Agradecimentos Uniarea

Fiz os exames em 2006, sim, aquele fatídico anos com as piores médias de sempre. :sweatsmile: E o último ano dos exames antigos (só realizados no 12º ano).

Mas tipicamente acham que sou mais novo. Ainda ontem após uma entrevista para a RTP Madeira: "Mas tu tens que, 24 ou 25 anos, certo?"

Eu:

giphy.gif
@davis a minha pergunta é como andaste em aeroespacial e ainda pareces mais novo :tearsofjoy:

• Like
Reactions: davis
Fugi antes do IST conseguir sugar-me a juventude toda. :sweatsmile:

Não quero continuar o spam aqui, mas... eles podem fazer isso!? :fearful:

Pensava que era só a alma que nos sugavam...

• Like
Reactions: davis
:blush:

Ainda bem que escolheste dizer "irmão mais velho" em vez de "trisavô". :p

Isso seria um bom sinal! Apoio a ideia :p

Isso seria uma verdadeira surpresa, visto que até os meus livros e cadernos da escola primária ainda tenho lá em casa :sweatsmile::tearsofjoy:

Obrigado ;)
Ofereço-me para fazer a cobertura da "Queima das Sebentas" AHAHAH
Post automatically merged:

Fugi antes do IST conseguir sugar-me a juventude toda. :sweatsmile:
Mais novo e...
tenor.gif

Olá Alfa!

Identifiquei me bastante na tua mensagem. Também pertenço ao grupo de pessoal que era bastante ativo no exames.org nos fatídicos anos de 2006, 2007 e 2008. Na altura foi um fórum muito importante para mim na minha entrada na FEUP em 2007

Tenho pena de agora não conseguir ser tão ativa como na altura mas estando a trabalhar há 5 anos muito do meu conhecimento académico está ultrapassado.

No entanto continuo a gostar de cá vir e ir botando um olho nas preguntas que se colocam

Obrigado a todos por existirem!

Faz hoje precisamente 1 ano que me registei no Uniarea. *Yaaaaaaay*
Precisamente há um ano atrás, resolvi efetuar o registo num site que já há uns meses visitava e acompanhava, mas sempre sem coragem de aparecer *ohemgeestalker*. Lá teve que ser no dia do meu exame de Inglês - estava tão cansada e sem ninguém para discutir os exames. Fiz 4 exames. 4 exames que eu sentia curiosidade em falar com outras pessoas, uma vez que os meus colegas são de poucas palavras :tearsofjoy: Depois disso desapareci, sempre refundida na minha timidez :sob:
Porém, algures nos primeiros meses de 2018, surgiu em mim todo um ser sociaaaaal e apareci no Diário. Podem não acreditar mas eu estava nervosa de estar a teclar com desconhecidos :tearsofjoy: Podem também não acreditar em coisas que terei encontrado aqui muito aleatoriamente, mas não vou referir por agora :smirk: :innocent: (seria vergonha para a pessoa loles) Talvez um dia conte, se tal for realmente relevante~ :relaxed:
Esta """""socialona""""" gosta muito de vocês todos :kissingheart: Parabéns pela criação de uma comunidade de estudantes :sunglasses:

trofeu.png

!! :D Eu nem sei bem como reagir... ainda me lembro perfeitamente do dia em que me registei no fórum e agora dou-me por mim e já passaram 2 anos? Uau.

Infelizmente, não tenho muitas palavras :cry:, portanto vou ser breve:

Queria desde já agradecer à comunidade Uniarea por me ter dado a conhecer várias pessoas que se vieram a revelar muito especiais. Não vou citar nomes porque enfim, tenho medo de me esquecer de alguém. :sweatsmile: E é um orgulho enorme para mim fazer de certa forma parte deste projeto. Isto claramente não estava nos meus planos quando me decidi inscrever para tirar aquela dúvidazinha sobre o curso que queria na altura (entretanto, e também graças ao Uniarea, mudei um bocado de ideias). :grin:

Enfim, podia escrever um textão, mas já é tarde e muuuito resumidamente era isto que eu queria dizer. Espero que o Uniarea continue a crescer como tem feito ultimamente, tem todo o potencial para isso. :smile:

!! :D Eu nem sei bem como reagir... ainda me lembro perfeitamente do dia em que me registei no fórum e agora dou-me por mim e já passaram 2 anos? Uau.

