AJUDA: mais uma que tem o sonho de ser médica mas não tem média para medicina :(

Olá!!

Com a média que tens, acho bastante fazível conciliares a universidade com a repetição de um só exame nacional. Eu fiz isso, fiz as cadeiras todas (e até com boas notas) e repeti dois exames nacionais no ano em que finalmente entrei em Medicina (dois anos depois do término do secundário). Este plano também servia para assegurar uma eventual possibilidade de entrar como licenciada, se chegasse a concluir o curso.
Acho que este conciliar de universidade com exames nacionais é mais arriscado para quem tem uma média de partida baixa ou então para quem vai repetir imensos exames duma vez. E com a média que tens acho possível subires até ao ponto que é preciso (e esperemos também com uma ajudinha das médias voltarem ao que eram, someday)… eu subi aos bocadinhos nesses dois anos em que repeti e eventualmente deu.

De qualquer forma, acho que a escolha entre parar um ano ou ir para a uni é uma coisa que quase vais concluir automaticamente, porque depende muito da tua forma de gerir a rotina, aquilo que prevês que vai ser mais “amigo” da tua ansiedade ao longo destes meses todos de preparação - isto varia muito entre todos nós. Para mim, parar um ano parece muito stressante, dedicar todo o tempo, durante 10 longos meses, só a uma “missão”, digamos. E aquele conciliar da universidade com os exames nacionais acho que me moldou bastante bem para o que vinha aí em Medicina - agora sinto que o meu estudo é mesmo efetivo, estou satisfeita com as notas que tenho tirado e sou muito mais constante nas notas que tiro do que alguma vez fui no secundário. Se isto servir de motivação, de alguém que não entrou à primeira em Medicina para ti, agora na mesma situação, e no seguimento do que falaste dos quadros de honra, quem sabe, um dia, até poderás voltar a ganhar um diploma de mérito por estares no top 5 (ou qualquer que seja o top que a faculdade faça 😂) de médias do teu ano em Medicina (por cada ano letivo, são entregues 5 diplomas). Nem queria acreditar quando isso aconteceu, mas realmente somos nós que temos comando sobre o nosso percurso, mesmo até independentemente da faculdade em que entramos - já disse isto bastante noutros posts. Tudo é possível mesmo.

Do outro lado da moeda, que eu nunca vivi, conheço imensas pessoas que pararam um ano e conseguiram entrar. Aproveitaram para fazer outras coisinhas da sua vida também.
Eu tirei a carta quando já estava descansadinha em Medicina - não há grande pressa em fazê-lo, a não ser que pessoalmente para ti seja uma necessidade muito grande por viveres num sítio mais isolado ou para certas deslocações frequentes.

Boa sorte e confia em ti que vai correr bem.
Muito obrigada por partilhares a tua história!! Definitivamente, serviu como consolo e como boost de motivação. Já cheguei à conclusão que, tal como disseste, o stress de ficar 10 meses só a estudar para os exames seria muito maior do que o stress de conciliar a uni com esse mesmo estudo. Sinto que entrar noutro curso este ano poderia, certamente, ajudar-me a tornar os meus métodos de estudo mais efetivos e penso que depois de estudar para a uni, estudar para os exames já não pareceria tão complicado como parece agora (devido à maior complexidade do ensino superior, comparativamente ao ensino secundário).
Ainda não sei se, ingressando na uni este ano, faria o primeiro ano todo e estudaria para os exames nacionais e para a uni simultaneamente ou se dedicar-me-ia apenas ao primeiro semestre, focando-me nos exames durante o segundo, pois não sei se caso optasse pela segunda opção teria que continuar a pagar as propinas - se alguém me pudesse esclarecer quanto a isto, agradecia :)
Epá, acho que as média têm que baixar... Fica complicado se continuarem as ser inflacionadas como foram estes dois anos :( Porém, já ouvi de tudo, por isso é esperar para ver.
Muito obrigada pela tua resposta, e muitos parabéns pelo teu diploma (considera-me oficialmente uma wannabe @Birdy eheheh)!!!

