Aluno de humanidades em contabilidade/gestão

PedroRossi98

Membro Caloiro
Matrícula
7 Julho 2016
Boas, sou aluno de humanidades e nunca tive matematica nem macs no secundário. Ando a ver cursos e surgiram alguns cursos de contabilidade e de gestão em que dá para entrar com português....
Gostava de saber se esses cursos têm muita matemática (mais avançada), que impeça um aluno de humanidades de concretizar o curso.
O que andei a ver era contabilidade no Iscal, mas gostava de saber a opinião dos alunos de contabilidade de todo o país.

Última edição:
Com esforço consegues. Nao te vou enganar. a cadeira mais dificil que vais ter sendo de humanidades deve ser matematica 2.
Calculo financeiro e assim tens as formulas portanto consegues passar bem por isso(Só precisas de matematica basica tipo saber que (2+3)/2=2/2+3/2 e coisas assim). O resto como tem pouca "matematica" com um estudo logo de inicio e melgando os professores consegues bem.

Boas, sou aluno de humanidades e nunca tive matematica nem macs no secundário. Ando a ver cursos e surgiram alguns cursos de contabilidade e de gestão em que dá para entrar com português....
Gostava de saber se esses cursos têm muita matemática (mais avançada), que impeça um aluno de humanidades de concretizar o curso.
O que andei a ver era contabilidade no Iscal, mas gostava de saber a opinião dos alunos de contabilidade de todo o país.
Sim, concordo com o comentário anterior. Vim de humanidades e estou em gestão de empresas no iscac e as minhas maiores dificuldades foram mesmo as matemáticas 1 e 2 e precisas de mais esforço e estudo. Todas as outras fazem-se bem, e no meu instituto tive muitas pessoas que me ajudaram em tudo o que precisei para perceber detalhes simples que raciocínios matemáticos percebem melhor, e como aconteceu comigo acredito que aconteça com tantos outros. Não deixes de seguir o que queres por causa disso, com esforço tudo se faz

Sim, concordo com o comentário anterior. Vim de humanidades e estou em gestão de empresas no iscac e as minhas maiores dificuldades foram mesmo as matemáticas 1 e 2 e precisas de mais esforço e estudo. Todas as outras fazem-se bem, e no meu instituto tive muitas pessoas que me ajudaram em tudo o que precisei para perceber detalhes simples que raciocínios matemáticos percebem melhor, e como aconteceu comigo acredito que aconteça com tantos outros. Não deixes de seguir o que queres por causa disso, com esforço tudo se faz
Só para tentar perceber qual foi a tua maior dificuldade a matematica 2 se ainda te lembrares?

Olá! Agora que se passaram dois anos desde essas experiências poderiam dar-me um novo feedback?
Vim de Humanidades com 16 a MACS mas a matemática do meu ensino básico não era a melhor porque tive muita falta de professores e explicações, conclui sempre tudo com boas notas mas confesso que agora a rever algumas coisas parece que já não sei coisas básicas... Tenho média de 170,1 para gestão ou turismo e estou com receio de escolher erradamente o curso do 1º ano pois espero ganhar a bolsa da universidade por excelência...
Será que consigo aguentar gestão?

PS: Trabalho em part-time e estudo ao mesmo tempo

Olá Iara,

Fui de humanidades para finanças e os colegas na mesma situação precisaram de preparação prévia dos conteúdos de MAT A e explicações dedicadas e contínuas.

Caso contrário será inviável e pouco realista na minha opinião.

Sugiro este tópico onde desenvolvi o tema para pessoas em situações semelhantes.

olá! venho de humanidades mas aquilo que gosto é de números. Tinha na mente entrar para a academia militar no entanto não tenho exame nem de matemática A nem B, apenas de MACS que nada me serve.
Tenho interesse no curso de gestão, fiscalidade e finanças e administração pública. Se para finanças é necessário uma preparação prévia dos conteúdos de Mat A, significa que para os restantes também é? Tirei 18/19 a MACS no secundário e pretendo candidatar-me com este exame. Acham que me safo?
Sabem dizer-me em que consiste o curso de administração pública? e qual as uni/politecnico que aconselham?
Confesso que a taxa de desemprego é assustadora, estou completamente perdida na vida a dias de entregar a candidatura

olá! venho de humanidades mas aquilo que gosto é de números. Tinha na mente entrar para a academia militar no entanto não tenho exame nem de matemática A nem B, apenas de MACS que nada me serve.
Tenho interesse no curso de gestão, fiscalidade e finanças e administração pública. Se para finanças é necessário uma preparação prévia dos conteúdos de Mat A, significa que para os restantes também é? Tirei 18/19 a MACS no secundário e pretendo candidatar-me com este exame. Acham que me safo?
Sabem dizer-me em que consiste o curso de administração pública? e qual as uni/politecnico que aconselham?
Confesso que a taxa de desemprego é assustadora, estou completamente perdida na vida a dias de entregar a candidatura
Em administração pública não é tão crucial mas vais ter cálculos e cadeiras que dependendo das faculdades podem ser mais ou menos exigentes em cálculo .

Recomendo o ISCP nesta área.

Administração pública tem muitas cadeiras da área da gestão, o curso está orientado para a gestão de orgãos públicos mas não invalida que não possas encontrar oportunidades no privado como algumas pessoas que conheço.

Por exemplo, para certas funções na área da contabilidade há muita oferta e que só com algumas cadeiras que há nesta licenciatura já consegues trabalhar mesmo sem seres contabilista certificada dentro desta área.

