Ajuda- Fico em CT ou mudo para Humanidades?

xcalypsox

Membro
Matrícula
3 Abril 2017
Curso
Línguas Aplicadas
Instituição
FLUP
Boa tarde a todos! Eu estou no 10° ano no curso de Ciências e Tecnologias e amanhã é o último dia do 2° período. As minhas notas não são propriamente horríveis, mas estava à espera de melhor (aquela ilusão de uma aluna que tem 5 a "tudo" nos anos anteriores e que espera que no secundário se passe o mesmo). As minhas notas do 1° período foram : 14 a FQ e a Biologia; 19 a inglês ; 15 a filosofia e a pt; 16 a mat.
Este período sinto que foi bastante desmotivante e os resultados não foram muito melhores - (conto ter) 20 a inglês; 16 a pt; 15 a mat; 14 a FQ na mesma; 16/17 a filosofia e agora recebi o teste de biologia e espetei-me por completo passando de um 14 para um 5. Confesso que a culpa seja minha porque, apesar de estudar, nunca estudo tanto quanto devia e cada vez estudo menos (talvez devido à falta de motivação).
.
A verdade é que eu sempre gostei muito de línguas e simplesmente adoro tudo o que tenha a ver com outros países e certas partes da história, principalmente civilizações antigas. Não sou grande fã de FQ (mas ainda me safo) e muito menos de Biologia (pois agora vejo que é muito mais complicado {e secante} do que estava à espera).
Tenho medo de que 'gostar' não seja suficiente - eu sempre adorei animais e quando era pequena queria ser bióloga porque achava que era tudo muito bonito e só sobre tratar deles, mas agora vejo que é muito mais do que isso.
.
O meu maior medo é não conseguir entrar na universidade mesmo que a partir do 3° período e nos dois anos seguintes comece a estudar mesmo todos os dias. Tenho medo de que seja tarde demais e de que as coisas não melhorem para mim, que as matérias compliquem imenso e que não consiga nem com estudo diário. Tenho medo principalmente dos exames.
Estou completamente indecisa- devo continuar neste curso, dar o meu melhor e ver o que dá, ou devo mudar para Humanidades?
Sempre ouvi que é muito mais fácil do que CT e, como quase de certeza que 'vou' para um curso superior de línguas, é muito melhor esse curso.
Eu sei que já deveria ter ido para Humanidades já que tenciono seguir línguas mas acho que fui um bocado influenciada por professores, pais e colegas para seguir CT.. (De qualquer das maneiras posso seguir esse curso na mesma).
.
Mais uma vez, o meu maior medo em Humanidades é arrepender-me. Eu não sei o que me espera e isso assusta-me. As disciplinas são muito difíceis/secantes? (História, MACS e Geografia - não estou muito interessada em francês mas também gostava de saber as opiniões de quem teve esta disciplina). E quanto aos exames?
Ouvi dizer que o de história complica bastante porque tem matéria dos 3 anos, mas eu até posso fazer e achar fácil/ter uma boa nota.
Eu não tenho grandes problemas em decorar (a não ser que a matéria seja completamente desinteressante) - mas, mais uma vez, não sei o que me espera e até posso chegar lá e não me dar bem.
.
Ainda tenho tempo para pensar (até setembro) mas isto está a comer-me por dentro e sinto que, a cada dia que passa, as preocupações aumentam. Opiniões?

