Agregado familiar nas bolsas de estudo

Tiagoalcobia

Membro Caloiro
Matrícula
21 Janeiro 2019
Boa noite, gostaria de saber se visto que já não vivo com os meus pais e sim com outros familiares quem meto no agregado familiar quando me candidato à bolsa?
Tendo em conta que o IRS do ano passado está junto com o dos meus pais.

David1154

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2018
Curso
Hello world
Boa noite, tenho uma dúvida em relação à bolsa de estudo. Quando pedem para adicionar o agregado familiar, tenho que adicionar ambos os meus pais (já que ainda vivo com eles) ou basta adicionar um deles? Estou a perguntar isto, pois já coloquei num dos passos anteriores à questão do agregado familiar, os dados de um deles (o que é o sujeito passivo A na declaração) e não sei se devo de colocar os dados dessa pessoa outra vez.
Segundo a legislação da atribuição das bolsas de estudo ( Despacho nº 8442-A/2012), considera-se agregado familiar, e passo a citar, o seguinte:
"
Agregado familiar do estudante

1 - O agregado familiar do estudante, elemento determinante para a fixação do valor da bolsa base anual, é constituído pelo próprio e pelas seguintes pessoas que com ele vivam em comunhão de mesa, habitação e rendimento:

a) Cônjuge ou pessoa em união de facto, nos termos previstos em legislação específica;

b) Parentes e afins, em linha reta e em linha colateral, até ao 4.º grau;

c) Adotantes, tutores e pessoas a quem o estudante esteja confiado por decisão judicial ou administrativa de entidades ou serviços legalmente competentes para o efeito;

d) Adotados e tutelados pelo estudante ou por qualquer dos elementos do agregado familiar e crianças e jovens confiados, por decisão judicial ou administrativa de entidades ou serviços legalmente competentes para o efeito, ao estudante ou a qualquer dos elementos do agregado familiar;

e) Afilhados e padrinhos, nos termos da Lei n.º 103/2009, de 11 de setembro.

"
É uma questão de veres se se enquadra.

dino3

Membro Dux
Matrícula
13 Outubro 2017
Curso
Engenharia Civil
Instituição
Universidade do Minho
O meu problema é que na candidatura pedem para inserir o agregador familiar e eu não sei preencher essa parte. É meio confuso
O agregado familiar és tu mais as pessoas com quem vives em casa.

David1154

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2018
Curso
Hello world
Quando pedem para adicionar um novo membro pedem-me o nome, a data de nascimento e essas coisas, mas depois também me pedem informações sobre a declaração de irs (e é nessa parte que fico confusa). Porque perguntam-se se a é um novo documento ou se é um já existente (referente à declaração de irs que coloquei na primeira página da candidatura à bolsa). A minha questão é: os meus pais fazem em declaração em conjunto e o meu pai é o sujeito passivo A (a declaração "está" em nome dele) e a minha mãe o sujeito passivo B e eu sou dependente deles. Nessa parte de acrescentar o que me confunde mais é quando vou preencher relativamente ao meu pai.
Mensagem fundida automaticamente:

Eu sei disso, o minha questão é outra
Visto que fazem o IRS em conjunto, penso que seja a opção "documento já existente", contudo vou identificar a @Ariana_ , ela deve conseguir esclarecer.

• Like
Reactions: dino3

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Quando pedem para adicionar um novo membro pedem-me o nome, a data de nascimento e essas coisas, mas depois também me pedem informações sobre a declaração de irs (e é nessa parte que fico confusa). Porque perguntam-se se a é um novo documento ou se é um já existente (referente à declaração de irs que coloquei na primeira página da candidatura à bolsa). A minha questão é: os meus pais fazem em declaração em conjunto e o meu pai é o sujeito passivo A (a declaração "está" em nome dele) e a minha mãe o sujeito passivo B e eu sou dependente deles. Nessa parte de acrescentar o que me confunde mais é quando vou preencher relativamente ao meu pai.
Mensagem fundida automaticamente:

Eu sei disso, o minha questão é outra
Visto que fazem o IRS em conjunto, penso que seja a opção "documento já existente", contudo vou identificar a @Ariana_ , ela deve conseguir esclarecer.
Confirmo, é "documento já existente".

