Anulação/Congelamento da Matrícula

Miguel Matinho

Membro Caloiro
Matrícula
7 Abril 2019
Boas!

No ano passado anulei a minha matrícula num mestrado da FCUL, pois tencionava fazer um gap year entre o 1.º ano e a tese. Gostaria de saber se este anualmento invalida as cadeiras que realizei durante o 1.º ano

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa

Pedro Migas

Membro Caloiro
Matrícula
8 Abril 2019
Olá, sou aluno da FCSH NOVA (prestes a ser ex) e quero mesmo desistir do curso em que estou, no entanto não encontro nenhuma informação na net (estou em casa, a duas centenas de quilómetros da faculdade, por isso ainda não fui lá) se posso desistir pelo portal online ou se tenho mesmo de dirigir à faculdade e pedir a eliminação da matricula.
E depois de apagar a matricula, posso inscrever-me no acesso ao ensino superior da mesma forma?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Pedro Migas
Olá, sou aluno da FCSH NOVA (prestes a ser ex) e quero mesmo desistir do curso em que estou, no entanto não encontro nenhuma informação na net (estou em casa, a duas centenas de quilómetros da faculdade, por isso ainda não fui lá) se posso desistir pelo portal online ou se tenho mesmo de dirigir à faculdade e pedir a eliminação da matricula.
E depois de apagar a matricula, posso inscrever-me no acesso ao ensino superior da mesma forma?
As condições de anulação da matrícula dependem da instituição em causa, pelo que o melhor será entrares em contacto com eles para teres acesso a todos os detalhes. E sim, podes depois concorrer pelo concurso nacional de acesso novamente.

• Like
Reactions: Pedro Migas

jrsilvaoliveira

Membro Caloiro
Matrícula
1 Maio 2019
Olá! Este ano entrei para a universidade e encontro-me neste momento no 1º ano de licenciatura em Economia e apesar de já estar no segundo semestre, não estou a conseguir lidar com a pressão da universidade para além de que não estou realmente a gostar das unidades curriculares deste segundo semestre e sinto mesmo que preciso de parar para pensar no que realmente quero e gosto, algo que não fiz antes de me candidatar. Por isso, eu pretendo saber se é possível congelar a matrícula na Universidade do Minho (universidade que frequento) msm não tendo terminado o ano e se as cadeiras que eu já fiz, fico com elas feitas e msm tendo quase a certeza de que não dá, pergunto na mesma, se eu fico com notas dos primeiros testes do segundo semestre, não fazendo os segundos. Obrigada!

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @jrsilvaoliveira
Por isso, eu pretendo saber se é possível congelar a matrícula na Universidade do Minho (universidade que frequento) msm não tendo terminado o ano
Podes anular a matrícula e as cadeiras feitas continuam feitas.
e msm tendo quase a certeza de que não dá, pergunto na mesma, se eu fico com notas dos primeiros testes do segundo semestre, não fazendo os segundos.
Isso já não dá.

AnaJ

Membro Caloiro
Matrícula
27 Maio 2019
Olá!
Sou de momento estudante do ensino universitário e estou a pensar mudar de curso. Queria cancelar a minha matrícula no curso atual (nutrição), e candidatar-me pela mudança de Curso a enfermagem.
Fui ver as datas de candidatura na ESEP, e são de 21 a 28 de junho. Ora, eu queria acabar o semestre no curso onde estou antes de congelar a matrícula, para não perder o meu percurso deste semestre... mas só acabo em finais de julho. Posso candidatar-me mesmo ainda estando a frequentar outro curso?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @AnaJ
Sou de momento estudante do ensino universitário e estou a pensar mudar de curso. Queria cancelar a minha matrícula no curso atual (nutrição), e candidatar-me pela mudança de Curso a enfermagem.
Fui ver as datas de candidatura na ESEP, e são de 21 a 28 de junho. Ora, eu queria acabar o semestre no curso onde estou antes de congelar a matrícula, para não perder o meu percurso deste semestre... mas só acabo em finais de julho. Posso candidatar-me mesmo ainda estando a frequentar outro curso?
Não precisas de anular a matrícula para fazer mudança de curso.

