Ajuda para a mudança de curso

Matrícula
23 Fevereiro 2021
Boa tarde, este ano estive no mestrado integrado em Arquitetura na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, fui aluno bolseiro e consegui as 36 ETCS para mudar de curso e concorrer novamente a uma bolsa de estudo num curso diferente, neste caso seria para Tecnologias de Informação na NOVA ou na Universidade de Lisboa (o verão passado fiz o exame de Matemática), para fazer a nova candidatura à bolsa tenho de ter a certeza que já entrei no curso, e lendo algumas perguntas daqui do forum percebi que existem duas maneiras de me candidatar ao novo curso: o concurso nacional de acesso (que eu pensava que era a única maneira) e o regime de mudança de curso. Eu gostava de saber em que consiste esse regime de mudança de curso e as diferenças para o concurso nacional de acesso.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Gonçalo_teixeira
Boa tarde, este ano estive no mestrado integrado em Arquitetura na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, fui aluno bolseiro e consegui as 36 ETCS para mudar de curso e concorrer novamente a uma bolsa de estudo num curso diferente, neste caso seria para Tecnologias de Informação na NOVA ou na Universidade de Lisboa (o verão passado fiz o exame de Matemática), para fazer a nova candidatura à bolsa tenho de ter a certeza que já entrei no curso, e lendo algumas perguntas daqui do forum percebi que existem duas maneiras de me candidatar ao novo curso: o concurso nacional de acesso (que eu pensava que era a única maneira) e o regime de mudança de curso. Eu gostava de saber em que consiste esse regime de mudança de curso e as diferenças para o concurso nacional de acesso.
É uma forma de acesso gerida pela própria faculdade, que define os seus critérios para seleção dos alunos e o seu calendário de candidatura (alguns já estão a decorrer e outros já fecharam, vê isso ASAP). Tipicamente o número de vagas será 15% das do concurso nacional. Depois de entrares é igual das 2 formas, podes pedir equivalências e continuar o curso nas restantes cadeiras.

Matrícula
23 Fevereiro 2021
Vou ver isso agora obrigado. Então basicamente é uma percentagem das vagas mais pequena que já está "reservada" para alunos que já se encontravam no ensino superior, percebi bem?
O que eu não entendi bem foi a parte do "Depois de entrares é igual das 2 formas, podes pedir equivalências e continuar o curso nas restantes cadeiras. "

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Vou ver isso agora obrigado. Então basicamente é uma percentagem das vagas mais pequena que já está "reservada" para alunos que já se encontravam no ensino superior, percebi bem?
O que eu não entendi bem foi a parte do "Depois de entrares é igual das 2 formas, podes pedir equivalências e continuar o curso nas restantes cadeiras. "
Não, são mesmo vagas à parte entre os 10-15% do total das vagas para o concurso nacional, mas não fazem parte deste. Por exemplo, um curso com 100 vagas, terá pouco mais do que 10 vagas para a mudança de par instituição/curso, mas essas 10 vagas não fazem parte das 100. Pelo concurso nacional vão sempre entrar 100 alunos (caso preencham as vagas) + 10 alunos que se tenham candidatado para a mudança para aquele par instituição/curso.

A segunda parte da mensagem quis dizer que a via pela qual ingressas no curso vai dar ao mesmo a nível de equivalências (creditações), isto é, ingressando num curso em que queiras pedir equivalência de algumas cadeiras que tenhas feito (cadeiras que sejam muito semelhantes/em comum com o curso para o qual mudas), tanto faz teres vindo pela mudança ou pelo concurso nacional de acesso - esse pedido poderá sempre ser feito.

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL