Ajuda na escolha das disciplinas 12 ano curso de ciências e tecnologia!

Tomás MacManus

Membro Caloiro
Matrícula
29 Junho 2024
Boas, acabei este ano o 11 ano em ciências e tecnologias com media de 18,2 e estou indeciso na escolha das disciplinas opcionais do 12 ano.
Eu estou a pensar em candidatar me a engenharia naval e oceânica, engenharia física ou mecânica no ensino superior.
Eu acho uma mais valia escolher aplicações informáticas pois vai ser útil e as medias na minha escola são muito altas, mas estou indeciso na escolha da segunda disciplina opcional pois eu gostava de ir para algo que conseguisse subir a media e que fosse útil , mas nunca gostei de química (não sei se a do 12 é diferente mas todo o calculo das percentagem e taxas e reações acho super tedioso ) adoro física , mas dizem que é muito complicado e eu tenho medo de tirar ma nota ( acabei o 11 com 19 a FQ) e as notas na minha escola do 12 física são mais ou menos.
As notas a BG do 12 na minha escola são medias e são mais ou menos iguais as notas de geologia 12.
Não sei se vou para biologia ou geologia para subir a media sabendo que estas disciplinas não me vão servir de nada. ( a minha nota a BG no 11 foi 18 pois a minha professora fazia testes absurdamente difíceis).
Ajuda por favor.

Coloquei umas fotos abaixo das notas do 12 na minha escola de física biologia e geologia, Acho que só a 20 a física.

Attachments

• 41af9dbe-1b14-49e2-af8b-a175680ccf8e.jpg
    41af9dbe-1b14-49e2-af8b-a175680ccf8e.jpg
    338.6 KB · Visitas: 16
  • fdd0b437-4663-46cf-bf46-46c13ad496c4.jpg
    fdd0b437-4663-46cf-bf46-46c13ad496c4.jpg
    328.3 KB · Visitas: 15
Boas, acabei este ano o 11 ano em ciências e tecnologias com media de 18,2 e estou indeciso na escolha das disciplinas opcionais do 12 ano.
Eu estou a pensar em candidatar me a engenharia naval e oceânica, engenharia física ou mecânica no ensino superior.
Eu acho uma mais valia escolher aplicações informáticas pois vai ser útil e as medias na minha escola são muito altas, mas estou indeciso na escolha da segunda disciplina opcional pois eu gostava de ir para algo que conseguisse subir a media e que fosse útil , mas nunca gostei de química (não sei se a do 12 é diferente mas todo o calculo das percentagem e taxas e reações acho super tedioso ) adoro física , mas dizem que é muito complicado e eu tenho medo de tirar ma nota ( acabei o 11 com 19 a FQ) e as notas na minha escola do 12 física são mais ou menos.
As notas a BG do 12 na minha escola são medias e são mais ou menos iguais as notas de geologia 12.
Não sei se vou para biologia ou geologia para subir a media sabendo que estas disciplinas não me vão servir de nada. ( a minha nota a BG no 11 foi 18 pois a minha professora fazia testes absurdamente difíceis).
Ajuda por favor.

Coloquei umas fotos abaixo das notas do 12 na minha escola de física biologia e geologia, Acho que só a 20 a física.
Hey!
Eu escolhi Biologia no 12º ano (só Biologia, BG é no 10º e 11º). Não achei difícil mas se procuras ter mais bases para áreas de engenharia no Superior não considero que seja uma boa escolha. De facto, Física e Química têm fama de serem complicadas, mas eu tinha colegas que eram bons alunos no 10º e 11º ano e conseguiram tirar notas boas (+18) a Física, por exemplo. Eu diria que a tua escolha deve incidir sobre aquilo que valorizas mais: a tua média ou os teus conhecimentos.

Ajuda por favor.

Escolhe a disciplina que mais gostes. Se for Física, avança. Tens boa nota na disciplina e isso vai manter-se no 12 ano. Geralmente, como não há exame, os professores da disciplina leccionam de forma mais descontraída e fica mais interessante e menos complicada.

adoro física , mas dizem que é muito complicado e eu tenho medo de tirar ma nota
A disciplina que escolheres vale 1/9 da tua média, portanto são perceptíveis os teus medos. Porém, para um aluno de 18s e 19s, não acho que devias ter medo de uma disciplina só por outros dizerem que é complicada. Se achas a matéria interessante, no teu lugar, eu escolhia-a. Aliás, no meu próprio 12º, não me inscrevi numa disciplina que seria para mim trivial precisamente por achar que seria aborrecido, optando por outras.

• Like
Reactions: Tomás MacManus