Ajuda para estudar (12°)

Luis Arede

Membro Caloiro
Matrícula
14 Março 2018
Malta, decidi publicar aqui um post porque de certeza que são mais entendidos nisto do que eu.
Nunca estudei, nunca mesmo, se estudei foi 1h antes de um teste muito importante, uma vez ou duas. Chumbei o ano passado no 12° em ciências. Tenho Fisica e química A e Matemática A por fazer. Pensariam que em março eu já estaria a acompanhar a matéria e a preparar me para os exames, certo? Não.

Ponto de situação:Sou uma pessoa que facilmente se distrai, tudo me interessa e qualquer coisa é motivo de conversa e pesquisa. Adoro futebol, computadores , jogos, e estar com os amigos. Antes costumava dizer que tinha uma vida demasiado interessante para ter tempo para estudar (falso). O meu problema é que não me consigo forçar a fazer algo qur eu nao quero fazer. Sempre fui um bocado anti sistema, sempre fui muito de "eu interesso me pelo que eu quero e nao vai ser ninguem nem sistema nenhum que me vai dizer o que fazer, o que estudar e o que procurar", sempre fui mt freelancer e sempre tive a mania de criar coisas , porque sempre achei a escola como o caminho normal , e eu nunca quis ser normal. Sonho muito, ja sonhei ser 1001 coisas (nada se realizou, fico pelo sonho). Hoje estou no 12 e quero ir para a universidade, não porque acho que é o caminho a seguir universalmente, e não porque quero ter uma vida normal a fazer coisas normais. Sim porque quero aprender e ganhar disciplina e conhecimento numa determinada área, para poder contribuir com o meu toque, espero eu. O problema é que eu passo os dias sem fazer nada e a fazer tudo. ou estou a jogar Cs, ou a ver videos, ou no facebook, ou com os amigos, e chego ao final do dia com aquele feeling "que falhado q sou... nao fiz nada, nao cumpri nada, passei o dia sem fazer algo util, nao mereço". Nao consigo ter disciplina para dizer "eu sei que custa, mas tem de ser, vai estudar 2h e depois podes fazer o que queres, porque mereceste, porque antes trabalhaste para isso!", eu entro na historia do "tenho mesmo de ir estudar, mas espera, daqui a um bocado" "ja é tarde, se for estudar agora daqui a pouco vou logo para a cama e não pode ser assim, ainda tenho de ir ver isto jogar aquilo e pesquisar mais uma coisa, esquece, fica para amanhã". Preciso mesmo de ajuda, estamos em março e caminho para mais um ano perdido, e este ainda está pior, porque parece q nem as aulas vou, não estudo, estou mesmo a toa. Sempre me disseram desde puto "tu tens potencial, mas tens de estudar" mas nunca estudei. A única coisa q me safa é que sou bom orador e as pessoas gostam de falar comigo, numa conversa , facilmente me destaco e mesmo sabendo menos que outra pessoa sei fazer parecer q sei mais. Mas quando toca a coisas que envolvem esforço e trabalho, se nao for algo que me agrade, não me consigo forçar a faze-lo. Sinto que o comboio está a passar por mim e eu a ver. Isto tudo para perguntar se algum de vocês ja passou por isto e o que acham q devo fazer, acho q ja perceberam q isto na minha cabeça é um carrossel. Abraço

• Like
Reactions: Lume
Malta, decidi publicar aqui um post porque de certeza que são mais entendidos nisto do que eu.
Nunca estudei, nunca mesmo, se estudei foi 1h antes de um teste muito importante, uma vez ou duas. Chumbei o ano passado no 12° em ciências. Tenho Fisica e química A e Matemática A por fazer. Pensariam que em março eu já estaria a acompanhar a matéria e a preparar me para os exames, certo? Não.

