Anatomia

LFTBAS

GIF Master
Matrícula
20 Dezembro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Encontrei isto:
Microscopia On Line
Agora não sei se poderás traduzir os prefixos "intra-" (no interior de) e "peri-" (ao redor) como sendo onde se situam os gânglios nos órgãos.
Hm... Eu precisava de imagens mais anatómicas e menos histológicas. :p Seria mais fácil, mas obrigada na mesma. :)

Urmik

Membro Dux
Matrícula
27 Março 2016
Curso
Medicina
Instituição
NMS|FCM
Num documento (feito por um assistente de Anatomia) sobre o SNA.
Ah, um documento. Como é que não pensei procurar num desses?

edit: ok, não vi o teu edit, é de um assistente, fair enough. Perdoa o sarcasmo.

Anyway, não estava a encontrar, mas é porque sou estúpido e tava a procurar mal. No Gray's, só encontrei referência a "intramural", que, pelo contexto, penso que signifique simplesmente "no interior do órgão", no sentido em que os gânglios se encontram envoltos em tecido específico do órgão.

o corpo do II neurónio [ao nível da invervação parassimpática] localiza-se em gânglios perimurais e intramurais
Acho que isto simplesmente quer dizer que o 2º neurónio do parassimpático (ou o gânglio onde ocorre a sinapse) se situa perto ou dentro do órgão alvo (contrastando com o simpático, que sinapsa no tronco simpático)

Reactions: Vomoto

Santana

Membro Veterano
Matrícula
27 Agosto 2015
Curso
Medicina
Instituição
NMS|FCM
Os gânglios peri e intramurais estão associados ao sistema nervoso parassimpático, porque este é constituído por fibras pré-ganglionares compridas e fibras pós-ganglionares curtas. Isto é, a sinapse entre o 1º e o 2º neurónio faz-se junto ao órgão inervado.
A definição de gânglio perimural é um gânglio autonómico que está localizado perto (à volta) da parede do órgão-alvo. Pelo mesmo raciocínio, o gânglio intramural está dentro da parede do órgão inervado.
Não consegui encontrar nenhuma imagem que te mostrasse isto diretamente, só os típicos esquemas...

LFTBAS

GIF Master
Matrícula
20 Dezembro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Acho que isto simplesmente quer dizer que o 2º neurónio do parassimpático (ou o gânglio onde ocorre a sinapse) se situa perto ou dentro do órgão alvo (contrastando com o simpático, que sinapsa no tronco simpático)
Então, é o que disse acima. :p Isso para mim só é estranho porque não os encontro em nenhuma imagem e custa-me estar a imaginar. xD
--- Post atualizado ---
Os gânglios peri e intramurais estão associados ao sistema nervoso parassimpático, porque este é constituído por fibras pré-ganglionares compridas e fibras pós-ganglionares curtas. Isto é, a sinapse entre o 1º e o 2º neurónio faz-se junto ao órgão inervado.
A definição de gânglio perimural é um gânglio autonómico que está localizado perto (à volta) da parede do órgão-alvo. Pelo mesmo raciocínio, o gânglio intramural está dentro da parede do órgão inervado.
Não consegui encontrar nenhuma imagem que te mostrasse isto diretamente, só os típicos esquemas...
Bem, estou a ver que só me resta imaginar esses gânglios...
Em todo o caso, obrigada a todos. :)

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
se tu souberes onde o músculo se insere consegues perceber muito melhor o movimento dele percebes? não tens de decorar porque vais pela lógica. Na parte teórica. Na prática é salve-se quem puder xD
Mas para isso é preciso saber onde se insere. :cry: A minha memória anda uma batata, não fica cá nada. xD

..............teçipu claro que não, quem é que usa essas coisas?! Pfft

Que atlas recomendas?

EDIT: e porque é que odeias o Netter?
Memooo, o que é o Netter? :innocent:
Netter + Yokochi = <3

Achei interessante a ideia :p :p :p e sim, é o Grey's Bar que tava a falar...
Agora mudou de nome... :sob::unamused:

Oh, my :flushed:

Vou ter de esclarecer isto com o excelentíssimo professor O'Neill, o senhor negligenciou este pormenor:p

Ohhhh I see it! Muito obrigado, faz sentido.
Mesmo, podiam nos ensinar estas coisas fixes. :cry::cry::cry:

ODEIO LIGAMENTOS
Quem não odeia? :rage: Mas vá, há bastantes que basta ver onde se inserem e pronto.

Isto é de facto interessante. Em termos matemáticos, o movimento de uma trocleartrose é representado por uma variedade de classe C^2 e dimensão 1. Dimensão 1 por haver apenas um grau de liberdade no movimento e de classe C^2 porque o movimento tem segunda derivada -- aceleração -- contínua (como qualquer movimento "razoável" que ocorra naturalmente). :D
Adorooo, Alfa anatómico matemático!!! :hearteyes::relaxed: *emoji do abracinho*

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
H Arquivo 2