as pessoas a ficar em casa mesmo a sério, portanto os benefícios do isolamento ainda não são muito visíveis nos números. Nenhum vírus desaparece completamente, mas com estas medidas ele não vai ter forma de se propagar e morre facilmente se não "andar a saltar" de pessoa em pessoa, reduzindo drasticamente a sua presença na comunidade. A certo ponto, quando as melhorias já forem bastante visíveis, acho que é uma possibilidade começarem a libertar certas faixas etárias e grupos de não risco das suas casas, para o dano extra-covid na sociedade não ser tão profundo... Assim, os exames até poderiam ocorrer. E os grupos de risco e velhinhos permanecerem mais um tempinho em casa.

Mstudent17

Membro Dux
Matrícula
16 Novembro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FCM|NMS
Ou tornam o sistema mais eficiente por exemplo (na minha opinião o tempo que existe de candidatura e de espera pelos resultados é demasiado longo, visto que é um processo eletrónico) ou então tem de começar mais tarde

Birdy

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
A entrada no ensino superior alguma vez ocorreu em janeiro, nos tempos antigos?? Ouvi um comentador na televisão a falar disto, mas já não me lembro do que é que ele disse concretamente.
Entretanto, abri esta notícia do público e encontrei a resposta: Prolongamento do ano lectivo “não será dramático” no ensino superior - A actual geração de estudantes não está habituada a inícios do ano lectivo mais tardios, mas não seria a primeira vez que o mesmo aconteceria. Em 1989/90, por exemplo, as aulas nas universidades e politécnicos apenas começaram em Janeiro de 1990, em resultado de uma greve de professores.

Mstudent17

Membro Dux
Matrícula
16 Novembro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FCM|NMS
Entretanto, abri esta notícia do público e encontrei a resposta: Prolongamento do ano lectivo “não será dramático” no ensino superior - A actual geração de estudantes não está habituada a inícios do ano lectivo mais tardios, mas não seria a primeira vez que o mesmo aconteceria. Em 1989/90, por exemplo, as aulas nas universidades e politécnicos apenas começaram em Janeiro de 1990, em resultado de uma greve de professores.
Era um total ano novo em todos os sentidos ahahah
Mas acabava na mesma em Setembro? Ou depois ia alterar tudo? Estou curiosa para saber como resolveram isso nessa altura 🤔

• Haha
Reactions: Birdy

Anasofiaa

Membro
Matrícula
1 Outubro 2017
Também tenho andado a pensar neste assunto. Queria mudar de curso então cancelei a matrícula, mas tive de me inscrever nos exames porque os meus só estavam válidos até 2019. E agora acontece isto...

Já ouvi falar em adiamentos para setembro, diminuição de matéria e até cancelamento. Esta última opção seria sequer possível? Entraríamos só com a média interna? Enfim, toda esta especulação deixa uma pessoa ansiosa.

Bom estudo e espero que estejam todos bem! ☺

FDias25

Membro
Matrícula
8 Setembro 2019
Também tenho andado a pensar neste assunto. Queria mudar de curso então cancelei a matrícula, mas tive de me inscrever nos exames porque os meus só estavam válidos até 2019. E agora acontece isto...

Já ouvi falar em adiamentos para setembro, diminuição de matéria e até cancelamento. Esta última opção seria sequer possível? Entraríamos só com a média interna? Enfim, toda esta especulação deixa uma pessoa ansiosa.

Bom estudo e espero que estejam todos bem! ☺
Nem me fales em cancelamentos 😅
Estou desde setembro de 2019 a estudar para Matematica A porque vou como externo e preciso mesmo de boa nota para entrar no que quero. Que sejam adiados, mas cancelados não, por favor, a nota interna está longe de ser suficiente para o que quero 😬😅

• Like
Reactions: Anasofiaa

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Nem me fales em cancelamentos 😅
Estou desde setembro de 2019 a estudar para Matematica A porque vou como externo e preciso mesmo de boa nota para entrar no que quero. Que sejam adiados, mas cancelados não, por favor, a nota interna está longe de ser suficiente para o que quero 😬😅
Por acaso ando com uma ideia e aproveito que disseste isso. Se as condições o permitirem, os alunos que quiserem continuam a fazer na 1ª fase e quem não quiser, principalmente os alunos internos que são aqueles que não estão a ter aulas presenciais, fazem na 2ª fase a valer como 1ª.
A 2ª fase para o que foi à 1ª, é a 2ª normal. Quem fez a 1ª, nas datas da segunda, é a época especial.
Com esta medida divimos os alunos e evitamos grandes adiamentos das candidaturas.

