Afinal, que área devo seguir?

MidnightSunset

Membro Caloiro
Matrícula
2 Julho 2020
Olá. Estou neste momento a terminar o ensino profissional, num curso de música, e quero ir para a universidade. Acontece que estou com dúvidas sobre o que realmente quero. Toco um instrumento e tenho a sensação de que, neste momento, me traz mais frustração do que prazer, apesar de ainda gostar de tocar. Fiz provas a 4 universidades de música, sendo que só tenho hipótese de entrar em uma delas, privada e com as propinas muito elevadas (cerca de 3500 euros por ano), como podem imaginar. Sempre tive um plano B, desde o 9º ano, que seria enveredar pela área das Línguas. Tenho 3 cursos em mente, Estudos Asiáticos, Tradução e Línguas, Literatura e Cultura. Tendo em conta que fiz os exames nacionais de Inglês e Português (15,8 e 15,6 respetivamente) no ano passado (estava no 11º ano), só me falta a ficha ENES, que vou receber no dia 3 de agosto, e o certificado de habilitação do meu curso.

Não me vejo a viver sem música, mas não sei se vou ser feliz se seguir o curso na universidade privada. Um cenário possível seria ter aulas de canto (que é algo que eu gosto mesmo muito de fazer) se por acaso seguir para um dos cursos que referi acima.

O que faço? Tenho medo de me arrepender se fizer a escolha errada.

Agradeço qualquer ajuda! :)

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
O que faço? Tenho medo de me arrepender se fizer a escolha errada.
A escolha é tua e não há propriamente uma solução milagrosa. Se achas que o curso na privada não vale o dinheiro, acho que fazes bem em não escolhê-lo. Neste momento, podes enveredar pelo plano B e veres se gostas dessas áreas ou não. Entras no curso (sou da FLUL btw, alguma dúvida que tenhas, podes perguntar! Até podes conjugar a tua paixão com o curso em si, há cadeiras em que estudas música e tens actividades exteriores ao curso tipo as tunas, em que podes tocar e cantar). Caso aches que o teu objectivo é apenas a música, talvez possas escolher um outro curso, como Ciências Musicais ou podes ficar um ano no tal curso de línguas e repetir as provas no final do primeiro ano (tive uma colega que no final do 1º ano voltou a repetir as provas para entrar na vertente de canto e conseguiu. Aliás, foi ela que ganhou o Festival da Canção 🤪). Boa sorte!

Akiani

Membro Veterano
Matrícula
14 Julho 2019
Curso
Psicologia
Instituição
FPIE - UL
Olá!

Olha, também me identifico um pouco com o que disseste em relação à música ☺ Também gosto muito de Música e não vejo a minha vida sem Música, e neste momento, já de há uns anos para cá, também me sinto frustrada em relação a uma coisa que faço em música neste momento. No entanto, vim para Psicologia, então vou-te contar um pouco da minha história.
Sempre gostei de música, costumo dizer que as minhas paixões são o meu namorado, a Música e a Psicologia, todas de forma diferente. Na altura da candidatura, não pensei duas vezes em pôr Psicologia, já que eu adoro Psicologia, e caso seguisse Música, não ia ter a oportunidade de aprender Psicologia, e eu quero aprender Psicologia e sinto-me bastante realizada na Psicologia. Entretanto, tenho a paixão da Música que não quero nem vou pôr de parte. Pertenço a um coro desde pequena, e decidi sempre continuar no coro, e ainda hoje continuo (está suspenso devido ao covid... mas sinto-me lá parte pertencente (?) isso é que importa!), e é, em grande parte no coro que deixo a minha paixão da Música sair e deixo vir ao de cima o meu lado mais musical. Entretanto, durante este ano letivo que passou, tomei bastantes decisões, uma das quais foi pensar mais em mim e nos meus interesses (penso muito mais nos outros do que em mim), e portanto, decidi, no verão, aprender teoria musical (algo que me faz imensa falta, principalmente nas poucas vezes que sou maestrina do coro, para ter mais noção do que faço) e começar a aprender piano, tudo online, por vídeos e cursos fixes que se encontram online e bastante mais acessíveis do que ter aulas mesmo. Durante o próximo ano letivo, o meu plano é continuar a aprender teoria musical e piano conforme eu conseguisse, já que a faculdade vai estar sempre em primeiro. Mas queria, pelo menos, tirar umas duas horas no fim de semana para tocar piano e flauta (também toco flauta transversal há já bastante tempo). Também adoro percussão e tenho uma pandeireta que também quero aprender a tocar, e portanto é assim que vou conciliando a minha paixão da Psicologia com a Música. Até porque a Psicologia está em tudo, e até, se algum dia eu quiser, em terapias com os meus futuros pacientes, até posso fazer algumas coisas relacionadas à Música, juntando ainda mais a minha paixão.
Também quero entrar na tuna da minha faculdade (a tuna é tipo um coro universitário, feito pelos alunos, em que são os próprios alunos que cantam e tocam, com músicas normalmente ligadas à vida universitária), só que com o covid não sei quando voltaremos a ter tuna, mas não desisto do meu sonho de pertencer a outro coro e continuar a fazer coisas giras dentro da música!
Eu não conheço nada de Línguas, portanto não posso opinar quanto aos cursos que falaste, mas como a @Ariana_ disse, podes sempre ter cadeiras dentro dos cursos que falaste, teres cadeiras mais relacionadas à Música, ou, caso sintas que não gostas de Línguas mas o que gostas mesmo é de Música e vês-te mais na Música do que nas Línguas, podes sempre mudar no ano seguinte!
Como disseste que estás desesperado com o instrumento que tocas, não sei se te faria bem ingressares já em Música, já que aí é que tinhas sempre Música e assim. E sigas que curso sigas, não tens de deixar a Música para trás, podes sempre levá-la como um hobby, e não é por ser um hobby que é menos séria do que se não fosse. Acredita, faço bastantes coisas para além da faculdade e, apesar de as considerar "hobbies", esforço-me bastante e dou sempre o meu melhor em tudo o que faço, e não levo como um simples "hobby". Portanto, caso decidas estudar Línguas, pelo menos no 1o ano, e levares a Música como um hobby, mas um hobby sério, acho que poderia ser uma boa opção para ti. Mas, a decisão é sempre tua, e se achas que vais ficar mais feliz em Música, força, segue Música!
Se quiseres, apesar de eu não saber muito nem de Música nem de Línguas, mas se sentires que te posso ajudar de mais alguma forma, estás à vontade para falar comigo. E acho que também pode ser bom para ti falares com pessoas que estejam nos cursos que pretendes, pedires opiniões. Acho que te pode ajudar bastante.
Boa sorte e beijinhos!