Ponto de situação:Sou uma pessoa que facilmente se distrai, tudo me interessa e qualquer coisa é motivo de conversa e pesquisa. Adoro futebol, computadores , jogos, e estar com os amigos. Antes costumava dizer que tinha uma vida demasiado interessante para ter tempo para estudar (falso). O meu problema é que não me consigo forçar a fazer algo qur eu nao quero fazer. Sempre fui um bocado anti sistema, sempre fui muito de "eu interesso me pelo que eu quero e nao vai ser ninguem nem sistema nenhum que me vai dizer o que fazer, o que estudar e o que procurar", sempre fui mt freelancer e sempre tive a mania de criar coisas , porque sempre achei a escola como o caminho normal , e eu nunca quis ser normal. Sonho muito, ja sonhei ser 1001 coisas (nada se realizou, fico pelo sonho). Hoje estou no 12 e quero ir para a universidade, não porque acho que é o caminho a seguir universalmente, e não porque quero ter uma vida normal a fazer coisas normais. Sim porque quero aprender e ganhar disciplina e conhecimento numa determinada área, para poder contribuir com o meu toque, espero eu. O problema é que eu passo os dias sem fazer nada e a fazer tudo. ou estou a jogar Cs, ou a ver videos, ou no facebook, ou com os amigos, e chego ao final do dia com aquele feeling "que falhado q sou... nao fiz nada, nao cumpri nada, passei o dia sem fazer algo util, nao mereço". Nao consigo ter disciplina para dizer "eu sei que custa, mas tem de ser, vai estudar 2h e depois podes fazer o que queres, porque mereceste, porque antes trabalhaste para isso!", eu entro na historia do "tenho mesmo de ir estudar, mas espera, daqui a um bocado" "ja é tarde, se for estudar agora daqui a pouco vou logo para a cama e não pode ser assim, ainda tenho de ir ver isto jogar aquilo e pesquisar mais uma coisa, esquece, fica para amanhã". Preciso mesmo de ajuda, estamos em março e caminho para mais um ano perdido, e este ainda está pior, porque parece q nem as aulas vou, não estudo, estou mesmo a toa. Sempre me disseram desde puto "tu tens potencial, mas tens de estudar" mas nunca estudei. A única coisa q me safa é que sou bom orador e as pessoas gostam de falar comigo, numa conversa , facilmente me destaco e mesmo sabendo menos que outra pessoa sei fazer parecer q sei mais. Mas quando toca a coisas que envolvem esforço e trabalho, se nao for algo que me agrade, não me consigo forçar a faze-lo. Sinto que o comboio está a passar por mim e eu a ver. Isto tudo para perguntar se algum de vocês ja passou por isto e o que acham q devo fazer, acho q ja perceberam q isto na minha cabeça é um carrossel. Abraço

Eu nunca passei assim por isso mas já joguei muito e chumbei a 2 cadeiras na faculdade por causa de falta de maturidade. Senti me tbm que não era produtivo durante muito tempo. Atualmente estudo com dedicação e motivação porque sei aquilo que quero. E conclui algumas coisas pelo meio:

O tempo não dá para fazer tudo. Tens de escolher aquilo em que gastas o teu tempo. Estudar requer bastante tempo. Se queres entrar na faculdade para desenvolveres as tuas capacidades e vires a ter um emprego que sonhas tens de deixar de fazer as outras coisas. O que é que perdes por deixares de jogar cs ou ver Facebook todos os dias? Acompanhar as últimas notícias do futebol tem assim tanto impacto na tua vida?

Dedica te àquilo que te faz chegar ao final do dia e dizer: “Hoje fui produtivo!” e deixa para lá o resto, não dá para fazeres tudo. Se queres ser bom numa coisa e diferenciar te dos outros como tu dizes tens de trabalhar muito para isso. O que maioria das pessoas faz é não se dedicar o suficiente e andar em Facebooks, acompanhar as notícias, jogar, ver séries, ser desregrado na saídas com o pessoal e acaba por gastar o seu tempo todo. Pega nos livros e pensa eu preciso de fazer isto para seguir aquele curso. Estuda e vais conseguir! Daqui até Junho ainda dá para aprender muita coisa. Se não fizeres nada vais ser mais um ser normal da sociedade. Tu queres isso?

