Anulação/Congelamento da Matrícula

CatarinaMM

Membro Caloiro
Matrícula
30 Janeiro 2020
<Boa noite,
Se após realização de um semestre, por questões de saúde mental, eu quiser pausar o curso, sem realização do processo de congelamento de matrícula (sendo que o mesmo só pode ser realizado no inicio do ano). Ou seja, chumbar por faltas. Poderia fazer isso por quantos semestres consecutivos sem anularem a minha matrícula?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @CatarinaMM
<Boa noite,
Se após realização de um semestre, por questões de saúde mental, eu quiser pausar o curso, sem realização do processo de congelamento de matrícula (sendo que o mesmo só pode ser realizado no inicio do ano). Ou seja, chumbar por faltas. Poderia fazer isso por quantos semestres consecutivos sem anularem a minha matrícula?
Se abandonares o curso agora simplesmente chumbas por falta, como referes. Depois no início do ano lectivo podes optar por:
1) Renovar a matrícula, e voltar ao curso, sendo que podes voltar a chumbar a tudo novamente sem problema. Ao fim de 3 matrículas, se não tiveres concluído 60 ECTS entras num processo de prescrição. Ou seja, és impedida de te matricular no ensino superior durante 1 ano.
2) Não renovar a matrícula, e voltar depois no futuro através de reingresso noutro ano lectivo quando quiseres.

• Like
Reactions: CatarinaMM

CatarinaMM

Membro Caloiro
Matrícula
30 Janeiro 2020
Dentro desses 60 ECTS, entram na conta os ECTS adquiridos por creditação de cadeiras? Ou necessitam de see 60 ECTS de cadeiras realizadas na faculdade em questão?
E outra dúvida, o reingresso na faculdade, caso exigido é sempre ofertado ou é um processo subjetivo consoante cada aluno e faculdade?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Dentro desses 60 ECTS, entram na conta os ECTS adquiridos por creditação de cadeiras? Ou necessitam de see 60 ECTS de cadeiras realizadas na faculdade em questão?
Não são consideradas equivalências, dado que essas aprovações já estão associadas a outras matrículas.
E outra dúvida, o reingresso na faculdade, caso exigido é sempre ofertado ou é um processo subjetivo consoante cada aluno e faculdade?
O reingresso é um concurso sem limite de vagas, pelo que é praticamente garantido que entras. Basta que concorras dentro dos prazos que a faculdade defina.

marianac99

Membro Caloiro
Matrícula
6 Fevereiro 2020
Boa noite!
Antes de mais, peço desculpa se estiver a responder a alguma publicação vossa, mas é que acabei de me inscrever no site e ainda não percebo nada disto. Mas enfim.
Estou na minha 3ª matrícula em Direito, na FDUC, contudo não tive, ao longo destes 3 anos letivos, qualquer tipo de aproveitamento -- só fiz as cadeiras do 1º ano, 1º semestre.
Decidi então que vou candidatar-me a outro curso, noutra instituição (IADE). As minhas questões são:
1. Posso ter a matrícula congelada durante quanto tempo? -- ok, vi no inforestudante que as opções são interromper o 2º semestre ou o ano todo. Ainda fiquei com mais dúvidas. Help a sis out pls
2. Posso candidatar-me e frequentar o curso no IADE, mantendo ainda a matrícula congelada na FDUC?

Obrigada desde já! :)

Última edição:
Matrícula
10 Março 2015
Curso
Mestrado em Ensino em História
Instituição
Universidade do Minho
olá boa tarde estou numa situação parecida e ainda me estou a informar na universidade sobre o congelamento da matricula.
Fui aos serviços de ação social que disseram que após o congelamento da matricula a bolsa é cancelada. Tenho duas dúvidas...
1) Não congelo a matrícula e continuo a receber a bolsa, mas não vou as aulas e em princípio não terei os 30 ects dificultando o meu pedido de bolsa no próximo ano letivo
2) congelo a matrícula e deixo de receber a bolsa sendo que no próximo ano devido ao incumprimento do 30 Ects não tenho bolsa.

