Ajuda no acesso ao ensino superior

babra2112

Membro Caloiro
Matrícula
7 Abril 2025
Olá, preciso da vossa ajuda!
Estou neste momento a acabar o terceiro ano da licenciatura em Educação na Universidade Do Minho, porém decidi começar no próximo ano a licenciatura em Educação Básica na mesma universidade. Sendo que este reingresso será pela via do concurso nacional de acesso.

Para entrar neste curso é necessário exame de português e de matemática, sendo que a minha nota de português é 159 valores e o de matemática será realizado este ano uma vez que expirou a validade.
A minha média do secundário é de 147 valores.

Portanto, a minha dúvida foca-se na incerteza da entrada para este curso.
• A média do secundário ainda conta?

• Qual a nota mais confortável para tirar no exame de matemática para me aproximar da média ideal para entrada?

• O exame de matemática B só conta como prova de ingresso de matemática ou dá também para MACS?

Obrigada pela atenção! Bom trabalho!

Olá, preciso da vossa ajuda!
Estou neste momento a acabar o terceiro ano da licenciatura em Educação na Universidade Do Minho, porém decidi começar no próximo ano a licenciatura em Educação Básica na mesma universidade. Sendo que este reingresso será pela via do concurso nacional de acesso.

Para entrar neste curso é necessário exame de português e de matemática, sendo que a minha nota de português é 159 valores e o de matemática será realizado este ano uma vez que expirou a validade.
A minha média do secundário é de 147 valores.

Portanto, a minha dúvida foca-se na incerteza da entrada para este curso.
• A média do secundário ainda conta?

• Qual a nota mais confortável para tirar no exame de matemática para me aproximar da média ideal para entrada?

• O exame de matemática B só conta como prova de ingresso de matemática ou dá também para MACS?

Obrigada pela atenção! Bom trabalho!
- Sim, a média do secundário conta para o acesso.

- Depende, mas diria que mais ou menos dentro da nota do último colocado, idealmente umas cinco décimas acima. Claro que a nota do último colocado pode subir ou descer, mas meio valor ou um valor acima já pode ser mais ou menos confortável o suficiente para entrares.

- Depende do código da prova de ingresso, mas Educação Básica costuma aceitar qualquer uma das matemáticas, inclusive MACS.

Mas o exame de matemática B so conta como prova de ingressa de matemática B?
Não, em princípio podes entrar em Educação Básica com esse exame. Tens é de ver o código da prova de ingresso e verificar que exames abrange.