Sousa_Vector

Membro Veterano
Matrícula
25 Julho 2016
Curso
Engenharia Electrotécnica
Instituição
FEUP
Boa tarde a todos! Eu estou no 10° ano no curso de Ciências e Tecnologias e amanhã é o último dia do 2° período. As minhas notas não são propriamente horríveis, mas estava à espera de melhor (aquela ilusão de uma aluna que tem 5 a "tudo" nos anos anteriores e que espera que no secundário se passe o mesmo). As minhas notas do 1° período foram : 14 a FQ e a Biologia; 19 a inglês ; 15 a filosofia e a pt; 16 a mat.
Este período sinto que foi bastante desmotivante e os resultados não foram muito melhores - (conto ter) 20 a inglês; 16 a pt; 15 a mat; 14 a FQ na mesma; 16/17 a filosofia e agora recebi o teste de biologia e espetei-me por completo passando de um 14 para um 5. Confesso que a culpa seja minha porque, apesar de estudar, nunca estudo tanto quanto devia e cada vez estudo menos (talvez devido à falta de motivação).
.
A verdade é que eu sempre gostei muito de línguas e simplesmente adoro tudo o que tenha a ver com outros países e certas partes da história, principalmente civilizações antigas. Não sou grande fã de FQ (mas ainda me safo) e muito menos de Biologia (pois agora vejo que é muito mais complicado {e secante} do que estava à espera).
Tenho medo de que 'gostar' não seja suficiente - eu sempre adorei animais e quando era pequena queria ser bióloga porque achava que era tudo muito bonito e só sobre tratar deles, mas agora vejo que é muito mais do que isso.
.
O meu maior medo é não conseguir entrar na universidade mesmo que a partir do 3° período e nos dois anos seguintes comece a estudar mesmo todos os dias. Tenho medo de que seja tarde demais e de que as coisas não melhorem para mim, que as matérias compliquem imenso e que não consiga nem com estudo diário. Tenho medo principalmente dos exames.
Estou completamente indecisa- devo continuar neste curso, dar o meu melhor e ver o que dá, ou devo mudar para Humanidades?
Sempre ouvi que é muito mais fácil do que CT e, como quase de certeza que 'vou' para um curso superior de línguas, é muito melhor esse curso.
Eu sei que já deveria ter ido para Humanidades já que tenciono seguir línguas mas acho que fui um bocado influenciada por professores, pais e colegas para seguir CT.. (De qualquer das maneiras posso seguir esse curso na mesma).
.
Mais uma vez, o meu maior medo em Humanidades é arrepender-me. Eu não sei o que me espera e isso assusta-me. As disciplinas são muito difíceis/secantes? (História, MACS e Geografia - não estou muito interessada em francês mas também gostava de saber as opiniões de quem teve esta disciplina). E quanto aos exames?
Ouvi dizer que o de história complica bastante porque tem matéria dos 3 anos, mas eu até posso fazer e achar fácil/ter uma boa nota.
Eu não tenho grandes problemas em decorar (a não ser que a matéria seja completamente desinteressante) - mas, mais uma vez, não sei o que me espera e até posso chegar lá e não me dar bem.
.
Ainda tenho tempo para pensar (até setembro) mas isto está a comer-me por dentro e sinto que, a cada dia que passa, as preocupações aumentam. Opiniões?
Olá, eu acho que uma pessoa deve tentar estudar e seguir áreas que tenham a ver com os gostos de cada aluno, pois depois irás trabalhar nessas áreas, dito isso, se adoras línguas vais muito a tempo de mudar de curso, é preciso profissionais de todas as áreas, e se gostares da área terás grande probabilidade de ser excelente.
Em CT, não gostando das matérias mais centrais é um sacrificio, aconselha-te melhor.