AnaJ

Membro Caloiro
Matrícula
27 Maio 2019
Olá @AnaJ

Não precisas de anular a matrícula para fazer mudança de curso.
Olá @davis . Obrigada pela resposta, mas ainda nao estou esclarecida..
Se não cancelar a matricula e fizer mudança de curso, posso na mesma acabar o semestre na faculdade em que estou inscrita? e se não cancelar a matrícula, não perco o meu percurso caso um dia queria regressar?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Se não cancelar a matricula e fizer mudança de curso, posso na mesma acabar o semestre na faculdade em que estou inscrita? e se não cancelar a matrícula, não perco o meu percurso caso um dia queria regressar?
Sim, podes. Poderias voltar ao curso de origem fazendo novamente mudança de curso.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
E reingresso, se acabar o curso novo e depois quiser acabar o inicial?
Diria que terias de concorrer novamente ao curso, dado que o curso não foi abandonado, mas sim foi realizada uma mudança de curso.

alanis

Membro Caloiro
Matrícula
7 Dezembro 2016
Curso
Medicina Dentária
Instituição
FMDUL
Olá! Neste momento estou em medicina dentaria mas vou repetir exames para tentar entrar em medicina. Preciso anular a matrícula para poder me candidatar ou posso anular simplesmente quando tiver a certeza que entrei em medicina? Até porque não queria perder as cadeiras já feitas no caso de não conseguir entrar ou aproveitar essas mesmas cadeiras para pedir equivalências no outro curso. Obrigada!

Kat9878

Membro
Matrícula
11 Junho 2017
Curso
Engenharia da Energia e do Ambiente
Instituição
FCUL
Olá! Neste momento estou em medicina dentaria mas vou repetir exames para tentar entrar em medicina. Preciso anular a matrícula para poder me candidatar ou posso anular simplesmente quando tiver a certeza que entrei em medicina? Até porque não queria perder as cadeiras já feitas no caso de não conseguir entrar ou aproveitar essas mesmas cadeiras para pedir equivalências no outro curso. Obrigada!
Não necessitas de anular a matrícula do curso que frequentas para te candidatares a outro!
Penso que podes candidatar-te a medicina tanto pelo concurso nacional como pela mudança do par instituição/curso. Quanto à segunda opção, deves ver as condições requeridas pela faculdade para a qual queres ingressar.
Só não te sei dizer se anulando a matrícula conseguirias pedir equivalência às cadeiras que já tens feitas até agora.
Espero ter ajudado, boa sorte! 😃

Mstudent17

Membro Dux
Matrícula
16 Novembro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FCM|NMS
Não necessitas de anular a matrícula do curso que frequentas para te candidatares a outro!
Penso que podes candidatar-te a medicina tanto pelo concurso nacional como pela mudança do par instituição/curso. Quanto à segunda opção, deves ver as condições requeridas pela faculdade para a qual queres ingressar.
Só não te sei dizer se anulando a matrícula conseguirias pedir equivalência às cadeiras que já tens feitas até agora.
Espero ter ajudado, boa sorte! 😃
Só um pequeno reparo: não há mudança do par instituição/curso em medicina. a unica opção para entrar será poelo concurso normal, ou pelo concurso de licenciados
Mensagem fundida automaticamente:

as cadeiras feitas não se perdem, se entrares em medicina podes simplesmente nao renovar a matricula em dentária.
agora o problema que costuma acontecer é que as renovações de inscrição são normalmente em agosto, e ai ainda não sabes se entras te em medicina pelo concurso normal. Nesse caso aconselho-te a expores essa situação com a tua faculdade de dentária, porque provavelmente terás de esperar até sairem os resultados em setembro e caso não entres em medicina tens de renovar a inscrição em dentária mas pagar uma multa por atraso (isso aconteceu comigo, mas confirma essa situação com a tua instituição, pois cada uma tem as suas regras).
Boa sorte, espero que entres em medicina! 🤗

• Like
Reactions: davis and Kat9878

Kat9878

Membro
Matrícula
11 Junho 2017
Curso
Engenharia da Energia e do Ambiente
Instituição
FCUL
Só um pequeno reparo: não há mudança do par instituição/curso em medicina. a unica opção para entrar será poelo concurso normal, ou pelo concurso de licenciados
Não sabia disso! Como na minha faculdade vale quase todos os meios de ingresso pensei que também fosse o caso de medicina. Agradeço o reparo, é sempre bom estarmos a par das situações!

• Like
Reactions: Mstudent17