Alunos que concluíram o Ensino Secundário há mais de 2 anos

• Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.

Rafa.p20

Membro
Matrícula
11 Abril 2020
Estou a criar este tópico no fórum na tentativa de encontrar alunos que, tal como eu, tenham terminado o secundário há mais de 2 anos e( como tal, não se encontrem abrangidos por estas medidas de recálculo.
Assim, saímos ainda mais prejudicados, visto que os 30% são despenalizados quer de disciplinas trienais, quer de disciplinas bienais. Sabemos que isto pode fazer toda a diferença entre entrarmos ou não nos cursos que queremos e é absurdo penalizarem-nos só por sermos mais velhos. Gostava mesmo de saber se mais alguém se encontra na mesma situação, para que possamos fazer algo. Obrigada!

Matrícula
13 Outubro 2016
Curso
Engenharia Informática e Computação
Instituição
FEUP
Olá. Eu encontro-me na mesma situação, acabei o secundário em 2016/2017. Sinceramente, nem sei o que fazer

• Like
Reactions: Kiki2000

Rafa.p20

Membro
Matrícula
11 Abril 2020
Olá. Eu encontro-me na mesma situação, acabei o secundário em 2016/2017. Sinceramente, nem sei o que fazer
Bem, eu penso que isto é uma injustiça brutal... não é por sermos mais velhos que nos podem prejudicar, até porque para muitos de nós, isto é a última oportunidade.
Acho que devíamos tentar perceber se há mais pessoal universitário na mesma situação. Se ouviram quem se “queixou” com as medidas até agora, certamente hão de nos ouvir a nós, se formos alguns. Não podem aplicar medidas que nos deixem completamente fora da corrida.

Matrícula
13 Outubro 2016
Curso
Engenharia Informática e Computação
Instituição
FEUP
Bem, eu penso que isto é uma injustiça brutal... não é por sermos mais velhos que nos podem prejudicar, até porque para muitos de nós, isto é a última oportunidade.
Acho que devíamos tentar perceber se há mais pessoal universitário na mesma situação. Se ouviram quem se “queixou” com as medidas até agora, certamente hão de nos ouvir a nós, se formos alguns. Não podem aplicar medidas que nos deixem completamente fora da corrida.
Isto é completamente injusto, nem consigo entender como é que isto pareceu certo na cabeça de alguém. Eu vou mandar um e-mail para os emails que deram no tópico das melhorias, e tentar procurar um número de telefone para o qual posso ligar e ligar até me atenderem

Matrícula
6 Maio 2017
Só agora me apercebi da "validade nos termos do concurso nacional"... Não tem lógica nenhuma, sou menos que alguém porque acabei o secundário em 2016/2017?
É que não faz sentido nenhum!

CatarinaR8

Membro Veterano
Matrícula
20 Abril 2016
eu também estou na mesma situação que vocês ...esta medida gera ainda mais desigualdade entre alunos, basicamente só pensaram no pessoal que frequenta o secundário e esqueceram-se dos restantes... Agora ficámos ainda pior

Matrícula
6 Maio 2017
eu também estou na mesma situação que vocês ...esta medida gera ainda mais desigualdade entre alunos, basicamente só pensaram no pessoal que frequenta o secundário e esqueceram-se dos restantes... Agora ficámos ainda pior
A cena é que pensaram no que frequenta o secundário e nos externos, mas apenas nos que acabaram o secundário o ano passado ou há 2 anos, quando aqui estamos nós... Puseram-nos ainda mais em desvantagem

Kensington

Membro Veterano
Matrícula
22 Março 2016
Curso
Ciência de Dados
Instituição
ISCTE
Terminei o secundário em 2014/2015 e vou - me candidatar ao ensino superior este ano.
As novas medidas vão ao encontro dos alunos que ainda estariam elegíveis para melhoria para efeitos de diploma este ano e, que excepcionalmente, não o poderão fazer. Sendo que um dos principais motivadores para alguém fazer melhoria da nota interna através dos exames (que nem sequer servem de prova de ingresso) é o facto do peso dos 30% dos exames poder descer a nota, eliminar essa ponderação a quem ainda tem as provas válidas, é a melhor maneira de contrabalançar a impossibilidade de melhoria.
Como todos os alunos que terminaram o secundário antes de 2018, não poderiam sequer pensar em fazer melhoria da nota interna (o regime não o permite decorridos 2 anos de se terminar o secundário) e já não têm os exames válidos, faz sentido que não haja recálculo da média para estes.
É uma medida que não agrada a todos como é óbvio mas não seria possível esperar uma solução universal.

