Alteração de curso e congelar matrícula

NinaBunnies

Membro
Matrícula
25 Agosto 2020
Boa tarde, eu já estou matriculada numa universidade do qual estou a tentar mudar de curso internamente, mas também queria tentar a opção de me candidatar a outro curso de outra universidade, mas se o fizer e for aceite a matricula que já tenho será anulada?
Preciso de outra ficha enes? E durante quanto tempo são validos exames feitos em 2021?
E como posso congelar uma matrícula? Necessito de fazer o pedido de senha na minha secundária novamente??

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boa tarde, eu já estou matriculada numa universidade do qual estou a tentar mudar de curso internamente, mas também queria tentar a opção de me candidatar a outro curso de outra universidade, mas se o fizer e for aceite a matricula que já tenho será anulada?
Olá.
Não. Se quiseres, terás sempre de ser tu a anular.
Preciso de outra ficha enes? (...) Necessito de fazer o pedido de senha na minha secundária novamente??
Sim, para ambas. Para a segunda, só se quiseres te candidatar pelo Concurso Nacional de Acesso.
O procedimento é feito através da PIEPE.
E durante quanto tempo são validos exames feitos em 2021?
Até ao próximo ano (2023), inclusive.
E como posso congelar uma matrícula?
Depende da instituição em causa, por isso terás de te informar com a mesma.

NinaBunnies

Membro
Matrícula
25 Agosto 2020
E como faço para anular então?
Sim, para ambas. Para a segunda, só se quiseres te candidatar pelo Concurso Nacional de Acesso.
Eu imprimi e preenchi o pedido de senha e levei à minha secundária, a senhora disse para fazer no piepe e fez me preencher algo para pedir uma folha enes, e falou sobre algo apenas estar disponível 48h depois mas não entendi.
Eu tinha o meu nome de utilizador e palavra-passe no pc anterior (que se encontra para arranjo) pedi para enviarem email com o meu nome de utilizador, irá demorar muito tempo para puder receber o email??

Com isto tudo quais são os procedimentos e a sua ordem?
Post automatically merged:

Olá.

Até ao próximo ano (2023), inclusive.

Depende da instituição em causa, por isso terás de te informar com a mesma.
E já agora obrigada, estou mesmo com muitas dificuldades este ano

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
E como faço para anular então?

Eu imprimi e preenchi o pedido de senha e levei à minha secundária, a senhora disse para fazer no piepe e fez me preencher algo para pedir uma folha enes, e falou sobre algo apenas estar disponível 48h depois mas não entendi.

Eu tinha o meu nome de utilizador e palavra-passe no pc anterior (que se encontra para arranjo) pedi para enviarem email com o meu nome de utilizador, irá demorar muito tempo para puder receber o email??

Com isto tudo quais são os procedimentos e a sua ordem?
Post automatically merged:

E já agora obrigada, estou mesmo com muitas dificuldades este ano
-A forma como tu anulas, depende da instituição. Tens de te informar com a mesma.

-Não sei ao certo o que a senhora queria dizer com as 48 horas, talvez o tempo entre fazeres o pedido da ficha ENES e a emissão pela escola🤷‍♂️

- O teu nome de utilizador é o email. Esquece esse pedido. Quando entrares na PIEPE, fazes o pedido da ficha ENES, anexando o Pedido da Senha no mesmo. Depois, quando a escola confirmar o pedido, vais lá buscar.

- De nada.

NinaBunnies

Membro
Matrícula
25 Agosto 2020
-A forma como tu anulas, depende da instituição. Tens de te informar com a mesma.

-Não sei ao certo o que a senhora queria dizer com as 48 horas, talvez o tempo entre fazeres o pedido da ficha ENES e a emissão pela escola🤷‍♂️

- O teu nome de utilizador é o email. Esquece esse pedido. Quando entrares na PIEPE, fazes o pedido da ficha ENES, anexando o Pedido da Senha no mesmo. Depois, quando a escola confirmar o pedido, vais lá buscar.

- De nada.
E como faço para aceder o site da dges? Não recebi nada sobre a minha senha e a do ano anterior não está a funcionar

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018

Meruem

Membro
Matrícula
15 Março 2022
Eu tenho uma dúvida acerca da anulação da matrícula.
O ano passado, por motivos pessoais, decidi anular a matrícula da faculdade em que eu estava, porém, além dos motivos pessoais,o curso não era muito aquilo que eu queria, então decidi que este ano vou candidatar me a um outro curso. A questão é o seguinte, caso eu não entre, no curso que vou candidatar-me, eu posso voltar ao que anulei por reingresso ou uma vez anulado fica para sempre anulado?

