Alteração Regras do prazo de validade dos Exames Nacionais

HMLC

Membro Caloiro
Matrícula
23 Julho 2020
ATENÇÃO:
após pedido de informação no site DGES, recebi, em 28-01-2022, as seguintes informações através do email acesso@dges.gov.pt
"Com a alteração introduzida pela Deliberação n.º 1043/2021, de 13/10, os exames passam a ser válidos no ano da sua realização e mais quatro anos, a partir de 2022. Pode consultar a explicação da Comissão Nacional do Acesso ao Ensino Superior no link :

https://wwwcdn.dges.gov.pt/sites/default/files/esclarecimento_deliberacao_cnaes.pdf

(...) O exame realizado em 2021 é válido até a candidatura ao ensino superior em 2023. O exame realizado este ano é válido até a candidatura ao ensino superior em 2026."

joaoabreu4

Membro Veterano
Matrícula
22 Junho 2018
Curso
Engenharia Informática
Instituição
UMinho
ATENÇÃO:
após pedido de informação no site DGES, recebi, em 28-01-2022, as seguintes informações através do email acesso@dges.gov.pt
"Com a alteração introduzida pela Deliberação n.º 1043/2021, de 13/10, os exames passam a ser válidos no ano da sua realização e mais quatro anos, a partir de 2022. Pode consultar a explicação da Comissão Nacional do Acesso ao Ensino Superior no link :

https://wwwcdn.dges.gov.pt/sites/default/files/esclarecimento_deliberacao_cnaes.pdf

(...) O exame realizado em 2021 é válido até a candidatura ao ensino superior em 2023. O exame realizado este ano é válido até a candidatura ao ensino superior em 2026."
A DGES ou outra entidade qualquer poderiam ter feito este esclarecimento bem mais cedo. Só não percebo porque não abrangem todos os exames com 5 anos de validade (ainda por cima os mais antigos têm sido os mais difíceis), mas pronto... já é costume criar injustiças neste país.

• Like
Reactions: Gustavo Vale

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
A DGES ou outra entidade qualquer poderiam ter feito este esclarecimento bem mais cedo. Só não percebo porque não abrangem todos os exames com 5 anos de validade (ainda por cima os mais antigos têm sido os mais difíceis), mas pronto... já é costume criar injustiças neste país.
É o princípio aplicado quando há mudanças na educação. As regras que se aplicavam na altura em que fizeste X exame acompanha-o.
Se é injusto ou não, é outra conversa, mas houve critério na decisão.

joaoabreu4

Membro Veterano
Matrícula
22 Junho 2018
Curso
Engenharia Informática
Instituição
UMinho
É o princípio aplicado quando há mudanças na educação. As regras que se aplicavam na altura em que fizeste X exame acompanha-o.
Quando decidiram alterar a validade dos exames nacionais, em outubro, já tinham em mente não englobar os exames de anos anteriores. Deviam ter esclarecido as novas "regras" desde o início. Em vez disso, preferiram fazer acreditar quem tinha exames prestes a expirar que também iriam englobar os exames de anos anteriores, o que não aconteceu.

• Like
Reactions: Edgar H

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Quando decidiram alterar a validade dos exames nacionais, em outubro, já tinham em mente não englobar os exames de anos anteriores. Deviam ter esclarecido as novas "regras" desde o início. Em vez disso, preferiram fazer acreditar quem tinha exames prestes a expirar que também iriam englobar os exames de anos anteriores, o que não aconteceu.
Sim, isso é verdade, mas não digo que seja propositado. Não é a primeira, nem deve ser a última, em que deixam essas zonas cinzentas na legislação.

• Like
Reactions: joaoabreu4

joaoabreu4

Membro Veterano
Matrícula
22 Junho 2018
Curso
Engenharia Informática
Instituição
UMinho
Sim, isso é verdade, mas não digo que seja propositado. Não é a primeira, nem deve ser a última, em que deixam essas zonas cinzentas na legislação.
Também acho que não foi propositado. Na minha opinião, acharam que tinha ficado claro desde início que o novo prazo de validade se aplicava apenas a exames de 2022 em diante e nem falaram dos exames de anos anteriores. Depois quando se aperceberam que ninguém tinha ficado esclarecido decidiram pôr tudo "preto no branco". Agora não acredito que em Setembro/Outubro (ou antes) tenham decido em alargar o prazo de validade dos exame nacionais e só depois em Novembro/Dezembro é que decidiram se aplicavam o novo prazo aos exames nacionais de anos anteriores ou não.

Ana.filipa22

Membro Caloiro
Matrícula
31 Maio 2021
Então a nova validade dos exames não é válida para exames realizados em anos anteriores e este ano ainda nem conseguiram abrir as inscrições para os exames?
Ridiculo.
Injusto.

• Like
Reactions: Gustavo Vale

Gustavo Vale

Membro Caloiro
Matrícula
26 Março 2021
Quando foi a história de os exames nacionais não terem peso sobre a nota final da disciplina e só contarem para efeitos de prova de ingresso houve efeitos retroativos e os alunos de anos anteriores viram a sua média final de ensino secundário recalculada caso isso fosse vantajoso para eles. Dito isto, não percebo por que não aplicam também a retroatividade relativamente à validade das provas de ingresso.

• Like
Reactions: JulianaS

JulianaS

Membro Caloiro
Matrícula
2 Fevereiro 2022
Alguém quer lutar para que os exames realizados há menos de 5 anos sejam válidos este ano? Isto é para que a deliberação de 2021 tenha efeitos retroativos quanto ao número de anos de validade dos exames nacionais? A mim apetece-me….alguém?

Gustavo Vale

Membro Caloiro
Matrícula
26 Março 2021
Alguém quer lutar para que os exames realizados há menos de 5 anos sejam válidos este ano? Isto é para que a deliberação de 2021 tenha efeitos retroativos quanto ao número de anos de validade dos exames nacionais? A mim apetece-me….alguém?
Se quiseres começar uma petição eu assino por baixo 😂

Jzeca

Membro Caloiro
Matrícula
28 Junho 2022
Olá. Não consegui entender a questão dos ezames da primeira e segunda fases. EX. Faço este ano na primeira fase o meu exame de Matemática A. E o ano passado fiz, na primeira fase o exame de FQ. Se para o ano repetir o exame de FQ na primeira fase, posso candidatar-me ao curso na primeira fase? Desculpem, não sei se me fiz perceber..