• Like
Reactions: David1154 and dino3

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Ok. Então depois disso volto a colocar o nif do meu pai (apesar de já o ter feito no inicio, certo?
Tens o teu NIF, a declaração é que é a mesma porque o teu pai é que declara o IRS do vosso agregado.

carmend

Membro Caloiro
Matrícula
10 Setembro 2019
Olá,

Meu filho acabou de entrar para a Universidade..
Por dificuldades temos a nossa morada como a casa da minha mãe, mas faço o meu IRS com o meu marido e 2 filhos.
Meus pais fazem o seu próprio IRS e têm baixas pensões.
A minha questão é para pedir bolsa tenho que colocar todos os que vivem em casa, nos os 4 e mais meus pais 2?
Eles como têm uma baixa reforma têm apoio aos medicamentos e minha mãe agora receia que se pedirmos bolsa pode poder nas finanças os apoios.
Tem como isso acontecer?
Agora tenho receio de pedir e se lhes vai afectar,.

maria salazar

Membro Caloiro
Matrícula
10 Setembro 2019
Boa tarde,

Estava a fazer a candidatura à bolsa de estudo e pedem o meu agregado familiar
Na minha casa vivem os meus pais, irmão, avó, os meus tios e as minhas 2 primas. No IRS dos meus pais apenas está agregado eu e o meu irmão.

Desta forma, quem é considerado agregado familiar para efeitos da bolsa de estudo??

Lena07

Membro
Matrícula
17 Maio 2019
Curso
ÀEsperaDoIa
Boa tarde,

Estava a fazer a candidatura à bolsa de estudo e pedem o meu agregado familiar
Na minha casa vivem os meus pais, irmão, avó, os meus tios e as minhas 2 primas. No IRS dos meus pais apenas está agregado eu e o meu irmão.

Desta forma, quem é considerado agregado familiar para efeitos da bolsa de estudo??
Estou numa situacao semelhante, coloquei apenas as pessoas incluidas no IRS, visto que elas sao o teu verdadeiro agregado. As outras pessoas apenas vivem contigo!

Vidadeumalilas

Membro Caloiro
Matrícula
10 Setembro 2019
Olaaaaaaa
Entrei este ano para a faculdade, e estava a preencher a candidatura para a bolsa e quando cheguei à parte do agregado familiar fiquei um bocado perdida porque eu vivo desde pequena numa casa de acolhimento, no entanto como vim estudar para Lisboa tive de mudar de "casa" então vim para uma casa de autonomia cá em Lisboa. O problema é que eu não faço mesmo a mínima de como preencher, se alguém me conseguisse ajudar era fixolas e se tiverem alguma pergunta é só perguntar :D
Obrigada e bom ano a todos.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @carmend
Eles como têm uma baixa reforma têm apoio aos medicamentos e minha mãe agora receia que se pedirmos bolsa pode poder nas finanças os apoios.
Tem como isso acontecer?
Não estou a ver como é que uma coisa se pode relacionar com outra. São apoios sociais independentes, e como fazem a declaração de IRS em separado, os avós do aluno nem entra para efeitos de agregado familiar na candidatura a bolsa no meu entender.

Olá @Vidadeumalilas
Entrei este ano para a faculdade, e estava a preencher a candidatura para a bolsa e quando cheguei à parte do agregado familiar fiquei um bocado perdida porque eu vivo desde pequena numa casa de acolhimento, no entanto como vim estudar para Lisboa tive de mudar de "casa" então vim para uma casa de autonomia cá em Lisboa. O problema é que eu não faço mesmo a mínima de como preencher, se alguém me conseguisse ajudar era fixolas e se tiverem alguma pergunta é só perguntar :D
Diria que no teu caso o teu agregado familiar és só tu, dado que não será a casa de acolhimento a financiar os teus estudos (corrige-me se estiver enganado, não estou assim por dentro do funcionamento da coisa..).

Vidadeumalilas

Membro Caloiro
Matrícula
10 Setembro 2019
Olá @carmend

Não estou a ver como é que uma coisa se pode relacionar com outra. São apoios sociais independentes, e como fazem a declaração de IRS em separado, os avós do aluno nem entra para efeitos de agregado familiar na candidatura a bolsa no meu entender.

Olá @Vidadeumalilas

Diria que no teu caso o teu agregado familiar és só tu, dado que não será a casa de acolhimento a financiar os teus estudos (corrige-me se estiver enganado, não estou assim por dentro do funcionamento da coisa..).
sim, não sera a casa de acolhimento que vai financiar, por isso estou me a candidatar à bolsa. Muito obrigada :)

• Like
Reactions: davis