Infelizmente, não tenho muitas palavras :cry:, portanto vou ser breve:

Queria desde já agradecer à comunidade Uniarea por me ter dado a conhecer várias pessoas que se vieram a revelar muito especiais. Não vou citar nomes porque enfim, tenho medo de me esquecer de alguém. :sweatsmile: E é um orgulho enorme para mim fazer de certa forma parte deste projeto. Isto claramente não estava nos meus planos quando me decidi inscrever para tirar aquela dúvidazinha sobre o curso que queria na altura (entretanto, e também graças ao Uniarea, mudei um bocado de ideias). :grin:

Enfim, podia escrever um textão, mas já é tarde e muuuito resumidamente era isto que eu queria dizer. Espero que o Uniarea continue a crescer como tem feito ultimamente, tem todo o potencial para isso. :smile:
Acho que toda a gente gosta muito de te ter por cá e espera que continues pelo uniarea durante muitos mais anos. Tens feito um excelente trabalho! Até os trolls gostam de ti, tipo... :grin::tearsofjoy:

Queria desde já agradecer à comunidade Uniarea por me ter dado a conhecer várias pessoas que se vieram a revelar muito especiais.
:smirk::smirk::smirk:

Estou quase a fazer 3 anos de Uniarea e encontro-me numa fase muito positiva da minha vida também graças a vocês. Como não poderia deixar de ser, tenho de agradecer a esta comunidade fantástica!

No verão de 2015, quando me inscrevi aqui no forum, tinha acabado o meu 10º ano e estava completamente perdida. Sempre soube que queria seguir Medicina mas as minhas notas não eram lá muito boas. O secundário foi andando e as minhas notas nos exame de 11º foram desastrosas. Cheguei a colocar a opção de desistir (tanto que não repeti estes exames no 12º porque me conformei que nunca iria dar). Acaba o secundário e eu entro num curso, um "plano B". Ainda dei o benefício da dúvida ao tal curso, mas saí antes do primeiro semestre acabar.
Eu sabia o que queria e pior do que estar num curso que não se gosta é não se estar no curso de que se gosta realmente. Vim para casa e estudei afincadamente para as três provas de ingresso exigidas. Era um tudo ou nada e foi uma fase bastante stressante. Modéstia a parte, consegui notas muito boas nos exames, aumentei imenso a minha média interna e posso dizer com segurança que tenho média para entrar em qualquer faculdade de Medicina do país.

O Uniarea teve uma importância muito grande no meio disto tudo!
Primeiramente permitiu-me contactar com pessoas que já tinham estado ou que estavam na mesma situação do que eu. Mostraram-me que era possível melhorar as minhas notas e contaram-me a sua história de sucesso chegando-me mesmo a dar certos truques e dicas após eu ser (muito) chata e perguntar praticamente a todos "Como estudaste?","Como organizaste o teu estudo?", "Tiveste explicações?". A todos os que me tiveram de aturar: desculpem por ter sido tão cusca em relação aos vossos métodos de estudo :tonguewink: e um enorme obrigada!

Em segundo lugar, este forum é espectacular no que toca a esclarecer dúvidas. Neste anos nunca recorri a explicações porque sabia que as minhas dúvidas pontuais seriam, eventualmente, esclarecidas por alguém entendido no assunto. No início do ano não pescava nada de física e química mas tantas foram as dúvidas que aqui fui colocando que me fui sentindo cada vez mais confiante e preparada para o exame. O mesmo com matemática e biologia e geologia. Obrigada a todos os que perderam um pouco do seu tempo para esclarecer as minhas dúvidas. Tentarei retribuir e esclarecer eventuais dúvidas vindouras, na medida do possível (pois agora já accionei o delete em alguns capítulos ... :tearsofjoy:).

Por último, mas não menos importante, tenho de salientar o bom ambiente que se vive aqui e que me permitiu ter uma vida social ligeiramente mais ativa nestes meses em que estive fechada em casa. :sweatsmile: Fiz muitos amigos e eventuais coleguinhas. Já para não falar no Diário que tem (quase) todos os dias um tema diferente e muitas vezes dá para soltar umas gargalhadas. :p

Esta etapa está concluída. Se eu consegui, vocês também conseguem alcançar os vossos objetivos! Se querem mesmo muito uma coisa lutem por isso e nunca desistam! Por agora desejo-vos que entrem no curso que querem e que sejam muito felizes! ;)

Não vale a pena escrever nomes pois o risco de me esquecer de alguém é muito elevado e a maioria de vocês ajudou-me de alguma forma. Se não foi de uma maneira foi de outra. Mais uma vez OBRIGADA a todos vós!

PS: O post dos postais...:tearsofjoy::tearsofjoy: Eu vou mesmo fazer isso, eventualmente! Me aguardem!

