Ajuda a entrar na escola de enfermagem

Patricia S.

Membro Caloiro
Matrícula
7 Janeiro 2022
Olá boa tarde a todos , tenho 38 anos e mãe de 3 filhos e sempre tive o sonho de estudar enfermagem e gostava de começar agora a realiza-lo mas sinto-me um pouco perdida e nem sei por onde começar sei que vai ser difícil mas não queria desistir 🤔 será que me podiam ajudar e dar algumas dicas ?? obrigado desde já a todos.

• Like
Reactions: Joanajj
Solução
Olá boa tarde a todos , tenho 38 anos e mãe de 3 filhos e sempre tive o sonho de estudar enfermagem e gostava de começar agora a realiza-lo mas sinto-me um pouco perdida e nem sei por onde começar sei que vai ser difícil mas não queria desistir 🤔 será que me podiam ajudar e dar algumas dicas ?? obrigado desde já a todos.
Olá.
O que importa agora é escolher a instituição e a forma de ingresso, porque a frequência do curso é um desafio para todos os novos estudantes, quer tenham acabo o secundário ou não😋.
O acesso pode ser feito, ou pelo Concurso nacional de Acesso/concurso institucional nas privadas, fazendo para isso os exames nacionais pedidos pela instituição em causa, ou através do concurso Maiores de 23 anos...

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá.
O que importa agora é escolher a instituição e a forma de ingresso, porque a frequência do curso é um desafio para todos os novos estudantes, quer tenham acabo o secundário ou não😋.
O acesso pode ser feito, ou pelo Concurso nacional de Acesso/concurso institucional nas privadas, fazendo para isso os exames nacionais pedidos pela instituição em causa, ou através do concurso Maiores de 23 anos, fazendo os exames próprios da instituição (as duas possibilidades não podem ser feitas ao mesmo tempo, ou uma, ou outra. Adicionalmente, pode concorrer, em conjunto com uma das outras opções ou apenas a esta, pelo Concurso para Titulares de outro Curso Superior, se tiver já outro curso superior concluído.

• Like
Solução

Joanajj

Membro
Matrícula
7 Janeiro 2022

Olá Patricia qual é a universidade que pretendes entrar? Sou mãe de duas pequenas tenho 30 anos e pretendo este ano ingressar no meu sonho de sempre , enfermagem 🤞🏼

Natacha Nunes

Membro
Matrícula
31 Janeiro 2022
Olá Patrícia. Estou tal e qual na sua situação com a diferença do número de filhos … apenas 1:) no entanto sou licenciada em serviço social e gostaria de tirar enfermagem. Tenho noção que só em privada mas será necessário novas provas de ingresso? É que geologia nunca tive e química só no 7o ano :( alguém sabe as condições de acesso?

Joanajj

Membro
Matrícula
7 Janeiro 2022
Olá Patrícia. Estou tal e qual na sua situação com a diferença do número de filhos … apenas 1:) no entanto sou licenciada em serviço social e gostaria de tirar enfermagem. Tenho noção que só em privada mas será necessário novas provas de ingresso? É que geologia nunca tive e química só no 7o ano :( alguém sabe as condições de acesso?
Olá Natacha, porque dizes que só em privada é que consegues?
Estou na mesma situação, mãe de 2 filhas e pretendo ingressar em enfermagem este ano.

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá.
Para evitares fazer as provas de ingresso, podes tentar ingressar pelo Maiores de 23 anos (tem provas próprias, mas não significa que sejam mais fácil e a prova específica aborda Biologia e Química). Também podes concorrer pelos Titulares de outro Curso Superior, com as condições de seriação da instituição.

• Like

Joanajj

Membro
Matrícula
7 Janeiro 2022
Estou na mesma situação, mãe de 2 filhas e pretendo ingressar em enfermagem este ano
Olá Joanajj . Digo isso por causa das médias… pois as médias realmente são assustadoras, principalmente para quem nunca teve bg, como é o meu caso 😬 eu vou tentar pelo concurso especial +23 e tu tb o podes fazer, numa pública ou privada, visto não teres provas de acesso. Quanto ao conteúdo das provas, tenho-me tentado informar junto às universidades e depende muito de cada uma delas mas irá sair nos finais de Fevereiro.. em qual pretendias entrar?

