Ajudem me com Este Dilema! Devo fazer 3 exames?

sam_mukka

Membro Veterano
Matrícula
19 Novembro 2015
Curso
Ciência Política (PP)
Instituição
ISCTE-IUL
Boas :)

Bem... estou no 11o ano de Humanidades, e quero muito ingressar no curso de "Relações Internacionais" ou Estudos Asiáticos, mas como provavelmente os meus pais não vão gostar da segunda hipótese, fico me pela primeira.

Estive a pesquisar as várias especificas de várias universidades, e gosto de todas as disciplinas, o problema mesmo é Filosofia, a unica disciplina que infelizmente eu sou péssimo, acabei o ano passado com 8 (sim é horrivel), Este ano vai ser focus, já comprei um livro de apoio aos exames, maxima concentração e participação nas aulas e estou a ponderar em meter me numas aulas de apoio extra-létivas (explicações) mas pena não haver perto de mim

Estou me a tentar aplicar ao maximo este ano, quero começar a tornar a média positiva, e evitar ir a exame, embora em algumas universidades Filosofia seja especifica, assim como Geografia, que posso trocar por Filosofia, porém eu me considero bom a Geografia a minha média é de 14

Depois tenho o exame obrigatório de Espanhol, que para mal dos meus pecados não é especifico do curso, mas felizmente eu desde pequeno que falo espanhol, sou dos melhores alunos da minha turma, e tenho média de 16 e meio, sem esforços, vou ver se consigo aumentar tmb esta média este ano

As minhas médias são mais ou menos isto

História A - 13.7
Geografia - 14.2
Espanhol - 16.5
Português - 10.9
Filosofia, 7,7 (catastrófico, acho que o professor deu me um 8 na pauta final para não ter que me chumbar)
Inglês - 14

Última edição:

RMoon99

Ex-Cupido
Matrícula
16 Outubro 2015
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
FEUP
Boas :)

Bem... estou no 11o ano de Humanidades, e quero muito ingressar no curso de "Relações Internacionais" ou Estudos Asiáticos, mas como provavelmente os meus pais não vão gostar da segunda hipótese, fico me pela primeira.

Estive a pesquisar as várias especificas de várias universidades, e gosto de todas as disciplinas, o problema mesmo é Filosofia, a unica disciplina que infelizmente eu sou péssimo, acabei o ano passado com 8 (sim é horrivel), Este ano vai ser focus, já comprei um livro de apoio aos exames, maxima concentração e participação nas aulas e estou a ponderar em meter me numas aulas de apoio extra-létivas (explicações) mas pena não haver perto de mim

Estou me a tentar aplicar ao maximo este ano, quero começar a tornar a média positiva, e evitar ir a exame, embora em algumas universidades Filosofia seja especifica, assim como Geografia, que posso trocar por Filosofia, porém eu me considero bom a filosofia a minha média é de 14

Depois tenho o exame obrigatório de Espanhol, que para mal dos meus pecados não é especifico do curso, mas felizmente eu desde pequeno que falo espanhol, sou dos melhores alunos da minha turma, e tenho média de 16 e meio, sem esforços, vou ver se consigo aumentar tmb esta média este ano

As minhas médias são mais ou menos isto

História A - 13.7
Geografia - 14.2
Espanhol - 16.5
Português - 10.9
Filosofia, 7,7 (catastrófico, acho que o professor deu me um 8 na pauta final para não ter que me chumbar)
Inglês - 14
Que notas tens na pauta exatemente? :)
Eu fiz o exame de Filosofia o ano passado por isso talvez te possa ajudar

