Anulação/Congelamento da Matrícula

Olá @Fabiana Pereira
Tipicamente o que acontece nessas situações é que podes anular a matrícula, implicando no entanto que pagues parte ou mesmo a totalidade das propinas. No ano seguinte poderás voltar ao curso através de reingresso.
Bom dia
Eu venho a este fórum e fico de cabelos em pé. Anular uma matrícula é diferente que anular uma inscrição.
O que é a matrícula?
A matrícula é o ato pelo qual os candidatos formalizam a sua condição de estudante de determinado curso em uma instituição de ensino superior, ou,
1. quando os candidatos se matriculam pela primeira vez;
2. quando os candidatos requerem ou reingresso ou mudança de par instituição/curso. ou seja o acto de anular uma matrícula é quando o aluno finaliza a relação com essa instituição sendo anulados todos os actos curriculares que o aluno tenha feito.
Anular uma inscrição?
Anular uma inscrição é quando o aluno e por iniciativa própria anula a inscrição no último ano lectivo que frequentou.
Não quero com isto chamar burro a alguém. APENAS QUERO AJUDAR. Nada mais. Outra coisa: O TERMO DE CONGELAR MATRÍCULA NÃO EXISTE! OUTRA, O ANO ZERO NÃO EXISTE!
Nenhuma instituição tem o ano zero! Isso não existe no Ensino Superior Português!!!!
Cumprimentos

Bom dia @arranhado
Bom dia, gostaria de saber onde é que encontra o termo de "congelar" matrícula? Isso não existe. Ou renova a inscrição ou não renova!
O termo congelar matrícula, embora possa não ser o mais correto, é comummente utilizado pelos estudantes universitários e também pelas instituições de ensino superior. Só para citar alguns exemplos, poderá encontrar muitos mais através de uma simples pesquisa no Google:

1) Universidade de Coimbra nas suas FAQS:
Sou aluna da Universidade de Coimbra, todavia por motivos pessoais terei que interromper por um ano e gostaria de saber se é possível congelar a matrícula no próximo ano lectivo.
Universidade de Coimbra - Informações e serviços académicos - Interromper os estudos?

2) FCT da NOVA também nas suas FAQs:
O que fazer se quero "congelar" ou "descongelar" a matrícula?

3) UTAD nas suas FAQs:
congelamento/suspensão de matrícula na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)?
FAQs

Anular uma matrícula é diferente que anular uma inscrição.
O que é a matrícula?
A matrícula é o ato pelo qual os candidatos formalizam a sua condição de estudante de determinado curso em uma instituição de ensino superior, ou,
1. quando os candidatos se matriculam pela primeira vez;
2. quando os candidatos requerem ou reingresso ou mudança de par instituição/curso. ou seja o acto de anular uma matrícula é quando o aluno finaliza a relação com essa instituição sendo anulados todos os actos curriculares que o aluno tenha feito.
Anular uma inscrição?
Anular uma inscrição é quando o aluno e por iniciativa própria anula a inscrição no último ano lectivo que frequentou.
Para efeitos de resposta da aula em causa, e para efeitos práticos, a aluna acaba por ter a resposta que precisa. Não percebi de onde citou essa resposta, mas é muito provável que a aluna tenha usado a expressão "matrícula" na pergunta e eu tenha seguido com a mesma para facilitar o raciocínio. Aposto que qualquer aluno que chegue a uma secretaria a pedir a anulação da sua matrícula acabará por ter a anulação da sua inscrição. :)

O TERMO DE CONGELAR MATRÍCULA NÃO EXISTE!
Respondido em cima.

O ANO ZERO NÃO EXISTE!
Nenhuma instituição tem o ano zero! Isso não existe no Ensino Superior Português!!!!
Sugiro que diga isso às instituições que são referenciadas no fim deste artigo:
Ano Zero ou como frequentar o superior sem entrar no curso | Uniarea

• Like
Reactions: Deleted member 2018
Bom dia @arranhado

O termo congelar matrícula, embora possa não ser o mais correto, é comummente utilizado pelos estudantes universitários e também pelas instituições de ensino superior. Só para citar alguns exemplos, poderá encontrar muitos mais através de uma simples pesquisa no Google:

1) Universidade de Coimbra nas suas FAQS:
Sou aluna da Universidade de Coimbra, todavia por motivos pessoais terei que interromper por um ano e gostaria de saber se é possível congelar a matrícula no próximo ano lectivo.
Universidade de Coimbra - Informações e serviços académicos - Interromper os estudos?