Olá @CatarinaMM

Se abandonares o curso agora simplesmente chumbas por falta, como referes. Depois no início do ano lectivo podes optar por:
1) Renovar a matrícula, e voltar ao curso, sendo que podes voltar a chumbar a tudo novamente sem problema. Ao fim de 3 matrículas, se não tiveres concluído 60 ECTS entras num processo de prescrição. Ou seja, és impedida de te matricular no ensino superior durante 1 ano.
2) Não renovar a matrícula, e voltar depois no futuro através de reingresso noutro ano lectivo quando quiseres.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Alentejanaindecisa
olá boa tarde estou numa situação parecida e ainda me estou a informar na universidade sobre o congelamento da matricula.
Fui aos serviços de ação social que disseram que após o congelamento da matricula a bolsa é cancelada. Tenho duas dúvidas...
1) Não congelo a matrícula e continuo a receber a bolsa, mas não vou as aulas e em princípio não terei os 30 ects dificultando o meu pedido de bolsa no próximo ano letivo
2) congelo a matrícula e deixo de receber a bolsa sendo que no próximo ano devido ao incumprimento do 30 Ects não tenho bolsa.
Não percebi qual é a tua dúvida. 😅

Tiago MF

Membro Caloiro
Matrícula
18 Março 2020
Boas pessoal! Eu estou no 2º ano da minha licenciatura em economia, mas sempre quis também tirar matemática. Como este é o último ano em que as provas de ingresso estão disponíveis e não me apetecia fazer os exames outra vez, gostaria de me candidatar este ano a matemática na FCUP. Há a hipótese de "congelar" durante o ano em que acabo a licenciatura em economia? Como é que isso funciona? E haverá custos nessa hipótese?

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Boas pessoal! Eu estou no 2º ano da minha licenciatura em economia, mas sempre quis também tirar matemática. Como este é o último ano em que as provas de ingresso estão disponíveis e não me apetecia fazer os exames outra vez, gostaria de me candidatar este ano a matemática na FCUP. Há a hipótese de "congelar" durante o ano em que acabo a licenciatura em economia? Como é que isso funciona? E haverá custos nessa hipótese?
Não sei seguramente, mas creio que o único custo seria pagares as propinas mesmo.

• Like
Reactions: davis and Tiago MF

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Tiago MF
Poderias fazer a matrícula e depois anular. Um dia mais tarde voltarias ao curso através do concurso próprio de ingresso. As condições de anulação da matrícula dependem da instituição em causa, pelo que tens de ver junto da mesma. Mas no pior dos casos é mesmo isto:
Não sei seguramente, mas creio que o único custo seria pagares as propinas mesmo.

Carolina1622533

Membro Caloiro
Matrícula
10 Abril 2020
Bom dia! Pretendo candidatar-me para arquitetura e caso entre, pretendo congelar a matrícula e seguidamente no próximo ano letivo tentar entrar em ciências policiais. Assim, caso não entre em ciências policiais descongelo a matrícula de arquitetura e prossigo em arquitetura. Por outro lado se entrar em ciências policiais, anulo a matrícula de arquitetura. Poderiam me dizer se isto é possível ? Muito obrigada

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Bom dia! Pretendo candidatar-me para arquitetura e caso entre, pretendo congelar a matrícula e seguidamente no próximo ano letivo tentar entrar em ciências policiais. Assim, caso não entre em ciências policiais descongelo a matrícula de arquitetura e prossigo em arquitetura. Por outro lado se entrar em ciências policiais, anulo a matrícula de arquitetura. Poderiam me dizer se isto é possível ? Muito obrigada
Sim, parece-me possível.

MiguelMarmelete

Membro Caloiro
Matrícula
29 Maio 2020
Boa tarde, estou atualmente no curso de engenharia informática no ipBeja mas pretendo mudar este ano para informatica e gestao de empresas no ISCTE. Portanto a minha dúvida é se eu preciso de anular a matricula para me candidatar aos ISCTE ou se posso apenas realizar o exame nacional e candidatar me e matricular me caso seja aceite

• Like
Reactions: Ana Noronha

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boa tarde, estou atualmente no curso de engenharia informática no ipBeja mas pretendo mudar este ano para informatica e gestao de empresas no ISCTE. Portanto a minha dúvida é se eu preciso de anular a matricula para me candidatar aos ISCTE ou se posso apenas realizar o exame nacional e candidatar me e matricular me caso seja aceite
Não precisas de anular, basta não fazeres a inscrição no curso no próximo ano letivo.