• Fabulous
Reactions: doctorwhy
Ainda não sei se, ingressando na uni este ano, faria o primeiro ano todo e estudaria para os exames nacionais e para a uni simultaneamente ou se dedicar-me-ia apenas ao primeiro semestre, focando-me nos exames durante o segundo, pois não sei se caso optasse pela segunda opção teria que continuar a pagar as propinas - se alguém me pudesse esclarecer quanto a isto, agradecia :)
Sim, continuas a pagar propinas na mesma. :/

Eu fiz as cadeiras todas dos dois semestres nesse último ano de repetir exames em que entrei. No anterior, fiz todas as do 1.º semestre e algumas que achei proveitosas para equivalências, mas depois como não entrei em Medicina nesse ano foi um bocado chato deixar algumas cadeiras por fazer. Então depois kinda cheguei a acordo com os meus pais que no 2.º ano de universidade, mesmo querendo repetir exames, mais valia fazer tudo da universidade. Até porque sendo o tal plano B, para concorrer pelos licenciados se fosse preciso, era importante também não deixar isso para trás.

Um semestre de cada vez e vais vendo. Eu acho que dá para conciliar as duas coisas. BG passa a ser como uma cadeira extra às que tens para fazer e dedicas sempre uma parte do estudo a isso. Quanto mais cedo começares, menos sobrecarregas em termos de horas de estudo, porque divides melhor tudo por vários meses (rever teoria, fazer exercícios, etc), que também foi o que fiz e só assim é que consegui fazer tudo.

Se tivesses lido o que eu escrevi, sabias.
Sim, continuas a pagar propinas na mesma. :/
Continua a pagar propinas, mas pode não ter de pagar a totalidade das propinas que pagaria ao fazer o ano todo.

Observem:
Se é isso que queres fazer, encorajo-te a avaliar a possibilidade de te inscreveres em regime parcial, e inscreveres-te só nas cadeiras do 1º semestre. Assim, pagas menos propinas que se te inscrevesses em regime ordinário e simplesmente faltasses (...)

Continua a pagar propinas, mas pode não ter de pagar a totalidade das propinas que pagaria ao fazer o ano todo.
Ah okay.. Desconheço tal coisa, na altura era basicamente entre ou pagar tudo, fazendo ou não fazendo as cadeiras todas, congelar a matrícula (da informação que obtive na altura continuaria na mesma a pagar propina pra segurar a matrícula) ou então o desistir completamente e aí sim é que uma pessoa deixa de pagar. Não sei se é uma coisa que varia entre cursos ou não, mas também não estou informada sobre o assunto/como funciona atualmente. Na resposta, apenas assumi que ela continuaria com a matrícula on, fazendo ou não as cadeiras do 2º semestre.

Olá!!
Eu terminei este ano o 12º ano em ciências e tecnologias. Apesar de ter tido uma sólida nota interna, 18,7 valores, os exames foram uma desgraça... O meu sonho é e sempre foi medicina, alguém pode me dar algumas indicações sobre qual é curso que tem cadeiras mais parecidas com medicina e que, posteriormente, seja mais fácil de conseguir equivalências (no Porto) a algumas cadeiras de medicina, por favor!!!!

Desconheço tal coisa, na altura era basicamente entre ou pagar tudo
Não me parece que isso seja assim. É mais provável que simplesmente não tenhas tido conhecimento dessa possibilidade na altura.
Há muita falta de informação no que tem a ver com inscrições no Ensino Superior, fora o percurso "normal"... daí este fórum, e talvez outros como este, virem colmatar essa necessidade.

No caso da UBI, que parece ser a universidade em que ela quer entrar, o regulamento está aqui: https://www.ubi.pt/Ficheiros/Entidades/Academicos/Despacho_27_2007.pdf
Um ano lectivo tem 60 créditos, com 30 por semestre. Fazer só o 1º semestre corresponde a exactamente 30 créditos, o limite superior do regime parcial.
De acordo com o regulamento de propinas, ao inscrever-se em regime parcial, a @rafaela__ passaria a pagar apenas 50% do valor das propinas.

Não sei se é uma coisa que varia entre cursos ou não
Entre cursos, penso que não. De universidade para universidade varia. Algumas cobram 60%, outras 50%...

alguém pode me dar algumas indicações sobre qual é curso que tem cadeiras mais parecidas com medicina e que, posteriormente, seja mais fácil de conseguir equivalências (no Porto) a algumas cadeiras de medicina, por favor!!!!

Ui, fartaram-se de falar disso neste tópico. Penso ter lido Ciências da Nutrição e Ciências Farmacêuticas. Também vale a pena analisar Medicina Veterinária e Medicina Dentária.

