Ajuda acerca de requesitos para reingresso

aFriendInNeed

Membro Caloiro
Matrícula
3 Julho 2018
Olá a todos!

Venho pedir-vos ajuda para saber se posso reingressar numa instituição de ensino superior.

Estive inscrito e conclui o primeiro ano num curso de uma faculdade da Universidade do Porto em 2016.
No final do ano não renovei a matrícula, mudei me para o Brasil e ingressei numa faculdade privada num curso da mesma área.
É possível reingressar no meu curso anterior? Se sim, posso também pedir transferência para outro curso ou pedir equivalência das cadeiras que realizei no Brasil?

Agradecia qualquer ajuda que possam dar, vou voltar para Portugal e não sei se necessito de fazer outra vez os exames nacionais visto que já passaram mais de dois anos.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa

aFriendInNeed

Membro Caloiro
Matrícula
3 Julho 2018
Olá @aFriendInNeed

Sim.

Se for na mesma universidade pode depender do regulamento da instituição, mas a partida, sim. Podes pedir equivalências, sim.
@davis , muito obrigado pela rápida resposta!

O meu objetivo era reingressar em Ciência da Computação (o meu curso anterior) e pedir transferência para Engenharia Informática (equivalente ao curso que estou inscrito no Brasil), pedindo depois a equivalência às cadeiras realizadas.

Suponho que o procedimento seja contactar o departamento do curso que pretendo reingressar, certo?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
O meu objetivo era reingressar em Ciência da Computação (o meu curso anterior) e pedir transferência para Engenharia Informática (equivalente ao curso que estou inscrito no Brasil), pedindo depois a equivalência às cadeiras realizadas.

Suponho que o procedimento seja contactar o departamento do curso que pretendo reingressar, certo?
Contacta a secretaria e vê quais são as datas para reingresso. No mesmo ano lectivo só podes fazer ou reingresso para o curso que estavas, ou mudança de curso para outro, o que neste caso terias de fazer a partir do curso que frequentas no Brasil.

JPSR

Membro Caloiro
Matrícula
15 Novembro 2018
Boa tarde,

A minha dúvida é muito semelhante, mas para o caso de ambos os cursos serem em Portugal. Ou seja, se eu tiver uma matrícula suspensa num curso (numa universidade portuguesa) posso inscrever-me, enquanto durar a suspensão, noutro curso e/ou noutra Universidade (também portuguesa) e, mais tarde, pedir reingresso no primeiro curso? Muito obrigado pelo esclarecimento.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @JPSR
A minha dúvida é muito semelhante, mas para o caso de ambos os cursos serem em Portugal. Ou seja, se eu tiver uma matrícula suspensa num curso (numa universidade portuguesa) posso inscrever-me, enquanto durar a suspensão, noutro curso e/ou noutra Universidade (também portuguesa) e, mais tarde, pedir reingresso no primeiro curso? Muito obrigado pelo esclarecimento.
Sim, são processos independentes.

JPSR

Membro Caloiro
Matrícula
15 Novembro 2018
Olá @davis,

Muito obrigado pela resposta. Há só mais uma dúvida que tenho, e ficaria também muito grato se fosse possível esclarecê-la. Se eu, com a matrícula num curso suspensa mas não prescrita, me inscrever noutro curso por via do regime de mudança de par instituição-curso (MPIC) posso, mesmo assim, mais tarde pedir reingresso no primeiro curso? Pelo que eu vi, caso não conclua o processo de mudança de par instituição-curso, posso pedir reingresso no curso original. A questão é: e se concluir o processo de MPIC? No meu caso, eu inscrevi-me este ano num novo curso por via do processo de MPIC, mas o processo ainda não está concluído. Usei o MPIC porque os meus Exames do Ensino Secundário já não são válidos, e que eu saiba este é o único regime onde os Exames do Secundário são sempre válidos. Posso, mesmo assim, um dia pedir reingresso no primeiro curso (visto que tenho matrícula suspensa), mesmo que conclua o processo de MPIC? Novamente, muito obrigado pelo esclarecimento.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Muito obrigado pela resposta. Há só mais uma dúvida que tenho, e ficaria também muito grato se fosse possível esclarecê-la. Se eu, com a matrícula num curso suspensa mas não prescrita, me inscrever noutro curso por via do regime de mudança de par instituição-curso (MPIC) posso, mesmo assim, mais tarde pedir reingresso no primeiro curso?
Diria que não, já que na mudança de curso não é suposto voltares ao curso de origem. Se não acabares o tal segundo curso poderias voltar a pedir mudança de curso para o curso de origem.

JPSR

Membro Caloiro
Matrícula
15 Novembro 2018
Bom dia @davis,

Antes de mais, muito obrigado pela resposta e pelo esclarecimento. A minha situação é a seguinte: eu estava num curso mas por razões que aqui não interessa referir, este Verão decidi sair por uns tempos e estudar outro curso. No entanto, eu pretendo voltar ao curso original dentro de alguns anos e concluí-lo. Neste contexto, se eu fizer o curso novo não posso nunca pedir MPIC para regressar ao curso original por duas razões: o curso original não tem vagas para MPIC e eu fazia tenção de concluir o curso novo se nele ficar. Além disso, tenho que ter certezas que posso pedir o reingresso no curso original antes de concluir o processo de MPIC que me fez entrar no novo curso (estamos em Novembro, mas o processo ainda não está concluído).

Estive a pesquisar umas coisas e acho que encontrei uma solução, mas gostaria que me confirmasse. Neste tópico Fazer dois cursos ao mesmo tempo (página 1) vi que era possível entrar em dois cursos ao mesmo tempo, mesmo que num se entre por via do concurso geral de acesso (CGA) e noutro por via do MPIC, pois são concursos independentes. Ora, eu entrei no meu curso original por via do CGA e no novo curso por via do MPIC. Eu tenho a matrícula suspensa mas não prescrita no meu curso original, ninguém lhe pode tocar, portanto será que neste contexto não tenho direito ao reingresso?

Obrigado pela atenção.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Estive a pesquisar umas coisas e acho que encontrei uma solução, mas gostaria que me confirmasse. Neste tópico Fazer dois cursos ao mesmo tempo (página 1) vi que era possível entrar em dois cursos ao mesmo tempo, mesmo que num se entre por via do concurso geral de acesso (CGA) e noutro por via do MPIC, pois são concursos independentes. Ora, eu entrei no meu curso original por via do CGA e no novo curso por via do MPIC. Eu tenho a matrícula suspensa mas não prescrita no meu curso original, ninguém lhe pode tocar, portanto será que neste contexto não tenho direito ao reingresso?
São coisas diferentes, o que se fala nesse tópico é de entrar em dois cursos de forma independente e frequentar os dois, tu entraste num pelo CNA, e no seguinte por mudança de curso através do primeiro, não foi independente. A minha interpretação é que neste caso não há lugar a reingresso, mas sugiro que confirmes com a DGES e/ou a instituição.