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
M Anulação? Congelamento de matrícula? Ensino Superior 1
marylinda Anulação de unidades curriculares Ensino Superior 5
G Anulação do teste Ensino Superior 2
coral Anulação de unidades curriculares Ensino Superior 0
L Anulação de matrícula 2ª fase Concurso Nacional e Locais - Público 4
R ISCAL Anulação da matrícula iscal Instituto Politécnico de Lisboa 1
M Anulação de Matrícula / Mudança de curso por concurso nacional Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 21
D Anulação da candidatura Concurso Nacional e Locais - Público 5
Mónica Marona IPLeiria Anulação de matrícula/inscrição no ipl Instituto Politécnico de Leiria 1
D Reingresso e anulação da matrícula Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 22
AnaPinto_02 Atribuição da bolsa e anulação do mesmo Bolsas e Residências 4
Rodrigo Branco Anulação da discilplina de Física A no 12ano Ensino Secundário 6
Margarida_P2365 Anulação do pedido de bolsa Bolsas e Residências 4
G Anulação de disciplina já feita. Ensino Secundário 1
F Concurso depois de anulação Concurso Nacional e Locais - Público 3
nagininagini Reingresso após anulação matrícula Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
NeiaJ Dúvidas sobre anulação e repetição de disciplinas do secundário Ensino Secundário 1
D Pedido de Transferência implica anulação da matrícula atual? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
G Anulação de disciplinas já feitas. Ensino Secundário 1
D Anulação do exame de português/ Não cotação Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
KungFuKenny Possível anulação do exame? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 48
S Colocar um asterisco para continuação mais à frente de uma resposta no exame causa anulação? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
A Anulação da matricula da primeira fase Concurso Nacional e Locais - Público 2
R Anulação de matrícula no secundário Ensino Secundário 1
H Propinas e Anulação Ensino Superior 3
A Anulação de Matricula/Disciplinas Ensino Secundário 11
Patriiciadurao anulação de matrícula? Arquivo 1
joaolimalp Anulação e reingresso noutro curso, sem exames válidos Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 5
M Anulação de Matrícula e Inscrição Ensino Superior 10
S Anulação de exame? Ensino Secundário 1
João Anjos Anulação e reingresso Ensino Superior 35
C Anulação da bolsa de estudo Bolsas e Residências 0
M Anulação da matrícula e a bolsa de estudos Bolsas e Residências 213
C Congelamento/Cancelamento de matrícula/curso na ESHTE Ensino Superior 4
M Mudança de Curso e Congelamento de Matrícula Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 13
A Congelamento das propinas Ensino Superior 1
M Congelamento da matrícula e bolsa Bolsas e Residências 2
Frederico Ferreirinho Prescrição de matrícula e reingresso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
Inês C Lopes Bolsas (agregado familiar) - Perco o auxilio da bolsa para pagar as propinas se anular a matrícula? Bolsas e Residências 8
R ESSPPorto SMS Matrícula Instituto Politécnico do Porto 2
Jovem_estudante123 FCTUNL Matrícula na FCT Universidade Nova de Lisboa 16
@ Matrícula Online e Alojamento Candidatos 2019/2020 0
João_Melo332 Pagamentos a efetuar no dia da matrícula (FLUL, NOVA e ISCTE) Concurso Nacional e Locais - Público 4
S Documentos necessários na matrícula Candidatos 2019/2020 1
João_Melo332 Que documentos levar para a matrícula na Faculdade? Concurso Nacional e Locais - Público 1
E Dúvida relativamente à a matrícula Candidatos 2019/2020 3
R Matrícula no ensino privado Concursos Institucionais – Privado 0
miguel20123 Matrícula da 1ª fase Concurso Nacional e Locais - Público 6
Alexandra Pinho Matrícula e inscrição Concurso Nacional e Locais - Público 6
S IPCA Anulamento da matrícula Instituto Politécnico do Cávado e do Ave 2