Algumas dúvidas (exames, recandidatura, transferência)

SnowedUnder

Membro Caloiro
Matrícula
25 Janeiro 2020
Boa tarde. De momento estou no Ensino Superior mas estou descontente no curso em que estou, por isso estou planear candidatar-me a outro(s). No entanto não tenho média suficiente para as opções que estou a considerar e por isso vou repetir os exames nacionais para melhorar a minha nota de candidatura. Então tenho as seguintes dúvidas:

Eu sou das ilhas mas na altura de exames vou estar aqui no continente a acabar o semestre. É possível fazer os exames numa escola que não a minha escola secundária?

Se sim, preciso de levar algum documento em especial? Onde peço a minha ficha ENES?

Posso pedir a senha online apenas depois de realizar os exames?

Posso candidatar-me pelo Concurso Nacional e pela Mudança de Par Instituição/Curso ao mesmo tempo? A minha matrícula no curso em que estou neste momento anula-se automaticamente?

Por último: sei que isto é algo muito relativo mas, na vossa opinião, acham que alguém que comece apenas agora a estudar para 3 exames pode conseguir uma grande melhoria nos resultados? Ou devia ter começado mais cedo?

Última edição:

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
• Posso pedir a senha online apenas depois de realizar os exames?

Sim.

• Posso candidatar-me pelo Concurso Nacional e pela Mudança de Par Instituição/Curso ao mesmo tempo? A minha matrícula no curso em que estou neste momento anula-se automaticamente?

Podes. Não anula automaticamente, porém, basta não renovares para o ano letivo seguinte.

• Por último: sei que isto é algo muito relativo mas, na vossa opinião, acham que alguém que comece apenas agora a estudar para 3 exames pode conseguir uma grande melhoria nos resultados? Ou devia ter começado mais cedo?

Tudo depende do esforço e dedicação que meteres no estudo desses 3 exames, mas diria que sim, ainda é possível.

• Eu sou das ilhas mas na altura de exames vou estar aqui no continente a acabar o semestre. É possível fazer os exames numa escola que não a minha escola secundária?

Podes.

• Se sim, preciso de levar algum documento em especial? Onde peço a minha ficha ENES?

Quanto a esta não sei. Acho que não seja preciso nada de especial, mas posso estar errado.

• Like
Reactions: SnowedUnder

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
• Se sim, preciso de levar algum documento em especial? Onde peço a minha ficha ENES?
Olá, segundo informação da DGES:
"Excecionalmente, os alunos autopropostos não matriculados podem inscrever-se, mediante comprovativo, em escola diferente da frequentada ou daquela onde tenham concluído o curso, desde que se encontre na sua área de residência ou local de trabalho." - Ou seja, levas um documento que comprove que estás a residir no continente, por estares a estudar cá - recibos de renda onde conste a morada e o teu nome, por exemplo.

Quanto a outros documentos que a escola deverá, à partida, pedir:
"a) Boletim de inscrição, Modelo n.º 0133 (1.ª fase) e Modelo n.º 0134 (2.ª fase) da Editorial do Ministério da Educação e Ciência;
b) Cartão de cidadão;
c) Boletim individual de saúde, se o aluno não tiver processo constituído na escola em que se inscreve;
d) Documento comprovativo das habilitações académicas adquiridas anteriormente, se o aluno não tiver processo constituído na escola em que se inscreve;
e) Recibo do pedido de atribuição de senha para acesso ao sistema de candidatura online, disponível no sítio de Internet da da Direção-Geral do Ensino Superior, caso pretenda concorrer ao ensino superior público em 2020."

Na alínea d) é o certificado de habilitações, que terás recebido no final do secundário, onde consta o teu curso, todas as disciplinas, notas finais, exames, média final e vem assinado pelo director.

A ficha ENES será pedida na escola onde realizares os exames! Boa sorte 🤗

beatriz26_

Membro Veterano
Matrícula
3 Fevereiro 2020
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Boa tarde. De momento estou no Ensino Superior, no 1° ano, mas estou descontente no curso em que me encontro e estou a planear candidatar-me a outro(s). No entanto, não tenho média suficiente para as opções que estou a considerar e por isso vou repetir os exames nacionais para melhorar a minha nota de candidatura. Então tenho as seguintes dúvidas:

• Eu sou das ilhas mas na altura de exames vou estar aqui no continente a acabar o semestre. É possível fazer os exames numa escola que não a minha escola secundária?

• Posso pedir a senha online apenas depois de realizar os exames?

• Posso candidatar-me pelo Concurso Nacional e pela Mudança de Par Instituição/Curso ao mesmo tempo? A minha matrícula no curso em que estou neste momento anula-se automaticamente?

• Por último: sei que isto é algo muito relativo mas, na vossa opinião, acham que alguém que comece apenas agora a estudar para 3 exames pode conseguir uma grande melhoria nos resultados? Ou devia ter começado mais cedo?
Ola! no ano passado estava a estudar no porto mas sou de Aveiro. repeti os exames nacionais no porto e tive que levar o certificado de habilitações

• Like
Reactions: SnowedUnder