_Rodrigo_

Membro Veterano
Apoiante Uniarea
Matrícula
17 Outubro 2019
Curso
Engenharia Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Eu tenho uma dúvida acerca da anulação da matrícula.
O ano passado, por motivos pessoais, decidi anular a matrícula da faculdade em que eu estava, porém, além dos motivos pessoais,o curso não era muito aquilo que eu queria, então decidi que este ano vou candidatar me a um outro curso. A questão é o seguinte, caso eu não entre, no curso que vou candidatar-me, eu posso voltar ao que anulei por reingresso ou uma vez anulado fica para sempre anulado?
Olá, podes fazer a canidatura por reingresso se quiseres voltar.

• Like
Reactions: Meruem

joao_abreu5

Membro Veterano
Matrícula
22 Junho 2018
Curso
Engenharia Informática
Instituição
UMinho
Boa tarde,
Estou um pouco perdido sobre a diferença entre anular e congelar uma matrícula, e como funciona voltar a um curso por reingresso, em particular na Universidade do Minho (já li um dos artigos do site do Uniarea mas fiquei com dúvidas). Se me pudessem esclarecer estas dúvidas, ficaria agradecido:

1º) Qual é a diferença entre fazer a matrícula num curso e não frequentar as aulas nem as avaliações (mas pagar as propinas) ou congelar uma matrícula?
2º) Se congelar uma matricula, tenho de continuar a pagar propinas dessa mesma matricula enquanto a mesma estiver congelada?
3º) Como funciona então uma candidatura por reingresso?

Antes de mais obrigado pelos esclarecimentos!

Última edição:

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boa tarde,
Estou um pouco perdido sobre a diferença entre anular w congelar uma matrícula, e como funciona voltar a um curso por reingresso, em particular na Universidade do Minho (já li um dos artigos do site do Uniarea mas fica com dúvidas). Se me pudessem esclarecer estas dúvidas, ficava agradecido:

1º) Qual é a diferença entre fazer a matrícula num curso e não frequentar as aulas nem as avaliações (mas pagar as propinas) ou congelar uma matrícula?
2º) Se congelar uma matricula, tenho de continuar a pagar propinas dessa mesma matricula enquanto a mesma estiver congelada?
3º) Como funciona então uma candidatura por reingresso?

Antes de mais obrigado pelos esclarecimentos!
Olá.
A UMInho não tem a possibilidade de congelar, apenas de anular. Se o fizeres no primeiro ano de curso, perdes a vaga de todo.
Matrícula e Inscrição
O Reingresso é feito nas datas definidas pela instituição e não está sujeito a limites quantitativos de alunos.

joao_abreu5

Membro Veterano
Matrícula
22 Junho 2018
Curso
Engenharia Informática
Instituição
UMinho
Olá.
A UMInho não tem a possibilidade de congelar, apenas de anular. Se o fizeres no primeiro ano de curso, perdes a vaga de todo.
Matrícula e Inscrição
O Reingresso é feito nas datas definidas pela instituição e não está sujeito a limites quantitativos de alunos.
Então basicamente, a única maneira de na UMinho entrar num curso, por exemplo este ano, de modo a garantir a vaga nesse mesmo curso e apenas começar a frequentar o curso anos mais tarde é fazer normalmente a matricula nesse curso e pagar as propinas, apesar de não comparecer às aulas nem às avaliações?! Ou existe algum problema associado a este prodecimento?

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Então basicamente, a única maneira de na UMinho entrar num curso, por exemplo este ano, de modo a garantir a vaga nesse mesmo curso e apenas começar a frequentar o curso anos mais tarde é fazer normalmente a matricula nesse curso e pagar as propinas, apesar de não comparecer às aulas nem às avaliações?! Ou existe algum problema associado a este prodecimento?
Confirma depois, mas sim.
Conta para prescrição futura e não conseguirás obter Bolsa da DGES nesse curso, se optares por frequentá-lo no ano seguinte.

Última edição:
  • Like
Reactions: joao_abreu5

joao_abreu5

Membro Veterano
Matrícula
22 Junho 2018
Curso
Engenharia Informática
Instituição
UMinho
Confirma depois, mas sim.
Conta para a prescrição futura e não conseguirás obter Bolsa da DGES nesse curso, se optares por frequentá-lo no ano seguinte.
Desculpa a minha ignorância, mas o que queres dizer com "Conta para a prescrição futura"?

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018