Olá
@rafaela__
Revejo-me bastante em ti. Acabei o 10º e 11º ano com médias semelhantes às tuas e subi bastante com o 12º ano. O ano passado também concorri a medicina e não entrei. Entrei em ciências farmacêuticas (CF) na FFUL também a pensar nas equivalências, portanto aqui vai a minha experiência. Sinceramente, não gostei do curso de CF e para mim era bastante difícil me esforçar e estudar para um curso que não queria ou gostava. Relativamente às equivalências, do que falei com colegas mais velhos, é provável, se fores para a FMUL, teres sorte com Biologia Celular, Bioquímica I e Histologia e Embriologia (uso as palavras "provável" e "sorte" porque sempre me deram a entender que não seria 100% certo te darem as equivalências). Enquanto frequentava a FFUL, era difícil para mim focar-me nas cadeiras da faculdade enquanto pensava que devia é estar a estudar para os exames nacionais. Já quando pegava em BG, FQ e MAT, sentia que devia estar a preparar-me para as práticas e para os testes que íamos tendo ao longo do semestre. Portanto, acabei por não ter grande produtividade. E posso dizer-te que como a mim, também aconteceu com muitos colegas meus, quer de CF como a outros que estavam em medicina dentária. Portanto, isto foi o que experienciei este ano...
Agora, após repetir os exames, subi a minha média de acesso, mas não sei se chega para entrar em medicina. Vou apostar na entrada em Espanha caso não entre cá. Aproveito para dizer que CF não é um curso nada fácil e que exige ao longo dos semestres um estudo contínuo e intenso. Caso tenhas alguma dúvida, está à vontade para perguntar! E reforço, tudo o que escrevi é com base na minha experiência e na de colegas e amigos meus.