Última edição:
  • Like
Reactions: doctorwhy
Se tivesses lido o que eu escrevi, sabias.
hum... desculpa, não tinha visto essa tua resposta.
Se é isso que queres fazer, encorajo-te a avaliar a possibilidade de te inscreveres em regime parcial, e inscreveres-te só nas cadeiras do 1º semestre. Assim, pagas menos propinas que se te inscrevesses em regime ordinário e simplesmente faltasses, que é especialmente relevante se a tua situação financeira for tão má quanto me deste a entender
Felizmente, a minha situação económica não é má. Apenas não tenciono fazer com que os meus pais tenham que pagar mais do que aquilo que é realmente necessário, até porque medicina não é um curso propriamente barato. Mas sim, esta é uma boa opção.
No caso da UBI, que parece ser a universidade em que ela quer entrar, o regulamento está aqui
Como mencionei na minha publicação inicial, a minha preferência seria a FMUL, não a UBI. Irei informar-me de como funciona e qual seria a porção a pagar nesta faculdade. Obrigada!!

Como mencionei na minha publicação inicial, a minha preferência seria a FMUL, não a UBI.
Certo, mas tu deste a entender que seria mais provável entrares na UBI que na FMUL devido à diferença entre notas do último colocado. Talvez eu devesse ter dito "prevê" em vez de "quer".

Eis o regulamento da UL: Regulamento do Estudante em regime geral a tempo parcial da Universidade de Lisboa - Instituto de Educação
Estabelece exactamente o mesmo limite: metade dos créditos em que se pode inscrever um aluno em regime ordinário (metade de 60, que é 30).
O regulamento de propinas (https://www.ulisboa.pt/sites/ulisboa.pt/files/basicpage/docs/desp_5621-2015_reg_propinas_ulisboa.pdf) só diz que é "proporcionado ao definido para o estudante em regime geral a tempo integral", estando o valor exacto noutro lado qualquer que não consegui encontrar.

De qualquer modo, aí já estamos a falar das faculdades em que tirarias o curso de Medicina, não daquela para a qual interessa o regime parcial, que é aquela em que te matriculas antes de entrar em Medicina. Já decidiste qual seria?

No caso da UBI, que parece ser a universidade em que ela quer entrar, o regulamento está aqui: https://www.ubi.pt/Ficheiros/Entidades/Academicos/Despacho_27_2007.pdf
Um ano lectivo tem 60 créditos, com 30 por semestre. Fazer só o 1º semestre corresponde a exactamente 30 créditos, o limite superior do regime parcial.
De acordo com o regulamento de propinas, ao inscrever-se em regime parcial, a @rafaela__ passaria a pagar apenas 50% do valor das propinas.
Atenção que na UBI Medicina é um curso à parte dos outros em algumas coisas, e uma dessas coisas é que as cadeiras são anuais (e há trimestres em vez de semestres). Por isso não sei se em Medicina dá para usar o regime parcial. Até pode ser que dê, mas sendo as cadeiras anuais não dá para completar o 1º semestre e parar.

Certo, mas tu deste a entender que seria mais provável entrares na UBI que na FMUL devido à diferença entre notas do último colocado. Talvez eu devesse ter dito "prevê" em vez de "quer".

Eis o regulamento da UL: Regulamento do Estudante em regime geral a tempo parcial da Universidade de Lisboa - Instituto de Educação
Estabelece exactamente o mesmo limite: metade dos créditos em que se pode inscrever um aluno em regime ordinário (metade de 60, que é 30).
O regulamento de propinas (https://www.ulisboa.pt/sites/ulisboa.pt/files/basicpage/docs/desp_5621-2015_reg_propinas_ulisboa.pdf) só diz que é "proporcionado ao definido para o estudante em regime geral a tempo integral", estando o valor exacto noutro lado qualquer que não consegui encontrar.

De qualquer modo, aí já estamos a falar das faculdades em que tirarias o curso de Medicina, não daquela para a qual interessa o regime parcial, que é aquela em que te matriculas antes de entrar em Medicina. Já decidiste qual seria?
Muito obrigada pelas informações. A FMUL interessa-me também para o regime parcial pois a minha melhor opção é ciências da nutrição, na faculdade de medicina, em Lisboa.
A outra opção (mas que não me desperta muito interesse) seria Ciências Farmacêuticas na faculdade de farmácia, em Lisboa.