• Like
Reactions: xcalypsox
Matrícula
19 Setembro 2016
Curso
Psicologia
Instituição
FPCEUC
Olá!
Como tu disseste, sempre gostaste muito de línguas e de história, portanto, partindo desse ponto, é algo que deves considerar. Porque é que te irias arrepender? Se é a área em que te imaginas a trabalhar, não vejo razão para arrependimentos.
Quanto às disciplinas, eu tive Macs e Geografia. Portanto, muito resumidamente, posso-te dizer que Macs é uma das disciplinas mais fáceis. Pelo menos foi o que eu senti. Basta estares atenta porque não é uma disciplina muito trabalhosa, claro que há sempre uma ou outra matéria que tens de estudar um pouco mais, mas isso é como tudo. Quanto a Geografia, é uma disciplina que se faz bem se tiveres interesse, mas, por opinião pessoal, não me cativa nem nunca me cativou muito. Também é relativamente fácil se estiveres atenta. Por fim, História. Referindo-me ao meu caso em particular, eu e a História no 10º ano não tivemos uma relação muito amigável. É trabalhosa e se puderes estudar um bocadinho todos os dias, seguindo a matéria dada em aula, torna-se tudo mais fácil. Interpretas muito, envolve muitos documentos que acabas por aprender a trabalhar e, por essa razão, é que, para mim, o 10º ano foi difícil, porque no básico não aprendes muito isto de relacionar a matéria com os documentos, saber selecionar a informação que estudaste, etc.
Num geral, se tu gostares da área, as disciplinas não se tornam secantes, nem são sequer difíceis, se estudares como é óbvio.
Relativamente aos exames, não sei se percebi muito bem. Eu fiz o de Macs e Filosofia e o que te posso dizer é: são exames. Nunca estás totalmente preparada. O de Macs, pronto, é uma questão de fazeres muitos exercícios, mas como tens matemática A, acho que não será um problema, se e quando lá chegares. O de Filosofia é estudares, fazeres resumos e assim. Tudo depende do teu método de estudo e da disciplina, sinceramente.
Espero que consigas resolver isso que te está a "comer por dentro" e grande parte das tuas preocupações! Segue o curso que achas que te faz e fará feliz :blush:

Última edição:
  • Like

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
.
.
.
.

Tenho te a dizer que andas a tirar melhores notas que eu que adoro estar em CT hahahaha xD Agora, brincadeiras à parte, deverias mudar para LH visto que gostas mais e queres seguir um curso de línguas no ensino superior, em relação às disciplinas, pelo que vejo de uma amiga minha que está em LH, História tal como Geografia têm matéria interessante embora complicada, porém com estudo vais lá bem, agora de Literatura Portuguesa, ela adora aquilo, agora eu não consigo dizer bem da disciplina, acho aquilo uma tremenda seca :p
Como és boa aluna a matemática não deves ter grandes dificuldades a MACS, mas não te quero iludir pois nada sei sobre essa disciplina.

EDIT: Não vás nessa do X curso é mais fácil, isso além de ser relativo aos gostos/dificuldades dos alunos, cada curso apresenta a sua dificuldade.

• Like

Alexandra S.

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Curso
Mestrado CCTI
Instituição
Iscte
.
.
.
.

Olá. Quero apenas salientar que o teu curso do Secundário NÃO te diz que irás seguir esta ou aquela área no Ensino Superior. Eu fiz o Secundário em CT e estou em Línguas no Ensino Superior. Sim, o Secundário abre-te as portas, mas não te fecha nenhumas. O melhor conselho que te posso dar é: segue o teu coração.
Quando ao Ensino Superior, o facto de fazeres o Secundário noutro curso que não o de LH NÃO te prejudica de qualquer forma! Posso garanti-lo por experiência própria. Portanto, pensa bem no que vais fazer e queres para a tua vida. Acima de tudo, segue aquilo que te faz feliz :)

• Like
Reactions: Ana Noronha

Carol Monteiro

Membro Caloiro
Matrícula
11 Abril 2017
Boa Noite, eu neste momento frequento o 10º em ciências e tecnologias e a minha media é de 12 valores,eu estaria a pensar no próximo ano lectivo repetir o ano em humanidades,será que deveria fazê-lo?

Maria

Membro Veterano
Colaborador Editorial
Matrícula
14 Janeiro 2015
Curso
Jornalismo
Instituição
ESCS (IPL)
Olá, @xcalypsox! :)