Já ando por aqui desde que isto começou, registei-me pouco depois e desde então que venho a acompanhar com agrado o crescimento do novo projeto do velho 5M4Rt (mais número, menos número) do exames.org, que me lembro de visitar quando puto. Queria apenas realçar o valor da comunidade tão salutar que se formou com este projeto, que transcende em muito uma mera plataforma de esclarecimento de dúvidas sobre o ensino superior, principalmente dada a quantidade de comunidades tóxicas que existem num sítio tão potencialmente nefasto quanto a internet. Tenho, como muitos de vós devem já ter lido, problemas de saúde que vou batalhando há mais de uma década e, parecendo que não, espaços como este desempenham um papel muito para além do seu objetivo principal: falando do meu caso, o uniarea é importante para uma das poucas coisas que me fazem, ainda, algum sentido: contactar com o mundo exterior, falar, de forma a não me perder no meu inferno interno.

Obrigado a todos.

do velho 5M4Rt (mais número, menos número) do exames.org
Era isso era :oops:. Último avatar usado lá:

1531537916827.png

Obrigado malta, é bom perceber que isto em alguma medida contribuiu para o sucesso do vosso percurso, especialmente para os que se preparam para entrar este ano no ensino superior. O Uniarea continuará por cá para o que precisarem, vão dando notícias. :innocent:

• Like
Reactions: Criken and Alfa
Faz hoje, oficialmente, 2 anos desde que me registei no Uniarea 🥳🥳🥳

Este dia deixa-me sempre nostálgica porque me lembro bastante bem dele. Apesar de já conhecer o Uniarea há muito mais tempo, a verdade é que tinha imensa vergonha em registar-me~ Tudo mudou quando fiz exame nacional de Inglês, precisamente no dia 26 de junho de 2017. Muito pouca gente o tinha feito na minha escola e eu queria MUITO discutir o exame e falar com pessoas que o tivessem feito! Respirei fundo e 5s de coragem fizeram-me registar e ir ao tópico sobre Inglês. Já nessa altura conhecia o Diário mas sentia-me tão estranha no meio de pessoas que aparentemente se davam tão bem que tremia só de pensar em postar alguma coisa no Diário. Só o fiz mais de 6 meses depois, imaginem 😂😂 mas foi das melhores coisas que fiz por aqui, conheci imensa gente, de todos os sítios e de todas as áreas diferentes ♡ Conheci mesmo muita gente que hoje considero amigos e gosto muito muito muito deles todos 🥺🤗🤗 não quero particularizar, mas gostava de deixar aqui um agradecimento a eles, por estarem comigo e serem sempre maravilhosos~ oh, e não me esqueço de agradecer também à comunidade inteira do Uniarea, simplesmente por existir e por continuar viva ☆

Faz hoje, oficialmente, 2 anos desde que me registei no Uniarea 🥳🥳🥳

Este dia deixa-me sempre nostálgica porque me lembro bastante bem dele. Apesar de já conhecer o Uniarea há muito mais tempo, a verdade é que tinha imensa vergonha em registar-me~ Tudo mudou quando fiz exame nacional de Inglês, precisamente no dia 26 de junho de 2017. Muito pouca gente o tinha feito na minha escola e eu queria MUITO discutir o exame e falar com pessoas que o tivessem feito! Respirei fundo e 5s de coragem fizeram-me registar e ir ao tópico sobre Inglês. Já nessa altura conhecia o Diário mas sentia-me tão estranha no meio de pessoas que aparentemente se davam tão bem que tremia só de pensar em postar alguma coisa no Diário. Só o fiz mais de 6 meses depois, imaginem 😂😂 mas foi das melhores coisas que fiz por aqui, conheci imensa gente, de todos os sítios e de todas as áreas diferentes ♡ Conheci mesmo muita gente que hoje considero amigos e gosto muito muito muito deles todos 🥺🤗🤗 não quero particularizar, mas gostava de deixar aqui um agradecimento a eles, por estarem comigo e serem sempre maravilhosos~ oh, e não me esqueço de agradecer também à comunidade inteira do Uniarea, simplesmente por existir e por continuar viva ☆
O tema da vergonha em escrever cá é comum, algo a perceber como combater no futuro. 😅 De resto, fico feliz em saber o impacto que teve. 😍🙌

Há uns dias fiz 4 anos Uniarea. ❤
Descobrir este fórum mudou definitivamente a minha vida (para melhor 😋). Um grande obrigada!

Chegou aquela altura do ano novamente...