RMoon99

Ex-Cupido
Matrícula
16 Outubro 2015
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
FEUP
a filosofia?
tive 8 no 2o e 3o Periodo e 9 no primeiro

agradeceria se me pudesses ajudar

(houve uma parte em que disse que era "bom a Filosofia" ahaha enganei me, e troquei a palavra, queria dizer Geografia :laughing:
Como são os teste de filosofia do teu professor? :)
Olha no exame de Filosofia as escolhas múltiplas são o pior, em relação às questões de desenvolvimento, pessoalmente nao senti que os professores fossem muito rigorosos ou seguissem os critérios à risca.
Pelo que vi nas pautas da minha escola quem percebe a matéria safa-se muito bem, agora aquelas pessoas que não querem saber daquilo dificilmente tiram positiva.
Uma boa maneira de arranjares pontos a Filosofia é escreveres textos bem estruturados, ou seja, mesmo que tenhas um conhecimento muito superficial sobre uma matéria, se o que escreveres estiverem bem organizado e fluente arranjas logo 1/3 ou até mesmo mais de metade da cotação :)
Não sei se tens alguma dúvida mais específica, alguma matéria que não entendas... Mas se tiveres posso tentar ajudar ;)

sam_mukka

Membro Veterano
Matrícula
19 Novembro 2015
Curso
Ciência Política (PP)
Instituição
ISCTE-IUL
Como são os teste de filosofia do teu professor? :)
Olha no exame de Filosofia as escolhas múltiplas são o pior, em relação às questões de desenvolvimento, pessoalmente nao senti que os professores fossem muito rigorosos ou seguissem os critérios à risca.
Pelo que vi nas pautas da minha escola quem percebe a matéria safa-se muito bem, agora aquelas pessoas que não querem saber daquilo dificilmente tiram positiva.
Uma boa maneira de arranjares pontos a Filosofia é escreveres textos bem estruturados, ou seja, mesmo que tenhas um conhecimento muito superficial sobre uma matéria, se o que escreveres estiverem bem organizado e fluente arranjas logo 1/3 ou até mesmo mais de metade da cotação :)
Não sei se tens alguma dúvida mais específica, alguma matéria que não entendas... Mas se tiveres posso tentar ajudar ;)

os testes do meu professor, (todos do 10 o) ele usou sempre o mesmo modelo, de uma pagina de uma folha com 5 ou 6 perguntas.. claro que eram perguntas de desenvolvimento e de pontuaçõs altas. Mas ele prometeu nos que este primeiro teste do 11o ia ser mais prático devido a estarmos nesta matéria da logica e das falácias

Última edição:
  • Like
Reactions: RMoon99

anyone

Membro
Matrícula
20 Dezembro 2016
Gostaria de pedir uma opiniao pois estou indecisa entre ir a exame a história B ou filosofia. Sou de ciências contudo nao sei NADA de filosofia porque a minha professora nao dá matéria. Vou ter ajuda por fora seja qual for a disciplina que escolher, mas tendo em conta a minha facilidade em decorar e as minhas bases de história do básico e o facto de ser uma disciplina "B" será mais vantajoso? Ou o facto de gostar imenso de escrever pode-me ajudar em filo?
Aguardo resposta

catarina.fonseca16

Membro Veterano
Matrícula
12 Janeiro 2017
Olá, alguém me sabe dar uma opinião sincera sobre o exame de filosofia?
Estou a pensar em ir fazer este ano mas não tenho a disciplina à 3 anos e a matéria deve ter mudado muito.
Como aconselham a estudar visto que não tenho aulas nem livros porque os que tenho já não dão?
Eu acabei com 14 a disciplina mas como vou para um externo a nota do exame ia dar para substituir o de fq que é uma desgraça

sam_mukka

Membro Veterano
Matrícula
19 Novembro 2015
Curso
Ciência Política (PP)
Instituição
ISCTE-IUL
eu achei o exame de geografia (1ªfase) deste ano, completamente acessivel.. o nosso professor fez uma enorme pressão para ninguém ir a exame.. mas 2 alunas mesmo assim foram.. eu não quis ir pq eu estava mesmo inseguro

conheço caso de várias pessoas q fizeram 3 exames incluindo Filosofia.. pessoas que tinham notas azedas a Filosofia, e conseguiram muito bem subir

acho que também não devo ir este ano porque queria fazer melhoria a geografia.. mas é uma questão de escolher as prioridades