• Like
Reactions: zemiguelf99

Boas, eu mesmo também tenho alguns problemas em arranjar motivação para estudar mas consegui arranjar várias técnicas para me motivar:
- estuda na biblioteca. Eu sempre estudei em casa no secundário mas na universidade comecei a estudar na biblioteca e é muito melhor porque és meio que obrigado a estudar lá e isso faz com que estudes mais e melhor.
- estuda com música que gostes para te sentires motivado.
- faz pausas que te recompensem pelo trabalho que fizeste. Por exemplo, se gostas de jogar cs joga um competitivo no meio para te recompensar e depois ficas mais motivado para estudares o resto. Mas não abuses nas pausas!
- organiza o estudo e faz o máximo de exercícios que conseguires.
- arranja explicações, porque provavelmente te sentes perdido no estudo e as explicações ajudam-te bastante.
Vais ver que se te esforçares um bocado, vai-te tudo parecer mais natural ao longo do tempo e boa sorte no estudo :)

Obrigado pela resposta aos dois. Quanto à escolhas, não acho que seja assim tão lenear, eu não tenho que deixar de jogar cs ou ver futebol para poder estudar, acho que ninguem vive sem lazer, por mínimo que seja. Mas sim, tenho que cortar, em mais de metade. Eu tenho cerca de 14h de tempo livre 14 das quais passo em... lazer. Tenho de me organizar melhor!

Obrigado pela resposta aos dois. Quanto à escolhas, não acho que seja assim tão lenear, eu não tenho que deixar de jogar cs ou ver futebol para poder estudar, acho que ninguem vive sem lazer, por mínimo que seja. Mas sim, tenho que cortar, em mais de metade. Eu tenho cerca de 14h de tempo livre 14 das quais passo em... lazer. Tenho de me organizar melhor!
Eu mesmo também gosto tanto de jogar como de ver futebol. E aproveita para fazer mais isso nas férias porque quando chega a época de exames/testes vai-te ser mais difícil. Por isso é que te disse para ires para a biblioteca, lá não podes jogar ou ver futebol e estás completamente dedicado ao estudo.

Eu mesmo também gosto tanto de jogar como de ver futebol. E aproveita para fazer mais isso nas férias porque quando chega a época de exames/testes vai-te ser mais difícil. Por isso é que te disse para ires para a biblioteca, lá não podes jogar ou ver futebol e estás completamente dedicado ao estudo.
e depois quando chegas a casa ja vais mais esvazeado :D Obrigado pelas dicas e boa foto, melhor franquia de sempre Assassins Creed!

e depois quando chegas a casa ja vais mais esvazeado :D Obrigado pelas dicas e boa foto, melhor franquia de sempre Assassins Creed!
Finalmente alguém reconheceu a foto. Já estava a perder a minha esperança na humanidade ahahaha

• Like
Reactions: Lume
Boas, eu mesmo também tenho alguns problemas em arranjar motivação para estudar mas consegui arranjar várias técnicas para me motivar:
- estuda na biblioteca. Eu sempre estudei em casa no secundário mas na universidade comecei a estudar na biblioteca e é muito melhor porque és meio que obrigado a estudar lá e isso faz com que estudes mais e melhor.
- estuda com música que gostes para te sentires motivado.
- faz pausas que te recompensem pelo trabalho que fizeste. Por exemplo, se gostas de jogar cs joga um competitivo no meio para te recompensar e depois ficas mais motivado para estudares o resto. Mas não abuses nas pausas!
- organiza o estudo e faz o máximo de exercícios que conseguires.
- arranja explicações, porque provavelmente te sentes perdido no estudo e as explicações ajudam-te bastante.
Vais ver que se te esforçares um bocado, vai-te tudo parecer mais natural ao longo do tempo e boa sorte no estudo :)
Essa do competitivo tentei fazer uma vez. Eram 4 da tarde estava eu na merecida pausa e pensei vamos lá um joguito para aliviar. Acontece que nao voltei a estudar desde entao 😂😂
Agora a sério acho uma boa ideia por acaso! Eu nao consigo controlar mas eu sou caso particular xD

Eu nao tenho por fazer propriamente dito mas vou fazer os exames de FQA e Matemática para mudar de curso portanto se precisares de ajuda mais que nao seja com experiência e pelo menos na parte da Matemática aconselhar uns exercícios iniciais e métodos para quem, ao inicio, é meio preguiçoso podes pedir!

Eu nao tenho por fazer propriamente dito mas vou fazer os exames de FQA e Matemática para mudar de curso portanto se precisares de ajuda mais que nao seja com experiência e pelo menos na parte da Matemática aconselhar uns exercícios iniciais e métodos para quem, ao inicio, é meio preguiçoso podes pedir!
Se tiverem alguma dúvida a FQ, principalmente na parte da química, podem perguntar que eu devo conseguir responder.

