Alunos não portugueses

gabriel___

Membro Caloiro
Matrícula
4 Junho 2018
Boa noite, tenho uma questão o quanto duvidosa então não sei se terei sucesso na resposta, de qualquer jeito vou ao GAES e tentar resolver mas vamos lá.
Não sou português (BR) , e entrei no 11 ano aqui em Portugal, no momento já acabei o secundário, ou seja, fiz o 11 ano e 12 ano aqui, tive a informação que pagaria como estudante nacional uma vez que no momento já fiz minha candidatura pelo Concurso Nacional de acesso 2019. O problema é que, é dito que são necessário 2 anos de residência legal em Portugal a partir de 1 janeiro do ano da candidatura ou seja, 1 de janeiro de 2019. Nessas condições eu não teria 2 anos, logo não teria as condições de entrar no Superior.

Estou bem assustado e espero isso não aconteça é claro, novamente vou ao GAES resolver isso, vocês tem noção do que é feito nessas situações?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @gabriel___
Boa noite, tenho uma questão o quanto duvidosa então não sei se terei sucesso na resposta, de qualquer jeito vou ao GAES e tentar resolver mas vamos lá.
Não sou português (BR) , e entrei no 11 ano aqui em Portugal, no momento já acabei o secundário, ou seja, fiz o 11 ano e 12 ano aqui, tive a informação que pagaria como estudante nacional uma vez que no momento já fiz minha candidatura pelo Concurso Nacional de acesso 2019. O problema é que, é dito que são necessário 2 anos de residência legal em Portugal a partir de 1 janeiro do ano da candidatura ou seja, 1 de janeiro de 2019. Nessas condições eu não teria 2 anos, logo não teria as condições de entrar no Superior.

Estou bem assustado e espero isso não aconteça é claro, novamente vou ao GAES resolver isso, vocês tem noção do que é feito nessas situações?
Tu vais concorrer pelo concurso nacional de acesso, logo deves ser equiparado aos estudantes portugueses. Pelo que sei apenas os estudantes que entram pelo concurso especial para estudantes internacionais é que pagam a propina de estudante internacional.

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
A Ponto de vista de alunos de Mestrado em Ciências Biofarmaceutica FFUL Concurso Nacional e Locais - Público 0
Bia2021 prazo de entrega dos atestados de alunos de risco Ensino Secundário 3
F Possível candidatura para o concurso especial para alunos de vias profissionalizantes Concursos e Regimes Especiais 25
S Alunos que terminaram o secundário em 2019 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 7
R Alunos que concluíram o Ensino Secundário há mais de 2 anos Exames Nacionais e Provas de Ingresso 162
I Número interno para alunos externos Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
Ana Sofia Domingues Resposta dos alunos às medidas tomadas Ensino Secundário 0
R Acesso ao ensino superior de alunos de anos anteriores Exames Nacionais e Provas de Ingresso 97
beatriznsantos02 De alunos para alunos: Projeto Com Ânimo, Sem Pânico Geral 9
M Atribuição de bolsa automática a alunos com escalão A no ano anterior Bolsas e Residências 3
J Atlântica Mínimo de alunos e qualidade Universidade Atlântica 0
amsilva Troca entre alunos Concurso Nacional e Locais - Público 4
Jbranwyn Curso com falta de alunos? Concurso Nacional e Locais - Público 4
V Número de alunos em turmas universitárias Ensino Superior 2
DMMatias Propinas para alunos PALOP Concursos e Regimes Especiais 2
G Alunos deslocados Bolsas e Residências 0
M UPT Alunos da portucalense ajudem!! Universidade Portucalense 0
L Média de idades dos alunos candidatos, ou que frequentam o primeiro ano de faculdade? FCUL biologia Ensino Superior 5
G UA Bolsa para alunos com média superior a 175 - Como funciona? Universidade de Aveiro 7
I Notas dos alunos transferidos em anos anteriores Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
G Alunos mal informados sobre secundário/12º/Ensino Superior ? Ensino Secundário 14
Óscar Ye Jin Os alimentos que são dados pelas escolas para os alunos, nos bares da escola e nos refeitórios. Geral 5
Mafalda Cruz Azevedo Alunos de Escolas Internacionais Ensino Superior 0
a fish Exames nacionais adiados para alunos de Pedrógão, Figueiró e Castanheira Exames Nacionais e Provas de Ingresso 9
J FEP Novos alunos FEP 2016/2017 Universidade do Porto 0
J Matrícula nas ilhas e dos alunos das ilhas Ensino Superior 13
voldmortrcz IPV Novos alunos - IPV Instituto Politécnico de Viseu 73
R Usar exame como prova de ingresso que não era suposto ser Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
I Receio que a média das universidades aumentem e não consiga concorrer para o ano. Candidatos 2020/2021 2
I Não tenho média e receio não entrar na universidade no próximo ano. Ensino Secundário 12
T O que acontece se não comparecer ao exame de Matemática A Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
D Passar ou não a disciplina Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
Ines88 2 fase, sim ou não? Ensino Secundário 1
jjasferreira É necessário repetir um exame de 11º ano para obter positiva, se não for Prova de Ingresso? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
R Não fazer exame de Matemática A e passar? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 7
Rodrigo Pinto 17 Pouco tempo para estudar, não sei por onde começar Exames Nacionais e Provas de Ingresso 6
T Não terminei o curso posso entrar na universidade? Concurso Nacional e Locais - Público 3
B Afinal ter interesse por campos diferentes já não me parece algo bom.... Qual o curso ideal? Candidatos 2020/2021 3
E Desmotivação com o curso. Não sei se devo mudar Candidatos 2019/2020 7
R Estou no 10º ano e ainda não se bem o que seguir.Talvez Ciencias Politicas? Ensino Secundário 1
J Ensino secundário não concluido Ensino Secundário 1
R Quero Medicina mas a minha média não chega! O que posso fazer? Ensino Secundário 2
L Não vou conseguir entrar em Medicina Concurso Nacional e Locais - Público 13
M Exame de filosofia, sim ou não? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
Jajsja Decidi não ir às aulas presenciais do 11º ano Ensino Secundário 4
S Senhas de acesso ao ensino superior- Ainda não recebi a minha- Alguém já recebeu este ano? Concurso Nacional e Locais - Público 2
M Certidão atualizada de não prescrição Concurso Nacional e Locais - Público 1
L Não sei se devo repetir o 10° Ensino Secundário 12
D Não sei o que quero ser nem se vou conseguir Ensino Secundário 2
É Tenho receio de não conseguir entrar em medicina Ensino Secundário 2