Anulação/Congelamento da Matrícula

duvida_pontual

Membro Caloiro
Matrícula
25 Julho 2015
Boa tarde,

Gostava de saber se é possível congelar a minha matrícula em universidade X após ter sido aceite na mesma e se sim, qual o processo. É o mesmo para todas as universidades e cursos? Terei de pagar propinas? Por quanto tempo o posso fazer? Tenho de frequentar o curso durante determinado tempo primeiro?

Antecipadamente grato

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @duvida_pontual
É possível, sim. O processo, as datas e as condições variam conforme a universidade em causa.

duvida_pontual

Membro Caloiro
Matrícula
25 Julho 2015
Olá @davis,
Muito obrigado pela resposta rápida. Como posso saber mais sobre as condições de cada universidade? Por exemplo, da FCHS? Devo contactá-las pessoalmente? Não tenho sido muito bem sucedido na minha busca online.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @davis,
Muito obrigado pela resposta rápida. Como posso saber mais sobre as condições de cada universidade? Por exemplo, da FCHS? Devo contactá-las pessoalmente? Não tenho sido muito bem sucedido na minha busca online.
Sim, o melhor é os contactares diretamente alguém da secretaria, muitas não têm esta informação online.

lm95

Membro Caloiro
Matrícula
23 Setembro 2015
Boa tarde. Entrei este ano no ensino superior, mais precisamente no Iscap. Mas não era o que eu realmente pretendia, e queria saber se é possível concluir o 1 semestre e depois congelar a matricula ? Com o objetivo de tentar entrar novamente para o ano no que pretendo, mas sem ficar totalmente fora do ensino superior, visto que caso não consiga entrar quero retomar o curso

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @lm95
É possível, sim. Deves informar-te junto da instituição de ensino superior em causa das condições associadas, nomeadamente no que toca ao pagamento das propinas.

lm95

Membro Caloiro
Matrícula
23 Setembro 2015
Olá @lm95
É possível, sim. Deves informar-te junto da instituição de ensino superior em causa das condições associadas, nomeadamente no que toca ao pagamento das propinas.
Mas caso não entre no que pretendo e queira voltar, terei de o fazer pelo regime de reingresso correto?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa

lm95

Membro Caloiro
Matrícula
23 Setembro 2015
E em relação à situação da bolsa? Visto que me candidatei e, em princípio, terei bolsa de estudo, mas ao congelar a matricula no fim do primeiro semestre como fica essa situação? Deixo de receber bolsa a partir do momento que congelo a matrícula? E no ano a seguir deixo de poder ter bolsa por não ter tido aproveitamento visto que desisti a meio?

Obrigado

Ricardo Caldeira

Membro Caloiro
Matrícula
7 Setembro 2015
Boa tarde,
Eu tenho uma duvida que talvez posso esclarecer aqui, com alguma infelicidade não fiquei colocado na 2ª fase mas para me salvaguardar candidatei-me a uma privada e entrei.
Tenho de efetuar matricula até dia 29 deste mês, estive à espera das colocações da 2ª fase para decidir se fazia ou não a matricula. Eu queria mesmo era entrar numa universidade publica dai estar a pensar em concorrer à 3ª fase de modo a voltar a tentar, o problema é que tenho de gastar um quantidade avultada de dinheiro na matricula e propina de Setembro na privada ( mesmo so começando em Outubro ) e depois mesmo só tendo 4 dias de aulas até sair as colocações da 3ª fase tenho quase a certeza que vou ter de pagar a propina de Outubro na privada, caso isto se verifique fica-me impossível depois pagar tudo na publica, até porque posso ir para longe da minha residência.
Eu gostaria de saber se sabem de algo que eu possa fazer para me candidatar à 3ª fase, se existe algo como congelamento da matricula de modo a que não pague a propina de Outubro na privada?