Domingo, dia 2 de Agosto de 2015.

O dia da minha inscrição no Uniarea e o dia da minha primeira mensagem (sobre Matemática, sem qualquer surpresa).

Domingo, dia 2 de Agosto de 2020.

Cinco anos depois.

Nos últimos cinco anos a minha vida foi preenchida por bons e maus momentos, como a de toda a gente. Apesar disso, ao longo destes cinco anos, tenho sentido que têm sido mais as provações do que as conquistas. Um projecto académico que falhou, arrastando consigo uma parte importante da minha identidade e deixando-me perdido e confuso. Uma relação longa (quase, também ela, cinco anos) que morreu, deixando sequelas no presente e manchando o passado. Obstáculos na minha saúde, física e mental, os primeiros ultrapassados e os segundos… bem, os segundos são um processo em curso.

Quando me forço a olhar de frente as coisas boas, aquilo que tive de bom nos últimos cinco anos, é curioso reparar que o Uniarea teve sempre a sua mão nesses momentos. Apesar da forma como terminou o meu doutoramento, a minha paixão pela Matemática, mesmo tendo tido momentos em que esteve em risco de se apagar, foi sendo reacendida pelas muitas oportunidades que tive de a partilhar aqui. Apesar de, a nível pessoal, ter passado por momentos difíceis, encontrei aqui uma pessoa que me devolveu o atrevimento de ser feliz. Apesar de toda a minha instabilidade psicológica e emocional, encontrei no Uniarea pessoas que posso considerar, sem hesitações, amigos e amigas.

Ultimamente, tenho-me encontrado num momento da minha vida cheio de questões. Tendo em conta o papel que o Uniarea tem tido na minha vida, nos últimos cinco anos, faz sentido partilhar convosco estas questões. Questões pessoais, questões profissionais, questões existenciais. Qual será o meu futuro? Qual é o meu propósito? Quem sou eu?

Como alguns de vocês sabem, recentemente descobri um grande interesse (uma grande paixão?) pela Filosofia, a ponto de pegar no sonho de “um dia”, “quando for velho”, “quando tiver tempo”, voltar a estudar e movê-lo para o topo da minha lista de tarefas. Desculpem o comentário vagamente mórbido, mas não sei – ninguém sabe – quanto tempo tenho e em quanto desse tempo terei a capacidade de realizar os meus sonhos. Tive, no curso de Medicina e no curso de Matemática, colegas mais velhos, nos seus quarenta, cinquenta anos, desejosos de se dedicarem, finalmente, a algo que os realizasse. No entanto, quero pensar a minha vida de forma diferente. Não sou infinito e tenho noção disso. Sinto a necessidade de fazer coisas que me façam feliz. Agora, não “um dia”.

Por isso, sim, as minhas questões são também filosóficas. Questões que não me deixam acordado de madrugada, fitando o tecto escuro e pensando como aqui cheguei, o que correu mal, o que deveria ter feito de forma diferente. Questões que, pelo contrário, me fascinam, me entusiasmam, me devolvem qualquer coisa que eu achei que tinha perdido.

Tenho, então, questões. Sempre as terei. A minha atitude em relação a isso, no entanto, tem mudado. Da Matemática para a Filosofia, troco a certeza das respostas pela certeza de que estas, ao contrário das perguntas, nem sempre existem. Talvez uma segunda lição, a par da lição de que não sou infinito, seja que ter questões sem resposta não é necessariamente mau.

Nos últimos cinco anos, mudei. Mudo ainda. E isso é aterrador. Há dias nos quais não me reconheço. Alguns obstáculos fizeram-me pensar que não sei ainda quem sou, que a identidade que julgava ter talvez não seja imutável, que consigo ainda reinventar-me. Talvez, depois de a poeira assentar, encontre aqui a terceira lição destes cinco anos.

Não sou infinito. Tenho questões. Mudo.

E, por isso, sinto que tenho de o exprimir de alguma forma. Aqui, neste lugar que foi a constante durante cinco anos, está também na altura de fazer uma mudança. (Simbólica, dirão. Mas os símbolos são também importantes.) Durante a maior parte destes cinco anos, tenho-me apresentado aqui com a imagem de uma lemniscata, o símbolo matemático do infinito. Está na altura de mudar. Haverá quem se vá sentir surpreendido (chocado?) com esta alteração, de um infinito para uma interrogação. Mas é esta a minha pele agora, a pele com que me sinto confortável. Tenho a certeza de que se habituarão. 😇

Obrigado, a todos e todas, por estes cinco anos.

Que venham os próximos cinco.