José Soobie

Membro Caloiro
Matrícula
7 Dezembro 2020
Também vou principiar o 10o ano e não sei o que deva escolher. Considero economia ou ciências. Tenho 5 às disciplinas relacionadas com o curso, porém identifico me tanto com os dois. Acho que economia A seria boa para mim, uma vez que também gostava de seguir Marketing e Publicidade e essa iria ser a prova de ingresso, além disso gostava de seguir Geografia e ordenamento do território ou Economia e Gestão. Por contrapartida, adoro a área de ciências, especialmente FQ. Nesta área gostava de farmácia ou medicina. Também penso em Humanidades, mas pouco, e também tenho interesse em Direito. Qual Seria a melhor para mim e com que disciplinas?

Diana Valença

Membro Veterano
Matrícula
9 Maio 2016
Curso
Ciências e Tecnologias
Também vou principiar o 10o ano e não sei o que deva escolher. Considero economia ou ciências. Tenho 5 às disciplinas relacionadas com o curso, porém identifico me tanto com os dois. Acho que economia A seria boa para mim, uma vez que também gostava de seguir Marketing e Publicidade e essa iria ser a prova de ingresso, além disso gostava de seguir Geografia e ordenamento do território ou Economia e Gestão. Por contrapartida, adoro a área de ciências, especialmente FQ. Nesta área gostava de farmácia ou medicina. Também penso em Humanidades, mas pouco, e também tenho interesse em Direito. Qual Seria a melhor para mim e com que disciplinas?
No meu tempo o plano era só um, mas agora do que tenho lido há mobilidade do teu percurso, podendo haver uma troca de disciplinas opcionais, entre ciencias e humanidades, por exemplo. Não sei se isso na tua escola acontece
A decisão é tua, mas sugiro que procures o que é dado nessas disciplinas, por exemplo dizem que MACS é estatistica, a minha irmã escolheu MACS com base nisso e foi uma desilusão!
Também podes escolher uma área e depois fazeres faculdade noutra, basta ter os exames. Marketing e Publicidade também pede português que é um exame que vários cursos pedem, com esse exame tens bastante manobra. Geografia e Direito também pedem Português, mas na FDUL e a NOVA pedem 2 exames.
Dizem que ciências é mais abrangente e dá para tudo, e é verdade. Em ciências fazes os exames de Português que dá para muitos cursos e os que não dão com Português dão com Matemática A que tens em ciências, ainda para mais se Medicina é um curso que está em cima da mesa, ciências é a melhor opção. No entanto, eu estive em ciências, nem pensei muito, queria ser psiquiatra ou psicologa então só fui, foi dos maiores erros que cometi. Se soubesse o que sei hoje não sei para onde ia, ciências é que não seria de certeza.
O meu conselho é que vejas o que gostarias de estudar agora, pois falasse que devemos estudar o que gostamos na faculdade senão serão 3 anos penosos e o secundário é exatamente a mesma coisa. Acho importante que penses na faculdade, porém sempre se dá um jeito então foca-te no agora

Pedro D. Jesus

Membro Dux
Matrícula
18 Julho 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
94288076-senior-woman-holding-her-favorite-book-remembering-old-love.jpg

Rita Ferreira11

Membro Caloiro
Matrícula
15 Junho 2019
Olá! Eu faço parte da comissão de festas de Bioquímica da Universidade do Minho e queremos ajudar-te a ultrapassar esta fase complicada e repleta de questões da melhor forma. Se pensaste ou pensas candidatar-te em Bioquímica nós organizamos esta sessão em colaboração com alunos de diferentes anos do curso de Bioquímica da Universidade do Minho com o intuito de te dar a conhecer aquele que é o melhor curso desta academia. Queremos esclarecer as tuas dúvidas e dar-te a conhecer aquilo que estudamos, investigamos e trabalhamos durante esta licenciatura. Acima de tudo, queremos ajudar-te na tua escolha.
Inscreve-te no link que se encontra na biografia do nosso instragam (@comissaofestas_bq) até dia 01 de agosto para a sessão zoom que irá decorrer no dia 03 de agosto pelas 18 horas.
Contamos contigo e com as tuas dúvidas!
Vemo-nos em breve,

Comissão de Festas de Bioquímica 2021/22

Attachments

• palestra bq.jpeg
    palestra bq.jpeg
    128 KB · Visitas: 4