Ajuda - Tirar Licenciatura Numa Nova Área

hiatus123

Membro Caloiro
Matrícula
25 Dezembro 2019
Boas pessoal, sou um jovem de 24 anos, licenciado, que gostava de voltar a estudar numa área completamente diferente daquela em que previamente me formei.

Fiz o 12º ano em Humanidades mas gostava de agora de tirar uma licenciatura na área de informática, percebo que terei que realizar exame a (pelo menos) matemática mas gostava de saber se me conseguem aconselhar qual será o melhor percurso.

Qual será a melhor maneira de me candidatar? Como é calculada a minha média? É apenas pelo exame ou as notas do 12º continuam a ter peso mesmo passados tantos anos?
Post automatically merged:

Bump.

Última edição:
Olá😀

Estou praticamente na mesma situação, no entanto estou a ponder ir para a área da saúde. O que te aconselho( basicamente o que tenho pensado em fazer) é estudares a displina de secundário que tenha predominância em informática( acredito que seja matemática) e tentares concorrer no regime de titular de curso superior.
Depende das faculdades, mas geralmente todas tem vagas para esse regime. Tens aqui as informações da DGES:
Caso não consigas entrar dessa forma, podes voltar a repetir o exame do secundário e concorrer como regime geral!
Já que tens 24 anos, há também a terceira opção: maiores de 23. Provavelmente terás de fazer algum exame obrigatório da faculdade( depende do curso que escolheres, cada um tem as suas especificações).

Em relação a tua média, depende do regime a que te candidatas! Se fores em regime geral, a média é calculada pela tua média do secundário e a nota da prova de ingresso. A tua média do 12º ano continuará sempre a ter peso, só necessitas de fazer as provas de ingresso que são pedidas, dado que já expiraram( 2 anos depois de serem realizadas).
Caso seja a de titulares da licenciatura, é necessária a tua média da licenciatura e talvez uma entrevista feita na faculdade.

Muito boa sorte!

Última edição:
  • Like
Reactions: davis