Última edição:
a minha duvida centra se mais no que eu devo começar por estudar... Eu ando a assistir as aulas de matematica nao preciso de estudar para testes propriamente ditos. Mas a dúvida é como é que deve ser a abordagem de estudo para os exames... Por onde começar e assim , obrigado !

a minha duvida centra se mais no que eu devo começar por estudar... Eu ando a assistir as aulas de matematica nao preciso de estudar para testes propriamente ditos. Mas a dúvida é como é que deve ser a abordagem de estudo para os exames... Por onde começar e assim , obrigado !
Vais fazendo exercícios por temas. Ao início, quando pouco sabes de cada tema tens que tentar aprofundar os teus conhecimentos através dos apontamos que tens no caderno/ manual/ livro de preparação para exames etc. Depois tens que arranjar exercícios para fazer parecidos aos de exame. Podes arranjá-los no manual, num livro de preparação de exames, em exames antigos e penso que também hajam no iave. Se tiveres duvidas podes utilizar recursos como o explicamat e a escola virtual. E depois é fazer muitos exercícios até sistematizares tudo.

Primeiro há que definir metas a atingir:
1) Escolhe um curso/dois que te interessem;
2) Vê as médias e Exames que precisas de fazer;
3) Dessas 14 horas de lazer acho que 3 poderiam ser para começar a estudar. Depois podes aumentar se quiseres e nunca diminuir se achares que estás "aflito";
4) Começa por estudar sempre a matéria que estás agora a dar na aula, contudo, também deves estudar a matéria anterior, para nunca te esqueceres e teres sempre as revisões em dia;
5) Foca-te sempre no teu objetivo, isto é, na tua meta. E nunca deixes de sonhar, de ter motivação e de te esforçar. Isto é o mais importante.
Boa Sorte :)

Se tiverem alguma dúvida a FQ, principalmente na parte da química, podem perguntar que eu devo conseguir responder.[/QUOTE
Irei perguntar.
A meu ver a matematica acho que deves começar sempre por fazer as escolhas multiplas pois é o que eu faço sempre nem mais por a maior parte das perguntas ser aplicar diretamente.

Boas Luis, tenho que te dizer que não és o único nessa situação, a única diferença é que não chumbei e estou em Humanidades. O meu 10 ano foi uma brincadeira, passei à rasca e ainda acabei com 7 a inglês e fiquei com a disciplina anulada, sendo obrigado a ir a exame.
O que me fez mudar um pouco no 11 ano foi o facto de uma amiga me ter dado explicações à borla, gastando parte do seu tempo a dar-me aulas de inglês e dando-me na cabeça para me esforçar na escola. Sendo que não estava a pagar por aquilo senti-me na obrigação de estudar e de me esforçar, e fi-lo. O problema foi que a rapariga que me dava explicações mudou de casa ao final de 2 meses e foi para longe e, como a minha preguiça era grande, acabei por lhe agradecer mas disse que não ia mais. Como já não tinha ninguém para me dar na cabeça acabei por voltar ao mesmo, até porque via os meus colegas a passarem horas a estudar e a serem compensados e eu a estudar tanto tempo como eles e eu a tirar um 11 ou 12. Acabei por deixar de estudar. O meu único estudo para o exame de inglês foi ver séries legendadas em inglês, não fiz mais nada (e resultou, tirei 11 no exame). Hoje, com o objetivo de melhorar a média que está baixa, passo horas a estudar mas acabo por desistir porque esqueço-me de tudo algum tempo depois, mas pelo que me tenho apercebido não é por não ter capacidades, mas sim pelo método de estudo. Quando faço trabalhos de pesquisa percebo a matéria de trás para a frente, passando o mesmo ou menos tempo do que passo a estudar.
Apesar de já me ter apercebido disso nunca experimentei estudar para um teste dessa maneira ou se uma maneira parecida, mas é algo que tentarei no próximo período.
Com isto tudo, mesmo que não tenhas alguém para te motivar como eu tive, tenta usar uma técnica de estudo diferente. Se passas bastante tempo em frente ao computador tenta estudar com ele, vai buscar exames de anos anteriores, tenta resolvê-los e nas perguntas que errares, vez em que parte da matéria de insere e estudar essa parte. Ao final de alguns exames terás muita matéria estudada, muitos exercícios feitos e já estarás muito mais preparado para o exame.
Ps: não aconselho a ires jogar durante uma pausa de estudo. Também faço isso é acaba por dar porcaria, digo sempre "só jogo mais 5 min" e acabo por não estudar mais nesse dia xD

Boas obrigado pela tua resposta, que corra tudo bem!