Natacha Nunes

Membro
Matrícula
31 Janeiro 2022
Estou na mesma situação, mãe de 2 filhas e pretendo ingressar em enfermagem este ano
Que optima informação. Nao sabia mesmo, na verdade tomei esta decisao ontem. portanto tudo muito recente. EU tento a licenciatura em serviço social nao terei equivalencias? e as provas que fiz nao darao?
Ainda ando a pesquisar as faculdades. Para qual a Joana vai se inscrever?

maf11111111

Membro Caloiro
Matrícula
12 Março 2017
Olá, deixei de estudar e comecei a trabalhar, tenho 26 anos, e agora estou a cabar o 12º ano pelo centro qualifica, e decidi que queria também entrar na universidade nos M23 em Enfermagem em Aveiro. Neste momento já tenho algumas bases de biologia porque tive biologia e geologia no secundário. Mas atenção que em Aveiro já começaram as matrículas. Só tenho medo de não conseguir entrar e ter de voltar aos exames, que é só um dos maiores pesadelos! Boa sorte, amigos!

• Like

Joanajj

Membro
Matrícula
7 Janeiro 2022
Que optima informação. Nao sabia mesmo, na verdade tomei esta decisao ontem. portanto tudo muito recente. EU tento a licenciatura em serviço social nao terei equivalencias? e as provas que fiz nao darao?
Ainda ando a pesquisar as faculdades. Para qual a Joana vai se inscrever
Post automatically merged:

Eu acho que depende dos exames que já fizeste e se estão dentro da validade (o que suponho que já não estejam visto que a tua última licenciatura deve ter sido de 3 anos)
Como a tua situação é diferente, o melhor é pesquisares as universidades (públicas e privadas) e entrar em contacto! Pode ser que exista uma opção mais viável que eu desconheça :) tb podes pesquisar aqui na lupa se existe alguém na mesma situação :)
Eu sou do Porto, a minha primeira opção seria a ESEP, no entanto as médias de 2021 foram mesmo muito altas , e para quem nunca teve bg é um desafio gigante 😄 vou tentar na ESEP pelos +23

Última edição:

Natacha Nunes

Membro
Matrícula
31 Janeiro 2022

Eu acho que depende dos exames que já fizeste e se estão dentro da validade (o que suponho que já não estejam visto que a tua última licenciatura deve ter sido de 3 anos)
Como a tua situação é diferente, o melhor é pesquisares as universidades (públicas e privadas) e entrar em contacto! Pode ser que exista uma opção mais viável que eu desconheça :) tb podes pesquisar aqui na lupa se existe alguém na mesma situação :)
Eu sou do Porto, a minha primeira opção seria a ESEP, no entanto as médias de 2021 foram mesmo muito altas , e para quem nunca teve bg é um desafio gigante 😄 vou tentar na ESEP pelos +23

O ESEP tambem vi e pareceu-me muito bem. O meu curso foi de 4 e meio, já vao ha uns aninhos... 2007 lol é isso, sinto-me velha lol mas com a pica toda para tirar enfermgaem. Vou pesquisar sim :) muito muito obrigada pela ajuda :)

Joanajj

Membro
Matrícula
7 Janeiro 2022

O ESEP tambem vi e pareceu-me muito bem. O meu curso foi de 4 e meio, já vao ha uns aninhos... 2007 lol é isso, sinto-me velha lol mas com a pica toda para tirar enfermgaem. Vou pesquisar sim :) muito muito obrigada pela ajuda :)

O ESEP tambem vi e pareceu-me muito bem. O meu curso foi de 4 e meio, já vao ha uns aninhos... 2007 lol é isso, sinto-me velha lol mas com a pica toda para tirar enfermgaem. Vou pesquisar sim :) muito muito obrigada pela ajuda :

Já vai um tempinho então 😃 mas velha nunca 😄 depois diz o que decidiste ☺️

Última edição:

Natacha Nunes

Membro
Matrícula
31 Janeiro 2022
As propinas das públicas neste momento são 697€/ano
Ai ja estou toda baralhada. Sabem qual a media? eu sou licenciada em serviço social, portanto ja fiz exames nacionais

Estás a gostar do curso e da faculdade?

Estou a considerar enfermagem na ESEP. 🙃 (Se me candidatar será pelo concurso de licenciados)
pois é como eu. MAs como é em relação à média para entrar?