CatarinaR8

Membro Veterano
Matrícula
20 Abril 2016
A cena é que pensaram no que frequenta o secundário e nos externos, mas apenas nos que acabaram o secundário o ano passado ou há 2 anos, quando aqui estamos nós... Puseram-nos ainda mais em desvantagem
Já só falta proibirem-nos de ir fazer os exames porque de resto, tudo o que podia acontecer para pior já aconteceu.
Mensagem fundida automaticamente:

Terminei o secundário em 2014/2015 e vou - me candidatar ao ensino superior este ano.
As novas medidas vão ao encontro dos alunos que ainda estariam elegíveis para melhoria para efeitos de diploma este ano e, que excepcionalmente, não o poderão fazer. Sendo que um dos principais motivadores para alguém fazer melhoria da nota interna através dos exames (que nem sequer servem de prova de ingresso) é o facto do peso dos 30% dos exames poder descer a nota, eliminar essa ponderação a quem ainda tem as provas válidas, é a melhor maneira de contrabalançar a impossibilidade de melhoria.
Como todos os alunos que terminaram o secundário antes de 2018, não poderiam sequer pensar em fazer melhoria da nota interna (o regime não o permite decorridos 2 anos de se terminar o secundário) e já não têm os exames válidos, faz sentido que não haja recálculo da média para estes.
É uma medida que não agrada a todos como é óbvio mas não seria possível esperar uma solução universal.
Eu sei mas esquecem-se da melhoria para efeitos de acesso ao ES, onde todos os alunos externos podiam substituir as CFD através dos exames e essa nota contava 100%

• Like
Reactions: Rafa.p20

Rafa.p20

Membro
Matrícula
11 Abril 2020
Já só falta proibirem-nos de ir fazer os exames porque de resto, tudo o que podia acontecer para pior já aconteceu.

Eu sei mas esquecem-se da melhoria para efeitos de acesso ao ES, onde todos os alunos externos podiam substituir as CFD através dos exames e essa nota contava 100%
Exatamente. Nós podíamos sempre subir as nossas notas pela melhoria para o acesso ao ES... Eu acho que devíamos fazer algo e que não devíamos deixar que isto ficasse assim, porque basicamente vamos sair prejudicados em metade das disciplinas que contam para a média e podemos ficar sem hipóteses. Estou a pensar contactar a Federações/Associações Académicas de casa universidade, para ver se encontramos o máximo de pessoas nesta situação para ver se é possível que nos oiçam e nos dêem condições justas. O que vos parece?

starbloodrose

Membro Caloiro
Matrícula
1 Abril 2020
A este ponto, a não ser que tenhamos médias extraordinárias nos exames, estamos a sofrer imenso.... Estamos a concorrer "contra" 3 anos de alunos que vão ver as suas médias extremamente inflacionadas.
Uma medida que defende ter em vista um concurso mais justo, devia ser justa para todos e não somente para alguns.
A nossa posição para concorrer ao ensino superior nunca esteve pior.
Acho mesmo que temos de nos fazer ouvir, porque não podemos ficar assim.
Se alguém tiver contactos de email de pessoas responsáveis por esta área que possam indicar para quem queira mandar emails sobre a situação, agradecia que os disponibilizassem aqui.
Temos de nos fazer ouvir, expor os nossos casos e explicar a situação, de uma maneira civil claro, mas não podemos é ficar silenciosos

Rafa.p20

Membro
Matrícula
11 Abril 2020
A este ponto, a não ser que tenhamos médias extraordinárias nos exames, estamos a sofrer imenso.... Estamos a concorrer "contra" 3 anos de alunos que vão ver as suas médias extremamente inflacionadas.
Uma medida que defende ter em vista um concurso mais justo, devia ser justa para todos e não somente para alguns.
A nossa posição para concorrer ao ensino superior nunca esteve pior.
Acho mesmo que temos de nos fazer ouvir, porque não podemos ficar assim.
Se alguém tiver contactos de email de pessoas responsáveis por esta área que possam indicar para quem queira mandar emails sobre a situação, agradecia que os disponibilizassem aqui.
Temos de nos fazer ouvir, expor os nossos casos e explicar a situação, de uma maneira civil claro, mas não podemos é ficar silenciosos
Criamos um grupo no WhatsApp para nos podemos entender melhor, se quiseres envia-me o teu número por mensagem aqui no fórum que eu adiciono-te.

Matrícula
12 Março 2020
Olá Olá! Foi uma lufada de ar fresco , ver que há mais gente nesta situação...
Eu terminei o meu 12 ano há 5 anos ... E "burra" que fui não quis continuar os estudos até este ano que penso ingressar no ensino superior...
Inicialmente pensei em concorrer ao concurso dos maiores de 23 , porém só para o próximo ano é que poderia. Assim sendo , descobri que poderia repetir o exame nacional de português ( que é o único que necessito para prova de ingresso).
Para já, o que tenho em mente é ingressar numa faculdade privada , no entanto , a hipótese na pública ainda não está totalmente fechada.
Com isto quero dizer que estou de pernas e mão atadas porque se for para a privada, só preciso de tirar 9.5 no exame , mas, se for para a pública , se eventualmente tirar uma nota baixa , vai mexer com a média , creio eu ...
Estou um bocado confusa ...