Bem eu tenho tentado estudar e sentar-me na secretária concentrado. Não me dou mal nesse aspecto, porém falho redondamente no que toca a estudar. Eu não sei estudar, nunca estudei, pareço um miúdo a dar os primeiros passos. E depois para uma pessoa a quem as aulas de matemática passaram ao lado, não sei por onde começar. Já fui a inúmeros sites de matemática (com explicações e assim) e aquilo parece me um monte de informação a boiar na água , e eu com uma cana sem saber qual hei de pescar primeiro. O meu estudo para os exames é diferente do average student porque a mim, na maioria das matérias não posso já saltar para fazer exercícios porque falta me a noção teórica do que realmente tenho de fazer. No fundo sinto me a boiar em materia e não sei o que estudar, em que sequência, o que sai para o exame, o que não sai, nem nada disso. No fundo sinto me como alguém que nunca ouviu falar de matemática. Acham que a melhor solução para isto seria uma explicadora para guiar o processo? Podiam dar algumas dicas? obrigado!

• Like
Reactions: Francisc0

Bem eu tenho tentado estudar e sentar-me na secretária concentrado. Não me dou mal nesse aspecto, porém falho redondamente no que toca a estudar. Eu não sei estudar, nunca estudei, pareço um miúdo a dar os primeiros passos. E depois para uma pessoa a quem as aulas de matemática passaram ao lado, não sei por onde começar. Já fui a inúmeros sites de matemática (com explicações e assim) e aquilo parece me um monte de informação a boiar na água , e eu com uma cana sem saber qual hei de pescar primeiro. O meu estudo para os exames é diferente do average student porque a mim, na maioria das matérias não posso já saltar para fazer exercícios porque falta me a noção teórica do que realmente tenho de fazer. No fundo sinto me a boiar em materia e não sei o que estudar, em que sequência, o que sai para o exame, o que não sai, nem nada disso. No fundo sinto me como alguém que nunca ouviu falar de matemática. Acham que a melhor solução para isto seria uma explicadora para guiar o processo? Podiam dar algumas dicas? obrigado!
Sendo que sentes que não consegues "ir ao lugar" sozinho, sem dúvida nenhuma que uma explicadora iria ajudar, e muito, a perceber a matéria.
Senão tiveres possibilidades para uma, tenta pedir ajuda aos teus antigos colega que tenham tido boas notas a matemática.

Sendo que sentes que não consegues "ir ao lugar" sozinho, sem dúvida nenhuma que uma explicadora iria ajudar, e muito, a perceber a matéria.
Senão tiveres possibilidades para uma, tenta pedir ajuda aos teus antigos colega que tenham tido boas notas a matemática.
Tenho mas os explicadores são uns ladrões de primeira, até me custa :'/ Tenho um amigo muito próximo que teve 17 no exame e é bom aluno, esta em engenheria informática, mas ele possivelmente não iria ter paciência para me explicar as coisas, pq ele ta habituado a fazer exercícios só, mas vou tentar, prefiro, e até lhe pago o almoço 😁

Os vídeos do ExplicaMat são muito úteis pra aprender rapidamente e naquilo que importa, Matemática Online - Explicações Online . A matéria está dividida em vídeos de 10-20min e ele tem matéria do 9ano e mais anos tbm. Podes rever as faltas de bases. Com dedicação consegues aprender bastantes coisas sozinho. Se tiveres ajuda de alguém ajuda muito para além do estudo individual.

Aqui no fórum tbm devem existir tópicos para esclarecer dúvidas de matemática.

Boa sorte!

