Alunos que concluíram o Ensino Secundário há mais de 2 anos

Anasofiaa

Membro
Matrícula
1 Outubro 2017
Olá!! Também concluí o secundário em 2017 e agora quero mudar de curso. Como pelo concurso de mudança de curso era quase impossível, decidi inscrever-me nos exames. Tenho acompanhado as mudanças e realmente não abonam a nosso favor.

Já tinha perguntado aqui num tópico se seria possível aumentarem a validade das provas de ingresso excecionalmente este ano (tendo em conta que as medidas têm como objetivo evitar o maior número possível de alunos a realizar exames). Até pensei criar uma petição, mas como não sabia se havia muita gente na mesma situação deixei andar. Agora ao ler este tópico pensei que talvez fosse boa ideia. Assim também seríamos abrangidos, não? Gostava de ouvir a vossa opinião!

Matrícula
13 Outubro 2016
Curso
Engenharia Informática e Computação
Instituição
FEUP
Olá!! Também concluí o secundário em 2017 e agora quero mudar de curso. Como pelo concurso de mudança de curso era quase impossível, decidi inscrever-me nos exames. Tenho acompanhado as mudanças e realmente não abonam a nosso favor.

Já tinha perguntado aqui num tópico se seria possível aumentarem a validade das provas de ingresso excecionalmente este ano (tendo em conta que as medidas têm como objetivo evitar o maior número possível de alunos a realizar exames). Até pensei criar uma petição, mas como não sabia se havia muita gente na mesma situação deixei andar. Agora ao ler este tópico pensei que talvez fosse boa ideia. Assim também seríamos abrangidos, não? Gostava de ouvir a vossa opinião!
Acho que tentar não custa!

• Like
Reactions: Anasofiaa
Matrícula
13 Outubro 2016
Curso
Engenharia Informática e Computação
Instituição
FEUP
Já estive a ver que nas petições dirigidas à Assembleia da República é necessário que se assine com o nº de CC e que serão apenas debatidas as que atingirem mais de 4000 assinaturas. Vou ver se há mais requisitos e depois digo qualquer coisa por aqui :)
Ok! Também já mandei um email, e pedi aos meus amigos e família que fizessem o mesmo ou que mandassem uma mensagem para o facebook da dges. Não sei se serve de muito, mas quantos mais "chatearmos" melhor!

• Like
Reactions: Anasofiaa

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Terminei o secundário em 2014/2015 e vou - me candidatar ao ensino superior este ano.
As novas medidas vão ao encontro dos alunos que ainda estariam elegíveis para melhoria para efeitos de diploma este ano e, que excepcionalmente, não o poderão fazer. Sendo que um dos principais motivadores para alguém fazer melhoria da nota interna através dos exames (que nem sequer servem de prova de ingresso) é o facto do peso dos 30% dos exames poder descer a nota, eliminar essa ponderação a quem ainda tem as provas válidas, é a melhor maneira de contrabalançar a impossibilidade de melhoria.
Como todos os alunos que terminaram o secundário antes de 2018, não poderiam sequer pensar em fazer melhoria da nota interna (o regime não o permite decorridos 2 anos de se terminar o secundário) e já não têm os exames válidos, faz sentido que não haja recálculo da média para estes.
É uma medida que não agrada a todos como é óbvio mas não seria possível esperar uma solução universal.
Eu sei que já vai um pouco depois, mas podes continuar a melhorar a nota interna através dos exames nacionais. É uma melhoria que acontece exclusivamente para acesso ao ensino superior e acontece sempre, desde que o código do exame não se altere e o programa também não(este último é uma condição um pouco incerta, a informação é ambígua). Este ano, excecionalmente, está melhoria não é possível.

Comentando a vossa situação, acredito que seja por motivos logísticos.

Carlos MG

Membro
Matrícula
15 Abril 2020
Bom dia,

Também estou no mesmo barco. Já fiz a questão noutro tópico e quando me responderam fiquei desanimado pois ficamos de facto prejudicados e a concorrer numa segunda linha. Não deveremos ser muitos nesta situação e um possível recalculo das nossas médias não deverá ser um processo assim tão difícil. Eu também baixei bastante a minha média no secundário com os exames todos (exames obrigatórios e a realizar no 12º ano).