Sedcpm

Membro
Matrícula
1 Abril 2019
Terminei o ensino secundário em 2011/2012 e estou na mesma situação! A minha média interna na altura desceu 2 décimas, valores esse que me dariam muito jeito, pois pretendo concorrer para medicina humana. Estou convosco nesta luta, penso que estamos a ser deixados para 3º plano sem qualquer fundamento! Sempre estão a fazer esse grupo de whatsapp?

Rafa.p20

Membro
Matrícula
11 Abril 2020
Terminei o ensino secundário em 2011/2012 e estou na mesma situação! A minha média interna na altura desceu 2 décimas, valores esse que me dariam muito jeito, pois pretendo concorrer para medicina humana. Estou convosco nesta luta, penso que estamos a ser deixados para 3º plano sem qualquer fundamento! Sempre estão a fazer esse grupo de whatsapp?
Sim! Se deixares o teu número, podemos adicionar-te!

NunoSilva2317

Membro Caloiro
Matrícula
20 Abril 2020
Boas,
No meu 12º, (á dois anos letivos) fui a exame de Matemática A e obtive 8,8 essa nota foi o suficiente para concluir a disciplina e acabar o 12º ano com nota final de 10, mas não para usar como prova de ingresso.

Posteriormente (no ano letivo passado) , inscrevi-me em Química e assisti a aulas de Matemática, indo a exame novamente, sem ser para melhoria, mas para usar como prova de ingresso, obtendo novamente por volta de 8, não conseguindo usar como prova de ingresso.

Este ano letivo, decidi estudar por fora para me inscrever no exame com o objectivo de servir de prova de ingresso para candidatar-me á uni.

Com estas novas alterações de recálculo, como procedo e se realiza as contas? Continuo-a inscrever-me este ano e uso apenas esta nota?

Edgar H

Mod Secretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boas,
No meu 12º, (á dois anos letivos) fui a exame de Matemática A e obtive 8,8 essa nota foi o suficiente para concluir a disciplina e acabar o 12º ano com nota final de 10, mas não para usar como prova de ingresso.

Posteriormente (no ano letivo passado) , inscrevi-me em Química e assisti a aulas de Matemática, indo a exame novamente, sem ser para melhoria, mas para usar como prova de ingresso, obtendo novamente por volta de 8, não conseguindo usar como prova de ingresso.

Este ano letivo, decidi estudar por fora para me inscrever no exame com o objectivo de servir de prova de ingresso para candidatar-me á uni.

Com estas novas alterações de recálculo, como procedo e se realiza as contas? Continuo-a inscrever-me este ano e uso apenas esta nota?
A tua nota a Matemática A, para efeitos de acesso ao ensino superior este ano, é a nota com que foste a exame, ou seja, a tua classificação interna final.

NunoSilva2317

Membro Caloiro
Matrícula
20 Abril 2020
A tua nota a Matemática A, para efeitos de acesso ao ensino superior este ano, é a nota com que foste a exame, ou seja, a tua classificação interna final.
Sendo assim, não realizo exame este ano e utilizo a nota interna de há 2 anos, (10) para me candidatar ao ensino superior? Existe alguma especificidade para realizar a inscrição assim?

Sendo assim, não realizo exame este ano e utilizo a nota interna de há 2 anos, (10) para me candidatar ao ensino superior? Existe alguma especificidade para realizar a inscrição assim?
Mesmo com a nota do exame ter sido menor que os 9,5 necessários para servir de PI?

Ou tenho que realizar este ano na mesma, se subir conta o normal, se descer conta a interna?

Última edição:

Edgar H

Mod Secretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018

Mesmo com a nota do exame ter sido menor que os 9,5 necessários para servir de PI?

Ou tenho que realizar este ano na mesma, se subir conta o normal, se descer conta a interna?
Eu estava a falar a nota da disciplina de matemática. Ficas com a nota que foste a exame.
Se queres o exame e não tens nenhum com, pelo menos 9,5, tens de o fazer. O exame que fizeres, este ano, não vai influenciar a nota à disciplina.

NunoSilva2317

Membro Caloiro
Matrícula
20 Abril 2020
Percebi, não tenho nenhum exame com 9,5. A nota do primeiro exame, que concluio a nota disciplina deixa de ser contada por ser menor. Nota final de Mat para as contas fica os 10 sem contar exame.
Para me inscrever, realizo exame este ano, precisando dos 9,5. Este, uso como prova de ingresso, e mesmo que seja superior á nota interna não faz melhoria.

• Like
Reactions: Edgar H