Ainda há hipóteses de entrar em medicina?

Mário Daniel

Membro Caloiro
Matrícula
3 Abril 2020
Mensagens
1
Boa noite. Estou no 11o ano de Ciências e Tecnologias e a minha média do 2o Período é 16.14. O meu objetivo era entrar em medicina e contava melhorar a minha média no 3o Período(caso haja) e com os exames nacionais. Existe alguma hipótese de entrar em medicina contando apenas com esta média e com o próximo ano, caso não haja avaliações no 3o Período?
 

Birdy

Membro Catedrático
Especialista
Medicina & Saúde
Apoiante Uniarea
Matrícula
18 Junho 2016
Mensagens
2,146
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Olá Mário! As últimas informações que têm sido divulgadas é que o 3º período vai existir...
16,14 geralmente não dá para entrar em Medicina, mas devo relembrar-te que ainda falta muuuuuita coisa acontecer para obteres a tua média final e essa sim é que importa no outcome final.
Deixo-te aqui parte de um texto que escrevi aqui em resposta a uma rapariga que também está no 11º e quer entrar em medicina:
A nota de candidatura é 50% média do secundário e 50% pelos exames. Ou seja, metade da tua nota final mais o 12º ano estão ainda por fazer e podem mudar a tua média atual, e muito. Quando fizeres os exames pela primeira vez, só vão contribuir uma certa percentagem para a nota da disciplina, mas se por acaso necessitares de repetir esse exame no futuro, para melhoria, passará a valer 100% da nota. Até podias ter 13 numa disciplina, se tiveres 18 no exame, como externa, passas a ter 18 à disciplina e é perceptível a diferença que isso faria na média de secundário, para além da própria média de exames. Esta é uma das principais formas pela qual os alunos conseguem subir a média durante o secundário e mesmo se não entrarem em medicina à primeira, que foi o meu caso, sobem no ano ou anos seguintes e atingem a média desejada. Para quem se aborrece com a questão dos exames, também existe a solução de seguir um curso no ensino superior, normalmente da área da saúde, e depois concorre-se a Medicina pelo concurso especial para licenciados. Tantas pessoas que seguem esse caminho.
 
  • Fabulous
Reactions: doctorwho