Ajuda estudar Matematica A para

silvergme

Membro Caloiro
Matrícula
31 Maio 2022
Olá a tod@s

Pretendo candidatar me a Eng. Informatica no ISCTE em pos laboral atraves do regime de acesso a licenciados ( tenho curso superior mas em area de humanidades) sendo que fiz o secundario em ciencias com media de 16 a matematica em 2007.

A minha duvida: qual o melhor modo para rever matematica A pois no curso há logo Calculo e Algebra Linear no 1º semestre do 1º ano para ir pelo menos com umas luzes?

Ando a ver as aulas e a fazer os exercicios do Academia Aberta da Matemática do 10º ano porém sinto que não tenho assim tanto tempo para ver 3 anos em cerca de 3 meses e meio, seria melhor dedicar me já ao 12º ano e apenas rever 10º e 11º pontualmente caso encontre dificuldades no programa do 12º?

Obrigado desde já
Miguel

Olá a tod@s

Pretendo candidatar me a Eng. Informatica no ISCTE em pos laboral atraves do regime de acesso a licenciados ( tenho curso superior mas em area de humanidades) sendo que fiz o secundario em ciencias com media de 16 a matematica em 2007.

A minha duvida: qual o melhor modo para rever matematica A pois no curso há logo Calculo e Algebra Linear no 1º semestre do 1º ano para ir pelo menos com umas luzes?

Ando a ver as aulas e a fazer os exercicios do Academia Aberta da Matemática do 10º ano porém sinto que não tenho assim tanto tempo para ver 3 anos em cerca de 3 meses e meio, seria melhor dedicar me já ao 12º ano e apenas rever 10º e 11º pontualmente caso encontre dificuldades no programa do 12º?

Obrigado desde já
Miguel
Olá Miguel. Aconselho te a ver a parte das funções que é a parte mais importante para cálculo (apesar que deve ser recordado). Em relação a algebra linear n deves precisar de grandes bases. Começas a falar de matrizes oq não precisa de pré requisitos (Só fazer contas de mais e vezes xd). Se tiveres um pouco de geometria analítica vais precisar de saber produto interno e um pouco de vetores. Fora isso acho que n tem mais nada que seja mt relevante. Boa sorte :)
Ps:aconselho te a veres as playlist do @Ricardo A. Ferreira . Já dei uma olhada e tem um bom conteúdo e é bem organizado.

• Like
Reactions: silvergme
Já agora este e o programa de cálculo 1:

Cálculo I

Objectivos

Apreender os conceitos fundamentais do cálculo diferencial e integral a uma variável, essenciais à formulação e tratamento de problemas colocados em ciência e engenharia.

Programa

1) Cálculo Diferencial em R
1.1. Limites e continuidade
1.2. Diferenciabilidade
1.3. Fórmula de Taylor
1.4. Análise de erros
1.5. Métodos numéricos para resolução de equações a uma variável - métodos da bissecção e de Newton
1.6. Derivação numérica e optimização numérica
2 ) Cálculo Integral em R
2.1. Primitivas
2.2. Integrais
2.3. Teorema fundamental do cálculo
2.4. Aplicações: geometria, probabilidades e física
2.5. Integração numérica
3) Séries numéricas e séries de potências
3.1. Sucessões
3.2. Séries
3.3. Critérios de convergência
3.4. Séries de potências e aplicações