Eu já fiz a faculdade toda e acredita que ainda hoje tenho que recorrer a truques para me concentrar a estudar (sim porque é verdade quando nos dizem que trabalhar implica estudar)

Para mim o básico é estudar em qualquer sítio menos em casa. Café, escola, bibliotecas, ... Têm menos distraçoes

Se for um estudo muito intensivo chocolates ou gomas ajudam sempre (para conseguir estudar vale tudo)

Ver vídeos na youtube, fazer, desenhos, esquemas e exercicios de livros com soluçoes tambem me ajudou imenso. Se ficares sem saber se um exercicio que fizeste está certo ou errado então é inutil. Para ciências adorava os vídeos do prof dorival filho, tudo o que é interativo capta mais a tua concentraçao e é mais fixe

Se estás mesmo a pescar zero da materia entao um bom explicador é sempre boa opçao, ha sempre recomendaçoes, ate podes perguntar no forum se alguem conhece na zona onde vives

Tudo o que seja horarios, recompensas ou negociaçoes comigo mesma nunca resultou p mim 😂

Uma pergunta muito importante, para que curso queres entrar quando fores para a Universidade?

Estás em Ciências e Tecnologias no Ensino Secundário. Tudo o que estás a aprender agora são bases necessárias para o teu futuro curso.

No meu caso, eu quero seguir Engenharia Informática. Eu a Matemática A andava sempre pelo 9 e 10. Porquê?
  1. Falta de bases dos anos anteriores, devido à falta de motivação em tempos anteriores
  2. Falta de motivação em aprender a matéria atual, porque pensava que não ia precisar dela
Porque eu haveria de querer aprender Trigonometria se não iria construir pontes? Porque eu haveria de querer aprender Geometria se resolver equações parecia suficiente para mim?

Acontece que eu fui olhar para o currículo do curso que eu ambicionava. Descobri o seguinte:
  • Trigonometria é usada no processamento de sinais (acho, agora não tenho a certeza, mas isso não interessa para o ponto que quero mostrar)
  • Geometria é usada na área da computação gráfica (e adivinha onde é usado na vida real? No teu jogo Counter-Strike :))
  • Geometria do Ensino Secundário usa Trigonometria algures (fórmula do produto escalar por exemplo)
Com isto, eu quero dizer que mais ou menos eu descobri o porquê de o currículo de Matemática ser assim, e fez-me ver que eu, de facto, iria usar os conhecimentos do Ensino Secundário no Ensino Superior. Procura o currículo do curso que queres entrar, e vê os conhecimentos que precisas para o teu curso de sonho.

Primeiro erro que eu cometi: Estudar para o Exame Nacional sem saber a matéria de 10º e anos anteriores

O Exame Nacional é um teste que avalia se temos os conhecimentos necessários para o Ensino Superior.

Se as palavras/termos/frases "Radiciação", "Potenciação", "Resolução de uma equação de segundo grau incompleta sem usar a fórmula resolvente", "sistema de equações", "polinómios" e "caso notável" assustam-te, ou fazes uma careta estranha quando vês uma inequação para resolver e muitos outros pequenos detalhes, aconselho-te vivamente a pegares no livro de 10º ano e começar a estudar por aí, a começar no primeiro tema/capítulo. Não tens que pensar por onde começar, basta começar pelo início. O programa de ensino está feito :)

E quando fores estudar para o Exame Nacional, certifica-te primeiro que consegues resolver os exercícios do manual. Os exercícios dos manuais aumentam de dificuldade gradualmente, e têm como objetivo certificar que dominas o que acabaste de aprender. Não pegues num livro de exercícios de Exame se não sabes se dominas a matérias nos exercícios do manual. Esse foi o meu segundo erro.

Links que te podem ajudar, começa pelos primeiros dois links:
(Tive que estragar o link abaixo porque o fórum não me deixava meter como eu queria, substitui ali o protocolo por "https":
hXXXXXXps://www.youtube.com/playlist?list=PL83s8LGM84J62ahewE-sVGbnJdOqGp8lJ
Disciplina: Matemática A - 10.º
ExplicaMat (11º e 12º ano): matemática 11.º ano - aulas online de matemática 11.º ano

Links de ferramentas:
Wolfram|Alpha: Making the world’s knowledge computable
Cymath | Math Problem Solver with Steps | Math Solving App
Symbolab Math Solver - Step by Step calculator

Pesquisa também por Pomodoro, poderá-te ajudar no tempo de estudo.

• Like
Reactions: descolored and Lume