- Matrícula
- 8 Janeiro 2026
Boas a todos,
Venho aqui pedir a vossa opinião porque estou numa situação complicada com a bolsa de estudo para 2025/2026 e gostava de perceber se alguém já passou por algo semelhante ou tem noção de que tipo de decisão posso esperar.
Recebi no dia 04/11/2025 um projeto de decisão desfavorável relativamente ao meu pedido de bolsa, devido a não aproveitamento escolar, e já submeti um pedido de reavaliação, mas confesso que estou bastante na dúvida quanto ao desfecho.
Contexto rápido:
Sou aluno de um programa integrado de formação e estágio, que combina um CTeSP + licenciatura ao longo de 5 anos e obriga a:
O problema foi que, já depois da inscrição e de saírem os horários, essa UC ficou incompatível com:
No pedido de reavaliação expliquei que:
Acham que, nestas condições, a DGES costuma reconsiderar decisões deste género?
Alguém já teve problemas com bolsas por causa de UCs feitas fora do ano “normal” e conseguiu reverter a decisão?
Qualquer experiência ou opinião ajuda imenso, porque isto vai mesmo fazer a diferença na minha continuidade e conclusão do curso.
Obrigado desde já a quem ler e responder
Edit: Até a data, a oposição ainda está em análise da DGES e ainda não obtive qualquer resposta embora já tenha enviado emails a pedir um ponto de situação na qual não obtive qualquer resposta.
Venho aqui pedir a vossa opinião porque estou numa situação complicada com a bolsa de estudo para 2025/2026 e gostava de perceber se alguém já passou por algo semelhante ou tem noção de que tipo de decisão posso esperar.
Recebi no dia 04/11/2025 um projeto de decisão desfavorável relativamente ao meu pedido de bolsa, devido a não aproveitamento escolar, e já submeti um pedido de reavaliação, mas confesso que estou bastante na dúvida quanto ao desfecho.
Contexto rápido:
Sou aluno de um programa integrado de formação e estágio, que combina um CTeSP + licenciatura ao longo de 5 anos e obriga a:
- mínimo de 24h semanais de estágio presencial
- inscrição obrigatória nas UCs definidas no plano curricular do programa todos os anos
O problema foi que, já depois da inscrição e de saírem os horários, essa UC ficou incompatível com:
- as UCs obrigatórias
- e com as 24h de estágio exigidas pelo programa
- continuar dentro do plano curricular do programa
- não ter nenhuma UC em atraso
- ter média de 16 valores
- e no último ano ter tido notas entre 17 e 20 nas UCs previstas no plano curricular do programa
No pedido de reavaliação expliquei que:
- a inscrição foi uma iniciativa para adiantar o percurso, não para atrasar
- a incompatibilidade de horários era imprevisível
- continuo em condições de concluir o programa dentro dos 5 anos com bom aproveitamento escolar
- Não tenho absolutamente nenhuma UC em atraso
- a bolsa é essencial para mim, ainda por cima sendo aluno deslocado
Acham que, nestas condições, a DGES costuma reconsiderar decisões deste género?
Alguém já teve problemas com bolsas por causa de UCs feitas fora do ano “normal” e conseguiu reverter a decisão?
Qualquer experiência ou opinião ajuda imenso, porque isto vai mesmo fazer a diferença na minha continuidade e conclusão do curso.
Obrigado desde já a quem ler e responder
Edit: Até a data, a oposição ainda está em análise da DGES e ainda não obtive qualquer resposta embora já tenha enviado emails a pedir um ponto de situação na qual não obtive qualquer resposta.
Última edição: