Aluno externo no Ensino Superior

sandral

Membro
Matrícula
27 Julho 2017
Vou me candidatar a uma Universidade Privada como aluna externa, fazendo as 60 ucs do 1ª ano, pois falta-me ter nota de 9,50 no exame de FQA e Mat A que não consegui este ano, tendo nota de acesso a Biologia feita, pelo que me informaram é possivel fazer o 1ª ano nestas condições, quando chegar ao fim do 1º ano tenho de passar em todas as ucs e fazer os exames e ter mais de 9,5 nos 2 exames, pedir a ficha ENES e candidatar-se para uma nova Universidade Publica, mas para o 2ª anos. Será que pode ser assim, agradecia ajuda.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @sandral
Vou me candidatar a uma Universidade Privada como aluna externa, fazendo as 60 ucs do 1ª ano, pois falta-me ter nota de 9,50 no exame de FQA e Mat A que não consegui este ano, tendo nota de acesso a Biologia feita, pelo que me informaram é possivel fazer o 1ª ano nestas condições, quando chegar ao fim do 1º ano tenho de passar em todas as ucs e fazer os exames e ter mais de 9,5 nos 2 exames, pedir a ficha ENES e candidatar-se para uma nova Universidade Publica, mas para o 2ª anos. Será que pode ser assim, agradecia ajuda.
Teoricamente é possível, sim. Na prática está dependente da instituição da pública te dar ou não equivalências a essas cadeiras.

sandral

Membro
Matrícula
27 Julho 2017
Olá @sandral

Teoricamente é possível, sim. Na prática está dependente da instituição da pública te dar ou não equivalências a essas cadeiras.
Em continuação ao anterior, sabe me informar o que quer dizer esta transcrição que vem no edital da universidade «A frequência de UCs com aproveitamento, pelos alunos externos, não lhes confere direito ao reconhecimento da titularidade de parte ou do todo dos ciclos de estudos em que as mesmas se integram»«4. O aluno externo, pela circunstância de não ter ainda ingressado no ensino superior, não possui condições para ser nomeado e/ou eleito representante a nível institucional dos estudantes do curso em que foi admitido» e «1. Ao aluno externo pode ser conferido, a requerimento do interessado, um certificado de aproveitamento com menção da classificação obtida e dos respetivos ECTS. 2. A este regime não corresponde a atribuição de diploma de curso ou grau académico»
Não percebo o que querem dizer nestas transcrições, agradecia ajuda.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
«A frequência de UCs com aproveitamento, pelos alunos externos, não lhes confere direito ao reconhecimento da titularidade de parte ou do todo dos ciclos de estudos em que as mesmas se integram»
Fazeres cadeiras não significa que tenhas o curso, nem és reconhecida como aluna do mesmo.
«4. O aluno externo, pela circunstância de não ter ainda ingressado no ensino superior, não possui condições para ser nomeado e/ou eleito representante a nível institucional dos estudantes do curso em que foi admitido»
Não podes ser nomeada para representar os alunos em posições como o conselho pedagógico ou outra disponíveis.
«1. Ao aluno externo pode ser conferido, a requerimento do interessado, um certificado de aproveitamento com menção da classificação obtida e dos respetivos ECTS. 2. A este regime não corresponde a atribuição de diploma de curso ou grau académico»
Podes pedir um papel com as cadeiras feitas e as notas respectivas.

• Like
Reactions: Alterado

sandral

Membro
Matrícula
27 Julho 2017
Fazeres cadeiras não significa que tenhas o curso, nem és reconhecida como aluna do mesmo.

Não podes ser nomeada para representar os alunos em posições como o conselho pedagógico ou outra disponíveis.

Podes pedir um papel com as cadeiras feitas e as notas respectivas.
Obrigada, só mais uma ajuda para esta transcrição «O aluno externo só poderá frequentar o ciclo de estudos em que foi admitido até ao limite máximo de 50% do total dos créditos desse ciclo de estudos, ficando impedido de progredir no curso caso não ingresse, entretanto, no ensino superior. 2. Caso o aluno externo venha a satisfazer as condições de acesso ao ciclo de estudos conferente de grau, nele seja admitido e se inscreva, serão creditadas as unidades curriculares realizadas com aproveitamento, até ao limite de créditos referido no ponto anterior. 3. A fim de facilitar aos alunos externos a execução das provas específicas de acesso aos cursos da ESSEM, será disponibilizado apoio pedagógico adequado, em condições a definir»

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
«O aluno externo só poderá frequentar o ciclo de estudos em que foi admitido até ao limite máximo de 50% do total dos créditos desse ciclo de estudos, ficando impedido de progredir no curso caso não ingresse, entretanto, no ensino superior. 2. Caso o aluno externo venha a satisfazer as condições de acesso ao ciclo de estudos conferente de grau, nele seja admitido e se inscreva, serão creditadas as unidades curriculares realizadas com aproveitamento, até ao limite de créditos referido no ponto anterior. 3. A fim de facilitar aos alunos externos a execução das provas específicas de acesso aos cursos da ESSEM, será disponibilizado apoio pedagógico adequado, em condições a definir»
Só podes frequentar até metade das cadeiras do curso até entrares efetivamente no curso e se depois entrares essas cadeiras ficam feitas.