Por isso não sei se em Medicina dá para usar o regime parcial
É informação interessante a que transmites, mas não é aplicável ao caso, visto que estamos a falar da opção do regime parcial para o curso em que ela pretende ingressar antes de voltar a tentar ingressar em Medicina. Depois de já estar em Medicina, não precisaria de pensar em exames nacionais, penso eu, só os do curso.
Até pode ser que dê, mas sendo as cadeiras anuais não dá para completar o 1º semestre e parar.
De facto, o regime parcial não fala em semestres, fala em créditos. Tanto se poderia inscrever nos 30 do primeiro semestre, quanto em 12 do primeiro e 18 do segundo, et cetera. Em regime parcial poderia fazer, embora provavelmente não tivesse interesse - agora, como dizes, só o 1º semestre não (a menos que quisesse deixar a cadeira anual a meio, e de facto ninguém a impedia).
... mas isto só se explora a título de curiosidade. Conforme acima: estamos a falar da opção do regime parcial para o curso em que ela pretende ingressar antes de voltar a tentar ingressar em Medicina

Última edição:
Falaram-me que ciências do meio aquático no ICBAS, também era uma opção para quem não tem media a medicina e quer voltar a tentar para o ano. Alguém sabe se isto é verdade????

Falaram-me que ciências do meio aquático no ICBAS, também era uma opção para quem não tem media a medicina e quer voltar a tentar para o ano. Alguém sabe se isto é verdade????
Não fiz esse percurso então não te posso dar certezas, mas se o teu objetivo é apenas fazer o primeiro ano num curso que te possa dar equivalências em medicina, essa não me parece a melhor opção. Olhando para o plano curricular acho que conseguias no máximo uma equivalência (sem garantias nenhumas pois também ia depender da faculdade em que entrasses em medicina), mas pode ser que haja alguém que tenha feito (ou saiba de alguém que tenha feito) esse percurso e te esclareça melhor.

Não fiz esse percurso então não te posso dar certezas, mas se o teu objetivo é apenas fazer o primeiro ano num curso que te possa dar equivalências em medicina, essa não me parece a melhor opção. Olhando para o plano curricular acho que conseguias no máximo uma equivalência (sem garantias nenhumas pois também ia depender da faculdade em que entrasses em medicina), mas pode ser que haja alguém que tenha feito (ou saiba de alguém que tenha feito) esse percurso e te esclareça melhor.
Obrigada por me responderes!! Disseste que não fizeste esse percurso, poderias me dizer qual fizeste, isto é, caso não tenhas entrado diretamente!?

Obrigada por me responderes!! Disseste que não fizeste esse percurso, poderias me dizer qual fizeste, isto é, caso não tenhas entrado diretamente!?
Eu entrei diretamente, mas já ouvi vários relatos de colegas e outras pessoas que fizeram outros percursos, a maioria dessas pessoas vindas de Medicina Veterinária, Medicina Dentária, Ciências da Nutrição, Bioquímica, Ciências Farmacêuticas... Pelo que sei Medicina Veterinária no ICBAS dá um bom número de equivalências (no caso de entrares em Medicina também no ICBAS), quanto aos outros cursos depende muito da faculdade onde entres em Medicina, talvez o melhor seja comparares os planos curriculares (sempre tendo em conta o número de créditos das UCs) para veres o que será mais favorável para ti. De qualquer forma, isto é sempre muito imprevisível e só sabes que equivalências tens depois de já entrares em medicina

• Like
Reactions: sigis
É informação interessante a que transmites, mas não é aplicável ao caso, visto que estamos a falar da opção do regime parcial para o curso em que ela pretende ingressar antes de voltar a tentar ingressar em Medicina. Depois de já estar em Medicina, não precisaria de pensar em exames nacionais, penso eu, só os do curso.
Tens razão, não me lembrei desse pormenor.

Olá, tenho o mesmo sonho que tu mas infelizmente tou "pior" que tu, mas isso não vem ao caso, uma ideia que podes fazer, é entrares numa licenciatura, e fazeres a licenciatura, e depois fazes a candidatura para a medicina na nova medical school, que tem 15% das vagas do concurso nacional de acesso para titulares do grau de licenciatura para acesso ao curso de medicina

Olá, tenho o mesmo sonho que tu mas infelizmente tou "pior" que tu, mas isso não vem ao caso, uma ideia que podes fazer, é entrares numa licenciatura, e fazeres a licenciatura, e depois fazes a candidatura para a medicina na nova medical school, que tem 15% das vagas do concurso nacional de acesso para titulares do grau de licenciatura para acesso ao curso de medicina
Só para avisar que o concurso de acesso para licenciados existe em todas as faculdades de Medicina, não só na FCM.

Se me candidatar pelo concurso dos licenciados o que conta para entrar? A média dos exames nacionais e do secundário conta?
Em concursos institucionais, cada faculdade fixa as suas próprias regras. Procura o edital do concurso na página da universidade que te interessa.

Última edição: