Ainda há hipóteses de entrar em medicina?

Mário Daniel

Membro Caloiro
Matrícula
3 Abril 2020
Boa noite. Estou no 11o ano de Ciências e Tecnologias e a minha média do 2o Período é 16.14. O meu objetivo era entrar em medicina e contava melhorar a minha média no 3o Período(caso haja) e com os exames nacionais. Existe alguma hipótese de entrar em medicina contando apenas com esta média e com o próximo ano, caso não haja avaliações no 3o Período?

Birdy

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Olá Mário! As últimas informações que têm sido divulgadas é que o 3º período vai existir...
16,14 geralmente não dá para entrar em Medicina, mas devo relembrar-te que ainda falta muuuuuita coisa acontecer para obteres a tua média final e essa sim é que importa no outcome final.
Deixo-te aqui parte de um texto que escrevi aqui em resposta a uma rapariga que também está no 11º e quer entrar em medicina:
A nota de candidatura é 50% média do secundário e 50% pelos exames. Ou seja, metade da tua nota final mais o 12º ano estão ainda por fazer e podem mudar a tua média atual, e muito. Quando fizeres os exames pela primeira vez, só vão contribuir uma certa percentagem para a nota da disciplina, mas se por acaso necessitares de repetir esse exame no futuro, para melhoria, passará a valer 100% da nota. Até podias ter 13 numa disciplina, se tiveres 18 no exame, como externa, passas a ter 18 à disciplina e é perceptível a diferença que isso faria na média de secundário, para além da própria média de exames. Esta é uma das principais formas pela qual os alunos conseguem subir a média durante o secundário e mesmo se não entrarem em medicina à primeira, que foi o meu caso, sobem no ano ou anos seguintes e atingem a média desejada. Para quem se aborrece com a questão dos exames, também existe a solução de seguir um curso no ensino superior, normalmente da área da saúde, e depois concorre-se a Medicina pelo concurso especial para licenciados. Tantas pessoas que seguem esse caminho.

• Fabulous
Reactions: MARIANA-A
Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
S Estou atualmente a iniciar o 11 ano e acabei o 10ano com média de 16,0 , ainda há chance de entrar em medicina ? Ensino Secundário 5
S Senhas de acesso ao ensino superior- Ainda não recebi a minha- Alguém já recebeu este ano? Concurso Nacional e Locais - Público 2
J Aluno externo ainda não inscrito Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
A Inscrição com boletim "físico" nos Exames Nacionais ainda é válida ? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
Bárbara_Jorge Ainda não recebi resposta da faculdade Candidatos 2019/2020 2
T Média de 16,6 no 10ºano e quero ir para medicina! Ainda consigo? Ensino Secundário 18
neescola Diminuí a média drasticamente no primeiro período do 11º ano. Ainda consigo subir ? Ensino Secundário 1
JoaoTS Ainda sem instituição Bolsas e Residências 2
CV Dan CET's ainda existem? Ensino Secundário 1
AnaLu Já no 12°, ainda indecisa. Que curso escolher? Ensino Superior 19
B Completei o 12°ano, consigo ainda melhorar a minha média? Ensino Secundário 6
R Porque é que o sistema de Empréstimos com Garantia Mútua encontra-se ainda suspenso? Ensino Superior 0
F Posso candidatar me a duas mudanças de curso em simultâneo e ainda ao concurso nacional? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 21
A Resolução do manual "Há química entre nós" do 11º ano da porto editora. Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
R Alunos que concluíram o Ensino Secundário há mais de 2 anos Exames Nacionais e Provas de Ingresso 162
Enk0 Já há novas datas exatas dos exames nacionais 2020? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
CarlaMaria Há alguma forma de conseguir melhorar a nota interna da escola, isto é a nota do secundário? Ensino Secundário 3
marina c já há resultados de bolsa?? Bolsas e Residências 4
T UA Há mais bolsas de mérito para além daquela para quem tem média igual/superior a 17,5? Universidade de Aveiro 2
marcolop3s Vale a pena um ctesp mesmo quando há média para licenciatura? Ensino Superior 1
Z Entrar em Engenharia sem estudar Matemática / Física há 8 anos Tecnologias 13
Hugo Rocha Pedido dos recursos do professor do livro 'Há Quimica Entre Nós 11ºano' Pedido de Recursos - Ensino Secundário 4
L Concorrer ao contingente geral - licenciado com Ensino Secundário concluído há bastante tempo Concurso Nacional e Locais - Público 2
C És Madeirense em Coimbra? Há uma Casa da Madeira à tua espera! Ensino Superior 0
Trafalgar Há alguma maneira de ir estudar para o Reino Unido ou Estados Unidos de graça ou de custo baixo? Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 3
P Manuais Eu e a Fisica 11/ Há Fisica entre nós 11 Pedido de Recursos - Ensino Secundário 2
E Fiz o secundário há 5 anos e quero repetir os exames nacionais. Que programas mudaram? Ensino Secundário 2
Débora Diogo Tenho Hipóteses de entrar em medicina? Saúde 13
M Ensino superior hipóteses Ensino Superior 8