Realmente, as tuas notas não são nada más para alguém que sente que se encontra no curso errado.
No entanto, é preciso que exista a desmistificação de uma coisa: Línguas e Humanidades não é mais fácil que Ciências e Tecnologias nem vice-versa, tal como Artes Visuais não é "peanuts" comparativamente a Ciências Socioeconómicas. São áreas totalmente distintas que requerem conhecimentos e interesses muito peculiares e, portanto creio que não podemos andar por aí a fazer juízos de valor.
Eu frequentei Línguas e Humanidades e, há 5 anos atrás, quando ingressei no Ensino Secundário, quase que fui "obrigada" a escolher Ciências e Tecnologias porque tinha 5 a tudo. Mas por que raio haveria de ir para um curso onde teria disciplinas pelas quais não nutro nem 1/3 do interesse que sinto em relação àquelas que tinha em LH? Desde História, passando por Geografia, até Espanhol e Inglês, Sociologia e Psicologia no 12º ano, posso dizer-te que saí do Secundário com uma visão diferente do mundo e, ainda hoje, recorro a conhecimentos dessa época e estou no 2º ano da licenciatura em Jornalismo.
Se não te sentes feliz em CT, não vale a pena "arrastares" esta situação por mais dois anos. Mas se vais para Línguas e Humanidades com a ideia de que passarás a tudo com uma perna às costas, enganas-te. Tens de ser muito empenhada, principalmente em História A, porque a matéria acumula-se com uma capacidade incrível, e o Renascimento não é igual à Idade Média e o barroco não é equivalente ao modernismo.
É óbvio que podes realizar as provas de ingresso referentes ao(s) cursos(s) a que pensas candidatar-te nos 11º e 12º anos, como por exemplo, Geografia A e História A, e continuar em CT, mas acredita que estudar cada disciplina a fundo, assistir às aulas, viver o curso intensamente, é muito diferente e terminarás o Secundário com uma boa preparação.

No entanto, a decisão é tua, e só te desejo a maior das sortes! :)

--- Post atualizado ---
Boa Noite, eu neste momento frequento o 10º em ciências e tecnologias e a minha media é de 12 valores,eu estaria a pensar no próximo ano lectivo repetir o ano em humanidades,será que deveria fazê-lo?

Olá, Carol!
Sentes que queres mudar de curso devido à tua média ou aos teus gostos? Se realmente tens a noção de que a tua vocação é outra, que o teu futuro passa por um curso relacionado com as humanidades, aconselho-te a mudar. Pelo contrário, se estás a pensar mudar simplesmente porque a motivação é pouca, esquece! O empenho e a força são a solução para tudo e tenho a certeza de que consegues subir (e muito!) a tua média. :)

Beijinhos e boa Páscoa!

Última edição:

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP

Se quiseres mudar porque gostas mais de Humanidades, então força acho muito bem. Agora se pensas que LH é easy comparado a CT e só vais para lá tentar uma média alta então estás muito enganada :P

• Like
Reactions: Deleted member 2018

xcalypsox

Membro
Matrícula
3 Abril 2017
Curso
Línguas Aplicadas
Instituição
FLUP
Olá!
Eu já estive na tua posição há alguns anos, por isso acho que te posso dar a minha opinião e contar-te um bocado da minha experiência.
Estou atualmente no 1º da faculdade e estou no curso de Direito, mas no 10º ano enfrentei o mesmo dilema que tu.
No 10º fui para CT, sem muita noção daquilo que queria fazer no futuro e também influenciado pelos colegas, como foi tudo para ciências eu fui também. O 1º período correu bem, o segundo também mas depois comecei a perceber que não era bem aquilo que eu queria. Eu sempre gostei muito de línguas, história e geografia, e estava a começar a ficar bastante desmoralizado porque sentia que não tinha feito a escolha mais acertada, e tal como tu já nem conseguia estudar. Tinha algum receio de mudar, para além que não sabia se iria valer a pena perder um ano, porque voltaria de ter de fazer o 10º ano. Acabei o ano com 15 a portugues, 15 a matemática, 16 a biologia, 13 a fq, 20 a ingles, 17 filosofia e 18 ed fisica. Foram boas notas e acabei com uma boa media, mas sentia que não queria continuar naquilo e tinha medo de nos outros anos e sobretudo descer nos exames. Acabei por mudar para humanidades, e como gostava da materia que era dada conseguia perceber a materia mais facilmente e motivar-me muito mais. Acabei o 10º com 16 a portugues, 19 a historia, 19 a geografia, 18 a alemão, 20 a ingles, 18 a filosfia e 18 a ed fisica. Ou seja, a minha media melhorou bastante, e no final acabei o secundário com media de 18,53.

