Alteração da nota interna

User 500

Membro Caloiro
Matrícula
11 Julho 2021
Boa noite!

Estou no 11º ano e decidi fazer o exame de física e química este ano uma vez que vou precisar dele como prova de ingresso. Na 1ª fase não tive grande nota mais por causa dos nervos que pela dificuldade do exame…
Tendo em conta que não tive a nota que preciso na 1ª fase decidi inscrever-me na 2ª fase. Vi que a nota que tiver nessa fase poderá também influenciar a minha nota interna.
Por exemplo,
Se eu tiver ido a exame com 18 e agora na 2ª fase tiver 19 ou 20 acabo a disciplina com a nota do exame ou com o 18? É preciso fazer qualquer coisa diferente na inscrição no exame para que seja a nota do mesmo a contar, se for melhor que a minha nota interna à disciplina?

Outra questão, como é que costumam ser as notas (e o grau de dificuldade) na 2ª fase comparativamente às da 1ª…?

Obrigada!

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Boa noite!

Estou no 11º ano e decidi fazer o exame de física e química este ano uma vez que vou precisar dele como prova de ingresso. Na 1ª fase não tive grande nota mais por causa dos nervos que pela dificuldade do exame…
Tendo em conta que não tive a nota que preciso na 1ª fase decidi inscrever-me na 2ª fase. Vi que a nota que tiver nessa fase poderá também influenciar a minha nota interna.
Por exemplo,
Se eu tiver ido a exame com 18 e agora na 2ª fase tiver 19 ou 20 acabo a disciplina com a nota do exame ou com o 18? É preciso fazer qualquer coisa diferente na inscrição no exame para que seja a nota do mesmo a contar, se for melhor que a minha nota interna à disciplina?

Outra questão, como é que costumam ser as notas (e o grau de dificuldade) na 2ª fase comparativamente às da 1ª…?

Obrigada!
Olá! Podes fazer melhoria na 2ª fase, portanto, sim, caso a tua nota interna fosse 18 e tirasses 185-200 no exame, a tua nota passaria ou a 19 ou a 20, consoante a nota que tirares entre este intervalo. A nota final da disciplina altera e conta na 1ª fase de candidaturas do próximo ano e seguintes, porém, como prova de ingresso, só poderias usar o exame como PI na 2ª fase de candidaturas. Não é preocupante tho, porque o que podes fazer é ir à 2ª fase para tentar a melhoria e para o ano vais à 1ª fase de FQ para tentares uma melhor prova de ingresso. Imagina que na 2ª fase tiravas 19, a tua nota subia para 19, mas no ano a seguir na 1ª fase ias a exame e tiravas 195, a tua nota subia para 20. No fundo, ires à 2ª fase deste ano + 1ª do ano que vem são duas oportunidades de melhorares a nota + potencial prova de ingresso.

Quanto à variação de notas, é mesmo muito variável e subjectivo, mas é comum os alunos conseguirem tirar uma nota melhor que no primeiro exame que fizeram, talvez por já irem mais preparados e experientes.

Boa sorte! 🤗