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Entraríamos só com a média interna?
Muito mas mesmo muito improvável. O acesso ao ensino superior é muito dependente dos exames nacionais, mais do que logisticamente, não esquecendo que são as únicas provas uniformizadas para todos os alunos, daí não entrarmos apenas com a nota interna. Há muito que se discute o fim dos exames nacionais, mas penso que o modelo vai continuar a persistir e o mais provável é ter adaptações para o caso deste ano: na matéria a avaliar, nas datas das provas, sendo que ainda não sabemos ao certo como tudo isto se vai processar. O meu conselho é continuares o estudo e manter a calma enquanto esperamos por mais decisões. Boa sorte!

Ana44444444444

Membro Caloiro
Matrícula
25 Março 2020
Inscrevi-me 1x para os exames nacionais, só que enganei-me e coloquei "sim" na parteque pergunta se quero ingressar no ensino superior este ano, porque ainda estou no 11°. Então, hoje inscrevi-me de novo, retificando o erro. Mas estou suuuuuper preocupada!
Alguém me sabe dizer se estou bem inscrita ??

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
B Preenchimento dos exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
Ângela0104 Desistência de exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
A Processo de Candidatura Maiores de 23 (Exames no Moodle?) - COVID-19 2020/2021 Concursos e Regimes Especiais 5
P Exames profissional Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
F Exames secundários 2020 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
J Exames de BioGeo e FQ (PDFs) Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
Lizzyzonster Ajuda - como inscrever aos exames? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 6
M Repetir Exames de Disciplinas Bienais Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
anagds2 mudança de curso, inscrição nos exames nacionais Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
H Exames nacionais Ensino Secundário 3
B Exames: seleccionar a melhor prova de ingresso Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
V Exames para cursos profissionais Concursos e Regimes Especiais 5
B Exames 2020 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
E Candidatura a titular de ensino superior + realização dos exames nacionais Concursos e Regimes Especiais 2
Lucas Parejo Exames do 12º serão obrigatórios para o ano que vem? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
K Melhoria de nota dos exames realizados em anos anteriores Exames Nacionais e Provas de Ingresso 11
H Que exames nacionais fazer? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
M Blocos opcionais nos exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 6
N Dúvida Exames Nacionais - Profissional Exames Nacionais e Provas de Ingresso 15
Enk0 Já há novas datas exatas dos exames nacionais 2020? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
F Utilização dos exames paras mudança de curso Ensino Secundário 2
B Petição para a contabilização de exames nacionais para melhoria de nota interna Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
C Injustiça - Junta-te a nós - Contra a eliminação das melhorias das classificações finais através dos Exames Nacionais Exames Nacionais e Provas de Ingresso 721
B Covid-19: Inscrição nos Exames Nacionais Exames Nacionais e Provas de Ingresso 297
andreia.frndsss Haverá 2ª inscrição para atualizar os exames a que nos propomos? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
M Exames nacionais como externo - novas medidas Exames Nacionais e Provas de Ingresso 107
S Dispensa de Exames Nacionais agora em julho Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
T É possivel alterar inscrição de exames? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 8
M Covid-19: Exames Nacionais 2020 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 987
MarcoAfonso Inscrição nos exames nacionais fora do prazo Exames Nacionais e Provas de Ingresso 15
M Repetir Exames Nacionais 3 anos depois Exames Nacionais e Provas de Ingresso 6
Bárbara Peixoto Repetir Exames 2 Anos Depois Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
M Repetir exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 9
A Inscrição com boletim "físico" nos Exames Nacionais ainda é válida ? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
José Pedro Carvalho Exames externos a disciplinas fora do meu plano curricular contam para média do secundário? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
R Exames e metas curriculares Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
B Exames 2020 - livros de apoio Exames Nacionais e Provas de Ingresso 11
1 Estudo para os exames Ensino Secundário 4
A Repetir exames nacionais para mudar de curso Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
B O que é que sai nos exames de 2020? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 20
M Alterar inscrição dos exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
D Inscrição para os exames nacionais com cartão de residência on-line Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
Margot Matéria do 3º período será avaliada nos Exames 2020? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
A Anular inscrição nos exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
C Preenchimento do boletim de inscrição em exames nacionais Exames Nacionais e Provas de Ingresso 63
G Encargos Inscrições Exames Nacionais Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
H Covid-19: exames e aulas online no ensino superior Ensino Superior 6
CarluxaSofia Repetir Exames Nacionais 3 anos depois Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
S Não sei que exames fazer! Estou no 11ºano em CT Ensino Secundário 3
R Fecho das escolas e inscrição nos exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 64