Quanto às disciplinas, eu acho que se gostares daquilo vais aprender muito facilmente. Geografia e História os testes basicamente memorizas a materia porque as perguntas nao variam muito daquilo que dás nas aulas, mas se te interessares pelos assuntos claro que será mais fácil. Quanto ao exame, o de geografia senti que foi o mais fácil que fiz; e História estava com algum medo do exame quando vi que tinha de saber a materia dos 3 anos, ou seja, 9 livros (na minha escola). Mas depois descobri que afinal não era assim tanto porque so tens de saber os ''conteudos extruturantes'', ou seja, acaba por não ser tanta coisa.

Por fim, acho que esta é uma escolha que deves ponderar bem porque vai definir o teu futuro, mas se tencionas ir para línguas penso que LH te pode ajudar. Aconselho-te a falar com os teus pais sobre isto, e sobretudo com os teus professores ou diretor de turma, pois a minha diretora de turma na altura ajudou-me bastante nesse sentido. Se te puder ajudar em alguma coisa ou tirar-te alguma dúvida diz! :)

Um dos meus maiores problemas são os meus pais, tbh. Eles não aceitam muito bem a ideia de que talvez queira mudar de curso e quando lhes peço opinião dizem "Faz o que quiseres" o que não ajuda nada. Há dias em que dizem que é melhor mudar, outros em que dizem para me deixar estar.. Enfim.. Obrigada por responderes! Alguma coisa aviso
--- Post atualizado ---

Olá Carol,
Se vais pela média, deixa-me estar em CT. Agora, se realmente queres mudar para um curso que gostes mais então sim, muda.

AnaSofiaPCF

Membro
Matrícula
17 Abril 2017
Instituição
FCSH
Venho um pouco tarde! Mas posso-te ser EXTREMAMENTE honesta? Deixa-te estar em Ciências. Tens notas perfeitamente boas e aceitáveis, entras de certeza numa faculdade mesmo que não seja na melhor do país. Mesmo que depois decidas ir para um curso superior relacionado com humanidades, podes fazê-lo estando em Ciências na secundária, o que te aumenta em muito o leque de escolhas. Aquilo que te aconselho é a fazeres o exame de inglês pois dá-te mais oportunidades quanto a cursos relacionados com línguas. Aquilo que estou a dizer pode estar a ser muito "biased" pois fui para humanidades porque gostava de línguas e dei-me sempre bem, depois segui Tradução na faculdade (vou para o último ano) e percebi que não quero de todo trabalhar nisso (o mercado de trabalho é muito mau mesmo para uma pessoa como eu que precisa de interagir e sair de casa). Posso aprender línguas a qualquer momento, a qualquer hora, sem estar num curso de línguas, e a maior parte desses cursos oferece apenas inglês, espanhol, francês, alemão e mais uma ou outra.

Por favor não tomes tudo o que disse como certo, quem sabe, podes chegar ao mesmo curso superior que eu e adorar. Além disso ainda tens dois anos para pensar. Aquilo que te sugiro mesmo é continuares em Ciências porque, visto que tens de fazer o exame de PT à mesma, tens um leque mesmo muuuuuuuuuuuuito maior de escolhas que uma pessoa que vai para Humanidades (afinal engloba Ciências e uma grande parte de Humanidades). Isto vai soar um pouco mal mas, na minha opinião, qualquer exame é mais fácil que o de matemática por isso é mais fácil fazeres qualquer outro exame por acréscimo do que mudares para humanidades e arrependeres-te porque não tens matemática.

No fundo, o mais importante é o teu bem estar, e isso só acontece se estiveres no caminho certo. O melhor a fazeres é informares-te meeeeesmo muito bem sobre como são as coisas no ensino superior conforme o curso que tiveres debaixo de olho. Mas, tal como já disse, ainda tens tempo para pensar. Estares em ciências não te faz mal nenhum exceto o estudo, e aí terás (praticamente) sempre oportunidade de entrar num curso superior relacionado com humanidades à mesma. Aquilo que te digo mesmo, com certezas, para fazeres, é o exame de inglês.