2) FCT da NOVA também nas suas FAQs:

3) UTAD nas suas FAQs:
congelamento/suspensão de matrícula na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)?
FAQs

Para efeitos de resposta da aula em causa, e para efeitos práticos, a aluna acaba por ter a resposta que precisa. Não percebi de onde citou essa resposta, mas é muito provável que a aluna tenha usado a expressão "matrícula" na pergunta e eu tenha seguido com a mesma para facilitar o raciocínio. Aposto que qualquer aluno que chegue a uma secretaria a pedir a anulação da sua matrícula acabará por ter a anulação da sua inscrição. :)

Respondido em cima.

Sugiro que diga isso às instituições que são referenciadas no fim deste artigo:
Ano Zero ou como frequentar o superior sem entrar no curso | Uniarea
- Então vá lá a uma dessas instituições e peça uma declaração para a Segurança Social para efeitos de por. ex: Abono de família em que venha mencionado o ano zero! Depois vá à SS e logo vê a resposta.
- Telefone para a DGES e pergunte pelo ano zero!
- Indique-me um plano de estudos publicado em DR com esse ano zero!?
Nada mais que uma artimanha que algumas Univ. usam para iludir futuros alunos. Estão a fazer, isso sim, disciplinas extracurriculares ou isoladas. Para o acesso têm sempre que concorrer de alguma forma. Depois é que podem pedir as equivalências.

"Congelamento"
19) Há congelamento/suspensão de matrícula na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)?

R: A figura do congelamento/suspensão de matrícula não se afigura possível na UTAD.

UC
Sim, é possível, e chama-se a isso desistir da inscrição em frequência no curso em que está matriculado.
icon1_2.png
O que tenho de fazer para interromper os meus estudos na Universidade?
Se a sua última inscrição em frequência é relativa ao ano letivo que está agora a terminar, não precisa de realizar nenhuma operação para interromper os seus estudos, ou como refere, “trancar”/"congelar" a sua matrícula. Como é obrigatório efectuar a inscrição anualmente nas disciplinas que pretende frequentar, quando o estudante não realiza essa inscrição fica de imediato nessa situação.

Ou não sabe ler...! Alguma dúvida no acima escrito onde expressamente se diz que o termo congelar não existe mas sim renovar ou não?

FCT
Todos os alunos têm a possibilidade de requerer a Interrupção Temporária de Estudos uma só vez, ao longo de todo o seu percurso académico na FCT.
A Interrupação Temporária de Estudos é concedida apenas por um ano lectivo, mediante a apresentação do respectivo pedido até ao final de Dezembro de cada ano.
Findo o ano lectivo da Interrupção Temporária de Estudos, se não renovar a inscrição para o ano seguinte, perderá automaticamente o vínculo à FCT.

Já reparou que esses termos estão com aspas?

- Então vá lá a uma dessas instituições e peça uma declaração para a Segurança Social para efeitos de por. ex: Abono de família em que venha mencionado o ano zero! Depois vá à SS e logo vê a resposta.
- Telefone para a DGES e pergunte pelo ano zero!
- Indique-me um plano de estudos publicado em DR com esse ano zero!?
Nada mais que uma artimanha que algumas Univ. usam para iludir futuros alunos. Estão a fazer, isso sim, disciplinas extracurriculares ou isoladas. Para o acesso têm sempre que concorrer de alguma forma. Depois é que podem pedir as equivalências.
Claro que essas respostas serão negativas, porque o aluno é, como referimos constantemente, um aluno externo à instituição de ensino superior. O Ano Zero é, como também costumamos explicar, a realização de disciplinas isoladas, com um complemento de preparação para os exames nacionais, de forma a que o aluno consiga entrar no curso no ano seguinte.

Quanto à frase que destaco, é algo que não vou sequer comentar, nem acho que alguém que representa uma instituição de ensino superior deva estar aqui a proferir de forma tão leviana.

O mesmo para a sua seguinte mensagem, cujo propósito não percebi:
Agora vamos ter câmaras frigorificas!

