Alguem sabe dizer-me a media para entrar em engenharia informatica na universidade de coimbra?

Diogo_

Membro Caloiro
Matrícula
9 Maio 2020
eu nao entendi muito bem o site do governo com esses valores, nao sei de qual dos que apareciam la eram, alguem pode me dizer onde encontro as medias la?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
eu nao entendi muito bem o site do governo com esses valores, nao sei de qual dos que apareciam la eram, alguem pode me dizer onde encontro as medias la?
As "médias" que te aparecem na DGES não são mais do que a nota do último colocado daquele ano no concurso. Ou seja há, por exemplo, 300 candidatos, 50 vagas, entram as 50 vagas e a 50ª melhor nota foi 143,3. Então, a nota do último colocado/média que aparece é o 143.3. No entanto, isso não quer dizer que no ano seguinte a média não possa subir ou descer, não é um critério fixo. De qualquer das forma para consultares as notas dos últimos anos basta ires ao índice de cursos e clicares no que quiseres consultar: Acesso ao Ensino Superior 2020 - Índices de Cursos (por curso e instituição)

Diogo_

Membro Caloiro
Matrícula
9 Maio 2020
As "médias" que te aparecem na DGES não são mais do que a nota do último colocado daquele ano no concurso. Ou seja há, por exemplo, 300 candidatos, 50 vagas, entram as 50 vagas e a 50ª melhor nota foi 143,3. Então, a nota do último colocado/média que aparece é o 143.3. No entanto, isso não quer dizer que no ano seguinte a média não possa subir ou descer, não é um critério fixo. De qualquer das forma para consultares as notas dos últimos anos basta ires ao índice de cursos e clicares no que quiseres consultar: Acesso ao Ensino Superior 2020 - Índices de Cursos (por curso e instituição)
obrigado, depois do 12*ano ainda vai haver um teste para se candidatar ao curso q valera 50% da nota certo? e que curso é mais acertado se eu quiser seguir essa area CT ou um profissional de informatica?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
obrigado, depois do 12*ano ainda vai haver um teste para se candidatar ao curso q valera 50% da nota certo? e que curso é mais acertado se eu quiser seguir essa area CT ou um profissional de informatica?
Para o caso dos profissonais:
No âmbito dos concursos especiais de ingresso, a avaliação e seriação dos candidatos faz-se com base em critérios cumulativos:

• a classificação final do curso obtida pelo estudante,
  • a classificação das provas finais dos respetivos cursos; e
  • a classificação das provas de avaliação de conhecimentos e competências exigidas pela Instituição de Ensino Superior a que se candidatam, que podem ser organizadas a nível local, regional ou nacional.
Ou seja, no final do curso terás provas finais do curso e depois ainda tens as tais provas de acesso às universidades - basicamente tens uma prova feita pela tua escola e outra que é feita pela instituição à qual te candidatas.

Quanto à escolha de curso, acho que depende dos teus objectivos de aprendizagem. Se achas que gostarias de estudar um plano mais abrangente, que aborde várias matérias: desde FQ, a BG, a Matemática ou até a disciplinas como Filosofia e Português, escolhe CT pois permite-te ter um conjunto de provas de ingresso variadas para aceder a cursos. No entanto, se achas que preferes focar-te na área de informática e não gostarias tanto de estudar um plano menos definido, talvez Informática seja uma boa opção. Estes assuntos não têm escolha certa ou errada: depende um bocadinho da intuição daquilo que achas que te satisfaz mais. A partir daí, é mais fácil perceber, sendo que nenhum caminho é completamente limitado: se fores para o Profissional, nada te impede de ficares 1 ano a estudar por ti e com explicações para os exames. Toma a decisão que achas que é mais compatível com o que te vês a fazer no futuro 😊