Nesta situação, os alunos abrangidos com as medidas anunciadas (os ditos alunos "recentes") terão uma oportunidade de ouro de se focar somente no(s) exame(s) que contam como prova de Ingresso o que se pressupões que estarão melhor preparados, o que poderá significar uma subida de médias.

Se houver novidades, partilhem se faz favor. Se for necessário alguma ajuda para fazer alguma coisa também estarei disponível dentro das minhas limitações horárias de trabalho.

Mattis

Membro Caloiro
Matrícula
21 Abril 2020
Estou a criar este tópico no fórum na tentativa de encontrar alunos que, tal como eu, tenham terminado o secundário há mais de 2 anos e( como tal, não se encontrem abrangidos por estas medidas de recálculo.
Assim, saímos ainda mais prejudicados, visto que os 30% são despenalizados quer de disciplinas trienais, quer de disciplinas bienais. Sabemos que isto pode fazer toda a diferença entre entrarmos ou não nos cursos que queremos e é absurdo penalizarem-nos só por sermos mais velhos. Gostava mesmo de saber se mais alguém se encontra na mesma situação, para que possamos fazer algo. Obrigada!
Post automatically merged:

Encontro me na mesma situação, terminei o secundário há 2 anos e as minhas provas de ingresso já expiraram, queria repetir o exames e recandidatar me noutro curso mas com isto tudo não sei se posso....

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Post automatically merged:

Encontro me na mesma situação, terminei o secundário há 2 anos e as minhas provas de ingresso já expiraram, queria repetir o exames e recandidatar me noutro curso mas com isto tudo não sei se posso....
Podes, nada te impede de fazeres os exames como provas de ingresso.

Matrícula
12 Março 2020
Eu por exemplo : há 5 anos quando termineio o 12 ano , fui com 11 a exame , tirei 12 no exame fiquei com classificação final de 12 valores...
Agora, vou fazer o exame de português, sifnifica o que exatamente? Que tenho de tirar novamente 12 ou mais que 12 para subir a nota? Ou se tirar menos de doze mexe-me com a média???

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Então só não se pode fazer melhorias?
repetir exames ainda se pode
Certo, desde que sejam para provas de ingresso.
Eu por exemplo : há 5 anos quando termineio o 12 ano , fui com 11 a exame , tirei 12 no exame fiquei com classificação final de 12 valores...
Agora, vou fazer o exame de português, sifnifica o que exatamente? Que tenho de tirar novamente 12 ou mais que 12 para subir a nota? Ou se tirar menos de doze mexe-me com a média???
O teu 12 não muda de maneira nenhuma. Não sobe, nem desce. O exame que fizeres apenas vai contar para prova de ingresso.

Matrícula
12 Março 2020
Certo, desde que sejam para provas de ingresso.

O teu 12 não muda de maneira nenhuma. Não sobe, nem desce. O exame que fizeres apenas vai contar para prova de ingresso.
Então o que conta aqui é a classificação final que neste caso subiu de 11 para 12 devido ao exame que fiz...
A minha grande dúvida é : Se eu tirar , imaginemos um 15 no exame ou completamente o oposto de boa nota, tirar um 6, significa que a minha nota de ingresso será sempre o 12 ? Não mexe na média , nem me sobe, nem desce? é isso?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Então o que conta aqui é a classificação final que neste caso subiu de 11 para 12 devido ao exame que fiz...
A minha grande dúvida é : Se eu tirar , imaginemos um 15 no exame ou completamente o oposto de boa nota, tirar um 6, significa que a minha nota de ingresso será sempre o 12 ? Não mexe na média , nem me sobe, nem desce? é isso?
Sim, a tua subida continua a ser válida na tua média.
Na média não altera nada. Se tirares 6, não tens prova de ingresso. Se tirares 15 tens prova de ingresso e a média será a tua média do secundário + exame de prova de ingresso. Imaginando que a tua média de secundário era 120, tiravas 150 no exame, a nota de candidatura (caso seja 50/50) seria 135,0.