obrigado, depois do 12*ano ainda vai haver um teste para se candidatar ao curso q valera 50% da nota certo? e que curso é mais acertado se eu quiser seguir essa area CT ou um profissional de informatica?
Para o caso dos profissonais:
No âmbito dos concursos especiais de ingresso, a avaliação e seriação dos candidatos faz-se com base em critérios cumulativos:
- a classificação final do curso obtida pelo estudante,
- a classificação das provas finais dos respetivos cursos; e
- a classificação das provas de avaliação de conhecimentos e competências exigidas pela Instituição de Ensino Superior a que se candidatam, que podem ser organizadas a nível local, regional ou nacional.
Ou seja, no final do curso terás provas finais do curso e depois ainda tens as tais provas de acesso às universidades - basicamente tens uma prova feita pela tua escola e outra que é feita pela instituição à qual te candidatas.
Quanto à escolha de curso, acho que depende dos teus objectivos de aprendizagem. Se achas que gostarias de estudar um plano mais abrangente, que aborde várias matérias: desde FQ, a BG, a Matemática ou até a disciplinas como Filosofia e Português, escolhe CT pois permite-te ter um conjunto de provas de ingresso variadas para aceder a cursos. No entanto, se achas que preferes focar-te na área de informática e não gostarias tanto de estudar um plano menos definido, talvez Informática seja uma boa opção. Estes assuntos não têm escolha certa ou errada: depende um bocadinho da intuição daquilo que achas que te satisfaz mais. A partir daí, é mais fácil perceber, sendo que nenhum caminho é completamente limitado: se fores para o Profissional, nada te impede de ficares 1 ano a estudar por ti e com explicações para os exames. Toma a decisão que achas que é mais compatível com o que te vês a fazer no futuro