Fabiana Pereira

Membro Caloiro
Matrícula
1 Outubro 2015
Olá, boa tarde.
Matriculei-me este ano num mestrado no ISCAP. As atividades letivas ainda não começaram.
Eu estava muito animada por fazer o mestrado mas, infelizmente, esta semana tenho acompanhado uma pessoa que me é imensamente querida e estamos a descobrir que ela tem um problema de saúde.
Os médicos ainda estão a estudar o caso dela mas temo o pior e, sinceramente, acho que não vou ter condições emocionais e/ou psíquicas para começar sequer o mestrado. Basicamente sinto vontade de desistir... Por agora.
De maneira que entrei com contacto com o núcleo de mestrados da faculdade e disseram-me que não congelam matriculas mas que é possível anular a mesma. A minha ideia era voltar ao mestrado para o ano como se não tivesse feito nenhuma alteração.
O que sabem sobre este assunto? Precisava do máximo de informação possível, por favor.
Já li o Regulamento Geral de Matrículas e Inscrições do IPP, mas não me serviu de muito...
Cumprimentos.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Fabiana Pereira
Tipicamente o que acontece nessas situações é que podes anular a matrícula, implicando no entanto que pagues parte ou mesmo a totalidade das propinas. No ano seguinte poderás voltar ao curso através de reingresso.

Beatriz Ferreira

Membro Veterano
Matrícula
6 Março 2015
Curso
Sociologia
Instituição
ISCTE
Boas!!

Não estou a identificar me minimamente com o curso que estou a tirar e estou a ficar um "pouco" frustrada.

Falaram me que poderia congelar/suspender a matricula quando acabar este semestre. Depois, visto que não consegui entrar no curso que queria realmente que, por acaso, é um curso da faculdade em que ando, disseram me para no 2º semestre tirar num politécnico um curso profissional, daqueles que são por módulos, relacionado com a área que me interessa realmente (Gestão de Recursos Humanos) e no fim desse curso apresentar o certificado de habilitações que me iria dar equivalência a esse curso para tentar fazer uma mudança interna... Eu não sei se me estou a explicar bem, eu própria ainda estou um pouco confusa mas gostava que alguém me pudesse esclarecer esta questão.
Caso congelasse a matricula, pagava as propinas do 2º semestre?

Obrigada!!!

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Beatriz Ferreira
Sinceramente não sei ao que se refere o que te disseram. Os cursos profissionais do ensino superior são estes, mas demoram bem mais que um semestre:
Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais são para mim? | Uniarea
Caso congelasse a matricula, pagava as propinas do 2º semestre?
Isso depende das condições da instituição de ensino superior em causa. Algumas pedem o pagamento de parte das propinas e outras da totalidade.

Caroli

Membro Caloiro
Matrícula
9 Março 2015
Boa tarde,
No próximo ano letivo vou para o 3.º ano de Fisioterapia na ESSUA (Universidade de Aveiro), mas vou, mais uma vez, candidatar-me a Medicina. No entanto, caso entre em Medicina, ainda não decidi se prefiro acabar Fisioterapia, visto que já está a metade.
Caso isso aconteça, há possibilidade de congelar a matrícula na Universidade na qual entre em Medicina, durante 2 anos, até acabar a licenciatura em Fisioterapia? Para isso é necessário pagar as propinas como se estivesse a frequentar o curso?
Obrigada,
Carolina

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Caroli
Caso isso aconteça, há possibilidade de congelar a matrícula na Universidade na qual entre em Medicina, durante 2 anos, até acabar a licenciatura em Fisioterapia? Para isso é necessário pagar as propinas como se estivesse a frequentar o curso?
Sim, as condições de congelamento da matrícula, inclusive a existência de pagamento ou não, depende da faculdade em causa

• Like
Reactions: Caroli

Dibs

Membro Caloiro
Matrícula
19 Maio 2016
Bom dia, é possível congelar a minha matrícula e concorrer para outro curso no próximo ano létivo, mantendo a matrícula congelada na universidade que me encontro? E,caso queira voltar, apenas posso voltar pelo regime de reingresso? Como funciona o regime de reingresso? Obrigada desde já

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Dibs
Bom dia, é possível congelar a minha matrícula e concorrer para outro curso no próximo ano létivo, mantendo a matrícula congelada na universidade que me encontro? E,caso queira voltar, apenas posso voltar pelo regime de reingresso? Como funciona o regime de reingresso? Obrigada desde já
1) Sim, é possível.
2) Sim, é o regime que faz mais sentido. Mas poderias voltar a concorrer novamente.
3) Basicamente é um concurso próprio da faculdade em que te propões a voltar ao curso. Como não tem limite de vagas, tipicamente é garantida a entrada.