Muito obrigada por partilhares a tua história!! Definitivamente, serviu como consolo e como boost de motivação. Já cheguei à conclusão que, tal como disseste, o stress de ficar 10 meses só a estudar para os exames seria muito maior do que o stress de conciliar a uni com esse mesmo estudo. Sinto que entrar noutro curso este ano poderia, certamente, ajudar-me a tornar os meus métodos de estudo mais efetivos e penso que depois de estudar para a uni, estudar para os exames já não pareceria tão complicado como parece agora (devido à maior complexidade do ensino superior, comparativamente ao ensino secundário).Olá!!
Com a média que tens, acho bastante fazível conciliares a universidade com a repetição de um só exame nacional. Eu fiz isso, fiz as cadeiras todas (e até com boas notas) e repeti dois exames nacionais no ano em que finalmente entrei em Medicina (dois anos depois do término do secundário). Este plano também servia para assegurar uma eventual possibilidade de entrar como licenciada, se chegasse a concluir o curso.
Acho que este conciliar de universidade com exames nacionais é mais arriscado para quem tem uma média de partida baixa ou então para quem vai repetir imensos exames duma vez. E com a média que tens acho possível subires até ao ponto que é preciso (e esperemos também com uma ajudinha das médias voltarem ao que eram, someday)… eu subi aos bocadinhos nesses dois anos em que repeti e eventualmente deu.
De qualquer forma, acho que a escolha entre parar um ano ou ir para a uni é uma coisa que quase vais concluir automaticamente, porque depende muito da tua forma de gerir a rotina, aquilo que prevês que vai ser mais “amigo” da tua ansiedade ao longo destes meses todos de preparação - isto varia muito entre todos nós. Para mim, parar um ano parece muito stressante, dedicar todo o tempo, durante 10 longos meses, só a uma “missão”, digamos. E aquele conciliar da universidade com os exames nacionais acho que me moldou bastante bem para o que vinha aí em Medicina - agora sinto que o meu estudo é mesmo efetivo, estou satisfeita com as notas que tenho tirado e sou muito mais constante nas notas que tiro do que alguma vez fui no secundário. Se isto servir de motivação, de alguém que não entrou à primeira em Medicina para ti, agora na mesma situação, e no seguimento do que falaste dos quadros de honra, quem sabe, um dia, até poderás voltar a ganhar um diploma de mérito por estares no top 5 (ou qualquer que seja o top que a faculdade faça) de médias do teu ano em Medicina (por cada ano letivo, são entregues 5 diplomas). Nem queria acreditar quando isso aconteceu, mas realmente somos nós que temos comando sobre o nosso percurso, mesmo até independentemente da faculdade em que entramos - já disse isto bastante noutros posts. Tudo é possível mesmo.
Do outro lado da moeda, que eu nunca vivi, conheço imensas pessoas que pararam um ano e conseguiram entrar. Aproveitaram para fazer outras coisinhas da sua vida também.
Eu tirei a carta quando já estava descansadinha em Medicina - não há grande pressa em fazê-lo, a não ser que pessoalmente para ti seja uma necessidade muito grande por viveres num sítio mais isolado ou para certas deslocações frequentes.
Boa sorte e confia em ti que vai correr bem.
Ainda não sei se, ingressando na uni este ano, faria o primeiro ano todo e estudaria para os exames nacionais e para a uni simultaneamente ou se dedicar-me-ia apenas ao primeiro semestre, focando-me nos exames durante o segundo, pois não sei se caso optasse pela segunda opção teria que continuar a pagar as propinas - se alguém me pudesse esclarecer quanto a isto, agradecia :)
Epá, acho que as média têm que baixar... Fica complicado se continuarem as ser inflacionadas como foram estes dois anos :( Porém, já ouvi de tudo, por isso é esperar para ver.
Muito obrigada pela tua resposta, e muitos parabéns pelo teu diploma (considera-me oficialmente uma wannabe @Birdy eheheh)!!!