Quanto à questão de congelamento/anulação, acho que nem vale a pena responder, porque é estarmos a discutir português. Volto a referir, não é o termo mais correto, mas é usado de forma generalizada por alunos e pelas próprias instituições de ensino superior.

Boa noite. Este ano vou tentar entrar na ESEC e tenho o receio que a minha situação financeira me impeça de pagar na totalidade as proprinas. Consigo congelar a minha matrícula ainda durante o 1º semestre do 1º ano caso a justificação seja por estar numa situação financeira um pouco desvantajosa? Sinto-me a preocupar demasiado com esta temática ultimamente. Obrigado.

Olá @Gonçalo Cunha
ste ano vou tentar entrar na ESEC e tenho o receio que a minha situação financeira me impeça de pagar na totalidade as proprinas. Consigo congelar a minha matrícula ainda durante o 1º semestre do 1º ano caso a justificação seja por estar numa situação financeira um pouco desvantajosa?
Depende das condições e do que diz o regulamento da própria instituição. Conheço quem tenha anulado a matrícula e feito depois um pedido à universidade referindo que não tinha condições financeiras para fazer o pagamento da parcela que a instituição exigia pelos dias de matrícula que já tinham passado. A decisão final acabe à direção da referida instituição.

Boa noite!! Vou candidatar-me na segunda fase para a universidade, mas estou a pensar congelar a matricula e voltar para o próximo ano... será que dá para congelar agora na segunda fase?? Terei que pagar alguma coisa? O que tenho que fazer?

Olá @Sara Raquel
Boa noite!! Vou candidatar-me na segunda fase para a universidade, mas estou a pensar congelar a matricula e voltar para o próximo ano... será que dá para congelar agora na segunda fase?? Terei que pagar alguma coisa? O que tenho que fazer?
Depende das condições da instituição, podes ter de pagar parte ou a totalidade da propina.

Com certeza que agora vai chover imensas questões em relação a este assunto mas é o seguinte: entrei numa universidade, nesta primeira fase, que não era a tão desejada, posso tentar inscrever-me para outras agora na segunda fase e manter-me inscrita na universidade onde entrei? Como funciona? Obrigada !!!
--- Post atualizado ---
Com certeza que agora vai chover imensas questões em relação a este assunto mas é o seguinte: entrei numa universidade, nesta primeira fase, que não era a tão desejada, posso tentar inscrever-me para outras agora na segunda fase e manter-me inscrita na universidade onde entrei? Como funciona? Obrigada !!!

Sim, para garantir a vaga tens de fazer a matrícula. Depois caso fiques colocada na 2ª fase a tua colocação e matrícula anterior é automaticamente anulada e fazes a matrícula na nova colocação.

Bom dia! No passado ano letivo estive na faculdade e só fiz o primeiro semestre, tendo posteriormente "congelado" a minha matricula. Este ano não voltei a renovar a matrícula e comecei a estudar numa privada. Deverei fazer alguma coisa à minha matricula na universidade pública que congelei? Obrigado!

Olá @Patricia22
No passado ano letivo estive na faculdade e só fiz o primeiro semestre, tendo posteriormente "congelado" a minha matricula. Este ano não voltei a renovar a matrícula e comecei a estudar numa privada. Deverei fazer alguma coisa à minha matricula na universidade pública que congelei?
Se não renovaste a matrícula não tem problema.

É possível no ato da matricula fazer o congelamento desta? Ou uma semana depois?
Obrigada
Depende da própria instituição, pergunta quando realizares a matrícula.

E quando congelar a matricula terei de continuar a pagar propinas?
É isso que tens de ver com a instituição, no limite podem obrigar-te a pagar a propina toda, cabe a cada instituição decidir isso.

A propina toda? Como assim?
Para garantires a vaga teres de pagar a propina do ano todo. Pode ser melhor optares por anular a matrícula e posteriormente caso queiras voltar tentas pelo concurso próprio de acesso chamado "reingresso" que tem entrada garantida.

Para garantires a vaga teres de pagar a propina do ano todo. Pode ser melhor optares por anular a matrícula e posteriormente caso queiras voltar tentas pelo concurso próprio de acesso chamado "reingresso" que tem entrada garantida.
Obrigada pela informação:)

• Like
Reactions: davis