sandral

Membro
Matrícula
27 Julho 2017
Só podes frequentar até metade das cadeiras do curso até entrares efetivamente no curso e se depois entrares essas cadeiras ficam feitas.
Quer dizer, como tenho disciplinas do 12º ano para fazer exame, só quando apresentar a ficha ENES com o secundario completo no fim do 1ª ano me dão a equivalencia do 1º ano do curso

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Quer dizer, como tenho disciplinas do 12º ano para fazer exame, só quando apresentar a ficha ENES com o secundario completo no fim do 1ª ano me dão a equivalencia do 1º ano do curso
Só depois de efetivamente de entrares no curso, sim.

Matrícula
18 Junho 2017
Curso
Ciências Biomédicas Laboratoriais
Instituição
ESALD
Boa tarde, gostaria de saber se em todas as universidades temos a possibilidade de ser aluno externo.
Também queria saber se no ano seguinte não entrar nessa mesma universidade, as cadeiras feitas desse curso ficam sem efeito?
obbrigada

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa

Bea

Membro
Matrícula
14 Abril 2015
Boa tarde, gostaria de saber se me candidatar como aluno externo de uma faculdade no ano seguinte tenho de apresentar os exames de ingresso ou é possível visto que vou ter já os 23 entrar pelos sub 23?
Não vou perder as cadeira que ficaram concluídas?

D

Deleted member 27718

Guest
Boa tarde, gostaria de saber se me candidatar como aluno externo de uma faculdade no ano seguinte tenho de apresentar os exames de ingresso ou é possível visto que vou ter já os 23 entrar pelos sub 23?
Acho que podes fazer pelos sub 23, mas o @davis é melhor ser ele a responder :D

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Bea
gostaria de saber se me candidatar como aluno externo de uma faculdade no ano seguinte tenho de apresentar os exames de ingresso ou é possível visto que vou ter já os 23 entrar pelos sub 23?
Podes entrar depois como quiseres. Só podes concorrer via maiores de 23 se tiveres feito os 23 no ano anterior à candidatura.
O pedido de equivalências é feito depois independentemente da forma como entras.

TelmaLourenco

Membro
Matrícula
15 Julho 2015
Boa Tarde, por favor esclareçam-me uma dúvida, eu possp inscrever-me como aluno externo somente em algumas unidades curriculares isoladas. A minha questão é, se regra geral se fazem só o exame final, ou se sou obrigada a fazer trabalhos de grupos e frequencias? eu encontro-me inscrita num curso de outra universidade, á qual só compareço para os exames finais, uma vez que estive como trabalhador estudante, mas ao fazer estas disciplinas ioladas como fica mais perto da zona onde estou empregada creio que poderei comparecer ás aulas, por isso queria mesmo saber se tenho de fazer tudo como um aluno normal, ou se, posso apenas ir aos exames?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @TelmaLourenco
A minha questão é, se regra geral se fazem só o exame final, ou se sou obrigada a fazer trabalhos de grupos e frequencias? eu encontro-me inscrita num curso de outra universidade, á qual só compareço para os exames finais, uma vez que estive como trabalhador estudante, mas ao fazer estas disciplinas ioladas como fica mais perto da zona onde estou empregada creio que poderei comparecer ás aulas, por isso queria mesmo saber se tenho de fazer tudo como um aluno normal, ou se, posso apenas ir aos exames?
És avaliada tal como os restantes alunos.

TelmaLourenco

Membro
Matrícula
15 Julho 2015
Olá @TelmaLourenco

És avaliada tal como os restantes alunos.
Supondopor exemplo que, a disciplina têm obrigatoriedade de comparecer, mas que não posso comparecer a todas as aulas, e ainda execedo o número de faltas, e que ou não passo na avaliação do cuso como trabalhos e frequencias, ou que não compareço, nessse caso apenas poderei ir a exame, ou seja que define a minha nota final?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Supondopor exemplo que, a disciplina têm obrigatoriedade de comparecer, mas que não posso comparecer a todas as aulas, e ainda execedo o número de faltas, e que ou não passo na avaliação do cuso como trabalhos e frequencias, ou que não compareço, nessse caso apenas poderei ir a exame, ou seja que define a minha nota final?
Tudo depende do que está previsto no método de avaliação da disciplina/curso/instituição em causa. A ti é aplicado o mesmo que aos restantes alunos.

ACBLB

Membro Caloiro
Matrícula
30 Abril 2016
Curso
Agronomia
Instituição
Ipbeja
Tenho uma duvida em relação a este tópico. Eu posso inscrever-me como aluno externa na universidade(com uma disciplina do secundário por terminar) e em simultâneo posso ter aulas à noite numa escola do secundário ( com o objetivo de terminar essa mesma disciplina)?

• Like
Reactions: Lya