Uma chefe minha na área de auditoria de uma empresa privada de comercio de retalho, tinha um background nesta área no ISCP mas não te vou dizer que as outras licenciaturas que referiste não são mais vantajosas, como tudo o desfexe dependerá de outros factores também e por isso não stresses muito com as estatisticas de empregabilidade agora.

De qualquer modo uma oportunidade num orgão público mais tarde é possível e não menos boa necessáriamente.

Eu tive 19 a MACS e a minha preparação para cadeiras tipo Mat I e II, Finanças, Cálculo não serviu de muito confesso, como digo, tem sem dúvida que haver um investimento suplementar. MACS prepara-te bem para análise de dados multivariada, estatística e afins.

Oi, também vim de humanidades e vou para contabilidade este ano no iscac, e estou com receio da cadeira de metodos quantitativos, achas possível fazer mesmo nem tendo tido macs no secundário?

Em administração pública não é tão crucial mas vais ter cálculos e cadeiras que dependendo das faculdades podem ser mais ou menos exigentes em cálculo .

Recomendo o ISCP nesta área.

Administração pública tem muitas cadeiras da área da gestão, o curso está orientado para a gestão de orgãos públicos mas não invalida que não possas encontrar oportunidades no privado como algumas pessoas que conheço.

Por exemplo, para certas funções na área da contabilidade há muita oferta e que só com algumas cadeiras que há nesta licenciatura já consegues trabalhar mesmo sem seres contabilista certificada dentro desta área.

Uma chefe minha na área de auditoria de uma empresa privada de comercio de retalho, tinha um background nesta área no ISCP mas não te vou dizer que as outras licenciaturas que referiste não são mais vantajosas, como tudo o desfexe dependerá de outros factores também e por isso não stresses muito com as estatisticas de empregabilidade agora.

De qualquer modo uma oportunidade num orgão público mais tarde é possível e não menos boa necessáriamente.

Eu tive 19 a MACS e a minha preparação para cadeiras tipo Mat I e II, Finanças, Cálculo não serviu de muito confesso, como digo, tem sem dúvida que haver um investimento suplementar. MACS prepara-te bem para análise de dados multivariada, estatística e afins.
Boa tarde, sou aluno de humanidades e quero ir para marketing na universidade do Aveiro onde há certo nível de matemática A de secundário. O quão antecipadamente fizeste a sua preparação para essas cadeiras? Estou um pouco preocupado.

Com esforço consegues. Nao te vou enganar. a cadeira mais dificil que vais ter sendo de humanidades deve ser matematica 2.
Calculo financeiro e assim tens as formulas portanto consegues passar bem por isso(Só precisas de matematica basica tipo saber que (2+3)/2=2/2+3/2 e coisas assim). O resto como tem pouca "matematica" com um estudo logo de inicio e melgando os professores consegues bem.
Olá! Ultimamente ando me a debater muito com esta dúvida conforme a universidade se vai aproximando. Sou aluna de humanidades, sempre tive uma boa média 17,7 mas nunca tive matemática ou MACS no secundário. Digamos que nunca trabalhei com números e considero-me uma pessoa muito mais virada para as humanas do que para as exatas. Sempre tive em mente atuar na área do turismo e recentemente percebi que tenho um interesse muito grande pela área da direção hoteleira, administração e quem dirá gestão. Gostava muito de tirar uma licenciatura em Gestão e Administração Hoteleira e apesar das provas de ingresso não serem um problema, (pois a maioria das universidades pede ou geografia ou português e tenho ambos os exames feitos) assusta-me um bocado a parte mais “exata” deste curso: Contabilidade e Métodos quantitativos. As restantes cadeiras são muito mais a minha praia e tem tudo a ver com organização, direito do consumidor e marketing, etc. Não quero nada me arrepender do curso que escolhi por esta razão, mas também sinto que se me esforçar bastante consigo fazê-lo e ultrapassar as cadeiras mais difíceis para mim, não tendo quaisquer bases. Gostava muito da opinião de algum aluno de Gestão ou alguma área parecida, ou até mesmo alguém que tenha passado por uma situação parecida. Muito obrigada!!
Post automatically merged:

Olá. Ultimamente ando me a debater muito com esta dúvida conforme a universidade se vai aproximando. Sou aluna de humanidades, sempre tive uma boa média 17,7 mas nunca tive matemática ou MACS no secundário. Digamos que nunca trabalhei com números e considero-me uma pessoa muito mais virada para as humanas do que para as exatas. Sempre tive em mente atuar na área do turismo e recentemente percebi que tenho um interesse muito grande pela área da direção hoteleira, administração e quem dirá gestão. Gostava muito de tirar uma licenciatura em Gestão e Administração Hoteleira e apesar das provas de ingresso não serem um problema, (pois a maioria das universidades pede ou geografia ou português e tenho ambos os exames feitos) assusta-me um bocado a parte mais “exata” deste curso: Contabilidade, Exonomia e Métodos quantitativos. As restantes cadeiras são muito mais a minha praia e tem tudo a ver com organização, direito do consumidor, turismo, etc. Por isso não me preocupam. Não quero nada me arrepender do curso que escolhi por esta razão, mas também sinto que se me esforçar bastante consigo fazê-lo e ultrapassar as cadeiras mais difíceis para mim, não tendo quaisquer bases. Gostava muito da opinião de algum aluno de Gestão ou alguma área parecida, ou até mesmo alguém que tenha passado por uma situação parecida. Muito obrigada!!

Última edição: